Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Mochileiro Peregrino

Ascensão ao vulcão mais ativo da América do Sul - Tungurahua em erupção !

Posts Recomendados

ATENÇÃO : De maneira alguma estou incentivando pessoas a escalarem o vulcão tungurahua, seu acesso é restrito por ser um vulcão ativo, e em processo de erupção as chances de se escapar com vida são minimas, esse breve relato tem apenas o intuito de descrever minha experiência em vulcão em erupção ! Ainda alerto que diversas pessoas já perderam suas vidas o escalando, e um dos motivos é que muitas delas foram atingidas por ataques piroclásticos. Procure orientação antes de qualquer atividade.

 

Para um maior aproveitamento do conteúdo aqui apresentado aconselho o tópico :arrow:

 

dicas-como-escalar-e-visitar-vulcoes-ativos-ao-redor-do-mundo-t71678.html

 

FICHA TÉCNICA

 

Nome : Tungurahua.

Status : Ativo - Considerado o vulcão mais ativo da América do Sul, sendo um dos mais ativos do mundo.

Localização: Ecuador - Baños.

Altitude : 5020 m.

Época de visitação : Nada consta - clima váriavel.

Clima : De altitude, com gelo apenas no cume. Atento apenas ao detalhe das chuvas e névoas.

Como visitar ? Na cidade Baños existem mirantes para 'mirar' tungurahua.

Quando entra em erupção ? Nada consta. Não existe tecnologia capaz de prever erupções em vulcões com antecedencia. Obs: A técnologia mais moderna prevê com 30 secundos de antecedência.*

Como chegar ? Em Quito - Ecuador, pegue um ônibus para Baños no terminal sur( terminal quitumbe ). Do aeroporto até o terminal um taxi custa cerca de 8 dólares. Do terminal até Baños são cerca de 4 horas de Onibus. *3,50 dólares. Ou cerca de 3 horas de taxi. Cerca de 80/100 dólares.

Hostel recomendado em Baños : Erupción Hostel & Restaurant - http://www.hostalerupcion.com Calle Ambato & Tomas Halflants

Desayuno : Rico Pan > com cerca de 3 dólares é possível ter um excelente café da manhã. Existem diversas opções de desayunos no Rico Pan. ( no hostel serve desayuno*)

 

Final de ano, passagens marcadas para Guatemala. Ops, Guatemala ? Sim, exatamente. Acontece que meu vôo era pra Guatemala, meu destino era pra ser os vulcões Santiaguito, Fuego e Pacaya. Mas em cima da hora cancelei o vôo e comprei passagens para o Ecuador.

 

Tungurahua estava sendo noticia no mundo todo, pois tinha se ativado com extrema fúria. Um dos vulcões mais temidos no mundo, um verdadeiro desafio para vulcanólogos e aventureiros dos mais extremos. Cerca de 30 pessoas perderam suas vidas tentando percorrer seu terreno em erupção. Sua altitude e terreno de dificil acesso torna este "gigante negro" um dos vulcões mais respeitados em nosso planeta.

 

Ainda no Brasil ... Compro 500 dólares na casa de câmbio, acontece que quando foram me entregar os 500 dólares me entregaram foram 1 mil euros. Mas devolvi todo o dinheiro e sai com os meus 500 dólares 'limpinhos".

 

Como eu tinha comprado a passagem em cima da hora para o Ecuador ( comprei a passagem no mesmo dia, com poucas horas de antecedencia ) eu precisava 'voar" para o aeroporto. Conclusão, 100, 140km por hora a caminho do aeroporto a bordo de um taxi. Talvez pensem " taxi' ? Deixo um 'conselho" aqui para quem pretende "investir" no mundo aventureiro de erupções vulcânicas. Vocês podem estar prestes a presenciar o maior poder de destruição do nosso planeta, mas pode ter um valor financeiro alto, bem alto. Taxi, corridas com 4x4, vôos marcados em cima da hora, 'cafés", ou até mesmo frete de helicóptero podem fazer parte da jornada.

 

Mas porque tudo isso? Simples... Tempo, é uma corrida contra o tempo erupções vulcânicas. Se um vulcão entra em erupção agora no chile por exemplo, imaginem o gasto para se estar lá neste momento. Enfim, não entrarei muito nesses detalhes agora.

 

O vôo para o Ecuador faz escala na Colômbia, aliás não sei o que a narcótico vê em mim que sempre sou barrado. Talvez seja a barba por fazer a bandana e a cara de inocente. Chego no Ecuador dia 25 de dezembro, e a conclusão é que tive que pegar um taxi para Baños ao invéz de um ônibus. Mas eu não precisava de um taxi "comum", eu precisava de um taxi "malandro'. Eu tinha que ganhar tempo a todo custo. Digamos que meu "instinto das ruas" escolheu o melhor "taxi malandro" disponível no local. Corrida combinada e partimos ...

 

Não deu meia hora e a policia mandou encostar e "cana" ... Não sei bem o motivo pelo qual fomos barrados, assim posso dizer, só sei que teve uma discussão feia. Eu pouco me importei, continuei com o mesmo taxicista que foi liberado rapidamente depois de uma "conversa" com um policial. Considero que fiz a escolha certa, o taxicista era bom no volante, sabia o que estava fazendo, mesmo estando errado.

Chego a Baños muito rápido e sigo para o hostel, pego algumas informações e logo em seguida faço um passeio pela cidade percorrendo algumas ruas. Em 2011 eu já tinha estado em Baños, e já tinha tentando fazer uma ascensão ao Tungurahua. Em minha sincera opnião esta cidade é charmosa, até mesmo romântica.

 

Compro minhas provisões para 3 dias, no máximo 5 dias se eu racionar. Antes da noite chegar 'faço' minha mochila e deixo parte das minhas coisas no hostel guardadas. Eu não me dou bem com os chuveiros do Ecuador, acontece que a água tem que ser "temperada", uma é fria, outra é quente. Ou eu deixo fria como água de geladeira, ou quente o suficiente para fazer um café expresso em segundos. Eu nunca acerto, demoro um bom tempo para fazer este tal ' tempero".

 

1º DIA

O dia amanhece, combinei por 15 dólares uma caminhonete 4x4 para me pegar no hostel e me levar até a oficina abandonada do tungurahua em Pondoa, inicio do trekking. A trilha se incia em uma estrada a caminho de Pondoa, todos sabem onde se localiza, não tem erros pois a caminhonete me deixa exatamente no começo da trilha, onde fica uma 'oficina" abandonada do Tungurahua. Desde que Tungurahua se ativou novamente em 1999, suas instalações foram abandonadas e sua ascensão desde então é proibida por motivos de segurança.

O tempo está nublado e chuvoso, uma curiosidade é que as 3 últimas erupções de Tungurahua o clima ficou assim, e por incrivel que pareça o vulcão entrou em erupção por volta do final e meio do ano ( jun/jul - nov/dez/jan ). Devido as chuvas a caminhonete mesmo sendo 4x4 teve dificuldades em subir. Pondoa está a 2650m de altitude, a oficina abandonada está a 2886m de altitude. Sem muitas dificuldades chego ao meu destino combinado com o homem da caminhonete, rapidamente nos despedimos e parto em direção ao refúgio. São cerca de 3 horas de caminhada em meio a uma trilha muito bem marcada até o refúgio que se localiza há 3800 m de altitude.

O caminho é percorrido em meio a mata e lama, é impossível se perder nesta trilha, navegação nao será problema, mas o cansaço fisíco é real, o tempo todo estou subindo e ganhando altitude, é um caminho exaustivo em meio há um verde incrível. Demorei cerca de 4 horas devido ao peso que carrego, inclusive água, pois é fundamental carregar água potável, pois mesmo em meio há todo esse verde, onde eu quero ir não há água.

 

20130104124757.jpg

 

20130104125456.JPG

 

Pelo caminho é possível sentir as explosões e tremores, chego por volta das 14:30hs ao refúgio em meio a chuva e neblina. Cerca de 10 minutos antes de chegar ao refúgio nuvens aceleradas vão em direção ao cume, eu já estive no Tungurahua antes e embora eu não pudesse disser o que estava acontecendo eu sabia que Tungurahua estava "aprontando" alguma. Pois as nuvens estavam acelerando demais em direção ao seu cume, foi então que Tungurahua me da as boas vindas com suas explosões gigantescas e logo em seguida fortes chuvas e ventanias tomam contam do local. Fico praticamente preso no refúgio devido ao vento, chuva e névoa. O refúgio está abandonado e desde 1999 no recebe manutenção alguma, mas a real possibilidade de abrigo é nitida, considero uma verdadeira benção um refúgio a esta altura do campeonato e assim faria desse refúgio meu lar por 5 dias consecutivos. Atento que existem 2 refúgios, o primeiro se localiza ao lado direito da trilha e está completamente destruído pelas explosões do vulcão, deve - se seguir mais adiante por volta de 10 minutos de caminhada até alcançar o final da trilha e o refúgio desejado.

Tungurahua tem mesmo um poder incrivel, mesmo minha visibilidade sendo praticamente zero, escuto nitidamente as rochas sendo arremessadas de sua cratera e as dezenas de explosões que estão ocorrendo, pela noite o vento reina absolutamente sobre a inóspita paisagem vulcânica.

 

20130104131945.JPG

 

20130104132102.JPG

2º DIA

 

Minha primeira noite no refúgio foi 'tranquila", acordo no dia seguinte com as fortes explosões do Tungurahua, pois entre as 6 hs e as 9hs da manhã o vulcão demonstrava sua fúria e sua força. O clima está péssimo, a fina chuva e a densa neblina me faz ficar "preso' no refúgio, não tenho visibilidade alguma se quer. A densa névoa entra por entre os vãos da parede de madeira e pelas janelas quebradas deixando até mesmo o meu lar frio. Daquele momento em diante estava mais do que certo que eu enfrentaria sérios problemas com o clima.

Passo maior parte do tempo dentro do meu saco de dormir, mas por volta das 12 hs um frances de 53 anos aparece no refúgio, assim que escuto seus passos e seus movimentos dentro do abrigo rapidamente me levanto e vou de encontro a este homem, ele estava com frio e molhado então rapidamente ascendo um fogo e preparo uma bebida quente, o ajudo com suas vestes e o alimento. Ele me pergunta se falo frances, e ao mesmo tempo eu pergunto se ele fala espanhol, o ar quente das nossas bocas entra em choque com o frio fazendo muita fumaça. Nós demos risadas.

 

Nossa comunicação era por mimica e algum espanhol de ambas as partes, o frances era animado e tinha bom humor, mesmo não dominando o idioma um do outro passamos todo o tempo conversando e trocando experiências. Stephane era seu nome, professor de matemática em universidade, já tinha realizado ascensões em outros vulcões ao redor do mundo, e até mesmo no tungurahua em anos anteriores, era de fato um homem que eu precisava conhecer. Quando perguntei para ele qual vulcão mais ativo que ele já visitou, ele deu risada e ficou com uma cara assustada, mas me alegrei muito quando escutei o barulho de sua jaqueta se movimentando e os pingos de agua caindo no chão quando rapidamente ele apontou para o cume do Tungurahua. Aquele momento passou em camêra lenta pelos meus olhos fazendo com que o meu coração dispara se um pouco de tanta emoção e adrenalina.

 

Eu deveria retornar em 3 dias para o hostel onde Henry Aldaz me aguardava, Henry me ajudou com informções preciosas sobre o vulcão, e como possui um hostel em Baños fiquei hospedado em sua habitação. Mas eu não consiguiria retornar no tempo previsto devido ao tempo. Então pedi para Stephane entregar um bilhete meu a Henry.

 

20130105122145.jpg

 

Então por volta das 15 hs em meio a neblina o francês tomou seu rumo em direção ha cidade, me disse que o recado seria entregue com segurança, me desejando sorte e me parabenizando pela determinção assim ele me deixa, mas antes me deixou alguns mantimentos extras que possuia. O que me ajudaria nos próximos dias.

Logo depois da sua partida pequenas "janelas" de tempo começaram a surgir, aos poucos o azul tomava conta do céu mesclando - se com o branco da névoa e o cinza das explosões, o cume permanceu fechado o tempo todo. Por volta das 18 hs fortes explosões arrebentavam a paisagem, aos poucos observei algo que de fato me deixou surpreso, digo mais, muito surpreso. O que cobria o cume não eram nuvens, era uma densa camada de cinzas e uma densa "nuvem de fumaça" cinza e tenebrosa cobria Tungurahua. O vento que sopra do leste sem parar levava boa parte da coluna de fumaça para o oeste, porém a densidade era tão grande que pairava sobre o cume, e como Tungurahua explodia sem parar, o céu nunca permanecia limpo e azul, pois havia toneladas de depósitos vulcânicos pairando no ar. Uma imagem assustadora. Observei atentamente o vulcão com essa densa camada cinza por cerca de 1 hora, eu fiquei tomando anotações do vento e dos intervalos das explosões, fundamental para minha investida rumo ao cume.

 

Quando a noite caiu, minha visão foi bloqueada pelas cinzas, porém estava animado pois o céu estava lindo com poucas nuvens e a lua me acompanharia por toda a noite gélida regada ao som das explosões de Tungurahua.

 

20130105124354.JPG

 

20130105124555.JPG

 

3º DIA

 

Novamente acordo com as explosões por volta das 6 hs e assim prosseguiu até as 9:30hs, estou chateado, pois o clima está péssimo e o tempo é o pior de todos até o momento. Não pe possivel sair do refúgio devido a forte chuva e visibilidade zero, o vento esta cada vez mais forte e gélido. Espero que o céu se abra a tarde assim como abriu no dia anterior. Meio dia e nada do tempo melhorar, não será um dia muito alegre eu creio.

 

AS 13:30 hs uma forte explosão ocorre, a mais forte até o momento, com o barulho das fortes explosões e com o som de rochas rolando do cume, fico imaginando o que está acontecendo lá em cima. Mas eu imaginava, pois eu já tinah visto Tungurahua em fúria em 2011. Eu sabia que colunas de fumaça gigantescas e ataques piroclásticos estavam ocorrendo naquele momento, assim como também sabia que uma aproximação me significaria a morte com toda a certeza.

A tarde realemnte vai caindo e continuo com visibilidade zero preso na névoa e na chuva ...

 

Um breve silêncio por voltas das 16:20 hs, um atrégua talvez. Eu estava sentado tranquilamente pensando e meditando, quando de repente ... meu corpo se levantou do chão, meus dentes baterão um no outro e minha barriga doeu. uma gigantesca explosão tinha acontecido, senti meu corpo todo tremer assim como tudo ao meu redor começou a vibrar fortemente. Era Tungurahua me "seduzindo' com sua fúria e beleza em meio ao frio e a cinzas.

 

Eu estava a poucos metros de cada explosão e mesmo sem poder ver absolutamente nada, eu poderia sentir na pele cada tremor, cada explosão ecoava por todo meu corpo. E foi assim o dia todo e grande parte da noite.

4ºDIA

 

Pela madrugada escuto um dos barulhos mais fortes que um vulcão pode produzir. O temido "tiro de canhão" ... Assustador, ensurdecedor, capaz de ser ouvido por quilometros de distância. Um som digno de 'cenário de guerra", é possível sentir a vibracão do som no ar.

Como de costume Tungurahua mantinha fortes explosões pela manhã e dessa vez nao era diferente, por voltas das 6 hs acordo novamente em meio as explosões mas dessa vez junto ao canto dos passáros. Dia chuvoso, visibilidade zero como de costume, confesso que estava chateado, com o tempo assim se torna impossivel uma aproximação e pelo visto minha última esperança é a tarde, quando pode ocorrer alguma "janela de tempo' e me usufruir dela.

 

Acontece que preso dentro do refúgio, eu estava ficando 'enjoado" de não ter quase nada para fazer, eu varri o refúgio, concertei algumas janelas, limpei boa parte do espaço interno, li todas as embalagens de produtos que tinha levado como mantimentos, e passava boa parte do tempo dentro do meu saco de dormir poupando energia. Não estava tão frio assim, porém com meu corpo praticamente parado, uma temperatura em torno de 0 graus fazia eu sentir um frio tremendo, e sem nada para fazer eu cochilava bao parte do tempo e aguardava pacientemente a hora exata.

 

Fiz até mesmo um 'refletor de luz e calor a velas' com a embalagem de batata, e ficou bom, funcionou muito bem.

 

20130106010333.JPG

 

Invenções e destrações a parte, para o tempo piorar só nevando. Dizem que a esperança é a última que morre e minha determinação ainda era forte mas estou começando a acreditar que Tungurahua está tímido ou que ele não vai com minha cara. Pois agora eu vejo as nuvens se abrirem e os raios de sol tocarem o chão em toda a paisagem, menos onde eu quero em direção ao cume, pois o mesmo permanece completemente escuro e cinzento.

 

Se eu subir nessas condições eu considero 45% de chances de ser atingido por ataques piroclásticos ou alguma explosão, 45% de chances de ficar perdido em suaescuridão cinzenta e me perder de vez, e 10 % de cair em algum abismo. Era tolice demais prosseguir nessas condições, até mesmo a minha mais alta determinação me levaria a morte.

 

Vulcões em erupção é considerado por muitos a última palavra em aventura, poucas pessoas se arriscam e estão dispostas a submeterem suas vidas em tal terreno. Pois em um terreno tão hostil não é fácil perder a vida. aliás é a coisa mais fácil que pode ocorrer.

 

Eis que Deus atende meu pedido, ou Tungurahua estava brincando comigo dessa vez ?

De repente rapidamente o clima começa a mudar, e avisto Tungurahua e suas paredes com gelo ! Gelo ? Isso mesmo, Taungurahua é coroado com gelo.

Eu não vou entrar em detalhes sobre a questão "gelo' em vulcões em erupçaõ, mas acreditem vulcões também expelem gelo de suas crateras.

 

20130106012349.JPG

 

Meus olhos brilharam, meu coração acelerou confesso, porém da mesma maneira que o céu se abria ele se fechava ao mesmo tempo, diversas vezes abrindo e fechando, abrindo e fechando até que uma fina camada de nuvem como se fosse um véu de uma noiva ou de uma dançarina o cobria misteriosamente. Fiquei completamente seduzido por entre o véu e o vulcão. Então assim permaneci calado, paralizado pela "sedução" de Tungurahua.

 

Eis que o "véu" caiu ... Chegou a hora !

 

Enfim, depois de tanta espera eu avistei o que tanto desejava, as incríveis explosões do Tungurahua o " GIGANTE NEGRO ". Gigante por seus 5020 mts, negro pela sua paisagem inóspita e hostil. Um sinal claro de bom tempo me foi enviado, e tinha nome ... Chimborazo, eu o avistei em meio ao céu amarelado do oeste. Ainda com algumas nuvens em seu cume, mas em breve Chimborazo e seus 6267 mts de altitude ficaria tão nitído que eu avistaria seu eterno cume coroado com gelo.

 

20130106012717.JPG

 

20130106013057.JPG

 

Parto com minha mochila de ataque o mais leve possível, pois agilidade seria um quisito minímo exigido por Tungurahua em meio a suas explosões.

Caminho por entre pedras e poeira negra em direção a suas paredes com gelo, mas agora é tudo diferente, com o céu praticamente todo azul, eu não somente escuto e sinto as explosões, eu as viejo, e de fato são poderosas, de força e fúria, de cores acinzentadas e negras, de tamanhos e formas váriaveis. Este era Tungurahua.

Entre a escuridão acinzentada e em meio a ataques piroclásticoas ainda a uma distância segura eu caminho lentamente, sinto as pedras do chão se levantarem a cada explosão, o chão tremendo por completo e o cinza se mesclando com o negro. Esse era o caminho trilhado escolhido por mim.

 

20130106015402.jpg

 

20130106015448.jpg

 

20130106015609.jpg

 

Como tinha observado nos dias anteriores, o vento sempre soprava do leste em direção a oeste, as explosões ocorriam durante o dia todo, mas pela manhã e pela tarde eram muito violentas. Atravéz de um contato obtive a informação que as explosões ocorriam no intervalo de 1 hora, mas que durante essa 1 hora, haveria extrema fúria de Tungurahua. Eu não somente estava em um vulcão em erupção como também estava no momento mais explosivo dele, e como se não fosse o suficiente, o nível de alerta do vulcão era laranja, acima desse nível apenas o vermelho. Vulcanologos e cientistas tanto do ecuador como de toda parte do mundo observavam Tungurahua com extrema cautela, pois segundo os mesmos Tungurahua estava 'diferente", não era apenas mais um ciclo de explosões do Gigante Negro, o comportamento do vulcão estava bem diferente dos últimos anos e processos eruptivos, eu estava de frente com Tungurahua em um dos seus processos de erupção mais violentos de todos os anos.

 

20130106133710.jpg

 

20130106134007.jpg

 

Próximo as paredes onde as rochas se mesclam com o gelo o frio e o vento se tornam cada vez mais presentes, "furar' esta "segurança' não será missão fácil, minha máscara para gases está de imediata disposição para uma possível fuga caso algo aconteça.

 

É em situações como me encontro agora é que penso em um dos techos do livro que escrevi .... "Grandes feitos não serão obtidos pela razão e sim pela nossa capacidade de acreditar que sim, é possivel. Muitos morrerão realizando seus sonhos e outros viverão sonhando, aí está a diferença entre o querer e o fazer."

 

Com as explosões e tremores cada vez cada vez mais fortes é hora de pensar rápido e saber o que exatamente o que fazer. Eu não consiguiria me aproximar mais com tal intensidade e atividade vulcânica, seria como ir abraçar a morte. Então em meio ao frio e vento atentamente fiquei observando as explosões e ataques piroclásticos do vulcão. Confesso que é uma sensação completamente diferente de tudo o que se possa imaginar ou viver na vida, as colunas de fumaça de levantando e seus movimentos e formas são extremamentes curiosos, a fumaça de coloração cinza a negra se envolve entre ela mesmo em movimentos circulares.

 

20130106141318.jpg

 

20130106141358.jpg

 

20130106141437.jpg

 

O caminho até aqui não exige grande navegação terrestre, pois eh 'fácil" atingir as paredes citadas anteriormente cobertas de gelo, atento apenas ao fator altitude, e é sempre bom reelembrar. Velocidade aqui é importante e correr a cerca de 5 mil mts de altitude não é nada fácil, assim como também pode ser desafiador permanecer praticamente imóvel por um longo período em temperaturas frias e com rajadas de vento.

Em questão de medidas de segurança, todas elas já foram quebradas e deixo a critério de cada um.

 

Com minha coragem ou loucura ( já que cada pessoa chama de um nome ) eu estava de fato indo além do que eu deveria ir, completamente seduzido pelo vulcão que me puxava em direção a sua crátera. Mais tarde eu descobriria que eu era um dos únicos seres humanos que tinha consiguido me aproximar de Tungurahua em erupção e regressar com vida, cerca de 30 pessoas já perderam suas vidas em situações similares e com atividades vulcânicas menos intensas.

 

20130106142359.jpg

 

20130106142437.jpg

 

20130106142522.jpg

 

Acho importante alertar sobre o uso de GPS, o sinal é claro com margem de erro de apenas 3 mts, algumas variações sem significancia perante algumas nuvens no céu. Porém com a densa fumaça que sai da crátera a margem de erro pula de 3 mts para 44 mts imediatamente, isso pode ser um verdadeiro desastre, pois mesmo com a rota/tracklog já gravados no GPS seria praticamente impossível percorre la com precisão, Tungurahua possui algumas inclinações cuja as quais ja tiraram vidas.

O céu está azul e bem profundo, é possível até mesmo sentir calor. As pessoas costumam me pedir para meditar e orar por elas, e assim foi feito naquele momento. Ficar em harmonia em tal terreno considero algo extremamente desafiador e harmonioso, exige bem mais do que técninca, exige algo que parte de dentro de cada um de nós.

 

Lentamente as explosões acabam, o azul do céu escurece um pouco, o vento diminui até silenciar completamente. Não é possível escutar absolutamente nada, o silêncio é extremo e assim permaneceu por alguns minutos ...

Era mais fácil escutar o abrir e fechar dos meus olhos doq ue qualquer outro som, tinha algo "errado", algoq ue acredito que todos nós sabemos é que quando a natureza está em silêncio algo está acontecendo ou está para acontecer.

 

Lentamente começo a caminhar, e em frações de segundos sem aviso e silenciosamente Tungurahua me derruba no chão com uma explosão extremamente forte e gigante, passados as frações de segundos o som de sua explosão foi incrível ... Tungurahua novamente me demonstra sua fúria perante meus olhos, meu corpo foi praticamente arremessado no chão com o impacto e tremor da explosão.

Mas o que fez dessa explosão ser diferente ? Fora a força o silêncio, não é comum esse tipo de comportamento, antes do som da explosão eu avistei em frações de segundos a densa fumaça negra saindo da cráteram, isso tudo em um extremo silêncio.

Eu arrepio só de lembrar desse momento, do meu corpo no chão, do meu corpo tremendo com a vibração no solo e do meu coração feliz. Em menos de 3 secundos o céu foi completamente coberto pela escuridão negra e cinzenta, o azul se tornou cinza, as sombras dominavam e nem mesmo o sol foi capaz de atravessar a escuridão de Tungurahua. Este é de fato o GIGANTE NEGRO.

 

20130106150050.jpg

 

20130106150159.jpg

 

Considero dessa vez o meu feito uma verdadeira aventura, mas antes de finalizar este dia eu gostaria de estar compartilhando uma foto que tirei a noite. Sempre que avisto uma cidade ou uma se quer casa quando estou em alguma montanha e vejo aquela casinha la no fundo, ou aquela 'cidadezinha" toda iluminada, eu fico imaginando o que será que as pessaos que eu conheço estão fazendo naquele exato momento, assim como tambem fico pensando que em cada casa que eu avisto, lá tem uma cama quente e um copo de chocolate bem quentinho.

 

20130106175854.jpg

 

Quando a escuridão noturna cai por completo as nuvens retomam o seu lugar e voltam a reinar absolutamente sobre o céu, e como de costume fui dormir ao som das explosões.

 

5º DIA

 

Hora de partir, minha "missão" tinha sido cumprida com êxito. Porém regressar não foi tão fácil assim, embora dessa vez era apenas descida, a lama acumulada nos últimos dias, e a chuva que não da uma trégua se quer fez com que meu regresso fosse um processo cansativo.

O meu retorno ao aeroporto me trouxe uma grande surpresa, encontrei o mesmo taxicista que me levou da última vez !( dezembro/2011 ) Fizemos a mesma corrida até o aeroporto .

 

Com certeza eu ainda regressarei ao Tungurahua diversas vezes, e em breve farei um tentiva de cume/cratera. Dados cientificos afirmam que eu estive presente em 84 explosões e 102 tremores, também afirmam "1 tiro de canhão".

 

Recentemente lançei meu livro - A Senda e o Aprendizado do Mochileiro Peregrino, onde o último capítulo foi narrado no Tungurahua ( dez./2011) quem quiser conferir/adquirir a obra, basta acessar o site http://www.mochileiroperegrino.com

 

Obrigado a todos, e espero retornar em breve com mais ascensões a vulcões em erupção .

 

20130106184329.jpg

 

LARGA VIDA A TUNGURAHUA !!!

O GIGANTE NEGRO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peregrino,

 

sei que o relato não está completo ainda, mas antecipo que foi adrenalina nível Chuck Noris...

 

 

Saudações,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A cada atualização deste relato, fiuco emocionado e encantado pela imensidão, imponência e beleza deste vulcão e de sua trip por ele. Parabéns, estou acompanhando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você: - Alerta laranja.

Eu: - Isso significa?

Você: - Em termos de risco só o vermelho supera!

Eu: - E abaixo do vermelho?

Você: - Ahhh tem um monte.

 

Sempre que eu lembro disso, eu começo a rir. ::lol4::

 

Mais uma vez, parabéns pela conquista, pela determinação e pela coragem! Show de bola o relato e as fotos então, SENSACIONAL!

 

Grande abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

[...]

 

Eis que o "véu" caiu ... Chegou a hora !

 

Enfim, depois de tanta espera eu avistei o que tanto desejava, as incríveis explosões do Tungurahua o " GIGANTE NEGRO ". Gigante por seus 5020 mts, negro pela sua paisagem inóspita e hostil. Um sinal claro de bom tempo me foi enviado, e tinha nome ... Chimborazo, eu o avistei em meio ao céu amarelado do oeste. Ainda com algumas nuvens em seu cume, mas em breve Chimborazo e seus 6267 mts de altitude ficaria tão nitído que eu avistaria seu eterno cume coroado com gelo.

 

[...]

 

É em situações como me encontro agora é que penso em um dos techos do livro que escrevi .... "Grandes feitos não serão obtidos pela razão e sim pela nossa capacidade de acreditar que sim, é possivel. Muitos morrerão realizando seus sonhos e outros viverão sonhando, aí está a diferença entre o querer e o fazer."

 

[...]

 

 

Grande Gabriel, Mochileiro Peregrino!!!

 

Meu caro, o que dizer dessa sua epopéia?! Simplesmente avassaladora! Como no segundo trecho que destaquei acima, tu foi lá novamente e fez... Desafiou o "Gigante Negro" e voltou para nos contar a história e mostrá-lo. Sonhar é preciso, realizar nossos sonhos é imperativo para viver e alçar novos vôos. Isto é o que diferencia meninos de homens.

 

Fiquei imaginando as condições do abrigo, o cheiro, o barulho, os tremores... Sem dúvida mais do que uma grande aventura: A AVENTURA!

 

Parabéns pela trip e um grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Murilo Pagani
      Aos poucos, o Equador começa a entrar no roteiro dos turistas brasileiros. Não sei por qual motivo, esse pequeno país localizado entre Colômbia e Peru é ignorado por muitos de nós na hora de escolher um destino na América do Sul.
      Motivos para conhece-lo não faltam: o Equador possuí uma enorme diversidade de paisagens com praias, montanhas, cidades históricas, vulcões e até parte da Floresta Amazônica; é um dos países mais baratos para viajar na América do Sul; possui boa infraestrutura para receber os turistas; e por ser um país territorialmente pequeno, viajar de ônibus é bem fácil, rápido e barato.
       
      Quito-Montañita-Cuenca-Baños
       
      Seu roteiro começa pela capital equatoriana e segunda maior cidade do país: Quito- reserve cinco ou seis dias. Antes que você pense que é muito tempo para uma única cidade, vou explicar o motivo para quase uma semana por lá: Quito serve como uma ótima base para você fazer day trips e explorar lugares super interessantes e que não estão muito longe. Alguns que recomendo fortemente que você faça esses bate –volta são: Laguna Quilotoa, Vulcão Cotopaxi e Otavalo. Todos esses passeios podem ser feitos por conta própria (acorde bem cedo no caso dessa opção) ou através de alguma agência de turismo.
       
      Nos outros dias aproveite para conhecer uma das capitais mais interessantes da América do Sul. O centro histórico de Quito é um dos mais bem preservados da América Latina e foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela ONU em 1978. Outro lugar bastante procurado pelos viajantes é o Parque Mitad del Mundo, o lugar onde supostamente passa a Linha do Equador que divide os hemisférios em norte e sul.
       
      Após quase uma semana na altitude de Quito, é hora de baixar ao nível do mar rumo a Montañita- um lugar para curtir praia, sol, surf e muitas festas. Esse pequeno vilarejo é o point dos mochileiros que viajam pela América do Sul. Muitos inclusive se apaixonam pelo lugar e ficam muito mais tempo que o planejado.
      De Quito não há um ônibus direto para Montañita. Para chegar até lá você terá que ir até Guayaquil e depois pegar um ônibus até a cidade a beira mar.
       
      Dica: de Quito a Guayaquil são aproximadamente nove horas de viagem, faça esse trajeto durante a noite. Você economizará uma diária de hospedagem e poderá pegar o primeiro ônibus de Guayaquil a Montañita.
       
      Além do dia da chegada em Montañita, reserve outros dois dias inteiros para curtir o lugar.
       
      Após os dias de sol e água fresca a próxima cidade do roteiro é Cuenca. Esse dia será praticamente perdido pela viagem. Saia cedo de Montañita e volte para Guayaquil. Em Guayaquil há muitas saídas durante todo o dia até Cuenca, o percurso demora aproximadamente cinco horas.
       
      Separe dois dias inteiros para conhecer Cuenca e arredores. A cidade histórica é bem preservada e vale a pena passar um dia todo caminhando pelas ruas antigas, conhecendo alguns museus, igrejas e outros lugares.
      No segundo dia você pode ir até o Parque Nacional El Cajas, que está apenas a 33 quilômetros de Cuenca. Passe o dia conhecendo esse parque que possuí grande variedade de fauna e flora, retorne para Cuenca no fim do dia e organize suas coisas para seguir viagem no dia seguinte.
       
      A última cidade a visitar no Equador será Baños, uma pequena cidade rodeada por vulcões, com ótimas opções de atividades outdoors e excelente infraestrutura para os turistas. Aproveite três dias inteiros na cidade e não se arrependerá. Alugue uma bicicleta e percorra a famosa Ruta de las Cascadas, conheça a Casa del Árbol com o famoso balanço do fim do mundo, relaxe nas águas termais em alguma das diversas opções que há por lá.
       
      Baños também é a porta de entrada para quem quer explorar a Amazônia equatoriana, mas para isso você precisará de mais dias no seu roteiro. A cidade possui inúmeras agências que oferecem diversos passeios- vale a pena pesquisar antes de fechar negócio.
       
      Dica Extra: Está com mais tempo e dinheiro disponível? Inclua o arquipélago de Galápagos no seu roteiro.
      Esse lugar com valioso ecossistema foi de grande importância para que o naturalista Charles Darwin construísse a sua teoria da evolução e a obra A Origem das Espécies.
      Atualmente, o governo equatoriano tenta controlar o turismo desenfreado sobre as ilhas cobrando altas taxas de ingresso e limitando a entrada de pessoas.
      Devido ao seu enorme potencial turístico, nas últimas duas décadas o número de visitantes na ilha quadriplicou. Sem dúvida nenhuma, caso não seja feito um turismo sustentável e consciente, algumas das espécies encontradas apenas nessa região sofrem sério risco de entrarem em extinção.
       
      Post originalmente publicado no meu blog. (http://www.voltologo.net/roteiro-de-15-dias-no-equador/)
    • Por Liza_sp
      Nunca fiz relatos, mas como todas as informações que me ajudaram tirei daqui talvez meu relato ajude alguém ou não porque eu não planejo viagens, compro a passagem, reservo a primeira hospedagem e vou. Não incluí a Galápagos por motivos de $.
       
      Tentei resumir ao máximo, quase sempre sem sucesso
       
      1º dia - 31/10/2015 - Ida
      Sábado embarquei às 6:50h, por algum motivo assim que cheguei ao aeroporto de Guarulhos senti um enjoo muito forte e também muita dor de cabeça, pode ser porque não dormi ou algo que comi, mas a viagem não foi boa. O voo linha escala em Lima. No voo de Lima a Quito continuei muito mal mas sobrevivi.
       
      Chegando no aeroporto de Quito o ônibus que leva ao aeroporto Velho de Quito que é mais próximo de centro fica logo à direita, não tem erro, mas como a viagem de ônibus seria longa preferi ir de táxi o que custou U$27.17. Li que fora do terminal é mais barato mas tenho minhas dúvidas, são 42km de distância e não usam taxímetro a menos que a gente insista muito, nem quis tentar porque eu estava muito mal. Estava chovendo e foi quase 1h de táxi até o hotel. Descansei por umas 2h e saí para andar um pouco e comer. Eram umas 17:30 e me espantei com o frio, bem maior do que eu esperava, 8ºC e nem era noite ainda.
       
      Em Quito fiquei hospedada no Hotel Real Providência, muito bem localizado, ao lado da Praça Santo Domingo e a umas duas quadras da Plaza Grande, eu não planejei quase nada da viagem, o hotel era bom, mas não valia o preço, valeria muito mais ficar numa pousada ou hostel mas não sabia o que me esperava, de longe o maior gasto da viagem foi este hotel.
       
      Na Plaza Grande e me espantei com a escuridão mas dei umas voltas e quando voltei as luzes já estavam acesas e rolava um show ao vivo bem animado, música local muito boa, pessoas dançando, bem divertido, todos os dias passei por lá sempre tinha alguma coisa acontecendo.
       
      Jantei em uma lanchonete próxima a Praça Grande por R$4,50.
       
      Passei em um mercado para comprar itens básicos que nunca trago e imediatamente me arrependi tudo muito caro... creme dental por U$4 o hidratante mais barato por U$6... Mas o problema sabemos que é a desvalorização do Real, um ano atrás eu teria achado tudo bem barato.
       
      Como estava muito frio e ainda estava mal fiquei mais uns 15 vendo o show na Praça e fui dormir.
       
      Dia 2 - Mitad Del Mundo, Templo do Sol e Vulcão Pululahua
       
      Acordei com dor de cabeça e enjoos novamente então decidi ir à Mitad del Mundo que imaginei ser algo mais leve. Meu senso de direção se provou pior do que nunca pois peguei 4 ônibus errados quando enfim consegui uma informação correta peguei o certo e cheguei ao terminal La Ofelia onde peguei mais um ônibus para a Mitad del Mundo. Os trólebus custam U$0.25 para entrar nos terminais espalhados pela cidade, nos demais ônibus o cobrador passa e te fala o valor paguei de U$0.10 a U$0.40.
       
      Chegar lá é ridiculamente fácil, pegar trólebus sentido norte, descer na Parada La Y, pegar ônibus na mesma parada La Y para La Ofelia, isso custa U$0.25. No terminal La Ofelia pegar um dos vários ônibus para a Mitad, na volta é só fazer o inverso, nesse último trecho me cobraram U$0.20 na ida e U$0.40 no retorno. O primeiro erro foi ir sentido sul e quando finalmente fui para o norte eu desci no terminal La Y e não na parada La Y, o lado bom é que rodei a cidade inteira de ônibus e já fiquei sabendo onde ficava tudo.
       
      Na Mitad del Mundo o ingresso básico que não dá direito a algumas atrações custa U$3 e o completo custa U$7.50 comprei o completo. Na bilheteria da falam para começar pelo planetário, fiquei 15m na fila e fui fazer outras coisas porque a fila estava enorme e não andava.
       
      O primeiro Pavilhão que fui foi o Guayasamin e já fiquei encantada por esse artista que nunca tinha ouvido falar (pensava eu), tem poucas obras mas é um estilo obscuro que eu amo, mesmo não sendo chegada a artes e museus.
      No Pavilhão Equador tem umas fotos legais, no dos Ninos obviamente só brinquedos para crianças, no Pavilhão da França tem um exposição sobre a missão geodésica, no Pavilhão do Sol fotos e informações sobre Cuenca e Guayaquil.
       
      Só me pediram o comprovante de entrada no Monumento que é tem legal, vários experimentos, mas lotado de crianças correndo para todos os lados, gritando, empurrando, era domingo, num dia tranquilo teria ficado um bom tempo lá dentro, mas nessa situação saí rapidinho.
       
      Resolvi almoçar lá dentro da Mitad, mesmo certa de que seria caro, esperando que a comida fosse boa, minha certeza se concretizou, foram U$11 no almoço, já a esperança não se concretizou, uma sola se sapato estaria mais macia que a carne... mas eu precisava comer. Em frente à Mitad del Mundo, do lado de fora, tem um complexo de lanchonetes bem simpático, com Subway inclusive, mas preferi comer comida mesmo (arroz, carne).
       
      Dentro do complexo tem vans a cada 15 minutos que levam para o vulcão Pululahua por U$2.99 mas tem cartazes informando que é melhor de manhã por causa nos nevoeiros. Mesmo já sendo tarde fiquei com vontade mas ainda tinha que ir ao Planetário... chegando lá um segundo de felicidade por não ter fila, durou 1s porque eu percebi que fila estava dando a volta, esperei mais uns 10m, dei uma espiada pela porta de saída e resolvi ir embora, pelo que vi pela porta da saída não tinha nada demais e pelo que li na internet não perdi nada.
       
      Quando fui lá não sabia que a verdadeira Mitad del Mundo fica a 200m dali, ainda bem que não sabia, depois me falaram que é bem legal mas já eram 15h e peguei um táxi por U$5 e fui para o Templo del Sol.
       
      Chegando lá surpresa! É próxima a cratera do vulcão Pululahua, fazia um frio de doer, quem quiser ver o vulcão tem mesmo que ir de manhã, não dá para ver quase nada... achei bem surreal, nunca tinha ido num vulcão, fica a 4km na Mitad del Mundo e a medida que o táxi sobe dá a impressão de que o tempo virou, mais pro fim do dia eu achava que em Quito deveria estar super frio mas quando estava voltando a medida que descíamos para Quito o tempo se abria a sensação é de poder tocar na névoa, muito legal. Como o Templo fica ao lado poderia ter ido de van e pago U$2.99.
       
      No Templo Del Sol a primeira impressão não foi boa, o ingresso foram U$3 e só tinha um menino correndo pra lá e pra cá como uma galinha sem cabeça e falando que estava cheio para esperarmos. Cansada de esperar no frio de doer entrei e já me encantei, muito especial o lugar... revirei o lugar sozinha e no terceiro andar tem várias obras do artista Ortega Maila, dono do Templo, lindas... de sentar e ficar admirando.
       
      Vi tudo e uma hora depois que cheguei finalmente começaria o tour e era o mesmo menino faz tudo que estava no comando. A má impressão passou na hora, ele explicou sobre o Templo, fez experimentos com o ovo e outros sobre o equilíbrio... de repente entra uma moça chamando que o artista começaria sua demonstração e que tínhamos que subir...
       
      Bem, no restaurante na Mitad del Mundo um artista fez uma dessas demonstrações de pintura e eu subindo só pensava estou com dor de cabeça, a névoa e o frio estão ficando mais intensos, ninguém tem tempo pra isso, mas não tinha opção.
       
      Pois o cara foi um show a parte, praticamente um animador de auditório, fiz uma pintura linda com as mãos em 5m, uma das coisas mais lindas que já vi... se eu tivesse ido ali só para aquilo já valeria. Serviu chá de coca e empanadas... distribuiu para todos um gota de essência de coca e umas gotas de óleo de coca e maconha... pelo que disse era a cura para todos os males, pois eu passei o óleo na nuca, pescoço e ombros e fiquei vendo o cara interagir com as pessoas. De repente eu percebi que não estava sentindo mais nenhuma dor... ou o óleo era mesmo milagroso ou foi o poder da sugestão no nível 1000.
       
      Continuamos o tour o menino fez mais um ritual que achei demais... ficaria ali dias se pudesse lugar mágico.
      Quando ele acabou o ritual eu perguntei pelo óleo e só era vendido no outro prédio. Era perto mas já eram 18h e já não dava para ver um metro a frente e não fazia ideia de como descer para Quito sem ônibus. Mas eu amei o Templo, muito mais legal que a Mitad Del Mundo.
       
      Próximo a entrada do vulcão tinha uma van cobrava um dólar até a Mitad del Mundo. Apesar de tomar cuidados de segurança, sendo mulher e viajando sozinha às vezes me encontro em situações em que eu penso, dessa eu não escapo... O motorista me mandou sentar na frente com ele e em certo ponto um passageiro fala: - Você vai me deixar na porta de casa! ; o motorista olha bem para a minha cara e fala rindo: - Você eu vou levar até a cama... Eu não sabia se ele respondeu para o homem, se falou pra mim, só sei que a cada passageiro que descia eu gelava mais um pouco rs em retrospecto eu morro de rir, porque o cara fui super simpático, me deixou do lado da rua que voltava para Quito, parou o ônibus pra mim, mas foram momentos de tensão rs .
       
      Da Mitad peguei um ônibus para Lá Ofélia e desci antes, num Shopping chamado El Condado, comprei um chip pré pago por U$4.48 na CNT Ecuador, vendedor nada simpático, não entendi nada, atendimento monossilábico, mas saí dela com internet. Passei no Radio Shack e comprei um adaptador, jantei e fui pegar o Ônibus para La Ofélia, achei o shopping bem bonito e bem servido de lojas, mas em dólar mal olhei para os lados.
       
      Chegando no terminal La Ofelia uma fila enorme para pegar o ônibus sentido sul. Uns 10m depois um segurança grita que não teria mais ônibus naquele dia... não entendi nada mas todo mundo saiu do terminal e eu fui atrás. La fora um taxista me explicou que o último ônibus sentido sul sai às 20h, fui de táxi e a corrida do terminal la Ofélia ao Centro Histórico custou U$10.
       
      Continua...
       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

    • Por michele.martins
      Que tal se balançar à beira de um penhasco, sob uma bela casa na árvore, tendo como plano de fundo um vulcão? Este é o “balanço do fim do mundo”.
       

       
      Para quem viaja por Baños, no Equador, este lugar é visita obrigatória!
       

      Como chegar?
       
      Há algumas excursões que levam lá por valores entre $6 ou $8 dólares, mas é muito melhor ir com transporte público. Além de ser mais econômico, você pegará o lugar bem mais vazio.
       
      Os ônibus para lá custam $1 dólar, por um trajeto que dura pouco mais de 30 minutos. Eles partem da esquina da rua Rocafuerte com a Pastaza, todos os dias, nos horários das 5h45min, 11h, 14h e 16h.
       
      Outra opção é ir a pé, em uma trilha que dura umas 3h de subida. Melhor subir de ônibus e descer caminhando, caso queira fazer esta trilha.
       

      Trilha para o Balanço do Fim do Mundo, se optar por ir a pé.
       
      Quanto custa?
      A entrada para o parque custa 1 dólar, e te dá direito a ficar quanto tempo quiser e ir no balanço quantas vezes quiser.
       
      Além deste, há alguns outros brinquedos no local, também incluídos no valor da entrada.
       

      A casa da árvore e o balanço do fim do mundo
       
      Como é o parque?  
      A grande atração do parque é a casa da árvore, que conta com dois balanços. Um deles é o que proporciona as melhores fotos, e é bastante concorrido (quando fomos, tivemos que esperar pouco mais de 5 minutos para tirar nossa foto; nos fins de semana é provável que tenha que esperar um pouco mais).
       
      O outro balanço não é tão disputado, e várias vezes o encontramos vazio. A emoção de balançar nos dois é igual, a diferença são as fotos mesmo.
       
      Além destes, há dois outros, um pouco maiores e que dão um friozinho maior na barriga. Estes não são ideais para fotos, mas são os preferidos das crianças.
       
      Além dos balanços, há duas tirolesas pequenas que você desce sentado. Não oferecem a mesma emoção que as outras tirolesas de Baños, mas são suficientes para fazer a alegria da criançada.
       
      No local também há um restaurante e um museu do vulcão (que estava fechado quando fomos).
       

      Pequena tirolesa. Não é muito emocionante, mas faz a alegria das crianças e dos adultos tambem hehehe
       

      Os outros balanços. Não proporcionam fotos tão boas, mas são ainda mais emocionantes.
       
      Para mais lugares bacanas e acompanhar nosso mochilao de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
      http://www.facebook.com/mundosemfimoficial
    • Por thiagoluizalves
      Prezados, segue agora série de posts referentes a minha viagem para o Equador em março.
      Dúvidas, podem me encaminhar e-mail para [email protected] ou por aqui mesmo!
      Obrigado.
       
      Postagem original c/ fotos: http://www.mundodesbravo.com.br/post/67/1/equador-48h-em-quito
       
      QUITO
       
      #Saindo e Chegando Cheguei em Quito já passava das 20h e necessitava chegar na casa do meu amigo. Porém não é tão fácil assim. Além de ser longe do aeroporto (aproximadamente 35km do centro) estamos em um país onde moeda oficial é o dólar americano. Então, um taxi seria a opção mais cara. Logo, optei em pegar o transporte executivo em ônibus com ar-condicionado, novo e com wi-fi (funciona pelo menos o whatsapp). O curso do trajeto é de 8 dólares (40-60 minutos) porém se você comprar ida + volta ganha um desconto. A volta não precisa ter uma data definida, você só precisa usar em até 1 ano. O ônibus executivo sai do terminal a cada 30 minutos aproximadamente e te leva diretamente, para o antigo aeroporto de Quito, localizado na zona sul da cidade (esse antigo aeroporto está em obras e sua pista servirá como um parque para comemorar a independência do país). A @AeroServicios funciona 24 por dia nos 365 dias do ano. Saindo da área de desembarque, o balcão estará localizado a sua direita. Mais informações, só entrar no site da empresa. Para regressar, é o mesmo esquema. Você vai até o aeroporto antigo na zona sul de Quito e o procedimento é o mesmo. No antigo terminal só trabalha a empresa Aero Servicios, não tem erro.
       
      #Dica Se for de dia, não aceite pegar os taxis logo na saída do aeroporto antigo, pois eles abusam no preço. Como Quito tem uma grande gama de taxis e existem aplicativos, saia do terminal, atravesse a avenida (bem tranqüila) e espere um taxi sair. Em Quito há taxímetros, porém os taxis credenciados no aeroporto, os valores são combinados com o motorista.
       
      Após a novela mexicana, os próximos 2 dias serão inteiros em Quito. Fiquei na casa de amigos então o clima foi outro... Clima de descanso, já estava um pouco cansado dessa vida de nômade. Acredito que nem era o fato de voltar ao Brasil, mas sim ficar a cada 5 dias mudando de uma cidade para outra. Há, cheguei numa segunda bem tarde, já perto das 21h.
       
      #Dia 1 Acordei cedo e fui logo providenciar um chip de celular colombiano para estar conectado em toda minha estadia no Equador. Fiquei hospedado ao lado do parque La Carolina (Av. Amazonas), região classe média alta de Quito. Seguindo no sentindo norte do parque La Carolina, há um centro comercial Inaquito (Shopping). Tomei meu café da manhã no Burguer King e logo em frete fui até a operadora de celular subsidiada pelo governo, a CNT (https://www.cnt.gob.ec/), onde fiquei sabendo que era a melhor opção custo/benefício no país (algo como 6 dólares o pacote de dados com whatsapp liberado). Após estar com chip em mãos, voltei para o apartamento e fui almoçar com meu amigo próximo do nosso destino.
       
      @Parque La Carolina Um dos maiores parques ao ar livre de Quito, o parque La Carolina destaca por ampla área verde, área para prática de vários esportes (pista de corrida, campo de futebol e etc) como também de atrações turísticas: Museu de Ciências Naturais + Vivarium (estilo o nosso Butantã – viveiro para cobras e outros répteis) + Jardim Botânico + um avião DC3-Douglas. O parque fica mais cheio durante a noite para prática de esportes, para os donos levarem seus cachorros para correr e socializar. Aos finais de semana, ponto certo para encontro da família. Eu particularmente AMEI esse parque. De todos os lugares que conheci em Quito, é o meu favorito!!
       
      #Dica No lado leste do La Carolina, você encontra uma região mais moderna, agitada e rica da cidade. No encontro da Av. Republica de El Salvador (paralela ao parque) com Av. Portugual, você encontra na esquina um Juan Valdez e em frente o sushi Kobe Express (uma delícia!) Comi lá e você paga por peça - e é barato. Para não pagar mico como eu, primeiro vá ao caixa e faça seu pedido + pagamento. Já eu, sentei na mesa e fiquei esperando o garçom passar para me atender, porém demorei horas até descobrir que não era assim! HAHAHA.
       
      @TelefériQo Antes de mais nada, quero dizer que Quito tem tempo instável e fechado como Bogotá, coisas de cidades nos altos dos Andes. Em questão de minutos, o sol lindo ensolarado a pino muda para neblina, chuva e dilúvio. E foi assim que passei subindo o teleférico. Saímos do centro comercial e tomamos um táxi até a base inicial do passeio. Táxi em Quito é mega barato. Uma corrida de 5-7km ou mais, não passa de 1-2 dólares. Custando aproximadamente 10 dólares a entrada, subimos até a Cruz Loma (4000m acima do nível do mar). Logicamente temos uma linda vista de Quito! (#SQN) Também, em tempo bom, é possível avistar o Vulcão Pichincha. Infelizmente enquanto subíamos no teleférico (mais ou menos 7-10 minutos o trajeto) o tempo fechava e quando chegamos no pico, aproveitamos somente uns 5 minutos a vista. Já lá no alto há uma boa estrutura com banheiros, tendas e loja de souvenir, porém tudo meio Silent Hill, sabe? Nem fui averiguar se estava aberto. Então, já que não adiantava ficar olhando pra neblina sobre Quito, fomos conhecer o parque. Na verdade a área é extensa... Aos finais de semana é possível andar de cavalo e também é um dois points preferidos dos quiteños para um bom piquenique com família e amigos. Infelizmente (ou não), preciso achar uma desculpa e voltar em tempo bom. Na descida da Cruz Loma, além do TelefériQo, há uma parque de diversões, chamado de Vulqano Park. E consigo chegar de ônibus até lá? Sim! Existe um ônibus que sobe até o ponto inicial do TelefériQo, porém só o usei na volta ao centro. Custa um dólar.
       
      @Centro Histórico E a noite foi dia de conhecer o centro histórico. Como todo centro histórico, não tem chance para asfalto. Chão de pedra batida, paralelepípedos altos e ruas estreitas. E conhecer esses sítios pela noite tem seu charme. Na verdade eu fiz um percorrido, sem ligar muito para “onde eu estava e o que era”. Estava curtindo a noite e o passei com meu amigo colombiano que vive há um ano em Quito. Lembro que comi coisas deliciosas na rua, algo como um amendoim com sal. E a movimentação é a mesma que qualquer capital e seu centro. Lembro que passei pela La Ronda para averiguar um passeio para o vulcão Quilotoa.
       
      @Cafe Mosaico Terminei o dia nesse ótimo café/restaurante com uma maravilhosa vista de quito pela noite. Localizado aos pés do morro Itchimbía, o café esta aberto desde o horário de almoço até a janta e é especializado em comida grega, americana e equatoriana. Cafés, cervejas e sucos também são oferecidos. Sobre o preço: nada fora do usual, só pela vista da cidade (parte histórica) já vale a pena. Para ver fotos, horário de abertura e cardápio, clique aqui!
       
      #Día 2 Nesse meu segundo full day em Quito, segui uma opção de roteiro que o guia Lonely Planet Ecuador indica. Na verdade não segui ao pé da letra, mas conheci os seguintes pontos do próprio centro histórico que percorri anteriormente à noite:
       
      @Plaza Grande A principal e mais famosa praça de Quito. Todo entorno da praça é repleta de prédios históricos, como também, a catedral municipal.
       
      @Palacio Arzobispal Hoje funciona como uma galeria com inumeras opções de café da manhã e lanches variados. Dentro, há caixas eletrônicos e outros tipos de comércio. É onde o povo se encontra pra conversar, engraxar o sapato e tal. Tomei café da manhã ali e achei fraco e um pouco caro pelo serviço prestado.
       
      @Cathedral Mais do mesmo. Grande igreja, com decoração de época, com inúmeras representações dos últimos passos de Jesus Cristo. Aqui vale a visita para ver a tumba do famoso Mariscal Sucre, um dos lideres da independência de Quito. Mas não se esqueça de achar o famoso quadro da santa ceia, onde Jesus e seus apóstolos saboreiam um delicioso Cuy (porquinho da índia estilo andino, rs).
       
      @Palacio del Gobierno Um dos lugares que mais gostei de visitar. Na verdade é a o palácio presidencial do Equador, é onde o Presidente trabalha. Linda arquitetura e ótimo passeio guiado. Para participar do tour dentro do palácio – logicamente por alguns cômodos – é necessário comparecer previamente num guichê existente do lado esquerdo (calle Espejo) para deixar um documento com foto (deixei minha identidade) para cadastro e reserva de horário. Visitas a cada meia hora até 13h e após a cada hora até as 16h. O passeio é super bem guiado, passando antes por um sistema de vistoria e raio-x, em alguns cômodos importante, como o salão de festas, de reuniões presidenciais e até sala onde estão expostas fotos do antigos presidentes e presentes recebidos por outros chefes de Estado. Também localizado na Plaza Grande.
       
      @Casa de Sucre Como eu adoro saber um pouco da história local, visitei essa casa/museu (século XIX) onde o famoso Mariscal Sucre viveu com sua família. Na visita, gratuita, é possível caminhar por todos os cômodos e conhecer um pouco mais de sua história, como também sua relação com Simon Bolívar, um amigo muito próximo e braço direito no processo de independência do Equador – como também de outros países sul-americanos em domínio dos espanhóis.
       
      @Museo de La Ciudad Sem dúvidas um must-see na cidade de Quito. O museu simplesmente conta, de uma forma bem bacana e iterativa, a história da construção da cidade de Quito ao longo dos séculos. O museu antigamente abrigou em séculos passados um hospital San Juan de Dios, e hoje é considerado o edifício mais antigo da cidade. O ambiente, conta com uma bacana cobertura, um ambiente para as crianças soltarem a imaginação e no centro do edifício há um alinda fonte, marca registrada em casas coloniais. A entrada e paga, porém vale cada centavo. Quando eu fui, eles estavam montado palco para alguma apresentação.
       
      @La Compañia de Jesus Mais famosa igreja da cidade e mais bonita segundo os próprios quiteños. E sem dúvidas é, pois a igreja tem todo seu interior folheado a ouro! Além do mais, em tornos dos pilares há inúmeras simbologias que remetem ao antepassado indígena, como flores e frutas. A entrada é paga (3 dólares) porém o tour é gratuito em espanhol e inglês. É um espaço realmente para ser deslumbrado de tão lindo!! Não é possível tirar fotos, mas jogue no Google que não faltará opções.
       
      @Plaza Santo Domingo Ampla praça, toda com chão em pedra polido e o bacana dessa praça que em cada lado dela há um ponte do trólebus e fica a uma quadra do La Ronda.
       
      @La Ronda Famosa rua de pedra da cidade da cidade. Nela você encontra restaurante, bares que vendem a tradicional bebida chamada Canelazo, posto policial, agência de viagens e bela arquitetura. Foi aí que estive na noite anterior e volte no dia seguinte para fechar o pacote para o Vulcão Quilotoa. A rua mantém características do século XVII e respira arte, servindo palco para pequenas apresentações de teatro e música. Ótima pedida!
       
      @Basílica del Voto Nacional No lado norte do centro histórico, já no final e no alto de um morro, é uma enorme igreja em estilo gótico datada de 1926. Simplesmente é uma obra linda externamente e internamente, pois o seu salão para cultos é enorme! Mas a principal atração e subir nas suas enormes torres (escadas do tipo marinheiro e minisculas + longa escadaria) para avistar do topo a cidade de quito! O bacana que você passa por detrás do relógio e fica pertinho dele. Alguns andares mais abaixo do topo, você encontra um restaurante/café com linda vista!
       
      #Conclusão Foi muito tempo para muita coisa a ser vista. Faltou conhecer o famoso museu do aclamado artista plástico Guayasamín como também conhecer outros parques e a famosa praça moderninha e palco da juventude com bares e restaurantes, a praça Foch no bairro mochileiro Mariscal. No geral achei Quito uma capital organizada, povo um pouco mais fechado que os colombianos mas mesmo assim educados e amáveis porém em todo lugar que você percorre você continua se questionando se realmente você está numa cidade grande, pois em sua maioria tudo é muito simples. Claro que tive problemas de segurança (falarei depois sobre o tema), porém é uma cidade (como todo país) onde se é possível encontrar uma calmaria e fugir um pouco do borburinho de grandes cidades, como é o caso de Buenos Aires e Santiago. Não é a toa que a maior cidade do país não é Quito, mas sim Guayaquil. Hasta luego!
    • Por Ernan
      Já fiz algumas viagens utilizando muitas dicas aqui deste glorioso mochileiros.com, e sempre fico me dizendo que farei o relato da viagem logo quando chegar, aí o nosso dia a dia acaba não deixando fazer isso logo, mas.....desta vez envidei esforços para ir fazendo o diário de bordo durante a viagem mesmo, agora sim consegui fazer o relato.
       
      Sem mais delongas, conto-lhes como foi essa viagem espetacular de 17 dias pelo EQUADOR, destino pouco visitado pelos brasileiros, mas de muitas belezas naturais para conhecermos. Tentei não deixar o relato muito cansativo de ler, enxuto, vamos lá!
      Obs: Moeda oficial do Equador é o dólar americano (USD).
       
      DIA 1
      Voo Natal (NAT) – São Paulo (GRU)
      Voo São Paulo (GRU) – Lima (LIM)
       
      DIA 2
      Voo Lima (LIM) – Quito (UIO)
      Chegada em Quito às 3h da madrugada. Chegando nesse horário, me submeti a pegar um táxi (USD 25) em direção ao bairro que escolhi para me hospedar, El Mariscal, foram 45min até chegar, isso sem trânsito, de madrugada, ou seja, realmente é longe!!!
      Hospedagem em Quito: El Arupo B&B (via Booking; muito bom!)
       
      Dia: CENTRO HISTÓRICO + EL PANECILLO
      Caminhada até o Centro Histórico, lugares visitados: Basílica de Quito (del Voto Nacional); Palácio do Governo (visita guiada gratuita, reserve seu horário e vá visitar os outros pontos turísticos); Igreja San Francisco; Plaza Grande; Igreja da Companhia de Jesus (não entrei; USD 5); Museu da Cidade de Quito (não entrei; USD 5). Muito bonita essa região da Plaza Grande, muito movimentada e com muitos lugares para almoçar, vc consegue almoçar bem com USD 4.
       
      EL PANECILLO + VIRGEM DE QUITO (táxi saindo do centro USD 2,70 + subida na virgem USD 1), por essa área tem muitas opções para comer também. Depois da visita, volta para o centro de ônibus (USD 0,25) e caminhei de volta ao bairro El Mariscal.
       
      Noite: Plaza Foch (caminhada de menos de 5min do hostel)


       
      DIA 3
      Dia: MITAD DEL MUNDO + VULCÃO PULULAHUA + TELEFÉRIQO
      Mitad del Mundo
      Como chegar desde El Mariscal: ônibus saindo da Av. das Américas para a estação La Ofélia, depois outro ônibus de La Ofélia para Mitad del Mundo (USD 0,25).
      Monumento Mitad del Mundo (ingresso simples USD 3,50)

       
      Museu Inti-Nãn (a verdadeira latitude zero, com muita interação, visita obrigatória), fica a uma pequena caminhada após sair do Monumento Mitad del Mundo, ingresso USD 4. Consegui colocar o ovo em pé em cima da cabeça de um prego, tenta lá kkkkkkkk

       
      Vulcão Pululahua (entrada gratuita)
      Saindo do Museu Inti-Ñan pegar táxi para o vulcão USD 8, o taxista espera a visita e retorna ao Monumento Mitad del Mundo (outra opção é pegar um ônibus e depois pegar uma subida boooa caminhando). Cratera com uns 4km de diâmetro, tem um povoado que mora dentro.

       
      Telefériqo
      Existe um ônibus que sai do Mitad del Mundo e te deixa aos pés do Telefériqo (é longe), depois vc pega um táxi para subir USD 1,50. Entrada do Telefériqo USD 8,50 (não subi o Vulcão Pichincha). Volta para o bairro El Mariscal, van saindo do Telefériqo USD 2,50.
       
      Noite: Plaza Foch (caminhada de menos de 5min do hostel)

       
      DIA 4
      Dia: VULCÃO COTOPAXI
      Como chegar por conta própria: Saindo de El Mariscal, pegar ônibus até o terminal QUITUMBE (USD 0,25, faz uma cambiação); chegando no Terminal, ônibus intermunicipal Quito – Latacunga (USD 1,80) e pedir ao motorista para parar em frente ao Parque Nacional Cotopaxi.
      Em frente à entrada do Parque Nacional existem caminhonetas com guias credenciados oferecendo o tour ao Vulcão, que quando eu fui só podia subir até o 1º refúgio, eles começam pedindo USD 25 p/pessoas, éramos 3 pessoas, negociando ficou por USD 18 p/p (não precisa pagar entrada do Parque). Subida um pouco cansativa devido a altitude, mas foi tranquila.
      Volta, saindo do Parque Nacional, pegar ônibus para Latacunga na rodovia (USD 0,75); Táxi do Terminal para o hostel em Latacunga (USD 1,25).
       
      Noite: Centro de Latacunga
      Hospedagem em Latacunga: Hostal Tiana (USD 16, quarto privado; razoável)


       
      DIA 5
      Dia: QUILOTOA
      Táxi do Hostel ao Terminal de Latacunga USD 1,25
      Ônibus Terminal de Latacunga para Quilotoa USD 2,50 (sai de hora em hora)
      Ingresso do Quilotoa USD 2, a descida até o lago é tranquila, mas a subida..........é de matar! Kkkkkkkkk
      Junte esses 3 ingredientes: subida íngreme + altitude + areia fofa, perdi uns 2kg nessa subida hehehe (outra opção: alugar um jumento pra subir USD 10).
      Volta para Quito, ônibus de Quilotoa para o Terminal de Latacunga (USD 2,50), pede para o motorista de deixar na rodovia pra vc pegar um ônibus para Quito (USD 2), vc ganha tempo.
      Chegando em Quito, ônibus Terminal Quitumbe para o bairro El Mariscal (USD 0,25).
      A noite seria em Latacunga, mas a Avianca alterou o voo para o dia seguinte às 6:50 am, ou seja, teria que dormir em Quito.


      Noite: Só descanso!!!
       
      DIA 6
      Dia: GALÁPAGOS (Puerto Ayora, Ilha de Santa Cruz)
      Táxi do Hostel ao Aeroporto de Quito às 4h da madrugada (USD 25), trajeto 45min;
      No aeroporto de Quito vc paga uma taxa de USD 20 e ao chegar em Galápagos USD 50;
      Voo de Quito para Baltra (Galápagos) 6:50/9:20 (com conexão em Guayaquil): Chegando na Ilha de Baltra, após os cachorros “examinarem” as malas, você pode retirá-las e sair do aeroporto.
      Ida de Baltra ao Hostel: Você sai do aeroporto de ônibus (gratuito das cias aéreas) para o Canal de Itabaca, onde pegará um táxi aquático para a Ilha Santa Cruz (USD 1). Daí para chegar em Puerto Ayora, vc pega um ônibus até o centro (USD 2), da parada final do ônibus até o hostel, uma caminhada de aprox. 7 minutos.
      Almoço: El Descanso del Guia
       
      Na parte da tarde, caminhada visitando a Estação Científica Charles Darwin (Criação de tartarugas gigantes, entrada gratuita) + Playa de la Estación (iguanas e caranguejos); Mercado de Peixe (muito legal ver os leões marinhos tentando pegar os peixes da peixaria).


       
      Noite: Centro de Puerto Ayora
      Hospedagem em Puerto Ayora: Hospedaje Germania (via Booking; muito bom!)
       
      DIA 7
      Dia: GALÁPAGOS (Puerto Villamil, Ilha Isabela)
      De Puerto Ayora para Puerto Villamil: Pegar Lancha entre as ilhas (tem 2 saídas diárias), custa USD 30 a ida, negociando você consegue ida e volta por USD 50.
      Outros gastos que terá: Táxi aquático até a lancha na saída USD 0,50; na chegada USD 1; Taxa para permanência na Ilha Isabela USD 5
      Lugares visitados na Ilha Isabela: Laguna Concha y Perla; Píer; Praias de Isabela; Centro de Reprodução de Tartarugas gigantes; Laguna de Los Flamingos (tudo caminhando e custo zero).

       
      Noite: Mercado Público, achei empanadas por USD 1
      Hospedagem em Puerto Villamil: Hostal Cerro Azul (Via Booking; bom)
       
      DIA 8
      Dia: GALÁPAGOS (Puerto Ayora, Ilha de Santa Cruz)
      Volta para Ilha Santa Cruz: Mesmo procedimento de ir para Ilha Isabela, pegar lancha para Ilha Santa Cruz (USD 25) + Táxi Aquático USD 0,50 na chegada.
       
      Chegando ao píer em Puerto Ayora, aproveitar táxi aquático para ir a Las Grietas USD 0,80, lugares visitados: Las Grietas (bacana!) + Praia dos alemães; volta ao píer de Puerto Ayora: táxi aquático USD 0,80.
      Ida às praias de Tortuga Bay (Playa Mansa e Playa Brava), caminhada de 40min por caminho bem demarcado.

       
      Almoço nos Kioscos (rua com diversos “restaurantes” com bons preços de almoço e jantar, inclusive lagosta)
      Tour para Los Gemelos (duas crateras gêmeas) + Túneis de lava + Rancho Primícias + Rancho El Chato (ambas são propriedades privadas q tem criações de tartarugas gigantes, experiência muito legal, um real contato com as tartarugas)....USD 20 (fechei com o dono do Hostel Germania).

       
      Noite: Centro de Puerto Ayora
       
      DIA 9
      Dia: GALÁPAGOS (Puerto Baquerizo Moreno, Ilha de San Cristóbal)
      Ida para Ilha San Cristóbal: Táxi aquático até a lancha USD 0,50 + Lancha entre as ilhas USD 25.
      Chegando em Puerto Baquerizo Moreno, lugares visitados: Playa Mann; Centro de Interpretação (tartarugas gigantes); Estátua de Darwin; Cerro Tijeretas; Playa Punta Carola (tudo caminhando e custo zero).
      Almoço no Mockinbird (Muito bom e “barato” USD 5! Fica no centro Esquina das calles Ignácio Hernandez com Española)
      Tarde na Lobería, experiência única no meio dos leões marinhos, tem muitos! (táxi na ida USD 3; volta caminhando)

       
      Noite: Caminhada pelo Malecón; jantar na Pizzaria Calipso
      Hospedagem: Hostal Tongo Reef (via Booking; muito bom!)
       
      DIA 10
      Dia: GALÁPAGOS (Puerto Baquerizo Moreno, Ilha de San Cristóbal)
      Tour fechado com um “taxista” (que lá andam em Hilux) USD 25 p/pessoa: Casa da árvore El Ceibo (não entrei, não vi graça) + Galapagueras (criação de tartaruga) + Laguna El Junco + Playa de Puerto Chino (outra forma mais barata de chegar, aos domingos tem ônibus pra lá).
      Almoço no Mockinbird
      Volta para Puerto Ayora às 15h; chegada às 17h (Lancha USD 25)

       
      Noite: Passeio pela Av. Charles Darwin; Mercado de Artesanato.
       
      DIA 11
      Dia: DE GALÁPAGOS A BAÑOS
      Saída do Hostel em Puerto Ayora para o aeroporto de Baltra às 6:30 (táxi USD 2); chegada ao Terminal Terrestre às 6:50; ônibus para o píer saiu às 7:10 (USD 2); chegada ao píer às 7:50 pra pegar o táxi aquático para chegar na Ilha de Baltra (USD 1); após a travessia, pega ônibus da cia. Aérea para chegar ao aeroporto (gratuito, da mesma forma da chegada).
      Voo Baltra - Quito com conexão em Guayaquil.
      Chegada em Quito às 14:50; pegar ônibus que passa na porta do aeroporto para o Terminal Quitumbe (USD 2); Chegando ao Terminal, pegar ônibus para Baños (USD 4,45), são 3h30min de viagem.
       
      Noite: Pizzaria Leoni em Baños
      Hospedagem em Baños: Hostal Las Rocas (via Booking; muito bom, em frente ao terminal; melhor atendimento que recebi nessa viagem).
       
      DIA 12
      Fechei um pacote com o Hostel por USD 36, incluindo o Canopy, a Chiva para fazer o tour Ruta de las Cascadas e o tour que eles chamam de Selva pelas cidades de Pastaza e Puyo.
      Dia: CANOPY + RUTA DE LAS CASCADAS + CASA DEL ÁRBOL
      Logo cedo, ida com o pessoal do Hostel pra fazer o Canopy, nossa tirolesa (melhor estilo é o morcego); depois pegar a Chiva pra fazer a Ruta de Las Cascadas (eles pararam no mesmo Canopy q eu tinha feito mais cedo, ao fazer novamente ficou por 50% do valor normal).


       
      Almoço do restaurante venezuelano que fica em frente a Pizzaria Leoni
       
      Às 16h, pegar ônibus em direção à Casa del Árbol (USD 1), basta perguntar no Hostel de onde esse ônibus sai, bom chegar com antecedência do horário de saída (16h), costuma ficar cheio. Entrada da Casa del Árbol + Columpio del Fin del mundo (balanço) (USD 1); Columpio Extreme USD 1 (gostei desse tbm, apesar de não ser o original). Às 18h retorno no mesmo ônibus para o centro de Baños.

       
      Noite: Caminhada no centro; Praça Principal; Igreja da cidade.
       
      DIA 13
      Dia: SELVA
      Passeio pela Selva Equatoriana, trata-se de uma pequena entrada na região amazônica do Equador, pelas cidades de Pastaza e Puyo. Passeio que dura o dia todo com almoço incluso, oferece as seguintes atividades:
      Parada para ver o Rio Pastaza (onde se pratica canoagem e rafting);
      Zoológico em Puyo;
      Passeio de canoa pelo Rio Puyo;
      Caminhada na selva para curtir uma linda cachoeira e se balançar na árvore ao estilo Tarzan...hehehe (não tenha medo, faça!);
      Visita aos índios Kichwa, participando de rituais e visitando sua tenda de artesanatos.

       
      Noite: Pizzaria Garfield (melhor preço do Equador, fica na rua das Boates).
       
      DIA 14
      Dia: VULCÃO CHIMBORAZO
      Ônibus de Baños para Riobamba (USD 2); do Terminal de Riobamba, ônibus da Flota Boílvar pedindo ao motorista pra descer no Parque Nacional Chimborazo (USD 2,50).
      Entrada gratuita no Parque Nacional. A subida ao primeiro refúgio, vc pode fazer de 3 maneiras, caminhando cerca de 2h na altitude (a mais barata!); conseguir uma carona; ou pagar pra te levarem lá de caminhoneta. Com a negativa de algumas oportunidades de carona, pagar foi a solução (USD 10), e digo-lhes que valeu muito depois que vi todo o trajeto, muito sacrificante.
      Do 1º refúgio para o 2º (5.041m de altitude), caminhada de 40min. Quanto mais cedo vc chegar no Parque, melhor visão do vulcão vc terá, mais chance de conseguir carona tbm.
      Para descer até a entrada do Parque, carona encontrada...uhuuu!!!!!
      Ônibus de volta do Chimborazo para o Terminal de Riobamba (USD 2), passa de hora em hora.
      Ônibus de Riobamba para Cuenca (USD 8, 6h de viagem)
      Táxi do Terminal de Cuenca para o Hostel no Centro USD 1,30.

       
      Hospedagem em Cuenca: Hostal Latina (via Booking; não gostei, mas possui uma ótima localização).
       
      DIA 15
      Dia: CUENCA
      Passeio pelo Centro de Cuenca (Catedral e arredores);
      Tur Bus (USD 8, norte e sul), não costumo pegar esses ônibus, mas diante o pouco tempo disponível, foi uma boa opção, até porque em Cuenca, um único ticket te dá direito a fazer 2 tours (lado norte e o lado sul da cidade), exemplo, uma antes e outro depois do almoço.
      Esse ônibus passa por todos os principais pontos turísticos dessa linda cidade, mas só faz parada em dois deles (cerca de 20min):
      - Museu Sombrero Homero Ortega: onde vc vê todo o processo de fabricação do famoso Chapéu do Panamá, que é equatoriano! A guia explica a história desse chapéu e vc ainda aproveita para comprar um exemplar, o clássico custava USD 31, quando estive lá;
      - Mirante de Turi: parte mais alta da cidade, onde vc tem uma bela vista de Cuenca.
      Táxi do Hostel para o Terminal de Cuenca USD 1,50
       
      Ônibus de Cuenca para Guayaquil (USD 8, 4h de viagem); chegada ao terminal de Guayaquil, táxi para o hostel USD 5 (acho que foi o único momento da viagem que fui explorado, esse trecho era pra ter sido USD 3).

       
      Noite: Setor de bares/restaurantes do Bairro Las Peñas; Bar Casa Pilsener (ambiente bem aconchegante) até às 2h da madrugada. Táxi de volta ao hostel USD 4 (Guayaquil é diferente do resto do Equador, sempre peça aos estabelecimentos conseguirem um táxi pra vc ou peça a um policial, nessa cidade há histórico de sequestro realizado por falsos taxistas, NUNCA pegue qualquer um que vai passando na rua! Todos os pontos turísticos da cidade são bem policiados).
      Hospedagem em Guayaquil: Hostal San Francisco (via Booking; bom, mas com localização ruim).
       
      DIA 16
      Dia: GUAYAQUIL
      Táxi para a Plaza Bolívar (ou Plaza de las Iguanas) USD 3;
      Caminhada pela Plaza Bolívar vendo Iguanas e tartarugas; a Catedral da cidade fica em frente.
      Ida caminhando ao Malecón 2000 às margens do Rio Guayas, percorrê-lo do início ao fim com paradas em locais estratégicos;
      Ao final do Malecón, subir as escadarias do Cerro Santa Ana no bairro Las Peñas. Lá em cima vc terá uma bela vista de Guayaquil, um farol, e durante a subida tem alguns bares, lanchonetes e lojinhas de artesanato. O local é bem seguro, muitos policiais fazem a segurança do lugar durante toda a subida dos 444 degraus da escadaria.
      Volta para o hostel, táxi USD 4

       
      Noite: Mall San Marino (maior shopping da cidade)
      Táxi ida USD 3; volta USD 3
       
      DIA 17
      Táxi do Hostel para o aeroporto de Guayaquil às 6:30 (USD 4; cerca de 10min).
      Voo Guayaquil – Lima (8:45/10:40)
      Voo Lima – São Paulo (12:20/19:30)
      Voo São Paulo – Natal (22:45/2:00)
       
      CONSIDERAÇÕES FINAIS:
      - O Equador é um país fantástico e de várias facetas: Praias, Cordilheira, Vulcões, Selva, Rios, Cidades históricas; Rica gastronomia; e de um povo muito receptivo, prestativo e simpático, recomendo!!!;
      - Sim, faço viagens estilo maratona....correria (gosto assim!), cada um tem seu ritmo;
      - O que eu queria ter feito ou conhecido e não deu tempo? Ter ido a Otavalo (ao norte de Quito) e ter feito o passeio de trem Nariz del Diablo (sai de Alausí). Mas sempre temos que sacrificar algumas coisas para aproveitar outras, então minha decisão foi essa;
      - Muita gente fala em Montañita, não fui e nem me interessou em conhecer, pelo que pesquisei do local;
      - Perdi 4,5 kg nessa viagem!!!! Coloco muito esse mérito para a subida do Lago Quilotoa kkkkkkkkk
      - Na Ilha Isabela daria pra ter feito um tour chamado Tijeretas, teria dado tempo, mas como todo tour em Galápagos, achei caro!
      - Minha ida a Galápagos foi por Quito e não por Guayaquil, que tem voo direto, única e exclusivamente porque peguei uma promoção q era voo direto QUITO – BALTRA, ida e volta por R$ 908 (já com taxas) em 10x pela Avianca;
      - Qual destino eu considero dispensável nesse roteiro? Guayaquil!!! Se eu soubesse, poderia ter feito o Nariz Del Diablo ao invés de Guayaquil.
       
      Fiquem à vontade para perguntar, será um prazer ajudá-los!
       
      FIM!!!!!
  • Seja [email protected] ao Mochileiros.com

    Faça parte da maior comunidade de mochileiros e viajantes independentes do Brasil! O cadastro é fácil e rápido! 😉 

×