Ir para conteúdo

Trekking no PN Los Glaciares - El Chaltén


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fantastico o relato peter... mto bom mesmo... as fotos tambem estão ótimas... pretendo ir para la entre novembro e dezembro agora... e seu relato ira me ajudar mto tenho certeza rs...

 

notei que vc disse que no verão de noite faz em torno de 6º.... vendo vc falar isso acho que acabei comprando um saco de dormir mto quente... sendo que a temperatura de conforto é de -2 e de limite -8 e o extremo de -26... vou passar calor? seria melhor trocar por um saco de conforto 1º limite -5º ao inves deste? lembrando que irei para TDP tambem...

 

tem mais fotos da trip?

 

abço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Adam:

 

Eu tive muita sorte! Os moradores de El Chalten estavam admirados com tantos dias consecutivos de bom tempo. A norma lá parece ser no máximo 2-3 dias de tempo bom seguido de tempo ruim.

 

Acho que o seu saco de dormir está ótimo. Talvez, o máximo que pode acontecer, alguma noite, em algum lugar, vc tenha de deixa-lo aberto ou semi-aberto (basta regular a extensão do ziper fechado) para controlar a temperatura. Naquelas bandas é melhor vc superestimar que subestimar, pois mesmo no verão vc pode pegar um frio intenso. Lembre-se que normalmente um saco sintético normalmente erra no range de temperatura (eles geralmente são otimistas). Vc só vai saber se está certo na hora de usar. Isto depende muito do metabolismo da pessoas (se a pessoa é friorenta ou calorenta). Para vc ter uma idéia levei um Big Agnes Gilpin -20º C. Já peguei -4ºC com ele e vesti casaco dentro dele (eu sou friorento).

 

Caso o saco não aguente vc pode vestir casaco, colocar uma garrafa térmica dentro dele, etc...

 

Tenho mais fotos. Postarei em breve. Aproveite que vc, com equipamento profissional, vai tirar fotos maravilhosas. É torcer pelo bom tempo.

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter... valew pelas dicas.. então vc acha que é mais negocio ir com o -5 do que com o 0º mesmo né... ? mesmo pesando 250gr a mais?... eu não sou mto friorento.. mas tambem não sou mto calorento rs....

 

sobre as fotos... espero que esteja com tempo bom... vamos ver rs... agradeço pela ajuda novamente... e espero ver mais fotos suas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sim, com certeza, ainda mais pesando apenas mais 250 gr.

 

E veja que com -5º C vc eventualmente vai precisar vestir roupa dentro do saco se a temp. cair muito. O negócio é o saco de dormir nunca ser apertado, de modo a podermos usar agasalhos dentro dele.

 

Calor a gente dá jeito. Frio é mais difícil de lidar.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

entendi peter... o saco é grande ... da para usar algumas roupas... na verdade estarei levando para la.. 2 fleeces (350gr e 300gr) + underwear + calça pola 200gr... e estarei dentro de uma manaslu discovery.. que acredito segurar bem o calor tambem... vc chegou a pegar que temperatura por aquelas bandas vc sabe?

 

aproveito para fazer uma outra pergunta.. acha necessario uma calça impermeavel? se sim... pode ser uma dessas mais baratas ou precisa ser uma das boas... mais caras mesmo?

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Naquelas bandas, algo entre 4 e 6º C. El Chalten foi o trekking mais ao sul que fui. O mais frio foi –6º C, mas foi a quase 4.000 m, perto do Aconcágua.

 

Consulte o site Freemeteo.com. É ótimo para dar estas temperaturas. Se não conseguir do lugar, ele informa do local mais próximo. Uma boa aproximação é pegar a altitude do lugar mais próximo e diminuir de 6 a 10º C por 1.000 metros de altitude ganha (no local onde vc estará).

 

Calça impermeável eu gosto de levar. Tenho uma da Conquista. Após muita chuva ela fica úmida por dentro. Mas creio que não precisa ser uma caríssima de GoreTex a não ser que vc vá para ambientes bem rigorosos, alta montanha, fazer muito esforço em ambiente frio. Mais importante é proteger o tórax e o abdômen. Não se perde muito calor pelas pernas. Mas numa chuva gelada é bom levar. Adicionalmente se estiver muito frio ela tb ajuda a esquentar.

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter... mais uma vez obrigado pela atenção...

 

ainda estou em duvida em relação ao saco de dormir rs... tenho alguns dias para decidir se fico com este ou troco pelo outro mais leve porem não tão quente rs...

 

vou verificar o site que vc me passou ... mas se as temperaturas se manterem nesta faixa... acredito que o de 0º seja suficiente .. vamos ver rs...

 

sobre a calça... acho que vou comprar uma dessas mais baratas mesmo ... só para caso precise numa emergencia... para o torax estarei levando undewear.. 2 fleeces e 1 anorak ansilta....

 

vlw pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter

 

Show de bola o relato e a trip então?? Belíssima!! Muito bom mesmo...

 

Agora que mudei de emprego estou muuuuito mais folgado e louco para recuperar o tempo perdido em trekkings ::tchann::

 

Você teria algum mapa para passar?? Ou indicar algum bom da região?? Em média você andava quanto por dia??

 

Estou me programando para fazer o trekking em dezembro e quanto à equipos to tranquilo e cheio... Sou preocupado quanto a comida, poderia descrever o que rolou nos "banquetes"??

 

Ah, outra dúvida (talvez idiota) cartucho de gás é proibido embarcar certo?? Mas bastão é liberado??

 

Abraço

Edy :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Edy;

 

Pela tenda que vc tem em seu avatar estou vendo que tá preparado!

 

Cartucho de gás vc tem que comprar lá. Não pode embarcar com inflamáveis. Não é bom nem arriscar pois em vôos internacionais eles passam parte da bagagem no raio X. Se descobrem é multa certa, acho que pode dar até polícia.

 

Adam tá certo. Bastão pode, mas em bagagem de porão, não pode ir na bagagem de mão.

 

Mapa bem simples resolve. As trilhas são bem batidas com exceção de um trecho indo para o Lago Toro. Os melhores são da Aoneker. Vc acha fácil nas lojinhas de equipamento outdoor de El Calafate.

 

Levei a comida típica de trekking: macarrão. Só variando nos molhos e no acompanhamento: atum, aliche, um salame argentino picado, etc...Gosto do macarrão cabelo de anjo ("vermicelli") que cozinha mais rápido. A vantagem de El Chalten é que no roteiro tradicional vc não está mais que um dia de distância do povoado. Se faltar comida vc janta tranquilo na cidade!

 

Andava pelo menos 8 hrs por dia pois fazia sempre uma "side trip". Isto foi bem cansativo. O ideal é intercalar com um dia mais folgado.

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...