Ir para conteúdo

Fortaleza-Canoa Quebrada - Jericoacoara


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal

Vou deixar de ser passiva e só consumir informações do site para também contribuir com essa comunidade que tanto me ajudou com informações nessa em outras viagens :)

O destino da vez foi o Ceará. Sou do sul, já viajei por alguns paises, mas vergonhosamente não conhecia nada do nordeste..

 

A escolha pelo Ceará veio do imaginario que tinha das dunas e coqueiros, um cenário que não existe aqui no litoral sul. Como tinha poucos dias e queria conhecer mais lugares, optei por ficar 1 dia em Fortaleza, 2 em Canoa e 5 em Jeri. Estive em duvida se iria para Canoa ou não, já que isso demandaria mais tempo na estrada. Optei por ir e não me arrependi, pois em termos de belezas naturais, gostei mais de Canoa. As falesias de areia vermelha e o vento constante são incriveis!

 

Em Fortaleza fiquei um dia na casa de um host do Couch Surfing (http://www.couchsurfing.org), que me provou mais uma vez ser um projeto de troca de hospitalidade maravilhoso. Em plena madrugada do dia 25 de dezembro meu host e sua namorada me pegaram no aeroporto e passaram o dia comigo me mostrando várias coisas legais de Fortaleza. Os pontos altos foram a praia do Futuro e o Centro Cultural Dragão do Mar, além do vento constate e dos nossos papos, claro ;)

 

No dia seguinte parti para Canoa. Combinei um transfer de Fortaleza para Canoa, saindo as nove da manhã pela empresa Cooptema, que parece ser uma cooperativa de vans que faz esse trajeto. Essa combinação aconteceu através de uma série de emails e telefonemas (foram vários..) porque eu queria ter certeza que eles me pegariam no local e hora marcado, visto que já tinha ouvido falar da falta de responsabilidade de algumas empresas/motoristas que fazem esse tipo de serviço no Ceará.

Bom, advinha o que aconteceu? Uma hora antes do combinado, o motorista me ligou avisando que o carro tinha dado problema e que ele só poderia me pegar a tarde!! Sendo uma cooperativa eu expliquei que esperava outro tipo de solução, ou seja, outro carro/van para me levar a Canoa. Tratei com o sr. Romildo e com o Rafael e esses srs. não solucionaram o meu problema. Tive que ir para rodoviaria e pegar o ônibus de só sairia as 13:30. Cheguei em Canoa no final da tarde e perdi uma tarde de passeios.

 

Me restou o dia seguinte, que foi muito bem aproveitado, por causa do auxilio do namorado de uma menina que também conheci pelo Couch Surfing. Ele trabalha com turismo lá em Canoa e foi por causa dele que consegui agendar vários passeios em um único dia. O nome dele é Reginaldo, eu recomendo! Também recomendo o passeio de buggy, o voo de parapente (por causa do vento forte e constante, o parapente decola de qq lugar!) , o passeio de jangada....

 

No dia 28 bem cedo parti para Fortaleza, agora de ônibus mesmo, e cheguei na rodoviária em tempo para pegar o transfer para Jericoacoara. Esse transfer foi combinado aqui pelo site Mochileiros com umas meninas de SP e dessa vez deu tudo certo. Chegamos em Jeri perto das quatro da tarde (sim, o trajeto é longo e o motorista não ultrapassa os 80 km).

 

Bom, Jeri é tudo aquilo que falam, mas vou deixar outras impressões que não tinha lido: as coisas não são caras lá! Isso me surpreendeu bastante pois todos falavam: "prepara o teu bolso". Caipirinhas por 8 reais, almoço no Clube dos Ventos por 15 reais, jantar em um restaurante charmoso por 30, não está carro né?

Em relação aos passeios, fui esperando muito das lagoas e me decepcionei, elas estavam bem vazias e não eram nem de perto parecidas com o que eu tinha visto nas fotos. Em compensação o por do sol na duna é show, é uma experiencia única, assim como descer correndo a duna :)

Em Jeri, recomendo passar o dia no Clube dos Ventos, que é um club que aluga prachas de kite e wind surf e tem uma infra-estrutura muito boa para passar o dia. As cadeiras são concorridas, mas sempre dá para encontrar um espacinho para estender a canga e passar o dia ali vendo gente bonita e sendo atendida por garçons super gente boa. Ninguem te pressiona para consumir e os itens não são caros (como comentei antes, um almoço com salada e peixe bem farto sai em torno de 15 reais).

Recomendo também a peixaria ao lado do café Tortuga, onde tu pode escolher o peixe e ele e´assado na hora. Uma delicia de lugar, bem simples, mas com uma comida saborosa. Além disso, tem vários locais com PF´s de 10 reais bem saborosos! A dica de restaurante charmoso é o Na Casa Dela.

 

Vou acabar o meu relato, recomendando um serviço de transfer que me surpreendeu bastante! A estória é a seguinte: Tratei um transfer de Jeri para Fortaleza porque as passagens de ônibus da Fretcar para o dia 02 a noite tinha acabado (comprem a passagem de volta logo que cheguem!). Como tinha que estar no aeroporto as 9:30 da manhã do dia 03, teria que sair de madrugada de Jeri ou no dia anterior (mas isso me faria ter que dormir em Fortaleza = tempo + gastos). Achar um transfer que saisse de madrugada era muito dificil, mas lembrei do Everardo, que tinha nos levado para o passeio nas lagoas e tinha comentado que teria que pegar um pessoal no aeroporto de Fortaleza no dia 03 de manhã cedo. Liguei para ele, que disse que me levaria de madrugada para Fortaleza pois já tinha essa viagem agendada. A minha surpresa foi que a tal viagem dele foi cancelada no dia anterior, mas mesmo assim ele manteve sua palavra e me levou de Jeri para Fortaleza as três da manhã. E ele fez isso pelo mesmo preço combinado anteriormente (preço da sua gasolinha -150,00 reais). Por isso gostaria de retribuir a forma que ele honrou sua palavra deixando seu telefone de contato: 088 96538582. Se precisarem de guia para os passeios e/ou transfer liguem para o Everardo pois o serviço é de primeira!!

 

Bom gente, espero ter ajudado alguém com esse relato longo :)

 

Abraço

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 11 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...