Ir para conteúdo

Patagônia COLOSSAL! Ushuaia, Torres del Paine ("W"), El Chaltén, Calafate e Buenos Aires! Gastos, dicas, fotos e video!


Posts Recomendados

  • Membros

Daniel,

Primeiramente parabéns pelo relato! É um dos mais bem escritos e completos que já vi aqui no site. Seu vídeo e suas fotos ficaram incríveis!

Estou indo para a Patagônia em abril e meu roteiro está muito parecido com o que você fez. Inclusive me baseei muito no seu relato.

Entretanto, tenho algumas dúvidas e gostaria que você me ajudasse:

 

1- Em relação à Torre Del Paine, você acha que é necessário reservar os refúgios antes? Estou lhe perguntando isso porque não gostaria de reservar e correr o risco de perder a reserva (e o dinheiro) em caso de imprevistos ou mudança de planos no meio da viagem (algo muito comum em mochilões, rsrs);

2- Estou pensando em chegar em Ushuaia e ir direto para Puerto Natales/Torres Del Paine, você sabe se existe algum ônibus direto de Ushuaia para Puerto Natales? Eu não gostaria de ficar hospedado em Punta Arenas.

3- Em abril o dia dura até mais ou menos que horas, você lembra?

 

Desde já lhe agradeço!

 

Um abraço!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Daniel,

Primeiramente parabéns pelo relato! É um dos mais bem escritos e completos que já vi aqui no site. Seu vídeo e suas fotos ficaram incríveis!

Estou indo para a Patagônia em abril e meu roteiro está muito parecido com o que você fez. Inclusive me baseei muito no seu relato.

Entretanto, tenho algumas dúvidas e gostaria que você me ajudasse:

 

1- Em relação à Torre Del Paine, você acha que é necessário reservar os refúgios antes? Estou lhe perguntando isso porque não gostaria de reservar e correr o risco de perder a reserva (e o dinheiro) em caso de imprevistos ou mudança de planos no meio da viagem (algo muito comum em mochilões, rsrs);

2- Estou pensando em chegar em Ushuaia e ir direto para Puerto Natales/Torres Del Paine, você sabe se existe algum ônibus direto de Ushuaia para Puerto Natales? Eu não gostaria de ficar hospedado em Punta Arenas.

3- Em abril o dia dura até mais ou menos que horas, você lembra?

 

Desde já lhe agradeço!

 

Um abraço!

Valeu Julio!

 

As respostas:

 

1 - Eu não fiquei em refugios, mas pelo que pesquisei é altamente recomendável fazer a reserva antes! Acho que nesse caso vc não deveria arriscar... rs. Maaaas, vc está indo em abril que é fim de temporada e os lugares estão mais vazios...

 

2- Não me lembro, mas de qq forma se não tiver, vc não vai precisar ficar hospedado em P. Arenas! O onibus chega as 17h em P. Arenas, aí é só vc pedir informação de onde fica a agência (tenha o endereço em mãos) da empresa que faz P. Arenas - P. Natales (existem 3 empresas com horários diferentes... coloquei uma foto com os horários no relato, olha lá!). Lembrando que eu não vi rodoviaria em P. Arenas... vc pega o onibus na sede das empresas.

 

3 - Não lembro, mas é mais curto que os outros meses do verão. Lembro que ficava escuro lá pelas 20h.

 

Qualquer dúvida pode mandar! Abraços

Link para o comentário
  • Colaboradores

DSS,

sensacional teu relato, to me baseando nele para a próxima mochilinha pois meu tempo é mais curtinho que o seu.

Pode me ajudar com umas perguntas ? ::sos::

Qual passeio ou cidade vc recomenda eu tirar. Tenho 14 dias contanto a ida e volta de Curitiba. Obs: Já tirei Buenos Aires.

Esse percurso W da pra fazer sem acampar (dormindo nas pousadinhas)? Tenho medinho de acampar. ::ahhhh::

Tem voo de ushuaia para punta arenas? Caraca 12 horas de busão não me ajuda com o tempo curto. ::hein:

Se for tirar um passeio de El chantel, qual tirar?

Usou uma gopro?

 

Obrigadaço. ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Colaboradores
DSS,

sensacional teu relato, to me baseando nele para a próxima mochilinha pois meu tempo é mais curtinho que o seu.

Pode me ajudar com umas perguntas ? ::sos::

Qual passeio ou cidade vc recomenda eu tirar. Tenho 14 dias contanto a ida e volta de Curitiba. Obs: Já tirei Buenos Aires.

Esse percurso W da pra fazer sem acampar (dormindo nas pousadinhas)? Tenho medinho de acampar. ::ahhhh::

Tem voo de ushuaia para punta arenas? Caraca 12 horas de busão não me ajuda com o tempo curto. ::hein:

Se for tirar um passeio de El chantel, qual tirar?

Usou uma gopro?

 

Obrigadaço. ::cool:::'>

Obrigado Dani!

 

Dá pra fazer o W sem acampar sim! Vc terá que ficar em Refúgios que devem ser reservados com alguma antecedencia na alta temporada. Vc ta pensando em ir qnd?? Eu tbm tinha um pouco de receio em acampar mas não é complicado, na verdade não tem nada de complicado. Vc vai acompanhada de mais alguém? Se sim acho que dá pra vc acampar numa boa!

 

Fiz uma pesquisa rápida aqui e não encontrei voo pra P. Arenas! Mas existe voo direto para Calafate! Mas vc tá pretendendo ir pra Ushuaia, Chalten e Torres del Paine em 14 dias? Qual o seu roteiro? Pq to achando que vai ser mto corrido! Acho q vc pode deixar Ushuaia de fora e aproveitar mais os outros lugares, que tal?

 

Todas as fotos do relato foram tiradas com uma Nikon D5100. Usei uma GoPro Hero 2 mais para fazer videos.

 

Manda seu roteiro aí pra poder dar uns pitacos! ::hãã2::

 

abraços

Link para o comentário
  • Colaboradores
DSS,

sensacional teu relato, to me baseando nele para a próxima mochilinha pois meu tempo é mais curtinho que o seu.

Pode me ajudar com umas perguntas ? ::sos::

Qual passeio ou cidade vc recomenda eu tirar. Tenho 14 dias contanto a ida e volta de Curitiba. Obs: Já tirei Buenos Aires.

Esse percurso W da pra fazer sem acampar (dormindo nas pousadinhas)? Tenho medinho de acampar. ::ahhhh::

Tem voo de ushuaia para punta arenas? Caraca 12 horas de busão não me ajuda com o tempo curto. ::hein:

Se for tirar um passeio de El chantel, qual tirar?

Usou uma gopro?

 

Obrigadaço. ::cool:::'>

Obrigado Dani!

 

Dá pra fazer o W sem acampar sim! Vc terá que ficar em Refúgios que devem ser reservados com alguma antecedencia na alta temporada. Vc ta pensando em ir qnd?? Eu tbm tinha um pouco de receio em acampar mas não é complicado, na verdade não tem nada de complicado. Vc vai acompanhada de mais alguém? Se sim acho que dá pra vc acampar numa boa!

 

Fiz uma pesquisa rápida aqui e não encontrei voo pra P. Arenas! Mas existe voo direto para Calafate! Mas vc tá pretendendo ir pra Ushuaia, Chalten e Torres del Paine em 14 dias? Qual o seu roteiro? Pq to achando que vai ser mto corrido! Acho q vc pode deixar Ushuaia de fora e aproveitar mais os outros lugares, que tal?

 

Todas as fotos do relato foram tiradas com uma Nikon D5100. Usei uma GoPro Hero 2 mais para fazer videos.

 

Manda seu roteiro aí pra poder dar uns pitacos! ::hãã2::

 

abraços

 

Olaaaa, eu incomodando novamente.

Entao to pensando em ir na primeira quinzena de abril. Vou levar o digníssimo marido que é milico e ta acostumado com acampamento mas mesmo assim tenho medo. ::putz:: Fiz um roteiro bem mais ou menos.

 

dia 01 "São Paulo - Ushuaia" Voo da Aerolineas Argentinas US 390 sai de GRU - Bueno- Ushuaia sai as 05h chega as 15h - taxi para hostel 65p, Hostel Antarctia 150p, na chegada ir na Pira Tour e reservar passeio trem e Farol do fim do mundo 400p, Carimbar o passaporte na secretaria do turismo, Comprar comidas. passagem punta arenas pela agencia tolkar 550p

Dia 02 Ushuaia Acordar cedo e as 9h pegar o barco para o Farol, canal de beagle, ilha dos lobos, - passeio de 6h. Plan2. Almoçar no tratoria Martinna.

Dia 03 "Ushuaia - Punta Arenas" Busão com 12 horas de viagem.por 550p , chegar em punta e já pegar busao para natales as 18-19h, chegar em natales 22h - Busão para porto natales 3h de viagem (plan2),

dia 04 Punta Arena -Puerto Natales Se nao conseguir aereo ou passagem , pernoite em Punta arenas e apos almoço ir para Natales. ir para hostel Yagan - indicado, depois ir Erratic Rock Base Camp (Baquedano 731) que é um hostel e que também aluga equipamentos, (15h um cara que conhece o Parque como ninguém dá uma palestra-não vai dar) - Ja comprar passagem para Calafete para daqui 5 dias. Deixar cargueira no Hostel

Dia 05 Torres Torres del Paine (1º dia do “W”: Hosteria Torres – Acampamento Las Torres) ::hahaha::

Dia 06 Torres del Paine (2º dia do “W”: Acampamento Las Torres – Los Cuernos)

Dia 07 Torres del Paine (3º dia do “W”: Los Cuernos – Italiano)

Dia 08 Torres del Paine (4º dia do “W”: Italiano – Grey) 

Dia 09 Torres del Paine (5º dia do “W”: Grey – Paine Grande) – Apertar passo para pegar catamara as 12H30 Descansar a tarde e dia seguinte busao

Dia 10 Calafete as 7 ou 8 da manha bus para Calafete - 6 horas de viagem - Chegando as 14h fazer check in no america dek sul hostel e sair para reservar passeio Perito Moreno na Hielo y Aventura,

Dia 11 Em Calafete - visitar Perito Moreno 1h de viagem, não fazer mini trekking, passeio dura todo dia ::Cold::

Dia 12 Chalten "Pegar bus as 7h ou 16h para el chalten - 3 h de viagem. Chegada prevista para as 10h e fazer check in hostel Pioneiros e a tarde fazer

Chorrillo del Salto, Mirador de los Condores, Mirador de las Aguilas"

Dia 13 "El Chalten (Laguna Torre) - ir até o mirador Maestri, 40 minutos da laguna. Para chegar lá é só pegar uma trilha do lado direito, Do mirador

dá para se ter uma boa visão do Glaciar Torre"

Dia 14 "El Chalten (Laguna de los Tres) - 30 min de van, mirador piedras blancas, ir ate a subida final pq a vista é sensacional, ir até a laguna Sucia

que pouca gente sabe que existe, pois ela fica escondida na parte esquerda, voltando para chalten tem o Mirador Rio de las Vueltas."

dia 15 Calafete Voltar para Calafete de manha e tentar aereo 17h para casa com conexao em buenos aires.

 

Tirei aquele (Loma del Pliegue Tumbado)

Fiz meu roteiro baseado nos teus relatos. So to tentando nao perder tanto tempo com os busao. exemplo é o dia 03 e dia 10 q perde o dia na rodovia. ::sos:: Todos os pitacos serao bem vindos...srrs. Obrigadaaaooo ::otemo::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi Dani! Afinal vc vai acampar ou nao? rsrs... Vc disse que tem medo, mas vai pernoitar no acampamento Torres e Italiano que não tem refugio, apenas o camping!!

 

Achei seu roteiro bom, mas ta mto apertado. São mtos lugares pra pouco tempo! Recomendo MTO vc ter 1 ou 2 dias para imprevistos! Pode cair uma chuva com ventos fortíssimos que vai fazer vc ficar presa no hostel... O tempo é imprevisível e extremo! Na minha opnião vc poderia tirar Torres de Paine e focar apenas na Patagonia Argentina... Ushuaia, Calafate e Chaltén tem lugares e passeios incríveis... Sua viagem não vai ficar prejudicada... vai por mim!

Ai vc poderia acrescentar mais uns 2 dias em Ushuaia (pode ir na Laguna Esmeralda, Cerro Martial, etc) e mais alguns dias em Chaltén.

E deixe TDP pra uma próxima viagem. :wink:

 

Qualquer dúvida só falar!

Link para o comentário
  • Membros

Cara me ajuda aí...

 

Eu terei somente um dia inteiro para passar no parque, estou pensando em ficar em Puerto Natales para economizar em diárias dentro do TDP. Sendo assim, eis minhas duvidas:

-> Daria para eu chegar de moto até Hosteria Torres?

-> Chegando cedo, dependendo do tempo, seria possível fazer o Mirador las Torres, e voltar para dormir em Puerto Natales?

-> Como só tenho um dia, acho que o Mirador las Torres seria o passeio a fazer?

:roll:

Desde já agradeço!

 

Abç!

 

Rogério

Link para o comentário
  • Colaboradores
Cara me ajuda aí...

 

Eu terei somente um dia inteiro para passar no parque, estou pensando em ficar em Puerto Natales para economizar em diárias dentro do TDP. Sendo assim, eis minhas duvidas:

-> Daria para eu chegar de moto até Hosteria Torres?

-> Chegando cedo, dependendo do tempo, seria possível fazer o Mirador las Torres, e voltar para dormir em Puerto Natales?

-> Como só tenho um dia, acho que o Mirador las Torres seria o passeio a fazer?

:roll:

Desde já agradeço!

 

Abç!

 

Rogério

 

Bem, isso vai depender da época que vc está indo. Se for bem no verão onde os dias são mais longos acho que dá sim! Imagine que vc saia de Natales cedo (aprox. 7h), leve 2:30 para chegar na portaria da Laguna Amarga. Mais 30 min pra fazer o pagamento e ir até a hosteria Torres. Vc vai começar a trilha umas 10 da manhã. Como vc vai estar sem a cargueira, acho que vc leva umas 4h pra chegar até o mirador Las Torres. 1h pra descansar e admirar as Torres. Mais umas 3h pra descer (ou um pouco mais). As 18h vc já tá pegando o caminho de volta para Natales, chegando aproximadamente 21h. Lembrando que o sol se põe bem tarde no verão. Olhando por esse lado acho que dá de boa! Maaas isso se o tempo estiver excelente e não acontecer um imprevisto. Então acho que vc poderia ir preparado para pernoitar na Hosteria Torres caso não consiga voltar. Eles podem até alugar uma barraca pra vc, se vc quiser economizar. ::cool:::'>

 

abraços

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...