Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

São Joaquim e Urubici

Postado
  • Membros

DICAS: SÃO JOAQUIM, URUBICI

São Joaquim, distante de Florianópolis 233 km, é o retrato europeu no nosso país.

O clima da região é temperado, sem estação seca, com temperatura média anual entre 18°C.

O município que fica a 1.360 m de altitude, no inverno, a temperatura é bastante baixa e algumas vezes chega a nevar, (junho a agosto). Mesmo quando não neva, a cidade pode chegar a -10°. No Estado, só não é mais gelada que Urubici, localizada a 1.425 metros de altitude.

O período mais chuvoso é entre os meses de agosto e outubro.

O acesso pelo litoral já vale a viagem. Pela Serra do Rio do Rastro, o viajante aprecia vistas panorâmicas entre precipícios. No Snow Valley (Vale da Neve) a 10 km do Centro, há uma trilha com várias cachoeiras.

A Maçã também atrai Spamres de turistas a São Joaquim.

Calendário turístico

Fevereiro a Abril: Período de colheita da maçã;

Abril/Maio: Festa Nacional da Maçã.

Urubici está na base das encostas do Parque Nacional de São Joaquim. Com menos de 10.000 habitantes, possui pousadas e albergue, oferecendo as mais diferentes opções para quem quiser conhecer o Parque e a região. De Florianópolis são 170 km até lá e dizem que o céu é deslumbrante: lotado de estrelas!

Outros locais de visitação:

Igreja Matriz

A igreja é totalmente construída em pedra basalto, retirada dos morros da região. Na parte externa da igreja, confira esculturas de profetas bíblicos e de Adão de Eva. Ela está localizada na praça central João Ribeiro.

Mirante

Permite a vista panorâmica da cidade, com uma bela visão dos campos da região, a 1400 metros de altitude. Acesso pela Rua Major Jacinto Goulart.

Epagri

Na Estação Experimental de Fruticultura, que fica a 2 km do centro, é possível ver os modernos equipamentos de pesquisa utilizados para o aprimoramento do cultivo de frutas. De agosto a novembro você poderá ver a floração da maçã - mais de 270 variaedades - e, entre fevereiro e abril, a colheita. A visitação é em horário comercial.

Parque Nacional da Maçã

É onde acontece a Festa Nacional da Maçã, entre outras feiras e leilões agropecuários. Com 214 mil metros quadrados, possui áreas específicas para camping, canchas de laço, pavilhão de exposições e palco para shows. Fica a 2km do Centro.

Vale da Neve

Parque ecológico formado por 30 hectares de mata. O local é impregnado por xaxins gigantes, com mais de 1 metro de altura, cachoeiras e lagos. São 2,7 mil metros de trilhas que podem ser percorridas com o auxílio de um guia.

Museu Histórico Municipal

No espaço Assis Chateubriand você pode visitar exposições temáticas e aprender um pouco sobre a história de São Joaquim. Fica na Rua Major Jacinto Goulart, 168.

Cascata do Pirata

Distante 17 km do centro, a cascata possui queda livre de 15 m no Rio Postinho. O acesso é pela SC-438, em direção a Bom Jardim da Serra. Anexo à Fazenda Refúgio do Pirata.

Uma observação importante: Se for de carro é recomendável colocar fluido anticogelante no radiador do carro.

Retorne amigo mochileiro.... para com suas informações poder auxiliar outros mochileiros!

• Respostas 323
  • Visualizações 120.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Parabéns Adriano pela animosidade...

Comparado a sua disposição, sou um aprediz de mochileiro... :lol::lol::lol:

Grande abraço pra familia Klein... :wink:

Postado
  • Membros

Aê Mchael!

quer vir também!

já fizemos este roteiro em maio, é mole heheheh!

quanto às estradas de terra....

o trecho entre o centro de urubici e grão-pará, estava em boas condições (em maio), são uns 70Km de chão.

a descida da serra é abrupta mas suave, são muuuuuitas curvas e cotovelos, é uma estrada estreita em alguns trechos só passa um carro, em outros é possível parar na lateral e curtir o visual.

a parte Z, é asfaltada, uns 600mts, de qualquer maneira, no alto tem um mirante, pode parar o carro e verificar, pode descer à pé o trecho inicial ( recomendo) e sentir o caminho.

abração a todos!

Postado
  • Membros

eu vi umas fotos de maio também e parecia em boas condições. Meio receio é de ser escorregadia também... e se meu corsinha 1.0 daria conta :o

De qq maneira, to saindo na segunda ou terça de viagem, passo uns 2 dias em floripa e toco pra Urubici!! To pensando em fazer um passeio descendo a serra do corvo branco agora!! E subir pela serra do rio do rastro.

E na outra semana um tour pelos Aparados da Serra e Serra Geral!!

Valeu pelas dicas!! O pessoal ajudou a montar o meu roteiro!! :D

abração!

Rodrigo

Postado
  • Membros

Adriano...

Vcs tem um a possivel data em que farão tal trajeto??

Grande abraço... :wink:

Postado
  • Membros

Menardi

meu corsa tb é 1.0 na descida é só descer engatado em 3ª.heheheh

acho que só fica escorregadia com chuva. infelizmente não tem chovido muito.....

Michael

queremos ir a partir da segunda semana de agosto.

12, 19 ou 26, depende das condições do tempo. com chuva tamo fora hehehe!

abraço

Postado
  • Membros
Menardi

acho que só fica escorregadia com chuva. infelizmente não tem chovido muito.....

Michael

abraço

Opa então vamos ver a Data que vamos estar nesta eu e a Cali :D

Postado
  • Membros
Menardi

Michael

abraço

Opa então vamos ver a Data que vamos estar nesta eu e a Cali :D

Realmente.... podemos ver e realizar o bendito encontro nesta descida...

Grande abraço a todos...

Postado
  • Membros

Se tudo der certo, queremos ir no finde 12/13..

alguém afim?

Postado
  • Membros

Infelizmente não posso ir...

Acabei assumindo o compromisso de ir para Porto Alegre ou SP para ver a final da Libertadores da América na mesma semana...

Boa diversão pra vcs...eheheh :wink:

• 9 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá!

No feriado de 1º de maio fui pra Urubici visitar uns parentes (fazia 10 anos que não ia pra lá). É impressionante como a cidade evoluiu. Restaurantes, pousadas, hotéis. Digamos assim, "estrutura".

Saí de Curitiba, indo pela 116. A estrada (pista simples) está boa, à exceção do trecho de Rio Negro, até a entrada pra Caçador. De Lages a Urubici (BR-282) a estrada está muito boa.

Em Urubici, resolvi fazer um passeio descendo a Serra do Corvo Branco e subindo a Serra do Rio do Rastro (ou Serra do Doze). De Urubici ao corvo a estrada é de chão, com uns trechos meio esburacados, mas nada demais. Qualquer carro suporta. A descida da serra é lenta, pois boa parte da estrada também é de chão, mas, assim como antes, nada muito difícil.

Então fui a Grão Pará, Braço do Norte, Orleans e Lauro Müller, chegando à serra do Rio do Rastro. Estrada boa, no entanto com um tráfego razoável de caminhões ("trucados"), tornando a subida ainda mais lenta.

O caminho do topo da serra à Urubici é bom! Estrada boa, bonita e vazia.

No total, foram 230 Km em 7 horas. Parei pra tirar fotos, almoçar, tomar um café, etc. Valeu muito a pena! Recomendo o passeio a todos!

A volta à Curitiba fiz pela 101. O Trecho de Urubici à Palhoça (BR-282) é bastante esburacado. De Palhoça a Curitiba, é do jeito que já conhecemos.

Espero que tenha ajudado, com as “últimas informações” da região!

Abraço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.