Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado

O estado de Minas Gerais é uma das 27 unidades da República Federativa do Brasil, com uma população estimada 17.9 milhões de habitantes.

Está localizado na região Sudeste do Brasil, junto com São Paulo, Rio de Janeiro, e Espírito Santo.

Tem como estados limítrofes: Bahia (norte e nordeste), Espírito Santo (leste), Rio de Janeiro (sudeste), São Paulo (sul e sudeste), Mato Grosso do Sul (oeste) e Goiás e Distrito Federal (noroeste). A linha divisória soma 4.727 km.

Com acesso ao oceano Atlântico através dos vizinhos Espírito Santo e Rio Janeiro, o território de Minas Gerais fica entre os paralelos de 14º13'58" de latitude norte e 22º54'00" de latitude sul e os meridianos de 39º51'32" e 51º02'35" a oeste de Greenwich. A maior distância linear entre os pontos extremos é de 986 km, no sentido norte-sul, e de 1.248 km, no leste-oeste.

A área territorial é de 588,4 mil quilômetros quadrados. Isso representa 6,9% da área territorial brasileira (8,5 milhões de quilômetros quadrados).

A capital é Belo Horizonte, concebida e planejada para substituir a colonial Ouro Preto ao final do século 19, então saturada e esgotada em sua capacidade de infra-estrutura para sediar o governo. Teve sua construção marcada pela formulação de planejamento urbano específico, espelhado no exemplo de Boston (EUA). Foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897.

Belo Horizonte, cidade centenária e a primeira capital projetada do país, possui atualmente mais de 2,1 milhões de habitantes. Recentemente foi considerada a metrópole com melhor qualidade de vida da América Latina pelo Population Crisis Commitee da ONU e a 45ª entre as cem melhores do mundo. Do alto da Serra do Curral, que cerca parte da cidade, é possível deslumbrar algumas das belezas naturais, simbolizadas por extensas áreas arborizadas e pelos arranha-céus. Neste aspecto Belo Horizonte é considerada cidade modelo. O clima ameno e agradável permite uma temperatura média anual de 21º C. A cidade conta ainda com o rico conjunto arquitetônico da Pampulha, composto por museus e obras de Oscar Niemeyer.

• Respostas 388
  • Visualizações 138.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• James D. por aí
    James D. por aí

Boa tarde... Acho que você tá muito mal informado...  o Carnaval de BH a mais ou menos 5 anos vem se tornando destaque na região sudeste e já se tornou uma paixão e patrimônio da cidade. Escolas de

• Vc está bem desatualizado mesmo. O carnaval de BH já se consolidou e só cresce a cada ano, são mais de 500 blocos de rua, para todos os gostos. Esse ano são esperadas quase 5 milhões de pessoas.

• Realmente o carnaval de BH cresceu bastante. Há alguns anos quando se falava em carnaval em Minas logo se pensava em Ouro Preto. Atualmente BH já desponta como o carnaval mais comentado do estado

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá galera mochileira, estou indo para Belo Horizonte em outubro/15 para conhecer a cidade e também as cidades históricas.

Gostaria de saber quais os pontos turísticos da cidade que eu não posso deixar de visitar.

Vou numa quarta-feira e volto no domingo, véspera de Finados. Vou utilizar dois dias inteiros para conhecer as cidades históricas de Minas.

Quanto a Belo Horizonte vou ficar pra conhecer a cidade realmente apenas 1 dia e meio. Quarta-feira à tarde vou chegar na cidade e já quero conhecer algum ponto turístico próximo da região em que vou ficar, que é próximo à Rodoviária. Depois quinta-feira vou ter o dia inteiro pra ficar em Belô.

Quais as dicas para mim utilizar esse dia inteiro e aproveitar ao máximo Belo Horizonte?

Agradeço as informações ::otemo::

Rogerio

Postado
  • Membros
Olá galera mochileira, estou indo para Belo Horizonte em outubro/15 para conhecer a cidade e também as cidades históricas.

Gostaria de saber quais os pontos turísticos da cidade que eu não posso deixar de visitar.

Vou numa quarta-feira e volto no domingo, véspera de Finados. Vou utilizar dois dias inteiros para conhecer as cidades históricas de Minas.

Quanto a Belo Horizonte vou ficar pra conhecer a cidade realmente apenas 1 dia e meio. Quarta-feira à tarde vou chegar na cidade e já quero conhecer algum ponto turístico próximo da região em que vou ficar, que é próximo à Rodoviária. Depois quinta-feira vou ter o dia inteiro pra ficar em Belô.

Quais as dicas para mim utilizar esse dia inteiro e aproveitar ao máximo Belo Horizonte?

Agradeço as informações ::otemo::

Rogerio

Você tem 4 dias, como você não mencionou as cidades históricas, mas imagino que seria Ouro Preto, Mariana, etc. Mas te falo que não da para conhecer BH e ainda as cidades históricas com estes dias. Se mesmo assim quer fazer algo do tipo, lhe recomendo 2 dias para BH, 1 dia você vai a Sabará, fica pertinho de BH e outro dia para um bate e volta a Inhotim. Até mais.

Postado
  • Membros

Se ele ainda não conhece nada, acho melhor ir a Ouro Preto do que Sabará, mesmo que seja bate e volta, ou ficar dois dias em Ouro Preto, dispensando o Inhotim, caso o foco dela não seja arte moderna.

Postado
  • Membros

Valeu amigos, vou ficar dois dias em BH e o outro dia vou para Ouro Preto e Mariana q fica ali pertinho também. Vou fazer bate-volta nessas cidades.

::otemo::

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, galera.

Passei 12 dias em MG (20/04 a 02/05). Fiquei em BH, visitei Inhotim, fui a Ouro Preto, Mariana, São João e Tiradentes. Assim que possível (meu computador foi pro brejo), farei o relato da minha viagem e postarei aqui com todos os detalhes: Hostel, passagens de ônibus e pontos turísticos. Paz e bem a todos

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal, estou chegando em BH dia 04 em função de um congresso. Como tenho pouco tempo,gostaria de dicas de trilhas,montanhas e principalmente cachoeiras onde eu possa ir e voltar no mesmo dia, pois nao estou levando equipamento para camping. Agradeço desde já sei que aqui tem uma galera gente booa.

Postado
  • Membros
Olá pessoal, estou chegando em BH dia 04 em função de um congresso. Como tenho pouco tempo,gostaria de dicas de trilhas,montanhas e principalmente cachoeiras onde eu possa ir e voltar no mesmo dia, pois nao estou levando equipamento para camping. Agradeço desde já sei que aqui tem uma galera gente booa.

são muitas as opções, se vc tiver de carro é mais tranquilo pra fazer. as cachoeiras mais badaladas aqui por perto estão na serra do cipó, no distrito de mesmo nome. no blog escrevi detalhadamente sobre três lugares a cerca de 1 hora de bh, se te interessar:

Serra do Cipó:

http://numamoto.blogspot.com/2015/01/serra-do-cipo-parte-1-o-distrito.html

Ipoema (distrito de Itabira):

http://numamoto.blogspot.com/2015/05/ipoema-mg.html

Serra do Gandarela (Rio Acima):

http://numamoto.blogspot.com/2015/05/serra-do-gandarela-rio-acima-mg.html

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

E ae galera blz?

Terei uns dias de folga em julho e vou visitar uns parentes em Ipatinga. Ai resolvi ir de trem e para isso estarei um dia em BH, pensando em conhecer a capital mineira, me organizei para chegar bem cedo, por volta das 8h eu pouso lá. Gostaria de dicas para este único dia. Os principais pontos e encerrando a noite num barzinho. Chego dia 10/7, vou ficar em um hotel na região de Savassi.

Agradecido porque sei que vão me ajudar.

Abraços...

Tiago

Postado
  • Membros

Hotel está localizado muito bem para turismo, , dá para ir a pé ao circuito turístico praça da liberdade, e passar o dia conhecendo os museus de lá. Não gostou? Tem um onibus que te leva a região da pampulha e pode conhecer, alem da lagoa, o mineirao, mais afastado o zoo, a igrejinha e o museu . Não satisfeito, tem outro onibus que te leva ao alto da Afonso Pena, e pode ver a cidade de lá.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.