Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trekking na Quebrada Santa Cruz - Huaraz/Peru

Postado
  • Membros

Relato do trekking na Quebrada Santa Cruz. Trekking fácil e tranquilo, mas que deve ser feito com alguns cuidados . Quem sabe incentive outros a fazer o mesmo roteiro conhecendo este país tão bonito que é o Peru.

Antes de fazer o escrito, um relato fotográfico, para quem quer só imagens e não blá-blá-blá....

Início da Quebrada Santa Cruz, em Cachapampa.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_SC01.jpg

Bonitas bromélias as margens do Rio Santa Cruz

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_SC02.jpg

1º acampamento: Llama Corral.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_SC03.jpg

A bonita Laguna Jatuncocha, de água azul turquesa.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_SC04.jpg

Lupínios azuis. Exalam um perfume forte e agradável no meio do dia.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_SC05.jpg

Vou postando aos poucos, as fotos!

Peter

• Respostas 54
  • Visualizações 30.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Peter

Não poderia ter sido melhor! Relatou muito bem a experiência, nos seus mínimos detalhes, com direito a papel higiênico alheio!

Sacanagem terem levado um bastão seu (por outro lado, poderiam ter levado os dois). Naquela hora que você levantou, deveria ter colocado os poles na barraca. Mas é triste saber que o pessoal de lá age dessa forma. Inclusive os mais jovens incentivados pelos próprios pais.

A estrada que vai para Huaraz é a Carretera Yanama? Ouvi dizer que ela é super perigosa a noite. O pessoal bloqueia e assalta quem passa, mas não sei se a informação procede.

Preciso ver de perto o Taulliraju, talvez se pareça com um dos meus bichinhos!

Parabéns Peter!

Abraço

Edy

Postado
  • Autor
  • Membros

É Edy. Pensei tb nisto. Ao menos deixou um bastão. Mas o povo de modo geral é muito simpático e gentil. Sempre há exceção, em qualquer lugar.

A carretera Yanama deve ser a que vai para a cidade de mesmo nome, que passa por Vaqueria , ligando Yungay a Yanama (não tenho certeza mas acho que a lógica é esta). É uma estrada de terra e não duvido que isto aconteça pela noite. O problema é que pedra na pista é comum devido a deslizamento ou avalanche. Então o motorista fica sem saber do que se trata. Voltando de Huaraz para Lima, de noite, vi pedras na estrada obrigando o motorista a se desviar, mas não era provocado pelo homem.

Abs, Peter

Postado
  • Membros

Gostei do relato,Peter!

Passei veneno olhando as fotos cara! Lugar lindo!

Pelo que andei lendo, é comum trekking assistido por arrieros, aí, não? E pelo que vi, arriero não é, a rigor, um guia. Se vc se perdeu, ele não está obrigado pela sua segurança, apenas da sua carga. Imagino que seja um roteiro bacana de fazer neste esquema expedição, mas da maneira como fizeste, na raça, "alpino", é muito mais valioso!

Agora, com uma turma de meia dúzia de 3 ou 4, um arriero deve valer a curtição de andar mais leve!

Quero fazer mais trilhas por aqui, ganhar experiência e nas próximas férias (quando serão mesmo? Ah, 2011!) fazer algo na Argentina ou Chile. Trip de Peru ou Colômbia ainda falta prática (e estrutura). Mas.. show!

Postado
  • Autor
  • Membros

Cassius:

O arriero tb conhece o trajeto e na prática, eles tb fazem o papel de guia se vc diretamente os contrata. Pelo que observei lá, nas expedições (vc contrata o serviço com uma agência especializada) eles tb botam um guia pelo seguinte: ao acordar vc toma seu café ,arruma sua mochila e já parte do acampamento com o guia. Os arrieros e o cozinheiro (que tb é arriero) desmontam o acampamento, arrumam as coisas nas mulas inclusive sua mochila) e seguem 1 hora depois. A vantagem do guia é dar um atendimento mais personalizado e vc não ter de esperar o desmonte do acampamento.

Se vc for só com arriero ou arrieros (dependo do nº de pessoas) sem guia, vc terá de acompanhá-los, ou seja esperar o desmonte do acampamento/carregamento das mulas. No trajeto eles terão de prestar atenção nas mulas e não darão toda a atenção aos clientes. Basicamente a diferença é esta. Eu particularmente não me importaria de ir só com arrieros. O guia encarece bem.

Acho o contrário, pelo que já li nos seus relatos. Vc já poderia ir para o Peru e Bolivia, contratando agência, daí vc não precisa de estrutura (transporte, tenda, cozinha e alimentos estão incluídos). Na Patagônia boa parte dos trekkings vc pode fazer sozinho, mais aí já tem que ter, de preferência, seu próprio equipo.

Abs, Peter

Postado
  • Membros

Peter, li este lance dos arrieros numa Head Wall (infelizmente extinta :| ). E tem gente que usa só arriero mesmo. Acorda, cai na estrada e o arriero recolhe a muamba, toca as mulas e invariavelmente passa vc. Depois vc o cata em um ponto ajustado para o fim do dia. Chega lá baixado, cama esticada, água fresca, bóia quente 8)

Me falta grana pra algumas trip destas, e abrir mão de uns dias nas férias. Além de um equipo melhor (especialmente barraca mais leve, saco mais quente e fogareiro). Se tivesse grana tava tudo vindo do Chile com a patroa (um MSR internationale R$ 250, um saco Sierra Desings pra -4 de conforto por R$ 200, barraca Kelty por R$ 400), mas priorizei equipo individual. Estes aí, querendo ou não, vc aluga.. agora, alugar bota, mochila, roupa, já é mais chato, ainda mais quando se tem 1,86 de altura e peso de 3 dígitos ::putz::

Mas acho que ainda tem muuuita trilha no BR que tenho equipo sobrando (equipo não me limita aqui) e posso fazer enquanto angario fundos pra comprar brinquedos...

Agora, valeu o elogio de me achar preparado, viu? :oops:

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Esse relato tinha que ficar sempre no topo !

Muito bom, são poucos relatos dessa região.

Peter

Provavelmente estarei na região em fevereiro, vc recomendaria algum arriero ou agência que sentiu confiança ?

Andei pesquisando que as expedições ou tours saem mais baratas se a cidade base for Caraz ao invés de Huaraz, vc confirma isso ?

Abraço e te parabenizo pela aventura

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu Marcio!

Vou procurar nos papéis da viagem anotação com nomes de arrieros. Mas garantir 100% é difícil. Só poderia se eu tivesse utilizado o serviço deles! Só posso assegurar a impressão que me passaram.

Mas observe se vale a pena. Parece que os preços são tabelados: U$ 10/dia para o arriero + U$ 5/dia para cada mula. Com o traslado e o retorno do arriero (sim, vc tem que pagar os dias que ele gastará para retornar a casa dele, se não for um circuito) sai o mesmo preço. Assim os U$ 30/dia em média das agências não é tão caro assim.

A agência Galaxy de Huaraz parece ter boa reputação.

Acho que Caraz deve ser mais barato sim. Mas é somente minha intuição porque ao chegar lá fui direto para o ponto que pega o taxi lotação para Cachapampa, não visitei agências. Só parei para tirar fotos da Plaza de Armas. Acho que é mais barato porque tem menos turista lá. Talvez nos sites www.municaraz.gob.pe ou municipalidad@municaraz.gob.pe vc encontre algo. Mas Caraz é bem mais bonita que Huaraz!

Lembre-se que fevereiro não é boa época para o trekking. Chove demais!

Poste também sua aventuras. Vou olhar o seu de rafting!

Abs, Peter

Postado
  • Membros

Peter,

Fotos simplesmente "belas"

Estou me exercitando/preparando para esse trekking e depois TDP, agora em dezembro/janeiro irei fazer Samaipata e Parque Nacional Amboró como estreia em um primeiro trekking internacional.

Maria Emilia

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado Maria Emília!

Boa sorte nestes trekkings!

Vc poderia me mandar alguma informação sobre Samaipata e Amboró? Fiquei curioso.

Abs, peter

Postado
  • Membros

Peter,

Agora estou fazendo a "costura" das diversas informações que tenho, assim que terminar postarei.

Maria Emilia

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.