Ir para conteúdo

Trem da Morte


Posts Recomendados

  • Membros

noiscasa

Eu vou dia 26 ou 28/set,ainda não decidi,ou eu chego no domingo ou na terça para pegar o expresso oriental que é melhor que o trem regional, poltronas reclináveis e ar-condiocionado e a viagem dura em média 16Hs contra 24 do regional.

Quanto ao ônibus, você vai com o Andorinha né? Ele para na Rodoviária de Corumbá e depois, você vai ver que só descem brasileiros, os bolivianos vão ficar no ônibus, ele atravessa a fronteira e até Puerto Soarez, digo para você descer na Aduana com a mochila porque depois ele vai até a rodovia para manobrar e parar 50metros da Aduana(perda de tempo).Aí o negócio é rachar um taxi até a estação, eles sempre querem R$10,00, mas o preço é B$10,00, comprar as passagens, depois ficar enrolando até às 16:30 no meu caso. O calor é infernal ali você toma banho e meia hora depois já está suado,então pode ser melhor pegar um hotelzinho barato e ficar ali,como eu bebo muita água,não compensa ficar pagando B$1,00 cada vez que vou ao banheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

jose ssa_BA,

 

coragem pra enfrentar o jacare hein! haahahhah

rapaz eu nao sei oq fazer por la... obvio q agente sempre arruma algo pra fazer... a treta e conseguir fazer algo durante tanto tempo... esperar mais de 6 horas pro bus sair e soda.... mas vamos q vamos... esse ai e so o primeiro trecho nao podemos desanimar!

 

Colla,

 

po pena q tu vai uns dias antes, eu saindo daq 29/9 vou chegar no dia do ferrobus, e q eu ainda nao manjava muito dos trens e muita gente comentava q ele e mais seguro e a musica para de tocar durante a noite (no expresso nao!), ai acabei escolhendo a data de saida batendo pra pegar ele, o saco vai ser esperar ate as 19... e nao vou ver muita coisa (provavelmente nada) durante a viagem nortuna, mas eu vou tar morrendo e provavelmente dormindo... ele e um pouco mais caro (o dobro do expresso) mas acho q o conforto vai valer a pena...

 

sobre o bus, realmente vou de andorinha, entao o sqema e ficar no bus qndo ele entra em corumba q ele segue ate puerto quijarro? o moto nao embaca? cobra proprina? ou a passagem tem q ser ate la? po se rolar eu fico no bus e sigo ate a aduana, ja economizo uns trocados... agora vc vai esperar ate as 16.30 imagina eu q vou pegar o ferrobus so as 19!? hahahahaha

vou ver se arrumo um lugar por la pra passar o dia e tirar uma soneca... nao tenho costume de dormir no bus... e o mais provavel e q eu va estar acordado desde a saida ainda... entao vou ter q arrumar um lugar pra tirar um cochilo...

 

pior q eu sinto calor ate no frio e tomo agua pra kct (tipo ate parece q eu nunca vi agua na vida)... e obvio suo feito uma mula cargueira! to vendo q eu vou passar mals bocados! ahahahahaha

 

mas vamos q vamos e o jeito e passar sufoco e aproveitar dpois o ar condicionado! e ver se aprendo a dormir no trajeto (senao to morto)

 

abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

nois casa

A Andorinha tem uma agência no lado boliviano não se paga nada a mais para ir até lá, eu também não tenho costume de dormir no trem ou ônibus mas depois de umas 10Hs de viagem você apaga,o Expresso Oriental desliga as luzes às 21:00 e o DVD às 22 ou 23, pelo menos na super-pulman não entram vendedores, claro que não se compara ao Ferrobus.Já que você sua muito é melhor ficar em um hotel do que pagar 3 banhos na estação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
nois casa

A Andorinha tem uma agência no lado boliviano não se paga nada a mais para ir até lá, eu também não tenho costume de dormir no trem ou ônibus mas depois de umas 10Hs de viagem você apaga,o Expresso Oriental desliga as luzes às 21:00 e o DVD às 22 ou 23, pelo menos na super-pulman não entram vendedores, claro que não se compara ao Ferrobus.Já que você sua muito é melhor ficar em um hotel do que pagar 3 banhos na estação.

 

 

Po legal entao, vou aproveitar e seguir com o bus ate a fronteira pra economizar o taxie ja ficar por la com a passagem do trem e a grana do taxi vai pro hostel pra descancar da viagem a noite.

 

valew!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal,

Sou estudante de jornalimo e junto com mais dois amigos estou pensando em fazer meu TCC sobre o Trem da morte.

Porém, nenhum dos três viajou até lá, e temos muitas dúvidas.

 

As maiores são se precisa de passaporte para entrar na Bolívia, o custo da viagem até Santa Cruz, e se dá para entender o espanhol falado pelos bolivianos (nenhum de nós fala espanhol fluente), já que teriamos que entrevistar bastante gente.

 

Outra dúvida é em relação as paradas. Quanto tempo elas duram, e se existem cidades interessantes em que o trem passa.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Andre

 

Entrada na Bolivia

 

Precisa do RG em bom estado, com expedição de no máximo 10 anos e carteirinha de vacinação contra a febre-amarela internacional (saiba como tirar uma no tópico específico). Não é necessário passaporte.

 

Idioma

Oras, eles falam espanhol ... se você não é fluente em espanhol não irá entender o espanhol em nenhum lugar do mundo. ::lol4::::lol4::::lol4::

 

Dá para arranhar um portunhol, mas para um trabalho acadêmico, melhor dar uma estudada no idioma. Muitas palavras parecem ter um significado e tem outro.

 

Paradas

 

Nos trens mais caros são bem curtas e poucas, por volta de 5 minutos. No trem regional, o mais barato, são mais longas, fora que o trem para em todas as cidades e vilarejos.

 

Com relação as cidades não sei te responder se tem alguma que vale a pena ser visitada, tem que pesquisar.

 

Custos

 

De que cidade você é ? Dá uma pesquisada nos tópicos, mas de São Paulo a passagem de ônibus está mais ou menos R$ 180,00 até Corumbá-MS.

 

Valor das passagens de trem até Santa Cruz tem no site da companhia.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa valeu Rodrigo

 

A maior dúvida mesmo é sobre o espanhol, acho q o jeto vai ser enrolar um portunhol mesmo.

 

Alguem sabe se dá para ficar mudando de setores no trem. Nos pretendemos comprar passagens na parte mais confortavel, mas queriamos visitar também os outros setores para poder falar com o pessoal.

 

Outra coisa que eu queria saber é se as passagens aereas dentro da Bolivia são caras. Queriamos viajar dentro da Bolivia, mas de onibus perderiamos muito tempo.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi André

 

Muito interessante no Trem da Morte são os Menonitas. São um grupo religioso bastante irreverente e estão sempre no trem.

 

Eles se vestem como fazendeiros americanos do século passado, muito legal.

Os homens de chapéu, camisa xadrez e macacão ou suspensório. As mulheres de vestido longo e chapéus próprios para a lavoura. Inclusive as crianças.

 

Normalmante sobem em estações no meio do caminho. Justamente por isso você vai perceber que alguns vagões saem vazios de Puerto Quijarro. Eu chamava de ''vagões fantasma'', porque eles são escuros e tem de se passar por eles para ir ao restaurante.

 

Eles descem em Santa Cruz, acho que vão até lá para fazer compras e negociar ensumos agrícolas. Impossível não vê-los em La Ramada ou Los Posos.

 

Agora uma entrevista acho difícil, eles são bem reservados, inclusive não aceitaram ''sacar una foto'' com um amigo. Mas não custa nada tentar.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu pego o Trem da Morte em Puerto Quijarro no dia 28 de Outubro de 2009.

 

Se alguém for pegar o trem no mesmo dia e quiser fazer as coisas juntos, como comprar passagens, passar a fronteira, trocar dólares por bolivianos etc pra se sentir mais seguro com tudo é só combinarmos. Estarei em Corumbá desde o dia 27 de outubro. Já estive na Bolívia (mas fui de avião) e falo espanhol.

 

Para contato pode buscar pelo meu nome no Orkut: André Filipe de Moura Ferro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite a todos!

 

Já leio o fórum há algum tempo, mas não percebi se existe algum lugar onde a gente possa se apresentar, rs! :oops::lol:

 

Seguinte, a pergunta que tenho é fácil:

- para quem já foi pelo trem da Morte, se lembram qual foi o horário de chegada em Santa Cruz?

Eu tentarei pegar o trem na quinta 15/10 em Quijarro.

 

Para mim isto é super importante... Como não tenho muito tempo, e vou a TARIJA (24 horas de buso!), estou muito interessado na promoção da Boliviana de Aviación, de comprar uma passagem por 457 B$ e levar 2 boletos!!! Só que... O voo sai às 10hs do Viru Viru!!!

Assim, pergunto: dá tempo???

 

Outra pergunta: o esquema de mandar e-mail para a Ferrovia Oriental e reservar passagem ainda vale? Tem algumas postagens se referindo a isto mas são meio antigas...

 

Obrigado pela ajuda, mas preciso de uma resposta meio rápida - a promoción não é por muito tempo, e só fiquei sabendo ontem... ::putz:::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

Salu2!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...