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Júnia Pimenta

Valparaíso e Viña del Mar

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[info]O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre as cidades de Valparaíso e Viña del Mar. Se você está com alguma dúvida em relação às cidades, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece Valparaíso e Viña del Mar, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder![/info]

 

 

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Valparaíso e Viña del Mar - Tópico de Perguntas e Respostas

 

Relatos sobre Valparaíso e Viña del Mar:

Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo Valparaíso e Viña del Mar pelo mochileiro Leo Caetano

Relato sobre viagem de dezenove dias ao Chile, incluindo Valparaíso e Viña del Mar pelo mochileiro Xunfos

Relato sobre viagem de carro ao Chile, incluindo Viña del Mar pelo mochileiro Marioluc

Relato sobre viagem de dezessete dias ao Chile, incluindo Valparaíso e Viña del Mar pelo mochileiro apmontemor

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo Valparaíso e Viña del Mar pelo mochileiro Leandro Monção

Relato sobre viagem de sessenta dias ao Chile, incluindo Valparaíso pelo mochileiro Dickens

Relato sobre viagem em casal ao Chile, incluindo Valparaíso e Viña del Mar pelo mochileiro Anderson Mauro

Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo Valparaíso e Viña del Mar pela mochileira Carla Nogueira

Relato sobre viagem de dezessete dias ao Chile, incluindo Viña del Mar pelo mochileiro O. Coelho

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo Valparaíso e Viña del Mar pelo mochileiro Sergio Soares

Relato sobre viagem de vinte e dois dias ao Chile, incluindo Valparaíso e Viña del Mar pelo mochileiro Rafael Xavier[/linkbox]

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VALPARAISO

 

MAPA DE VALPARAÍSO

 

http://www.turistel.cl/mapas_cyp/valpo.htm

 

 

VALPARAISO

 

Es el principal puerto de Chile, capital de la V Región, y se ubica a 120 km de Santiago. Forma una conurbación con Viña del Mar y en conjunto cuentan más de 600.000 habitantes. Actualmente es sede del Poder Legislativo y posee múltiples atracciones, como una arquitectura ecléctica y muy colorida emplazada en los cerros, cuya principal forma de acceso son los tradicionales ascensores porteños. Desde los numerosos miradores se puede apreciar una hermosa vista al mar y las construcciones aledañas. Museos, ferias de artesanía, una bohemia vida nocturna y una variada gastronomía son parte del atractivo de este pintoresco puerto.

 

 

 

Barrio del Puerto

Inicia el recorrido a pie en el muelle Prat, donde atracan barcos y lanchas de arriendo. Al frente está la plaza Sotomayor, con el Monumento a los Héroes de Iquique. Sigue por la calle Serrano para asomarte a la iglesia Matriz y luego llegar a la plaza y el edificio de Aduana (1854). Ahí puedes subir en ascensor o en auto al Paseo 21 Mayo, desde donde se observan la bahía y el puerto. No te lo pierdas.

 

La City

Recorre a pie la calle Prat hasta la plaza A. Pinto. Conocerás los interesantes edificios de las sedes bancarias y la Bolsa de Comercio. Destaca una fachada en piedra y bronce (traída de Inglaterra) y el edificio Turri, terminado en punta en una torre con reloj.

 

Los Miradores

Es la continuación del paseo anterior, también para hacer a pie. Desde la plaza Sotomayor toma el ascensor El Peral y sube al Paseo Yugoslavo, hermoso mirador sobre el puerto. Ahí está el palacio Baburizza (Museo de Bellas Artes). Baja por el angosto pasaje Apolo hasta la calle Prat. Avanza hasta el edificio Turri y, al frente, toma el ascensor Concepción (1883) para subir al Paseo Gervasoni, pequeño mirador con hermosas casas y restaurantes. Sube dos cuadras por calle Templeman para encontrar la iglesia Anglicana (1858), con un veredón llamado de los 12 asientos. Retorna a la calle Papudo y recórrela hasta su extremo derecho para visitar la singular iglesia Luterana (1897).

Luego, desciende por un callejón hasta el Paseo Atkinson, un antiguo barrio inglés de hermosas casas, desde el cual se obtiene una vista panorámica de la ciudad. A la calle Prat puedes bajar por una corta calle-escalera.

 

 

VIÑA DEL MAR

 

MAPA DE VIÑA DEL MAR

 

http://www.turistel.cl/mapas_cyp/vina_del_mar.htm

 

 

La costa central

 

Basta recorrer 120 km desde Santiago por la Ruta 68, para que el paisaje se transforme y puedas admirar las bellezas del litoral central, bañado por las aguas de océano Pacífico. El azul intenso del mar se corona con balnearios y ciudades que ofrecen alternativas de entretención para todos los gustos y edades, además de una gran variedad de restaurantes donde probar los pescados y mariscos de la costa chilena.

Viña del Mar, conocida como la "Ciudad Jardín" por estar rodeada de grandes áreas verdes, es uno de los destinos predilectos, junto a la playa de Reñaca. Entre sus actividades recreativas destaca el "Festival Internacional de la Canción de Viña del Mar", que se realiza todos los años en febrero.

A pocos kilómetros, siguiendo por el litoral, está el pintoresco puerto de Valparaíso, el principal de Chile. Esta es la actual sede del Poder Legislativo y posee múltiples atracciones, como una arquitectura ecléctica y muy colorida emplazada en los cerros, cuya principal forma de acceso son los tradicionales ascensores porteños. Desde los numerosos miradores se puede apreciar una hermosa vista al mar y las construcciones aledañas. Museos, ferias de artesanía, una bohemia vida nocturna y otros atractivos harán que el turista no se olvide del puerto.

Hacia el sur se encuentra el balneario de Algarrobo, con su mar calmo, ideal para bañistas y amantes de los deportes náuticos; el pueblo de Isla Negra, donde el poeta y Premio Nobel de Literatura, Pablo Neruda, construyó una de sus tres casas; y la localidad de Rocas de Santo Domingo.

Y más al norte de Valparaíso podrás visitar los exclusivos balnearios de Zapallar y Cachagua; los más familiares Papudo y Maitencillo y, al lado este último, Marbella Resort. Aquí encontrarás las comodidades de un hotel cinco estrellas, con SPA, restaurantes, canchas de tenis y una espectacular cancha de golf de 27 hoyos con vista al mar. (A estos balnearios convine irse por la Ruta 5 Norte).

La mayoría de las ciudades y balnearios de la región cuentan con excelentes ofertas de hotelería y una completa infraestructura turística, lo que permite al visitante disfrutar al máximo los deportes náuticos, vida de playa, excursiones o la gastronomía a base de pescados y mariscos en los múltiples restaurantes instalados en distintos puntos del litoral.

 

VIÑA DEL MAR La costa central

 

Conocida como la "Ciudad Jardín" por estar rodeada de grandes áreas verdes, este balneario se ubica a 120 km de Santiago, en la V Región. Sus playas, como Reñaca, su animada vida nocturna, el casino de juegos y su cercanía a la capital, la hacen ser uno de los destinos predilectos del turismo nacional y extranjero. Entre sus actividades recreativas destaca el "Festival Internacional de la Canción de Viña del Mar", que se realiza todos los años en febrero.

Nació como un barrio separado de Valparaíso, pero hoy ambas ciudades forman un todo continuo con más de 600.000 habitantes. Viña del Mar es el principal balneario del país.

 

 

 

Entre sus múltiples atractivos destacan:

 

La Costanera

Es la continuación natural del camino costero que une Valparaíso con Viña del Mar. Se inicia en la playa Caleta Abarca, donde hay un reloj de flores, y luego bordea hermosos roqueríos y grandes mansiones, pasando bajo el palacio presidencial.

Más allá, se cruza el estero y se bordean los jardines del Casino para continuar por la Av. Perú, con su frente de edificios. La costanera termina en la playa Acapulco. Podrás girar para continuar por la Av. San Martín, entre jardines, una playa y altos edificios.

 

Reñaca

Continuando 7 km por la costa, entre playas y roqueríos, se llega a este balneario. Destacan su concurridísima playa y sus hoteles, restaurantes y discotecas.

 

Concón

Avanzando 10 km por el camino costero pasarás por la bonita playa Cochoa, el mirador de lobos marinos, la roca Oceánica (con senderos) y la caleta Higuerilla, donde se desarrolla un activo núcleo gastronómico.

Ya en Concón están la playa Amarilla y el comercio de La Boca, con una variedad de restaurantes.

 

 

 

El entorno es rico en atractivos, pero los hitos más visitados son los balnearios costeros

 

Quintero

A 38 km de Viña del Mar, está emplazado en una amplia bahía bordeada de industrias. Tiene playas calmas y muy concurridas.

 

 

Horcón

A 41 km encontrarás esta pequeña y pintoresca caleta pesquera, con playas y mar calmo.

 

Maitencillo

Los lugares más hermosos se encuentran a 57 km. Destaca la playa Aguas Blancas, respaldada por acantilados; además, el condominio Marbella, con pequeñas playas entre rocas y una caleta, y la concurrida playa Grande.

 

Cachagua

Gran playa con mar de tres olas paralelas, bordeada por altos cerros. El balneario reúne un selecto conjunto de casas, en una urbanización informal.

 

Zapallar

A 72 km podrás visitar el balneario más exclusivo, con bella urbanización, hermosas residencias y una pequeña y abrigada playa. Hay restaurantes en la playa y en la caleta.

 

Papudo

Aquí termina el camino costero, a 82 km de Viña del Mar. El balneario posee una gran playa y la más hermosa costanera. Ofrece todos los servicios y buenos restaurantes.

 

 

 

 

ENERO Año nuevo en el mar. El 31 de diciembre, a medianoche, se realiza el festival pirotécnico en la bahía y el puerto de Valparaíso.

e

 

FEBRERO Festival de la canción. Tiene lugar la segunda o tercera semana de febrero en Viña del Mar, en el anfiteatro de la Quinta Vergara.

El Derby, carrera hípica, el primer domingo de febrero, en el hipódromo del Sporting Club de Viña del Mar.

e

 

JUNIO Fiesta de San Pedro. Celebración tradicional de los pescadores que se realiza el 29 de junio, durante la mañana. Procesión por la bahía desde las caletas El Membrillo y Portales hasta la caleta Higuerillas, cofradías de "Chinos" bailan y cantan a San Pedro, vestidos con trajes típicos.

e

 

OCTUBRE Festival de cine de Viña del Mar. Se realiza en el Teatro Municipal.

Regata Off Valparaíso. Se corren en la bahía de Valparaíso, durante dos fines de semana. Es la más tradicional de las regatas chilenas.

e

 

NOVIEMBRE Concurso de ejecución musical en el Teatro Municipal de Viña del Mar, la segunda semana de noviembre. Dura una semana, con presentaciones diarias.

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Dica de hospedagem e m Valparaiso e Vina del Mar sao as republicas de estudantes...tem aos montes la. Isto pq as duas cidades balnearias tem as maiores universidades nas proximidades. Basta perguntar a qq galerinha por la q indicarao boas e baratas opcoes, no melhor estilo Ouro Preto.

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Oi pessoas

 

Estou indo para Santiago dia 28 e pretendo passar reveillon en Valparaiso, mas o Hostel Villa Maria Antonieta está muito caro ($60.000) de 30 de dezembro a 1o de janeiro. Alguem já ficou lá ou conhece outra opção? Tentei entrar em contato com o hostel Asturias e o Capric em Viña del Mar, pois pensei em virar o ano lá se ficar muito caro em Valparaiso. Alguem sabe como é o reveillon lá ou conhece estes albergues. Qual opção seria melhor (Viña del mar ou Valparaiso? Estou num dilema aqui. Me ajudem!

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Boa tarde!

 

Uma dúvida pequena (ainda terei muitas) sobre Vinã e Valparaíso:

Lá no distante mês de setembro devo visitá-las, a idéia inclusive é ficar uma noite em cada, para andar por tudo, sentir as cidades, perder umas moedas no cassino de Vinã ...

O transporte entre bairros e atrações é tranquilo? Fácil de se localizar? É tipo pegar um mapinha da cidade e sair por lá? À noite essas cidades são bonitas, seguras (100% nenhuma é), cheias ou vazias nessa época do ano?

 

Muito obrigado, por enquanto! Um grande abraço!

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Flavio, passei por Viña e Valparaiso por um dia, como a maioria das pessoas. Mas achei as duas cidades bem legais, e bem distintas entre si. Para ir de uma para outra é bem tranquilo, vc pode pegar um trem, que não leva 15 minutos ou ir mesmo de onibus. E para andar por lá e o esquema que vc falou, pegar um mapinha e andar por tudo.

 

Quanto ao movimento, fique esperto que no Chile, no mês de setembro eles comemoram a independência, dia 18, e lá o feriado dura a semana toda.

 

Dê uma verificada, pois isso pode ser legal, mas pode dificultar a hospedagem e os meios de transportes.

 

Att,

Hugo

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Muito obrigado pelas dicas, hugovl!

 

É, eu vi que tem feriado dia 18 por lá, mas não achei que durasse alguns dias a comemoração.

Será que não é bom evitar? Talvez a região dos lagos fique meio inflacionada neste período, bem como as praias.

Tbm pode ocorrer de fechar o comércio e esvaziar a capital, né?

 

De qualquer maneira, foi ótima a lembrança, valeu mesmo! Um abraço!

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hahahahaha vc pode dormir com o Saddan,meu Rotwailler.

 

Depende do gosto de cada um,

ler um livro num lugar calmo,conhecer a cultura chilena como os museus de Valparaiso,beber Piscola numa disco agitada,olhar o pacífico,jogar poker no Casino,culinária e bons restaurantes,eventos musicais,feiras de artesania,quartinhos baratos,hotéis luxuosos,preços,moedas etc...o q vc quer saber e fazer??

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    • Por Trip-se!
      Em setembro de 2018, fizemos uma viagem ao Chile e Peru.
      Roteiro - 24 dias
      São Paulo > Santiago > Valparaíso > San Pedro do Atacama > Tacna > Arequipa > Cusco > Ollantaytambo > Aguas Calientes > Machu Picchu > Cusco > Lima.
       
      Começamos nossa jornada no Chile, em Santiago, Valparaíso e San Pedro do Atacama, cujos relatos seguem abaixo:
       
       
      No ônibus das 20:30, deixamos San Pedro do Atacama em direção a Arica, cidade chilena fronteira com o Peru. Seriam 8 horas de viagem, que à noite tínhamos esperança de sequer vermos passar. Com o coração apertado de deixar aquele lugar que tinha acordado tanto dentro de nós, nos despedimos do céu mais estrelado do mundo prometendo, para o Universo e uma para a outra, que voltaríamos logo, em breve, a tempo de não esquecermos toda a emoção que sentimos, nem de deixarmos a brutal rotina do acordar-trabalhar-dormir nos transformar em marionetes que fazem o uso da palavra "sabático" para justificar o tempo em que resolveram ser felizes. Logo nós, que tínhamos acabado de enxergar o não tamanho do mundo.
      Chegamos em Arica ainda escuro. Claudio (amigo que fizemos no Atacama, junto com seu fiel cão Lucky, artista plástico de Valparaíso que, cansado do mesmo todo-dia da vida e do consumo sentimental das relações obrigatórias, encontrou em San Pedro um porto. Breve e temporário.) tinha nos dito que, ao chegarmos, deveríamos atravessar a rua para a outra rodoviária, a internacional, onde poderíamos pegar um ônibus para o Peru. Foi uma ótima dica, ou teríamos ficado perdidas na escuridão da falta de informação e sinalização.
      Ao chegarmos na rodoviária internacional, que mais parecia o ponto final de uma linha de ônibus bem acabada em uma cidade quase fora do mapa, uma mulher sentada numa mesa nos informou que o ônibus para Tacna só sairia a partir das 8:30 da manhã. Eram 4:30 da madrugada. A outra opção, como ela sugeriu, era atravessar a fronteira com um dos muitos motoristas de carro que faziam ofertas de assentos pelo mesmo valor dos ônibus. Não, só se fôssemos loucas de aceitar. Assistimos demais "Presos no Estrangeiro" para arriscarmos uma prisão por tráfico de drogas com um estranho que diria que era tudo nosso, das gringas. Nunca. Resolvemos dar uma volta na rodoviária para despistar a mulher que nos alucinava com essa ideia, quando ouvimos sem muita certeza, o motorista de um ônibus gritar "Tacnabus, Tacnabus" e corremos para confirmar a informação. O ônibus ia para a Bolívia, mas primeiro pararia no Peru, em Tacna, para onde estávamos indo. Com o dinheiro guardado na calcinha, entramos no ônibus e seguimos para o nosso próximo destino.
      Na fronteira: sai do ônibus, carimba passaporte de entrada no Peru, passa as mochilas no raio X, tira o vinho da mochila, mostra que é vinho, guarda a garrafa, volta as mochilas para o bagageiro, sobe no ônibus. E em 40 minutos, chegávamos em Tacna.
      *ATENÇÃO! Ao desembarcar no aeroporto em Santiago do Chile, na entrada no país, além do passaporte carimbado, também entregam um papelzinho, aparentemente sem nenhum valor e sem nenhuma explicação. GUARDE-O DENTRO DO PASSAPORTE! Na travessia da fronteira, esse papel é exigido.
       
      TACNA
      Não esperávamos encontrar em Tacna a cidade charmosa e acolhedora que descobrimos. De habitantes tacanhamente tímidos, que nos olhavam surpresos e alegres ao perguntarmos seus nomes, essa cidadela conquistou nossos corações, receosos de não conseguirem mais se apaixonar depois de conhecer o Atacama. Mas Tacna é leve, florida, descompromissada, como que se viesse só para provar que é possível amar depois de amar. 
      O sotaque, de tanta timidez, torna o espanhol mais difícil aos ouvidos. Os bancos das praças possuem tetos de flores para fazer sombra. Na Plaza de Armas - nome de todas as praças principais de todas as cidades do Peru - há fotógrafos velhinhos andando sob o sol, sorrindo e sugerindo um retrato para a posteridade, como um pedaço de tempo congelado entre as flores coloridas, as palmeiras altíssimas, a fonte imponente, o arco marcante da cidade e, sempre, a igreja. 
      As lojas são todas setorizadas, de forma que os supostos concorrentes são colegas vizinhos, e você jamais vai conseguir tirar uma xerox se estiver próximo dos açougues ou dos consultórios ortodônticos, uma pequena obsessão tacniana. Por toda a rua principal, há galerias como camelódromos, com cabines de câmbio, tabacaria, lojas de joça e manicures enfileiradas em carteiras escolares oferecendo seus serviços. 
      Em Tacna você vira a esquina e se depara com uma padaria a céu aberto no meio da rua! Carrinhos de pães perfumam o entardecer e nos transportam para uma imaginada infância peruana. Foi ali que também comemos o melhor hambúrguer de cordeiro da nossa vida. No "Cara Negra", uma sanduicheria especializada em cordeiro, que eles criam lá mesmo no sítio atrás do bar. É descolado e tem drinks deliciosos. Faz valer a visita na cidade.
      Por todos os lugares que passamos, sempre procuramos pelo Mercado Central, que é onde encontra-se a essência do local. O Mercado Central de Tacna é imperdível. Tem de tudo. Especiarias, ervas, carnes, queijos, farinhas, biscoitos, frutas, verduras, doces, produtos de limpeza e muitas, muitas casas de sucos. Na "Juguería Sra Rosita", uma simpática senhora de sorriso frouxo e vontade de conversar, tomamos maravilhosos sucos de melão e de morango, muitíssimo bem servidos, de ficar na memória. Conhecemos também Miguel, dono de uma barraca de remédios de plantas medicinais, que sabia a erva ideal para absolutamente todo tipo de enfermidade.
      Ao caminharmos de volta para o hotel, bem encantadas com a surpresa de Tacna, uma vendedora nos parou para oferecer azeite. Ao agradecermos e sorrirmos, ela trocou a oferta para um branqueador dental. Talvez por marketing, ou pela já citada fixação por dentes perfeitos dos habitantes da li. Tomara. 
      Por fim, antes de partirmos, passamos por uma casa roxa, um centro de, como dizia a placa, "Magia y Diversión". Sem isso, qual seria mesmo o sentido de tudo? Com a delicadeza dessa mensagem tão sutil e necessária, seguimos nossa viagem em direção a Arequipa.
       







       
       
      - Onde ficamos:
      Ficamos no Nice Inn Tacna, no centro da cidade, com atendimento muito cordial. As pessoas são super simpáticas, o quarto era confortável, chuveiro quente e café da manhã bem simples. 
      Nice Inn Tacna - Av Hipólito Unanue 147, Tacna 23001, Peru / Telefone: +51 52 280152 / booking.com/hotel/pe/nice-inn-tacna.es.html - Onde comemos:
      Cara Negra - Cnel. Bustios 298 / Telefone: +51 952 657 540 / @caranegraoficialtacna / facebook.com/caranegraranchosanantonio/ - Onde fomos:
      Mercado Central de Tacna - Calle Francisco Cornejo Cuadra 809, Tacna 23003, Peru Plaza de Armas - Paseo Cívico de Tacna, Tacna 23001, Peru  
       Seguimos para Arequipa, Cuzco, Ollantaytambo, Aguas Calientes, Machu Picchu e Lima, que detalharemos em post separados. 
      https://www.instagram.com/trip_se_/
    • Por Trip-se!
      Estivemos em Valparaíso em setembro de 2018, em uma viagem pelo Chile, que também contemplava as cidades de Santiago e San Pedro do Atacama, com seu espetacular deserto. Tudo isso relatado em posts descritivos de cada cidade.
      Nos hospedamos na parte baixa da cidade. Ficamos 2 noites no hostel Casa Plan, um charmosíssimo prédio que funciona como hostel, café, galeria de arte e espaço cultural. Excelentes quartos, banheiros e áreas comuns. Tudo bonito, espaçoso e muito confortável. E ainda tem a simpatia e atenção do Gabriel, idealizador desse lugar múltiplo. Teríamos ficado uma noite a mais. Saímos com a sensação de não termos conhecido tudo.
      Valparaíso é uma cidade que requer tempo. É pequenina, mas tão adorável e que desperta tantos sorrisos, que te deixa pensando por que os amigos recomendam ir, mas ninguém fala que você vai embora com muita vontade de ficar.
      Nas ruas da parte baixa vende-se de tudo: fruta, comida pronta, papel higiênico, cigarro, remédio fora da caixa, desinfetante, roupa, tudo. Pessoas dançando no meio da calçada, de alegria ou embriaguez, também chamaram nossos olhares, em meio àquela oferta de tudo e qualquer coisa, que não tem como não nos vidrar.
      E antes de conhecermos a cidade, conhecemos os cachorros. Já tínhamos reparado que os cães de rua em Santiago eram bem cuidados, mas em Valpo, como eles a chamam, os cachorros são parte não só da cidade, como da vida das pessoas, que espalham potes de água e até casinhas por todos os cantos. Eles caminham pela cidade como pessoas e dormem no sol da praça como idosos aposentados.
      A cidade baixa é conectada à cidade alta por funiculares, que levam a diferentes paisagens dos inúmeros miradouros que nos permitem não só admirar a vista, mas também entender a construção da primeira cidade portuária do Chile e fuga de muitos presos políticos durante a ditadura de Pinochet.
      A parte alta é dividida em cerros, que são como bairros. Cerro Alegre e Cerro Concepcion são os mais charmosos. São repletos de casas coloridas de zinco e de casarões transformados em hotéis, lojinhas e restaurantes, grafite e arte por todo lado. Lemos em algum lugar que Valparaíso é uma mistura de Santa Teresa, Bairro Alto, Olinda e Caminito. É mesmo. Mas é muito além.
       

       

       

       

       

       
       
      Cerro Cárcel
      Um pouco fora do circuito turístico de Valparaíso fica o Cerro Cárcel, local onde funcionava uma prisão de tortura para presos políticos e que, mantendo-se toda a estrutura para que detalhes da história do país jamais fossem esquecidos, ignorados e tampouco modificados, foi transformado em parque e centro cultural. As salas são exatamente do tamanho das celas, com suas micro janelas no alto com barras de ferro, lembrando a todo tempo onde estamos. Fotografias de mulheres presas se espalham pelas paredes, com seus nomes e um sensível relato das roupas que vestiam e do local em que estavam no exato instante em que foram capturadas.
      Uma homenagem forte a um jovem militante assassinado ali, com um testemunho duro e detalhado de um amigo que assistiu à crueldade sem nada poder fazer. Gonzalo Muñoz Aravena.
      O coração doeu ao lermos e, de certa forma, revivermos toda aquela história entre aquelas mesmas paredes, onde quanto à energia que ali paira não há arte que acalente.

       

       

       

       
      O edifício faz parte do Parque Cultural de Val Paraíso, que é ao mesmo tempo centro cultural e parque aberto para a  comunidade.
      O parque abre de quarta a domingo, das 10h às 18h no inverno e das 10h às 21h, no verão.
      Endereço: Calle Cárcel, 471
       

       
       

       

       

       
      Saímos do Parque Cultural de Valparaíso e, enquanto olhávamos o mapa e pensávamos no que faríamos no pouco tempo que ainda nos restava ali, um senhor se aproximou perguntando se estávamos perdidas e queríamos ajuda. Iniciamos uma conversa longa com aquela figura que tanto tinha para contar.
      Aquele senhor, hoje reciclador de lixo, era apaixonado pela sua cidade. Tinha sido preso naquela prisão, junto com militantes de esquerda. Não que fosse um, ele disse, pois não tinha estudos e nem coligações com partidos, mas gostava de fumar maconha, e um dia foi pego e jogado naquele pequeno inferno, em celas de 8 m2 com 12 pessoas, que não tinham sequer como ir ao banheiro. Faziam cocô num saco e quando juntavam uma quantidade cujo cheiro não dava mais para suportar, subiam na janela da cela e lançavam-no do lado de fora, ato que gerava consequências desumanas de tortura.
      Ele fugiu. Numa fuga em que escaparam muitas pessoas, já exaustas e inconformadas com tanta maldade naquele lugar onde a extrema tortura era revoltantemente comum, ele foi junto, por um pequeno túnel que levava à uma possível liberdade. Não para todos, pois muitos foram capturados na tentativa de deixar o Chile, denunciados por argentinos nas fronteiras ou pelos próprios traços cansados, machucados e desnutridos. Mas para ele, sim. Finalmente. E ali na sua cidade ele permaneceu, e fez questão de ficar para ver os anos passarem, o governo mudar, e a vida poder ser de outra forma.
      Casou-se com uma mulher que tinha 4 filhos de outro homem, e ele quis criar todos, ser pai. Não está mais casado com ela. Tem netos já grandes. Ouviu uma filha dizer que tem 2 pais e ficou muito magoado, afinal o pai foi ele a vida inteira. Mas hoje entende, acha que no fundo ela tem razão. E os dois são amigos, o que fez e o que criou.
      Fala dos filhos, dos netos e da vida com brilho nos olhos e sorriso no rosto. Além de reciclar lixo numa tentativa de ajudar a manter a cidade, é também guia no centro cultural, contando aos jovens a história da cidade, da prisão e a sua própria, para que saibam onde estão.
       
      Frequenta o centro sempre que pode, gosta muito das peças de teatro e lamenta não ter assistido à sessão de cinema em que passou Carandiru, pois todos os seus amigos disseram que ele tinha que ver esse filme, que ia adorar.
      Apertou as nossas mãos, despediu-se de nós, nos desejou um bom passeio e desapareceu antes que pudéssemos saber seu nome ou eternizar seu rosto em algum lugar além da memória, que tem por costume se esvair com o tempo.
      E assim, como que com o coração em suspensão, à espera de um final, do laço de fita no presente, deixamos aquela cidade portuária, colorida, prisioneira, alta e baixa, simples e nobre, cultural e carente, olhando para trás e querendo voltar.
       
      O que faltou fazer?
      - Não visitamos a La Sebastiana, casa museu do Neruda em Valpo. Ela fica mais distante, em um cerro mais alto. Nos arrependemos imenso, mas não tivemos tempo.
      - Walking Tour para saber mais da história da cidade. 
       
      Dicas
      - Tours 4 Tips - caminhadas guiadas de cerca de 3 horas em que você paga o quanto quiser para o guia. 
      - Pan de Magia - uma pequena casinha roxa e amarela na cidade alta que serve empanadas deliciosas e baratas. Fica na Calle Almirante Montt, 738. 
       
      https://www.instagram.com/trip_se_/
       
       
    • Por Jeffersonwbds
      Nossa primeira viagem ao Chile foi incrível! 
      A primeira vez na neve a gente nunca esquece, né!? 
      Como recordação produzi um vídeo contendo trechos de diversas partes do chile, espero que gostem! ♥
       
       
    • Por guilherme.hotz
      Olá Mochileiros! Irei em agosto para o Chile e uma das minhas tantas dúvidas era quanto me custaria estar por lá durante uma semana.
      Para tanto fiz um esboço de roteiro que irá contemplar uma diversidade de atividades, que serão alteradas ainda devido à proximidade da viagem, clima na semana e disponibilização do calendário do Campeonato Chileno de Futebol (pois quero ver um jogo).
      Todavia, segue o esboço de forma que outros viajantes tenham uma noção de preços, e o que fazer.
      Fico à disposição para discutir possibilidades, sanar dúvidas e ouvir sugestões.
       
       
      CRONOGRAMA CHILE-1.pdf


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