Ir para conteúdo

6 dias no paraíso da Chapada dos Guimarães - JULHO 2017


Posts Recomendados

  • Membros

Faaaaaaala, mochileir@s!

 

Estou aqui de volta para contar mais uma Chapada na minha vida! Dessa vez foi a dos Guimarães. Como sempre, vou ser bem objetivo.

 

Bom, antes de chegar na Chapada, eu estive num curso de Comportamento e Documentação em Selva, no Pantanal. Um curso muuuuuuuuito massa! Uma experiência sem igual. Quem quiser informações pode mandar uma mp ou acessar o site da galera que organiza: http://www.rotasverdesbrasil.com.br

 

Então, de lá, vim com mais 3 amigos para a Chapada. Pegamos o ônibus na rodoviária de Cuiabá (+- R$ 17,00) e depois de um pouco mais de uma hora (60km) chegamos ao município de Chapada dos Guimarães. Chegamos lá à noite, temperatura de 6º !!!!!!! E de madrugada fez 2º!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MUITO FRIO! Então quem for no inverno pode pegar temperatura assim, mas não é comum tão baixa. Foi o recorde em anos! O normal lá é clima de serra. Quente de dia, friozinho à noite. Mas depois de 3 dias, a temperatura subiu.

 

Chegando la, pegamos um taxi naquele frio louco e pedimos indicação de pousada limpa e barata: Pousada Aurora Boreal (R$60 por pessoa). É bem simples: banheiro, ar, tv, frigobar, é limpinha, café da manhã sem variedade. Mas o melhor é sua localização: no centro, bem em frente ao restaurante popular (comida barata) e bem próximo à praça, à rodoviária e às lojinhas. Eu recomendo para quem não quer acampar ou dividir quarto em hostel, com um preço em conta.

 

1º DIA - CACHOEIRINHA, CACHOEIRA DOS NAMORADOS, CACHOEIRA VÉU DA NOIVA E MIRANTE ALTO DO CÉU

Esse passeio é bem turístico, pois é um acesso muito fácil, para toda a família. O acesso a essas três atrações fica no mesmo ponto, a 12km do centro, na estrada em direção à Cuiabá. Banho de cachoeira só não pode no Véu da Noiva, que é para contemplação. Os horários são de 8h às 16h, porém para entrar na Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados, só até 12h. Então a dica é ir bem cedo para essas duas, depois contemplar o Véu da Noiva. E tudo isso é GRÁTIS, e sem guia! Se tiver um carro, melhor ainda, mas dá pra ir de ônibus por R$7,00 e desce bem em frente, ou táxi (R$50). Ou até de bike! Esse passeio pode durar um dia inteiro, se vc tiver tempo e quiser curtir bastante as cachoeiras, mas dá pra fazer esse passeio e terminar o dia com um lindo por do sol ali bem próximo, no Mirante Alto do Céu, voltando em direção ao centro.

Que vista maravilhosa do por do sol! A entrada custa R$20 por pessoa, não precisa de guia, tem uma pequena trilha cheia de pássaros e um mirante de tirar o fôlego. Leve agasalho! Esse passeio total tem que levar lanche, água, protetor, repelente, chapéu, roupa de banho, etc.

 

 

2º DIA - MIRANTE MORRO DOS VENTOS E PASSEIO PELA CIDADE

Nesse dia, uma colega já tinha ido embora, e os outros dois iriam ao meio dia. Decidimos então visitar o Mirante Morro dos Ventos. Esse mirante fica dentro de um condominio, custa R$20 o carro ou R$5 a pessoa. Dista 2km do centro em direção a Campo Verde, então fomos a pé (30min), tirando muitas fotos de pássaros. Uma vista espetacular!!! Lá também tem um restaurante muito chic, deve ser bem caro, mas muito massa. De lá voltamos antes do almoço, de carona. Eles partiram, eu fiquei. Aproveitei para conhecer cada rua da cidade, cada loja, observar a vida local.

 

3º DIA - CIRCUITO DAS CACHOEIRAS E PARQUE MUNICIPAL DA QUINEIRA

No dia anterior, peguei o whatsapp de vários guias e mandei msg dizendo que queria conhecer esse circuito do Parque Nacional. Só consegui um guia, de última hora, e paguei R$80, já com o transporte. Lá encontramos uma família que faria o nosso grupo. Esse passeio precisa de guia e a entrada fica numa porteira antes de chegar na entrada do Véu da Noiva. A nossa guia falou com o ICMBIO (órgão federal que administra o parque) e nós pegamos um caminho alternativo, entrando por cima do Véu da Noiva, e não pela porteira, o que nos economizou 2km de chão e sol, além de um trecho quase inexplorado. O circuito são 6 cachoeiras: 7 de setembro, Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas e Independência (esta está fechada). Antes de acessar as cachoeiras, tem a opção de conhecer a Casa de Pedra. Nós não fomos por decisão democrática, mas nada que atrapalhasse o passeio. A trilha intercala momentos de muito sol na cabeça e mata fechada e cada cachoeira tem sua beleza única, com muito banhos para se refrescar. Tem que levar lanche, água, protetor, repelente, chapéu, roupa de banho.

Retornamos por volta de 15:30. Como eu ia ficar de bobeira, fui visitar um parque que nunca tinha lido sobre aqui na internet: o PARQUE MUNICIPAL DA QUINEIRA. Fica bem próximo à rodoviária, tem uma trilha de pouco mais de 200m, e lá é onde se localiza o abastecimento de água da cidade. É possível observar muitos pássaros ali, então fiquei sentado só tirando fotos e apreciando a paisagem. É grátis, não precisa de guia.

 

4º DIA - CIRCUITO DAS CAVERNAS E CACHOEIRA DO RELÓGIO

Esse é sem dúvida o passeio mais procurado e o mais caro de todos. Dista 47km do centro (36km de asfalto em direção a Campo Verde e 11km de estrada de terra, não precisa 4x4). Lá tem que ter guia (+- R$50 por pessoa), + entrada (R$65 por pessoa) + o trator (só ida ou só volta = R$20; ida e volta = R$ 25) ou a pé (6km o trecho no sol!!!). Tudo isso da pra pagar no cartão de débito! O guia vc pega na cidade mesmo.

Então, consegui pelo whatsapp um grupo e fomos 9h para as cavernas. Ao chegar lá, eles fornecem as perneiras contra cobras e seguimos no trator. Ele para num mirante lindo! E continuamos até a primeira caverna: Pobo Jari. Imensa caverna de arenito. Depois vamos seguindo trilhas até a Kiogo Brado, depois Lagoa Azul (não pode tomar banho) e depois a caverna Aroe Jari, maior caverna de areia do Brasil. Tudo muito massa e muitos bichos! Esse passeio tem como melhor horário, saindo da cidade por volta de 11h, pois vc vai chegar na Lagoa Azul por volta de 15h, a hora que a luz do sol bate nela e fica tudo iluminado.

Bom, depois de pegar o trator de volta, alomoçamos no restaurante de lá mesmo. Comida boa, à vontade, por R$30 no débito.

De lá seguimos para a Cachoeira do Relógio, bem pertinho (2km), e lá pode tomar um belo banho, e é grátis.

 

5º DIA - TRILHA DO MEL

Durante minha estadia, muitos guias me disseram que essa trilha estava fechada pelo ICMBIO e estava na justiça. Descobri depois que era balela. O que acontece é que na trilha do mel agora precisa de guia, e o guia tem que ser de lá.

Cheguei lá de ônibus (R$7). Não tinha grupo formado, então o dono deixou eu ir sozinho (R$20). Se fosse com guia, era R$25.

A trilha é muito massa, muitos pássaros, muitas formações rochosas e muito sol também. É bem sinalizada e tem 3km de ida e 3km de volta. Passei a manhã toda lá, comprei um mel maravilhoso pra garganta, e voltei de ônibus. De tarde eu capotei e dormi.

 

 

6º DIA - MIRANTE GEODÉSICO E CACHOEIRA DO MARIMBONDO

Eu já estava beeeem cansado das duas viagens, com a garganta ruim, mas mesmo assim eu não desisti! Aluguei uma bike na Casa 1 (R$20 o dia) e pedalei em direção ao Mirante Geodésico, o ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico. Foram 8km de muita pedalada no sol! Chegando lá, uma vista maravilhosa, um ventinho muito bom. Tinha um pessoal vendendo água, lanche, etc., porque era domingo.

De lá parti voltando em direção ao centro e entrei em direção à Cachoeira do Marimbondo e da Geladeira. São mais 8km de terra, estrada fudida pra bike. As vezes eu tinha que descer e empurrar, naquele solzão, cansado, gripado, hehehe. Mas eu não desisti! Chegando finalmente na entrada da Cachoeira do Marimbondo, paga R$10 e toma aquele banho maravilhoso! Lá tem estrutura de lanche e água. Bem ao lado, tem a outra Cachoeira, a da Geladeira, que são mais R$10, mas eu não fui. A volta foi muito sinistra, hehehhe. Muito sol, subida, sem conseguir pedalar. A sorte foi que conheci um grupo de atores, que voltaram comigo cantando e alegrando aquele cenário de peregrinação, kkkkkkk. Mas eu recomendo fortemente ir de carro!

Cheguei na pousada, arrumei as malas, fui pra rodoviária e parti pra Cuiabá, depois Fortaleza.

 

Algumas dicas:

- Há varias atrações que dá pra ir a pé, de ônibus ou bike. Mas se tiver em grupo, um carro é um grande agilizo. Dá pra alugar em Cuiabá por R$80/dia.

- A maior parte dos pontos ficam em duas direções distintas: a estrada sentido Cuiabá (Mirante Alto do Céu, Cachoeirinha, Cachoeira dos Namorados, Véu da Noiva, Circuito das Cachoeiras e Trilha do Mel) e a estrada para Campo Verde (Mirante Morro dos Ventos, Mirante Geodésico, Cachoeira do Marimbondo e da Geladeira, Circuito das Cavernas, Cachoeira do Relógio). Dá pra fazer roteiros combinando os pontos próximos.

- Levar sempre água, lanche leve, máquina fotográfica, protetor solar, repelente, chapéu, roupa de banho (cachoeiras), agasalho (mirantes), disposição e respeito à natureza.

- Quem curte arte e sustentabilidade, não deixe de visitar a loja CONFLUÊNCIA. Eles reaproveitam tudo e vendem artesanatos e presentes únicos na Chapada.

- Lá tem Bradesco, Banco do Brasil e Lotéricas.

- Pega todos os sinais de celular, inclusive em alguns pontos turísticos.

 

Bom galera, essa foi minha viagem, muita natureza e energia positiva! Depois posto algumas fotos!

Ficaram alguns pontos que não conheci: Cidade de Pedra + Vale do Rio Claro; Águas do Cerrado; Morro São Jerônimo. Voltarei em breve para tal.

 

Um abraço de viajante a tod@s!!!!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Oi Sergio! 

Muito bacana sei relato! 

Você lembra de algum guia que indicaria? Estou indo com um grupo de amigos no carnaval e seria bacana ter alguma referência para reservar, até pq as agências com site estão cobrando bem caro... Qualquer ajuda será super bem-vinda! :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...