Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Sobre viajar sozinha: minha experiência no Peru

Featured Replies

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Um semana depois de voltar de viagem sigo encontrando pessoas, revendo amigos e conhecidos que me perguntam sobre essa experiência. Encontros e conversas em que ouço perguntas e comentários que podem ser divididos em duas ou três categorias. As quais poderiam ser nomeadas como: os que me acham maluca; os que me acham corajosa e/ou admiram o feito; os que não estão nem aí, nem pensam nada sobre. E isso tudo que tenho ouvido está me fazendo pensar sobre 'o porquê viajo sozinha'. Até porque eu não sei em qual categoria destas eu me colocaria, ou qual delas eu penso ser a mais justa para o que aconteceu.

Por que viajo sozinha?

Sempre fui (e ainda sou) bastante insegura. Não naquilo que sou, nos meus valores, convicções e caráter. Sempre tive muito claro o que é certo, o que eu quero para mim e como quero ser lembrada pelas pessoas. Mas sou insegura naquilo que faço, naquilo que sei, naquilo que quero dizer. 

A primeira viagem que fiz sozinha foi quando finalizei a faculdade. Vivia um momento de 'e agora?', de passagem de uma vida de estudante e estagiária para profissional. Foi a primeira vez que me vi longe de casa, em um lugar que as pessoas não falavam a minha língua e que eu precisei me virar. Com uma mochila nas costas, uma passagem de ônibus e pouquíssimo dinheiro, organizei meu tempo, fiz escolhas, somei amigos e vivências. Voltei feliz e confiante que sendo capaz disso, seria capaz de outras coisas também, principalmente as quais mais despertavam medo em mim.

Fiz a seleção para o mestrado mais ou menos confiante, sabia das minhas limitações teóricas e de currículo. Fui aprovada. Vivi quase três anos de idas e vindas entre a minha cidade e Porto Alegre em que, com poucas exceções, viajava pensando 'guria, tu tá fazendo mestrado em uma das melhores universidades do país, tu conseguiu'. Mesmo assim as dúvidas quanto a minha capacidade e merecimento do que estava vivendo, me acompanharam durante todo o processo. Defendi minha pesquisa frente a uma banca que a aprovou praticamente sem sugestões de correção.

Após a conclusão do mestrado, um retorno do terrível 'e agora?'. Senti que era hora de me testar novamente. Uma viagem mais longa, com trocas de cidades e voos com conexão. Um medo imenso, misturado com uma vontade quase necessidade de me arriscar. Fiquei dez dias longe de casa, sozinha com minha mochila, de hostel em hostel. Um planejamento que me acalmava, mas que dava espaço ao inesperado. O que no fundo era o que eu mais queria. Queria me arriscar, me testar, sentir na pele a intensidade da solidão. Voltei feliz, energizada e gritando pra mim mesma que viagens são o que eu quero acumular nesta vida.

Então, respondendo: eu viajo sozinha porque me faz bem! Uma forma um tanto egoísta de me abastecer de segurança, uma forma um tanto intensa de sentir que sim, as coisas vão dar certo. Não penso em viajar sozinha sempre, não quero pensar nada a respeito. O que sei é que estar imersa em outra cultura me ensina, me ajuda a ver como somos pequenos em nossa rotina, e que tudo aquilo que pode me deixar triste ou insegura é pequeno demais em um mundo tão grande.

O Peru, país escolhido para essa viagem, se mostrou acolhedor a todas essas minhas inseguranças. Pessoas alegres e dispostas a ajudar, lugares bem sinalizados e já bastante povoados por turistas (apesar de estarem em baixa temporada agora). Vivi as ruas bonitas de Lima, a praia em Miraflores e o centro histórico em dias sol. Já em Cusco, a sensação de não estar em 2018, despertada pela arquitetura. Ruas estreitas e cheias de história e cultura, pessoas caminhando para todos os lados, disputando lugar entre as ofertas de tudo que se pode imaginar. A viagem de trem até Águas Calientes, a energia de uma cidadezinha ao pé daquilo que eu mais esperava. Minha subida até Machu Picchu foi pela trilha: eu recomendo! Uma paisagem que motivava degrau por degrau e que foi compensada pela beleza de uma cidade lindíssima. Arrepio e choro ao entrar, saudade e muitas fotos ao sair.

Viajo sozinha não porque não tenho amigos ou pessoas para me acompanhar, mas porque vejo nessas experiências a oportunidade de conversar somente com a Fernanda, levar ela para o mundo e deixar que ela veja que há muito mais lá fora. Muitas vezes senti minha mão sendo pega  por mim mesma, como se houvesse outra Fernanda, bem mais segura, que garantia 'é por aqui'. Por isso não me sinti sozinha. Não fui nem sou triste comigo mesma, pelo contrário.

Viajo sozinha para provar para mim mesma que eu sou o que tenho de mais importante. Que minha família e as pessoas que sinto saudade são as que quero sempre por perto.A intensidade de estar só e longe de casa possibilita outro ângulo de olhar, faz ver o que realmente importa. Um deslocamento que sacode e faz ver a pequenez de tanta coisa que, de perto, parece grande. E, por fim, viajo sozinha também porque sou, como dizia Frida Kahlo "o assunto que conheço melhor", minha melhor companhia, a pessoa que quero mais bem e feliz. O que entendo ser uma construção primeira, algo que fará que eu seja uma boa companhia para quem for comigo nas próximas viagens, ou quem permanecerá perto por aqui mesmo.

Viajem sozinhos. É o que desejo.

FB_IMG_1515886801457.jpg

• Respostas 39
  • Visualizações 15.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Fernanda Nicaretta
    Fernanda Nicaretta

Um semana depois de voltar de viagem sigo encontrando pessoas, revendo amigos e conhecidos que me perguntam sobre essa experiência. Encontros e conversas em que ouço perguntas e comentários que podem

• Belas palavras Fernanda!

• Fernanda Nicaretta
    Fernanda Nicaretta

De nada!! 152 soles (ou reais porque é mais ou menos 1 por 1)... Uns 40 e poucos dólares

Posted Images

Postado
  • Membros

Legal, Fernanda. Acho que o bom de viajar sozinho é poder fazer tudo no seu ritmo e escolher quais caminhos tomar. 

Agora, mais especificamente sobre a viagem propriamente dita, quantos dias ficou no Peru? Tem ideia de quanto gastou, mais ou menos? A trilha que fez até Machu Picchu demorou quanto tempo? E para outras regiões do Peru, como Puno (lago Titicaca), você chegou a visitar?

Abraço.

Postado
  • Autor
  • Membros
20 horas atrás, Dan Wollker disse:

que relato :)

Parabéns por dividir sua experiencia !

Próxima trip será Peru e Bolivia! 

Também estou planejando uma próxima pela América! Acho que Bolívia, Colômbia...ainda estou analisando! Hehe

Postado
  • Autor
  • Membros
16 horas atrás, Rogerio K C disse:

Legal, Fernanda. Acho que o bom de viajar sozinho é poder fazer tudo no seu ritmo e escolher quais caminhos tomar. 

Agora, mais especificamente sobre a viagem propriamente dita, quantos dias ficou no Peru? Tem ideia de quanto gastou, mais ou menos? A trilha que fez até Machu Picchu demorou quanto tempo? E para outras regiões do Peru, como Puno (lago Titicaca), você chegou a visitar?

Abraço.

Oi!!

É muito bom mesmo!! 

Eu fiquei 10 dias. Com passagens aéreas eu gastei R$1550,00 (trechos: PoA -Lima; Lima-Cusco; Cusco-Lima ; Lima-PoA). + R$350,00 a passagem de trem de Cusco até Águas Calientes (Machu Picchu). Fiquei em hostels simples, quartos coletivos, gastei em média R$50,00 por dia. 

O ingresso para Machu Picchu é meio carinho, uns 70 dólares. 

Os passeios lá também não são muito baratos, nem os ingressos (muitos inclusos no boleto turístico). Gastei cerca de R$200,00 para conhecer o Vale Sagrado, por exemplo.

A trilha de Águas Calientes até Machu Picchu durou 1h15, com duas paradinhas de 5min para descansar. É bem sinalizado , sem problemas subir a pé. A passagem do ônibus achei cara, por isso também fui a pé (era 24 dólares).

Não fui até o Titicaca por falta de tempo. Fui até o Humantay, um lado mais próximo a Cusco. Lindíssimo. O passeio dura um dia (sai de madrugada e volta final do dia) e custa aproximadamente R$100,00 (van, alimentação e guia). 

Fico à disposição para outras informações! Ótima viagem! O Peru é lindo e super turístico. Tudo é muito fácil de acessar lá! 

Postado
  • Colaboradores
18 minutos atrás, Fernanda Nicaretta disse:

Também estou planejando uma próxima pela América! Acho que Bolívia, Colômbia...ainda estou analisando! Hehe

estou um uma dúvida cruel, será o meu primeiro ... peru, argentina ou bolivia .. mas to vendo ainda .. muito caro buenos, bolivia aereo muito caro de Rec .. peru tbm .. pelo q vejo sera Argentina e Uruguai mesmo

Postado
  • Membros

Oi Fernanda! Tu comprou o ingresso pra Machu Picchu lá na hora mesmo ou antecipado pela internet? Ouvi dizer que é meio concorrido a subida, fico meio assim de chegar lá e não ter ingresso mais [emoji33]

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.