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Rhaina Erlach

DIÁRIO>10 DIAS PASSANDO POR CARAIVA + ITACARÉ - RELATO (fotos e gastos)

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Oiie!!! Bom, será meu primeiro relato de várias viagens que fiz então, pq não começar pela melhor? :D

(JULHO/2017) Demorei pra postar né? kkkkk 

Alugamos um carro e fomos em 3 pessoas (eu, meu noivo e um amigo nosso), a diária ficou em 60 reais, ou seja, 20 reais para cada um.
 Total: Em 10 dias deu 200 reais para cada.
10dias x R$20=200 

Gasolina: Os 10 dias deram um total de R$ 450 / 3= 150 pra cada.

Antes de partir, passamos em um supermercado(compramos coisas para cozinhar durante a viagem do tipo macarrão, linguiça(pois nao estraga), pão de forma, tapioca, ovos, etc)
Total: R$50, dividido por 3= R$ 16,65 pra cada. Bebidas deixamos para comprar la, burrice nossa!

Hospedagem: CARAÍVA
pousada estação: Diária nesta época do ano R$ 30,00 (eu fiquei 7 dias, mais abaixo vou explicar a transição que fiz)
Total: 30x7 = R$210

Foi o lugar mais barato que achei, mais tem época do ano em que o valor aumenta!
Telefone: (73)9803-2019. Você fala com Felipe, ele é super atencioso, a família toda são muito receptivos, você se sente em casa! O quarto é simples porém muito arrumadinho, eu achei uma simplicidade em meio ao luxo! Tem uma cama de casal e outra de solteiro(da pra pôr um colchão no chão), ambas são muito confortáveis, além de ter uma tela pra mosquito nas duas camas.
WI-FI: Disponível, porém só o sinal só fica bom na varadinha, que inclusive tem uma rede maraa! hehe
Localização: É logo no começo da vila, ao lado dos indios.
Contra: só tem um problema, o quarto para 3 pessoas que fiquei não tem cozinha, então isso não é muito bom ja que caraiva as coisas são BEM caras! Porém, la tbm aluga-se casa que tem cozinha! Mas mesmo assim fizemos uma 'cozinha' no quintal, mais abaixo vou detalhar isso ahahaha

Agora, partiu CARAÍVA! 1º DIA:
Saímos do Espirito Santo as 5h da manhã! Saímos em baixo de chuva e morrendo de medo de chover a viagem toda, até pq a previsão era só de chuva, massss pra quem tem Fé.............. Taí, a estrada linda chegando em caraíva, olha o só nosso Astro Rei estava presente *-*

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Enfim, chegamos em CARAÍVA! As ruas são todas assim, de areia! Prepare a panturrilha!!!! ahahaha, lá não entra carro, nenhum tipo de veículo, apenas jipe, carroça e tem uns doidos la que consegue andar de shineray na areia kkkkk Nós fomos pela parte dos indios então o nosso carro ficou no estacionamento do Felipe(dono da pousada estação), só deve ter cuidado para o carro não atolar! Pra quem vem pelo lado do rio, onde a maioria vem(vc deve pagar um valor de R$15 para o carroceiro te levar com a bagagens, ou leve no braço mesmo) :D

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Assim que chegamos fomos direto procurar um restaurante pois depois de uma longa viagem, paramos apenas pra comer um pão na padaria em Aracruz. Fomos no primeiro restaurante que encontramos aberto...... Fomos no restaurante Aquarius. Preço: ok, depende mt da sua fome kkkk Acredite, o meu prato foi o mais caro e olha que eu peguei muita salada, só que a salada o peso saíria muito mais caro do que você encher o prato de carne, vai entender né?

Restaurante: Meu prato saiu à R$22. 
A comida é muuito boa! E essa é a entrada do restaurante........

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Depois, com a barriga cheia, fomos fazer um tour para conhecer esse lugar maravilhoso! Acabamos por curtir um pôr-do-sol .....

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Não deu pra aproveitar tanto o dia pois chegamos cansados e saímos para conhecer o local, depois que o sol de pôs fomos descansar para então curtir o verdadeiro FORRÓ de caraiva! ahahaha que vamos combinar né, O MELHOR! Primeiro passamos no beco da lua, la sempre rola um som ao vivo, desde o rock até o samba! Há, e os drinks são ótimos! Eu quis levar meu copo ↓ só que neste mesmo dia eu perdi no forró kkkk vai saber onde foi parar!

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O forró pra quem aguenta vai até de manhã, mas como estávamos muito cansados da viagem ficamos só ate as 3h da manhã rs
Gastos: R$15 para entrar no forró da padaria.
O beco da lua é grátis, porém consumimos bebida e pra ser sincera não faço a minima de quanto foi ahahaha
2º DIA ....Assim que acordamos não perdemos tempo e fomos direto para praiiiia!! Que ao lado tem um rio, que desemboca na praia! No caminho a praia damos de cara com essa linda árvore! 97f56d69364bb79ecfc5d16f5a07c0c3.thumb.jpg.74ae52b88512ace4616929ee4b21526e.jpg

Enfim, rio..praia...!!?

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Aproveitamos para atravessar o rio até uma ilha, uma parte você vai andando, mais pra frente não da mais pé e o rio puxa um pouco para o mar então deve ir nadando e rápido!

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Na hora almoço sentamos nessa mesa para almoçar, quando garçom chegou o cardápio nós levantamos na hora e falamos que tínhamos esquecido a carteira kkkkkk Caara, o PF la era 42 reais!! E era o prato mais barato rsrs Sem divulgações desse restaurante ! ahahaha Depois saímos perguntando os nativos onde tinha PFs mais em conta e conseguimos um por 12 reais o prato e bem servido!

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O lanche da tarde nada mais era que Tapioca, foi a partir daí que viciei nesse negócio.! Eu não lembro o nome da tapiocaria, mais é de uma senhora bem simples que fica exatamente em frente o rio. e a tapioca custa R$10. PS: Era pra foto ser com o prato cheio, mais a fome era negra e não deu tempo kkkkk
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Dpois que curtimos toda a vila, praia, rio, passeios .. fomos pra casa descansar pro forró! OBS: o estado do carro! Ô DÓ rsIMG_20170725_093251.thumb.jpg.62c5ef7c20195218cbb7b9217384c8a7.jpg

Eu e Lelo(meu noivo) acordamos mais cedo para dar uma volta pela vila a noite, o joão(nosso amigo) continuou dormindo. Essa foto eu acho que estava tentando pagar de modelo, não sei exatamente kkkk vai entender, me julguem! ahaha
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Sim, estava frio! Faz bastante frio pro lado da praia a noite! ah, conhecemos um casal super bacana que tirou essa foto ↓ pra gente! Eu não me lembro o nome deles, conhecemos tanta gente la e sou bem fraquinha pra gravar nomes :( ah, essa foto do barzim não ficou boa, só postei pra mostrar qual é. Super indico tbm, rola um sonzim vibes e o local é muito bonitinho!!
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Agora, é voltar pra casinha, se arrumar e ir pro forró! 
Entrada do forro do pelé: R$ 20
PS: não julguem minha cara de fantasma, eu acho que nesse dia exagerei na base, minha desculpa é que a iluminação não estava muito boa! kkkkk

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3º DIA: e ultimo em caraiva :/ Isso era oq estava nos planos, mas algo mudou.. oq será?! :D hehe

Este foi nosso cantinho! :) Não irei detalhar este dia pois não teve nada de diferente dos outros! 

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4º DIA, nos despedindo de caraiva 7hAM. Quintal.......↓ E PARTIU ITACARÉ.....

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Mas antes, demos uma parada na fazenda da avó do Lelo(meu noivo) que é há 40 min da vila de caraiva! E que calmaria..... A comida era sem dúvidas a melhor desta viagem! A carne era fresca, macia, coisa que aqui na cidade é dificil de encontrar, as verduras e legumes eram frescos, colhidos na hora..
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Seguindo viagem....

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Até que.. chegamos em itacaré, por volta das 21h. 
Bom, agora vou relatar a péssima experiência que tive neste dia! Nós tinhamos alugado um hostel (cujo nome era hostel babel) o preço era excelente! R$10 a diáriaaa!! Mais como assim? 10 reais a diária em itacaré? Ficamos loucos e logo fechamos, pagamos a metade antes, depositamos na conta do proprietário (Gaston). Fechamos em 6 dias, e a outra metade iriamos pagar no ultimo dia! Ao chegar la fomos recebidos pelo Gaston, nos tratou bem porém foi tudo muito rapido rs ele entregou a chave e disse pra quando agnt sair trancar a porta, ele mostrou a casa e ja saiu e sumiu! Então deixamos as malas no quarto e fomos 'conhecer' a casa que por sinal era bem pequena, o quarto tinha 6 camas e você mal conseguia andar nele, era bem apertado.
Agora vou contar oq passamos la, quando chegamos percebemos um cheiro muito forte vindo de dentro do hostel ou casa seila rs, era um cheiro gordura velha, um cheiro forte de alguma comida estragada.. Ja na entrada, que era uma sala, estava uma bagunça, o quarto ao lado era puro mofo, o cheiro de mofo pra quem tem sinusite como eu era insuportável, meu nariz logo entupiu e ja comecei a sentir os sintomas da sinusite(na mesma hora), os meninos tbm passaaram mal com o forte cheiro de mofo. Mas o mofo não era bem o problema, quando fomos na cozinha descobrimos onde estava aquele cheiro de podre. A cozinha era gordura pura, gordura na parede, no teto, as panelas estavam na pia a dias, a água que estava nas panelas estavam podres ja, o lixo ao lado tinha criado bicho e quando abrimos o forno tinha 3 panelas com óleo ate a boca e com certeza estavam a dias la! A casa era bem simples, o chuveiro era suuuper gelado! mas esse não era o problema, o único problema foi a limpeza. Eu não sei se demos azar por ele nao estar em um bom dia ou se tenha brigado com a faxineira(pois ele tinha dito por mensagem que teria faxineira) ahahaha só sei que eu nao queria ficar ali nem mais um dia!
Fomos pra rua procurar alguma outra hospedagem, das 22h até as 23h. Itacaré dorme cedo, diferente dde caraiva kkk não tinha nada aberto, unico lugar que estava aberto a hospedagem era 100 reais. Ficamos na baddd mais resolvemos dormir esta noite la mesmo. Foi a pior noite, meu nariz simplesmente fechou, tinha baratas no quarto e o cheiro daquela gordura velha nao saía do meu nariz! ahahaha

Este é o 'hostel'.. Eu juro que vi muitas pessoas falando bem e queria muito entender, será que demos azar ou as pessoas que elogiaram realmente não ligam para limpeza?? Pq cara......... :S
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5º DIA: Depois dessa noite péssima ahahaha levantamos as 6h(nem chegamos a dormir), o gaston estava dormindo(ele ja tinha nos informado que só acordava depois de meio dia), então ja colocamos nossa bagagem no carro e fomos, graças a Deus conseguimos um hostel MARAVILHOSO e com um preço excelente! Hostel O´pharol o nome, contamos nossa historia triste para a recepcionista e ela nos recebeu super bem ahaha cobrou R$30 a diária, não pensamos duas vezes, ja ficamos por la mesmo. Só que tinhamos que avisar o Gaston ne? Vou chegar la!
Hostel O´pharol: R$30 a diária (Ficamos 2 noite e 3 dias= R$60 por pessoa)
WI-FI: OK
Recepção: ótima
Quarto: 4 camas, ar cond, banheiro com chuveiro quente, varanda com rede e pufs, ah e o melhor, tudo muito limpo e cheiroso rsrs
Cozinha: compartilhada
Lazer: Sinuca, bar
Localidade: Fica no centro

↓ Hostel O´pharol, obrigadaaaaa, salvou o rock!!! rsrs
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Depois que organizamos as coisas e tomamos o café da manhã, voltamos la no gaston para conversar com ele e explicar o ocorrido, isso era 10h da manhã. Chegamos la e ele estava dormindo ainda kkkk não queriamos acordar então fomos conhecer as praias e depois voltaríamos.
Não fomos em uma época muito boa para itacaré, não tinha onda e fazia muito frio a noite, de tarde chovia, parava, chovia, parava.. mas nada que desanimasse agnt de sair! Não contratamos guia, fomos por conta própria e as trilhas são super tranquilas! Primeiro fomos em Jeribucaçu........
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Nessa foto da pra ver que o mar não estava bom, bem mexido e nada verdinho como costuma ser rs
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Na volta de jeri, recebi uma mensagem do gaston.. Uma mensagem de baixo calão, super grosseiro e pedindo o dinheiro restante, mesmo agnt não ficando la! Ficamos apenas uma única noite e nem iriamos pedir o dinheiro de volta, poderiamos entrar em contato com o site e recolher o dinheiro de volta mais preferimos deixar para ele. Voltamos então por volta das 16h para conversar com o gaston, assim que chegamos na porta ele ja saiu gritando com os meninos, dizendo que eles deveriam pagar pelo restante do dinheiro, que ele perdeu clientes(sendo que o hostel esstava vazio, só tinha agnt e varias camas sobrando ahaha) tentamos explicar a situação do mofo, que sou alergica mas ele não deixava ninguem falar, nisso joão ficou nervoso e acabou falando umas boas pra ele sobre como receber hospedes em seu hostel, ainda mais quando pagamos por tal. Enfim, fomos embora descansar para curtir um pouco da noite, em paz! ^_^

A noite la tbm é bem legal, gostamos muito! Tem forró, reggae, samba, rock, varias variedades!
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6º DIA:
neste dia conhecemos o Bruno, ele ocupou a 4º cama do nosso quarto, quando acordamos fomos tomar café da manhã e quando voltamos tinha umas coisas em cima da cama e uma mala, ficamos com medo de ser alguém que ronca kkkkk nisso o bruno apareceu, se apresentou.. Ele estava fazendo uma tour pelo Brasil e depois iria pra Europa, ele sim é mochileiro rsrs a partir dai nos demos super bem e ele fechou com agnt! xDxD Então.. partimos para cachoeira tijuipe: (sem contar com as outras praias que conhecemos no caminho)
 Esse é o Bruno:......
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É tudo muito lindoo!! Eu não consegui entrar na agua, cheguei ate a colocar o biquini mais estava muuuuito friooo, nao consegui e logo coloquei a roupa de frio kkkk Depois deste ultima foto começou a chover e muuuito! esperamos estiar e fomos embora! Choveu a tarde inteira :( então conversamos e decidimos voltar para caraiva, ligamos para o felipe(da pousada estação) e ele disse que o sol estava pocando la! ahahaha passamos mais este dia em itacaré e voltamos pra caraiva.. só por conta do clima mesmo e pq não tinha onda! zeeero onda!

aH, mas rolou sushii de despedida! :D
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7º DIA: Voltando para Caraiva vivaaa!! Dessa vez com o Bruno rss
Na estrada, de volta......
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Então... chegamos em Caraiva!!!! Ufffaaa.. ahahah Cara, nosso primeiro dia em caraiva uma mulher nos disse que nós sairiamos de caraiva mas caraiva não sairia da gente e que agnt nao iria conseguir ir embora! dito e feito kkkk esse lugar é magico!!

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Neste dia, como ja tinhamos perdido dinheiro com aquela situação, resolvemos fazer um fogão no quintal do felipe kkkk os meninos cavaram um buraco, colocaram uns troncos, pedimos panela ao felipe, pratos e talheres e ele com toda humildade nos forneceu. E não é que deu certo? kkkkk Ali virou nossa cozinha! hehe :-D Depois as 23h é hora de curtir um reggae e logo após o forró ;D

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8º DIA: 
Dia de apresentar a vila toda ao Bruno! ahahaha
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9º DIA: 


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Ahhh, o céu de caraiva!!!

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10º DIA E ULTIMO: Bate aquela tristeza ://
Ultimo dia foi fechado com chave de ouro, acordamos cedo e tomamos café no cantinho da Duca, que local lindo, ela é muito receptiva e a comida é super saudável.
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É é isso, até logo CARAIVA!!!!! ::love::::love::::mmm:

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QUALQUER DUVIDA! ESTOU AQUI. OBG PRA QUEM ACOMPANHOU! PROMETO QUE A PROXIMA SERÁ UM DIÁRIO BREVE KKKKK ::love::

 

 

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Rhaina, obrigado pelas informações do seu post!

Estou pensando em fazer o sul da Bahia em Abril/18 e quero muito passar por Caraíva... vou seguir sua dica de pegar um lugar com cozinha.

Fiquei com dúvida se em Caraíva tem algum mercado? 

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Olá rhaiana ,tudo massa!? 

Que trip viu tá mandando bem nas viagens haha.

Eu estou pretendendo viajar para Caraíva em agosto poderia me informar como é o acesso para quem vai de carro ( risco de atolar ,distância do estacionamento para a cidade, se tem algum estacionamento municipal fora ao das pousadas),e em que época vocês foram já que também vou para Itacaré e  espero que faça aquele sol massa

Jahblles

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Oi Diogo! Tudo ótimo graças a Deus!! então, agosto é uma boa época em caraiva.. Agr Itacaré ja nao sei te dizer, eu dei azar de ir em época de chuva por la.. Mais acredito que agosto ja comece o sol.. Eu fui em julho. Então, sobre a estrada pra caraiva.. Qnd eu fui peguei uma chuva no caminho, a estrada estava com buracos, alguns pontos alagados mas nada alarmante nao, sem risco algum de atolar rsrs da pra ir de boa, mais ai na volta o sol ja estava pocando rs então a estrada estava 100%. Bom, eu fui por barra velha, na estrada dos índios.. Os dois lados tem estacionamento, por onde eu fui é 10 reais a diaria mas eu deixei o carro na pousadinha q fiquei q é logo no início então nao paguei pelo estacionamento. O outro estacionamento é depois do rio, acredito q deve ser o mesmo valor mas ai vc tem q pagar tbm pra atravessar o rio, acho que é algo em torno de 5 reais. O estacionamento que fiquei é logo no início da cidade, não é longe não.. E a atravessia ao rio tbm não é distante.. Coisa de 5 minutos, se estiver sem bagagens da ate pra atravessar nadando rsrs espero ter tirado suas dúvidas, qualquer coisa pode perguntar caso eu tenha esquecido de algo :D

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Ah...que saudade deste lugar! E é exatamente isso Rhaina. Saímos de Caraíva, mas ela nunca mais sai da gente...rs. A minha passagem foi muito breve, não consegui curtir tudo  pelo tempo, mas estou de olho se conseguir promoção de passagem de SP para Porto em março terei destino certo. Espelho, Trancoso são lindos, assim como outros locais no sul da Bahia, mas Caraíva na sua simplicidade, energia, alegria e aquele encontro do rio com o mar, te ganha o coração. Se há um lugar que eu voltaria  sempre é este. Valeu pelas dicas e alternativas, Itacaré ainda não conheço, uma boa ir até lá se for para Salvador. E o mais legal é a bagagem de volta, souvenirs, amizades fortalecidas nos perrengues e as novas do caminho. Abraço e muitas trips. 😉🙌🛫🚢🚙🚲🛣️🎒👣

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Ei pri.. Se tiver instagram fica de olho no @passagensbaratas eles sempre postam promoção de vôo.. As vezes encontro passagens pra Porto por 200 reais ida e volta! Juro kkkk ah, pretendo voltar este ano tbm a Caraíva, amo aquele lugar.. Amei sua mensagem, me fez lembrar um pouco do paraíso!!

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Galera to indo pra Vitoria dia 22/12 e volto 02/01 to indo com minha namorada vamos alugar um carro e ir pra Caraiva direto na volta passar por Itaunas e passar a virada em vila velha porém tudo pode ser conversado hahaha se alguem tiver afim ou planejou algo parecido da um toque pra dividir os gastos sou de SP (12)98128-8704 

ja fui pra chapada dos veadeiros com duas garotas que conheci aqui no grupo em 2017 foi massa demais.... muita luz pra geral ai, PAZ

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    • Por nani.etc
      Na primeira semana de outubro, fui com um amigo conhecer Arraial d'Ajuda e cidadezinhas próximas: Trancoso e Caraíva. Fomos do Rio de Janeiro de GOL (vôo com escala em Brasília), chegamos em Porto Seguro às 11:20h. Não alugamos carro, fizemos tudo por conta própria. Vou detalhar tudo para vocês.
      Fiquei hospedada em 2 hotéis da Rede Porto Firme: Saint Tropez e Arraial Bangalô. Do dia 02 a 04 no primeiro, e do dia 04 a 07 no segundo. Ambos são MARAVILHOSOS! 
      O Saint Tropez tem um ar de sofisticação e o atendimento foi perfeito, a praia do Parracho, que fica em frente, é tranquila e muito bonita. Andando 800m para a direita, praia da Pitinga, e 800m para a esquerda, praia do Mucugê. Fiz ambos os trajetos andando pela areia. Tranquilo! A localização é um pouco afastada do centro, mas taxis levam e trazem por R$20 o trecho. Fui em dupla, então, R$10 pra cada (as vans custam R$3,50). OBS.: Para ir ao centro, o hotel oferece uma van às 18h para os hóspedes. Super recomendo para quem gosta de glamour, sofisticação, sossego e pé na areia!
         
       
      O Arraial Bangalô é todo cercado de árvores e pé na areia mesmo (cadeiras de sol na areia dentro do hotel). A praia em frente é a Apaga Fogo, que possui em algumas épocas do ano, desova de tartarugas bem em frente ao hotel. Quando a maré está baixa se formam algumas piscinas naturais em frente ao hotel. E por possuir muitos recifes de corais e pedras em frente (com ouriços e peixinhos), basta andar 30 metros para direita ou esquerda, para conseguir entrar no mar. A praia é deserta, muito tranquila! Ponto positivo: O hotel fica muito perto da balsa que leva a Porto Seguro e mais perto do centro. Vans passam a todo instante e rodam a noite toda. R$3,50 é o preço.
          
       
      PRIMEIRO DIA (02/10 - terça-feira): 
      Chegamos em Porto Seguro pela GOL às 11:20h. Do aeroporto pegamos um táxi até a balsa de Porto - Arraial d"Ajuda (R$30 reais). Atravessamos de balsa (R$4,50) e do outro lado pegamos uma van que fica parada logo ao lado da balsa (R$6,00). Encheu, saiu. A van nos deixou em frente ao nosso hotel (Saint Tropez).
      Fizemos nosso check in e fomos almoçar na Cabana Uikí, que fica ao lado do hotel (melhor acesso pela areia). Tinha uma banda ao vivo, muito animada. Pedimos uma moqueca de frutos do mar para dois (R$119), que servia três. Muito saborosa.
      Aproveitamos o resto do dia no hotel, tomando nosso drink de boas vindas e tirando fotos da paisagem e atrativos. A Praia do Parracho é bem tranquila e bonita.
      À noite, pegamos a van do hotel (exatamente às 18h eles disponibilizam para os hóspedes uma van para levar ao centro) e fomos conhecer a Rua Mucugê e o Beco das Cores.
      Depois, fomos à Pizzaria Paolo, localizada próximo à Rua Mucugê, no coração de Arraial D'Ajuda. O restaurante é muito aconchegante e acolhedor, com mesas em volta de uma gigantesca árvore. As opções de pizza são inúmeras. Pizza de massa feita NA HORA e bem fina, assada em forno à lenha, muito saborosa. Você vê sendo feita, um charme a parte! Uma pizza grande serve tranquilamente 4 pessoas e tem preço justo! No sabor, há opções para todos os gostos, inclusive combinações de ingredientes, com toque especial do Chef Paolo, uma figura muito simpática e acolhedora. Escolhemos metade Portuguesa Especial e metade Caprese (com mussarela de búfala, rúcula e tomate cereja), uma delícia. Pedimos cerveja para acompanhar. Uma das melhores pizzas que já comi! Super recomendo o restaurante pelo ambiente (que é uma graça), pela comida e pelo excelente atendimento.
         
       
      SEGUNDO DIA (03/10 - quarta-feira):
      Tentamos fechar um passeio para Trancoso + Praia de Taípe, mas não haveria saída na quarta. Então, resolvemos conhecer Trancoso por conta própria.
      Pegamos um táxi para o centro (R$20), e esperamos a van para Trancoso (R$12). Uma hora depois, chegamos à Praia dos Coqueiros. Lá, ficamos na Cabana Enseada Beach Trancoso. Tomamos uma Original 600ml (R$20) e só. Achamos os valores bem altos. O espaço tem chuveirão e banheiro. Além de rede para descanso junto ao restaurante.
      Andamos um pouco até a Praia dos Nativos (tem que atravessar o rio) e voltamos para conhecer o Quadrado. O vilarejo é muito tranquilo e traduz a paz. Lá tomamos um açaí de 500ml na Açaiteria Trancoso. Delicioso! 
       
      Pegamos a van de volta à Arraial d"Ajuda às 14:30h (R$12), visitamos o Centro Histórico (igreja, mirante das fitas e lojinhas para comprar lembrancinhas) e depois paramos na Rua Mucugê para um "almojanta" PF de respeito (no Varanda Mucugê) e depois aproveitamos o finzinho de tarde no hotel.

       
      TERCEIRO DIA (04/10 - quinta-feira):
      Este dia foi um pouco corrido, já que precisaríamos fazer check out e check in no hotel novo. 
      Acordamos cedo e fomos conhecer a Praia da Pitinga. Praia linda com falésias e mar calmo. Voltamos umas 10h, arrumamos nossas coisas e fizemos check out no Saint Tropez. Deixamos a mala na recepção e fomos almoçar na Cabana La Plage, na Praia de Mucugê (800m do hotel pela areia). 
      O ambiente é lindo e acolhedor, tem espreguiçadeiras, redes e lounges para uso dos clientes, um excelente lugar para passar o dia e tirar muitas fotos lindas. 
      Pedi uma cerveja assim que cheguei, e já agendei meu almoço. Fiquei relaxando no lounge, curtindo a música e olhando o mar. O almoço é servido em mesas dentro do ambiente. Sem problemas deixar os pertences longe. Mesmo para uma Carioca acostumada com a violência, confiei e me surpreendi. Almocei uma moqueca de camarão para dois (que serviu duas pessoas duas vezes, rs), bem temperada e muito saborosa, e, para acompanhar, uma cerveja, que estava super gelada. O preço é abaixo de outras cabanas que conheci. Voltaria, com certeza e indiquei para todos os amigos!

      Destaque para o DJ pelas ótimas escolhas musicais, tocou de rock à eletrônico. Dancei e cantei junto. Parabéns ao dono, Laurent, pela administração do local, e aos seus funcionários pela simpatia e cordialidade! Quando vier, não deixe de passar por aqui.
           
      Voltamos para pegar nossas malas e pedimos um táxi até o Arraial Bangalô (R$35). Fizemos check in e passamos o resto da tarde aproveitando a piscina do hotel tomando um drink de morango delicioso.
      À noite, novamente, fomos à Rua Mucugê e comemos um hambúrguer artesanal na Hamburgueria Mucugê. Super recomendo! O pão se assemelha com o do Madero e paguei apenas R$18 num hambúrguer artesanal e muito gostoso. Pedimos meia porção de fritas e um refrigerante para acompanhar.
      Neste dia, queríamos ir à Quintaneja do Morocha Club, mas começava as 23h e tínhamos passeio no dia seguinte. Voltamos!
       
      QUARTO DIA (05/10 - sexta-feira):
      Fechamos o passeio para a Praia do Espelho com a Portal Turismo (R$60 no dinheiro) e eles passaram pra pegar a gente às 8:10h. O guia Fernando e o motorista baiano que me fugiu o nome agora, são muito atenciosos e divertidos. Nota 10 para o serviço! 
      No caminho passamos por uma aldeia indígena, a Aldeia de Imbiriba. Descemos para tirar fotos e comprar utensílios. Dica: as crianças deixam você tirar foto com as aves, dois reais e elas ficam felizes da vida. Entre para ver os preços das peças e se surpreenda positivamente. 

      Chegamos na Praia do Espelho às 10:30h e lá ficamos no Bar e Restaurante Aconchego do Espelho. Não nos cobraram consumação mínima porque eles são parceiros da Agência, mas consumimos uma carne de sol com mandioca (R$60) e uma Brahma 600ml (R$12).
        
      Voltamos no horário combinado (15:30h) e passamos para dar outra volta em Trancoso (40min). Tomamos um sorvete na Sorveteria Mucugê, no Quadrado. A loja tem uma árvore imensa dentro, saindo pelo seu telhado. Incrível!

      Chegamos às 18h no hotel. Cansados! rs Pedimos um hamburguer do hotel e dormimos cedo, amanhã tem mais passeio!
       
      QUINTO DIA (06/10 - sábado):
      Queríamos conhecer Caraíva, mas ficamos com receio de ir por conta própria, mas depois vimos que seria tranquilo, porém mais demorado. Então fechamos um passeio com a Cacau Tour (já que a Portal não tinha fechado grupo) - (R$70 no dinheiro). Passaram pra buscar a gente também às 8:10h. O motorista Nando é um amor! 
      Às 10h chegamos para atravessar o rio. Ao chegar em Caraíva há estacionamento "do lado de cá" do rio (não sei o valor). Dali é só cruzar de canoa (R$5) e em menos de cinco minutos você já estará na vila, onde não circulam carros. A Vila é toda de areia fofa. 
      Fomos direto para a praia e nos largamos no bar da Casa da Praia, que possui puffs da Corona muito confortáveis e colchões com almofadas coloridas. É pra relaxar MESMO! Conhecemos a praia e tomamos banho no rio ao lado esquerdo no final e depois voltamos para petiscar uma batata-frita (R$29). O atendente Junior é super atencioso. 
        
      Infelizmente (ou não), em Caraíva não tem fácil acesso a internet. Fiquei o dia inteiro sem redes sociais! rs
      Às 16:30h atravessamos de volta (R$5) e esperamos o Nando para voltar para Arraial d'Ajuda. Chegamos no hotel ainda com sol e degustamos um espumante para já ir nos despedindo do paraíso! 

      À noite fomos jantar no Cantinho Mineiro (na Brodway). Comi um contra-filé acebolado (R$24) e uma Brahma 600ml. Muito gostoso!
       
      SEXTO DIA (07/10 - domingo):
      Nosso vôo era cedo, infelizmente. Tomamos café da manhã e fomos para a balsa de van (R$3,50), atravessamos o rio (a volta é de graça) e pegamos um táxi até o aeroporto (R$30).
      Escala em Confins. Chegamos no RJ às 14:50h.
       
      DICAS:
      • Se tiverem mais tempo, conheçam Taípe e Araçaípe.
      • Sempre perguntem se as cabanas e bares das praias possuem consumação mínima.
      • Não tenham medo de andar de transporte púbico.
    • Por gmussiluz
      ORGANIZAÇÃO/PLANEJAMENTO
      Moro em Salvador e, de férias regulares, não poderia ter melhor oportunidade para realizar essa trip. Não lembro exatamente quando pensei nesse trecho, mas já estava planejando havia um bom tempo e queria fazer pelo menos o trecho de Itacaré a Barra Grande, que não finalizei da primeira vez (https://www.mochileiros.com/topic/58177-itacaré-algodões-a-pé/). Quando defini qual seria o trecho, revisava o planejamento com frequência pra ter certeza de que nenhum ponto estava passando em branco.
      Inicialmente, o planejamento era de sair de Itacaré e ir até Morro de São Paulo, passando o réveillon em Moreré, que acabou sendo o destino final por causa de imprevisto (no dia 1 em Moreré, senti uma dor muito forte no tendão que se estendeu por alguns dias e mal conseguia andar. Não seria prudente continuar a travessia nessa condição).
      Voltei do natal no Rio e chegando em Salvador só troquei de mochila e segui para o ferry boat para iniciar a viagem. Digo iniciar a viagem, porque ainda na travessia do ferry boat encontrei um amigo e comentei sobre estar ansioso para a travessia, quando ele me falou "nem precisa, já está acontecendo", e me dei conta de que realmente eu já estava a caminho, a viagem já tinha começado.
      Estava usando uma mochila cargueira de 40 L com aproximadamente 15 Kg. Como pretendia passar o réveillon em Moreré e sairia de Itacaré no dia 27, teria que andar pelo menos 19Km por dia até o dia 31, pernoitando na praia. 
      Como já disse em outros relatos, é importante lembrar que para caminhada em praia, tem que saber a tábua de marés para os dias planejados, do contrário, por falta de planejamento pode pegar uma maré cheia para caminhar, por exemplo, e terá que ir pela areia fofa, obrigando a parar ou dobrar o esforço de caminhada e, assim, dificultando o percurso.
       
      1º DIA
      Como o ônibus de Bom Despacho (ferry boat) para Itacaré demora, cheguei em Itacaré já umas 15h, e acabei saindo tarde de lá. Não tinha mais nada pra fazer e saí da rodoviária já em direção à orla pra fazer a travessia de barco. Chegando lá, tem alguns barqueiros que fazem a travessia do Rio de Contas para a praia do Pontal por 5 reais. Cheguei do outro lado e só precisei me arrumar e iniciar a caminhada, que foi aproximadamente às 15h30. A praia do Pontal é pouco frequentada, e só tinha um grupo de umas 6 pessoas. Daí pra frente, como já esperava, só vi pessoas em frente a Piracanga.

      (travessia do Rio de Contas, Itacaré)
      Chegando em Piracanga, o rio me surpreendeu pelo nível. Tive que tirar a mochila e atravessar antes pra conferir o nível e caminho onde poderia atravessar "tranquilo". Depois de conferir, atravessei com água 5 dedos acima do umbigo, carregando a mochila na cabeça e 3 pessoas me assistindo do outro lado. Como eu queria essa cena registrada! 🤣
      Segui caminhando e parei pra descansar já com tudo escuro e aproximadamente 13 Km caminhados, onde abri a canga, deitei e fiquei deslumbrado com aquele céu inteiro numa praia deserta, tudo só pra mim, contando inúmeros satélites e estrelas cadentes e acabei dando uma cochilada. Acordei recarregado e continuei caminhando, até fechar os 19 Km desse primeiro dia.
      No meio do caminho, dei de cara com um cachorro, que só vi quando estava a uns 3 m de mim, já latindo e vindo em minha direção, era um risco que eu não tinha previsto, mas me saí bem, só acendi a lanterna na cara dele, fui pra beira do mar e virei de costas pra água garantindo que não viria nenhum outro cão surpresa junto com ele, enquanto o afastava com um pedaço de pau (um "cajado") que tinha em mãos. Ele entendeu que eu não era uma ameaça, continuou latindo, mas ficou parado, e fui andando com a lanterna ainda acesa, vendo aqueles olhos caninos brilhantes se distanciando na escuridão
      Parei em um ponto mais pra frente, armei meu acampamento e deitei pra dormir. Fui acordado em algum momento no meio da noite por dois cachorros latindo, que acredito que era o de mais cedo com um outro. Só precisei espantar eles batendo em um pedaço de pau e continuar dormindo.

      Total percorrido: 19,5 Km
       
      2º DIA

      Acordei bem cedo com um nascer do Sol que não assistia havia muito tempo. Contemplei aquele momento por um instante, tirei algumas fotos e voltei a dormir, acordando de novo já perto das 8h. Comi, tomei um banho (de mar, obviamente), arrumei as coisas e segui caminhando. Com cerca de 2 Km, cheguei a Algodões, local onde a quantidade de habitações, pessoas e barracas já chama a atenção, e foi onde passando por um caminhante na praia, ouvi um comentário sobre uma das minhas tatuagens: três diafragmas de lentes fotográficas, o bastante para reunir e dar assunto entre eu, um fotógrafo das horas vagas e amante dessa arte e ele, um estudante de cinema, que me acompanhou por uns 4 Km enquanto conversávamos sobre a minha caminhada, sobre fotografia, cinema, filmes e temas afins. Foi meu primeiro contato e interação em 24 Km, e durante a conversa eu nem vi o tempo e caminho passarem.

      (meu xará, estudante de cinema, com quem troquei algumas ideias)

      Daí pra frente segui caminhando e comecei a ficar atento ao GPS, porque tinha marcado um waypoint na entrada com menor caminho para a lagoa do Cassange, onde já tinha planejado uma parada de descanso com banho doce e talvez almoço. A lagoa é bem bonita, bem rasa (andei mais de 50 m em direção ao meio e a água não chegou nem na cintura), com água quente e cheia de peixinhos que ficaram mordiscando enquanto eu estava de molho. Após o banho, dei uma olhada no cardápio da barraca que fica na beira da lagoa para saber a possibilidade de almoçar ali, e os preços eram bem altos, mas nada surpreendente para Barra Grande em alta estação. Fiz um lanche com o que tinha na mochila, fiquei um bom tempo descansando e segui a caminhada.

      (Lagoa do Cassange)

      Essa parada na lagoa durou quase 2h, deu pra descansar bastante e passar o horário de sol a pino, além de dar o tempo de a maré secar toda, melhorando a área de caminhada na areia.
      Andei até um pouco antes de Taipus de Fora, e abri a canga pra descansar de novo, onde dei mais uma daquela cochilada revigorante e gastei mais um bom tempo observando o visual e o movimento na praia enquanto pensava sobre seguir para dormir mais a frente ou parar por ali, já que já tinha percorrido um total de 40 Km nesse ponto.
      O Sol já estava se pondo, mesmo assim resolvi pegar a mochila e ir andando devagar, mas logo que fiz a curva de Taipus de Fora já parei e fiquei olhando de longe: eram muitas casas, muita gente, festa, barraca...não seria legal dormir por ali, se é que acharia um lugar tranquilo e onde pudesse dormir. Fiquei olhando por uns cinco minutos e vi um casal, aparentemente andarilhos também, me olhando de longe, com mochilas, sentados mais acima da areia e fui falar com eles:
      -Estão vindo de lá de Barra?
      -Sim, estamos indo pra Itacaré
      -Maravilha! Estou vindo de lá, saí ontem à tarde.
      -Olha aí, mais um colega de caminhada haha
      -Pois é haha sabem me dizer se seguindo a praia a partir daqui é sempre assim com muita casa, cheio de gente? Estou procurando um lugar pra dormir na rede e virei aqui já desanimando com tanto movimento.
      -Nãão, se você apertar o passo, depois daquela ponta ali vai ter umas barracas com cobertura de palha que ficam armadas para o pessoal ficar durante o dia, mas à noite é bem tranquilo, não fica ninguém e dá pra armar a rede e dormir bem lá.
      -Ótimo, vou seguir!


      A ponta que ele indicou ficava a aproximadamente 1 Km, e obviamente eu fui em busca das barracas com cobertura de palha para dormir, afinal, eu estava bem cansado, mas 1 Km não é tanto assim e dormir bem seria importante. Andei, passei da ponta, andei, andei, andei, andei e depois de uns 4 Km sem ver nenhuma estrutura semelhante ao que ele descreveu, decidi que qualquer estrutura que aparecesse, eu pararia, quando logo depois vi, na praia da Bombaça, ao lado da entrada de um terreno com casarões, uma armação de bambu com um tecido branco e algumas palhas de coqueiro por cima, era ali. Montei a rede, deitei e depois de observar a movimentação de algumas pessoas da casa pela praia observando o céu, apaguei, mas acordei algumas vezes durante a noite com carros, quadriciclos e motos passando, além do frio que fez na madrugada. Foi uma noite bem difícil porque eu não tinha mais recursos para me proteger do frio e fiquei lutando com ele por um bom tempo.
      Total percorrido: 45 Km

      3º DIA
      Apesar de algumas nuvens densas se aproximando pelo Norte, mais uma vez acordei com um nascer do Sol maravilhoso, mas dessa vez não dormi de novo. Fiquei observando a praia e algumas pessoas já passavam por ali quando levantei da rede pra arrumar minhas coisas e iniciar minha caminhada logo em seguida, já às 6h40. Com menos de 1 Km de caminhada, vi as estruturas que o cara me falou no dia anterior e percebi que tinha dormido no lugar "errado". 😂

      Passei a Praia dos três coqueiros, farol, Ponta do Mutá e cheguei no “centro” de Barra Grande com uma hora de caminhada.
      Logo que cheguei, fui ver como faria para atravessar para a Barra do Serinhaém, e o pessoal das empresas que operam as lanchas não tem esse trecho nos serviços deles, então é um pouco complicado. Não é tão fácil como poderia ser, mas dei sorte depois. Depois de terem me cobrado 250 (duzentos e cinquenta!!!!) reais para atravessar, resolvi tomar logo um café da manhã na padaria e voltaria pra resolver isso e, obviamente, achar outra forma (e outro valor) para atravessar.
      Caminhei até o final do píer e fiquei lá “queixando” carona para cada barco que encostava pegando ou deixando passageiros, sem sucesso em todos eles, já que a travessia era meio contramão para o caminho usual que eles costumam fazer. Depois de tentar em alguns, comecei a conversar com alguns caras que estavam no píer comigo, todos trabalhando, ajudando a carregar, coordenando ou ligados de alguma outra forma às movimentações de embarcações que aconteciam ali. Falei brevemente sobre minha viagem e para onde estava indo e um deles colou comigo e ficou conversando, quando me falou -não sei se para confortar ou para desanimar- que SE eu conseguisse a travessia, poderia ser no fim da tarde, quando alguns trabalhadores residentes de Barra do Serinhaém voltavam de Barra Grande pra lá e eu, com essa informação, ao mesmo tempo que pensei no tanto de tempo que perderia esperando até o fim da tarde, me confortei sabendo que pelo menos de uma forma eu conseguiria atravessar. Não se passaram cinco minutos e esse mesmo cara gritou:
      -Ó lá quem vai te levar pra Barra! Eeei! - gritava e acenava para um casal numa lanchinha saindo da praia - leva esse amigo nosso aqui pra Barra!
      Eu, atrás dele, pulava, balançava os braços, acenava e assobiava alto para chamar atenção do casal e não passarem direto😂. O piloto prontamente mudou a rota, encostou no píer e eu só desci a escada e embarquei, feliz da vida e agradecendo mil para o brother que arranjou a carona pra mim.
      Seguimos e eles não me cobraram nada pela travessia (afinal, ele já estava indo pra lá).
      Parei, e segui procurando a casa de uma amiga com quem já tinha falado previamente e estava à minha espera. Nessa parada, tomei banho de chuveiro com xampu e sabão, fui servido com um prato de frutas muito farto e ainda almocei uma moqueca deliciosa hahaha, não sei se ela e a família tinham noção disso, mas a recepção, cada gesto e ato de generosidade foram extremamente significantes pra mim, e agradeço demais por aquilo, saí de lá revigorado, muito bem alimentado e com disposição para continuar firme na caminhada. Depois de almoçar, descansei por uma hora e comecei a reorganizar minha mochila, para sair perto das 15h40, quando comecei a caminhada saindo da Barra do Serinhaém em direção à praia de Pratigi.

      (início da praia de Pratigi)

      Pratigi é uma praia bem extensa, toda dominada por plantações de coco, e depois de andar por uma boa extensão, logo após o pôr do Sol resolvi que iria parar porque meu saldo estava bom (tinha andado 26 Km no segundo dia, então a meta desse dia era menor, não precisava me estender tanto) e meus pés já doíam, entretanto, acabei sendo obrigado a andar mais quando subi a faixa de areia indo pegar materiais para montar um abrigo e fui surpreendido por um enxame de mutucas me rodeando. Como estava ventando, continuei andando na esperança de elas perderem meu rastro e eu poder parar logo, mas eu parava de vez em quando checando e ainda via algumas voando ao meu redor, e nessa história, tive que andar mais 4 Km com os pés doendo e no escuro até finalmente parar e não ver mais nenhuma mutuca. Parei, catei materiais, montei o abrigo e finalmente pude deitar e dormir. Estava a 2 Km da vila de Pratigi e apesar de não ter movimento na praia, as luzes da vila eram bem fortes.
      Total percorrido: 75 Km

      4º DIA

      (abrigo montado no primeiro e terceiro dia)


      Acordei umas 5h, e se não fosse o abrigo eu certamente sentiria frio, já que tive que me cobrir durante a noite. Levantei e percebi que tinha parado exatamente no local onde acontece o Universo Paralello quando reconheci a estrutura ainda resistente da cozinha comunitária (era uma estrutura de barro, por isso devem ter deixado por lá do jeito que estava). Estive no festival no ano anterior e tudo aqui estava irreconhecível sem movimento, música, luzes, pistas e estruturas montadas.
      Iniciei a caminhada planejando a parada na vila de Pratigi para poder trocar dinheiro caso precisasse pagar para a próxima travessia de barco. Parei lá e rodei em algumas barracas até conseguir trocar uma nota de 100: início da manhã de um domingo, não estava fácil trocar uma nota de valor alto, mas consegui e segui. 1 Km depois da vila tem um riozinho raso com travessia tranquila com a água pouco acima do joelho e 4 Km depois cheguei na Barra do Carvalho. Nesse ponto, tirei a mochila e acenei para alguns barcos que passavam para saber se iriam atravessar em direção a Cova da Onça ou Ponta de Castelhanos, e nada.

      (Barra do Carvalho)


      Sentei e fiquei esperando por cerca de uma hora até decidir ir para a parte de dentro da ponta de areia que se formava ali e na mesma hora que levantei e comecei a andar, surgiu um pessoal vindo andando no sentido oposto. Fui andando, dei de frente com o grupo e perguntei como tinham chegado ali, quando me responderam e apontaram os barcos parados, meus olhos quase brilharam de felicidade. Fui direto ao barqueiro perguntar se faria a travessia para Cova da Onça e o mesmo prontamente me negou com a cabeça. Fui atrás do dono do outro barco, que estava com a família já preparando um churrasco naquela prainha enquanto comiam alguns petiscos e tiravam cervejas geladas dos isopores que tinham levado, e me disse que era uma travessia pouco feita, difícil e depois de pensar e enrolar um pouco, me cobrou 50 reais, ao mesmo tempo que me perguntou se queria comer alguma coisa, “que ficasse à vontade”. Ainda era cedo, neguei.
      Depois de pagar 5 reais para atravessar o Rio de Contas, 50 reais me soava um preço altíssimo e eu tive que negar, resolvi esperar por mais tempo. Sentei já com pouca esperança e imaginando ter que dar os 50 reais mais tarde mas, passado mais um tempo, chegaram mais dois barcos dos quais tive uma negação e uma oferta de travessia por 20 reais: o preço já tinha melhorado! Ainda assim, resolvi esperar mais um pouco e uma pessoa que estava com o barqueiro que me cobrou 20 reais chegou perto de mim e começou a conversar, perguntando sobre a viagem, o que eu estava fazendo, etc., perguntas que àquela altura eu já estava acostumado, e me ofereceu um prato de almoço, que pelo tempo que já tinha passado, eu não pude negar.
      Mais um tempo de espera, já olhando pro horizonte pensando em qualquer coisa, esquecendo por um instante que eu estava à espera de uma travessia, ouço uns gritos. Era o segundo barqueiro, chamando atenção de um barco que passava e me chamando pra ir até lá. O barco, no qual embarquei prontamente, era de um primo dele que estava de passagem indo para Cova da Onça só com o filho pequeno a bordo. As 2 horas e 40 minutos de espera compensaram o custo nulo da travessia e, durante o caminho, que durou uns 20 minutos, conversei bastante com o dono do barco, que me explicou - e mostrou, enquanto “zigzagueava” - o motivo de aquela ser uma travessia tão evitada: a batimetria ali é muito ruim para navegação porque além de ser raso, tem muitas rochas, bancos de areia e recifes e nem todo mundo conhece bem o local mas ele, com muito conhecimento do local e, claro, aproveitando a maré cheia, passava com maestria pelos locais que indicava perigo e eu, enquanto conversava com ele, ia debruçado na lateral vendo nitidamente o fundo passando bem raso.

      Chegando em Cova da Onça, ele me explicou por onde eu pegaria o caminho até Ponta de Castelhanos, meu próximo destino. Pedi água numa casa com duas senhoras na frente, que encheram minha garrafa de 1,5 L sem problema e segui ansioso por esse próximo trecho, afinal, eu já estava bem próximo do fim.

      A caminhada de Cova da Onça até Ponta de Castelhanos foi, sem dúvida alguma, onde mais suei e cansei. Por ser uma estrada de areia fofa que passa por trás do mangue, acaba sendo uma área protegida de vento, pior ainda considerando o Sol escaldante do início da tarde na areia fofa. Depois de pouco mais de uma hora de caminhada, cheguei à praia de Castelhanos, um dos paraísos na Terra. Não queria perder muito tempo e fui logo ver como era a travessia para pegar a trilha do mangue e chegar em Moreré.

      Depois de conversar com dois canoeiros, me disseram que existia a travessia de barco direto para Moreré, por 40 reais, e a travessia para o início da trilha do mangue, por 10 reais, que era a que eu estava procurando. Sentei um pouco enquanto conversávamos e depois subi na canoa para atravessar, enquanto um deles me levava dando orientações sobre a trilha.


      A travessia do rio dura 5 minutos, e a trilha, que é dentro do mangue fechado, iniciou com água acima do tornozelo e, para o meu alívio, o fundo era de areia sem afundar o pé, ao invés de lama que afunda até o joelho, como é comum em manguezais, o que seria bem ruim de lidar com uma mochila pesada nas costas😅. A trilha é linda, e segui sozinho por ela, passando por mangue, apicum, coqueiros e até uma pequena plantação de cana, até chegar na praia de Bainema, e depois, finalmente, na vila de Moreré.

      (Praia de Bainema, pouco antes de chegar em Moreré)

      Total percorrido: 100 Km
      OBSERVAÇÕES:
      -Acabei usando a rede só em uma noite, dormindo nos abrigos que montei na areia nas outras duas noites, então acredito que poderia abrir mão da rede (peso e volume) e dormir no abrigo todas as noites.
      -Um ponto importante que ainda preciso melhorar é a alimentação. De forma alguma passei fome ou me alimentei muito mal, mas investir em comida liofilizada é uma prioridade urgente para reduzir o peso e volume da mochila.
      -O GPS foi uma das melhores aquisições que fiz e realmente faz muita diferença, me possibilitando acompanhar meu rendimento com dados de quilometragem percorrida e velocidade média, além de poder marcar pontos de interesse como entradas de lagoas, possíveis pontos para acampamento, pontos de apoio, etc., e, claro, gravar o tracklog para compartilhar com quem tenha interesse em realizar o mesmo percurso.
       
      TRACKLOG NO WIKILOC:
      https://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?pic=hiking-trails&slug=travessia-itacare-morere&id=31923513&rd=en

      EQUIPAMENTOS USADOS:
      -Curtlo Highlander 35+5L
      -Camelbak Chute 750ml
      -Garmin eTrex 30x
    • Por gmussiluz
      Bom, já estava há um tempo querendo fazer uma trip desse tipo. Meu primeiro plano era fazer no litoral norte de Salvador, que foi reforçado mais ainda quando vi aqui no Mochileiros o relato do Jorge Soto, de Arembepe a Mangue Seco a pé (http://www.mochileiros.com/de-arembepe-a-mangue-seco-se-a-pe-t11941.html).
      O objetivo primário era de fazer uma trip de praia, em local que ainda não conhecia (ou não conhecia direito), a pé e com baixo custo. Mas pra quem nunca fez uma travessia longa de vários dias, é se aventurar demais querer fazer com equipamento, sem conhecimento do local e "às pressas", sendo melhor então fazer um trecho mais curto para conhecimento dos limites, analisar pontos a melhorar em questão de equipamento, organização e etc. Então, analisando o longo litoral da Bahia (maior do Brasil, diga-se de passagem), resolvi com minha então namorada fazer o trecho de Itacaré a Barra Grande, que é mais curto e daria pra fazer no tempo que tínhamos disponível. Pelo Google Maps/Earth, dá aproximadamente 46Km, mas lá ouvimos dizer de até 60Km.
       

      ORGANIZAÇÃO
      Moro em Salvador e estava de férias. Após 1 semana em Ilhéus na casa de parentes, partiríamos para Itacaré e seguiríamos viagem. Importante ressaltar que essa semana em Ilhéus foi determinante para redução do trecho percorrido, já que estávamos com roupas e itens para mais tempo na mochila, e não apenas o essencial para o percurso da trip. Entretanto, foi ponto importante para analisar que, em uma distância maior, onde teríamos mais coisas e consequentemente poderíamos estar com peso igual, deveríamos estar mais preparados, bem como se tivéssemos ido apenas para fazer a trip, estaríamos com menos peso e provavelmente teríamos completado o objetivo sem problema. Ambos estávamos com cargueiras de 40L: eu com aproximadamente 12Kg e ela com aproximadamente 8Kg. O tempo pretendido era de 2 dias de viagem, pernoitando na praia. Importante que, para caminhada em praia, tem que ter conhecimento da maré, do contrário, por falta de planejamento pode pegar uma maré cheia para caminhar e terá que ir pela areia fofa, obrigando a parar ou dobrar o esforço de caminhada e, assim, dificultando o percurso.
       
      1º DIA
      Saindo de Ilhéus, pegamos um ônibus para Itacaré logo de manhã cedo, ele passa de hora em hora e para em pontos ao longo da estrada, demorando aproximadamente 1h50 pra chegar em Itacaré. (Se conseguir uma carona, ótimo, já que de carro até lá leva cerca de 50min.)
      Ao chegar em Itacaré, já havia falado previamente com um amigo que mora lá para contatar um barqueiro para a travessia do Rio de Contas, que é o que separa Itacaré da Península de Maraú, onde fica situada Barra Grande. Encontrei meu amigo rapidamente só para confirmar o barqueiro, depois fizemos compras de água e alimentos num mercadinho e seguimos para a Praia da Concha, onde o barqueiro, com um daqueles barcos de alumínio a motor, já estava nos esperando (haviam outros barqueiros na praia, que ficam lá para fazer passeios turísticos rio acima e que com certeza fariam a travessia também, mas como eu ainda não sabia, preferi esse contato com o meu amigo). A travessia é bem rápida, são aproximadamente 100m e em menos de 5min se chega ao outro lado. Descemos, fizemos um rápido preparo, e demos início à caminhada às 10h40. (ao descer do barco, o barqueiro perguntou para onde iríamos daquele jeito. Quando falamos “Barra Grande”, ele arregalou os olhos e deu um sorriso, como quem diz “pirou” hahaha. Dessas coisas que quem viaja com mochila nas costas já está acostumado).
      Nesse ponto, ainda se vê pessoas por ali. Vez ou outra, algumas pessoas atravessam para surfar do outro lado do rio (Itacaré é um dos locais mais conhecidos do Brasil para a prática de surf) ou para ficar numa praia menos frequentada, já que do outro lado não tem povoamento nem acesso fácil e em 10min. de caminhada já não se vê ninguém.
       


      Com 1h20 de caminhada, paramos em frente a Piracanga, onde fizemos uma parada de 20min. para hidratar e comemos barra de cereal. Piracanga é uma “ecovila e centro holístico de cursos e terapias” que oferece cursos e retiros, basicamente um lugar pra “ficar de boa” e foi onde vimos apenas um casal na areia, que nos cumprimentou quando reiniciamos a caminhada. Ainda na frente de Piracanga, tem um pequeno rio, que passamos sem problema com a água não chegando nem na cintura. Não conheço o rio, mas a maré estava bem seca e possivelmente na maré cheia e dependendo da estação, pode ser que tenha que segurar a mochila acima da cabeça para atravessar.
      Desse ponto em diante, não há muita novidade: areia, coqueiral e água salgada, sem NENHUMA pessoa durante o percurso, nem sinal (apesar de o visual ser sempre “mais do mesmo”, é algo que não consigo descrever, porque ficamos deslumbrados o tempo todo, a cada passo ficávamos olhando para o que vinha à frente sempre achando cada vez mais bonito e paradisíaco). Mais 1h50, atravessamos mais um pequeno rio que também não tinha profundidade para se preocupar em molhar as mochilas, mas deixo aqui a mesma observação de antes: é bom atentar para a maré e estação do ano que, se for chuvosa, pode resultar num nível maior do rio. Logo após esse rio, fizemos mais uma parada para beber água e comer algo. Nesse local também não víamos nenhum sinal de habitação, mas um pouco acima da restinga parecia ter um rastro de quadriciclo, transporte bem comum naquela área. Dessa vez ficamos um pouco mais(30min.), porque ela já estava sentindo bastante dor no joelho e cansaço.

      Recomeçamos e percebemos que a maré já estava mais cheia. Além disso, nesse trecho a areia era mais fofa e a inclinação da praia era maior, e além de andar com os pés meio tortos, acaba havendo uma sobrecarga no joelho (nesse caso, o direito) e a gente vai ficando meio “descompensado” =S. A partir daí, as reclamações do joelho e cansaço foram aumentando e já comecei a procurar um local para pararmos e armar acampamento, quando, com aproximadamente 40min. de caminhada, paramos.
      Dei uma olhada no perímetro, tinha uma casa relativamente simples a uns 200m sem sinal de gente nela, além de um tipo de estradinha de areia em direção ao continente a uns 50m de onde estávamos e, claro, coqueiros por toda parte. Achei dois coqueiros baixos e consegui tirar mais de 10 cocos, aproveitando para reabastecer as garrafas que estavam vazias (aproximadamente 3L de água de coco!). Após isso, montamos a barraca, organizamos as coisas e tomamos banho (de mar hahahaha). Depois, foi só jantar (2 latas de atum com acompanhamento de bananas, puro luxo) e praticamente desmaiamos perto das 18h, contemplando um céu absurdamente estrelado, sem sinal de nuvens nem no horizonte.

      Como o quarto da barraca é quase totalmente telada (Azteq Nepal) e o céu estava muito limpo sem sinal nenhum de nuvens vindo, deixei a barraca sem o sobre-teto -mesmo sabendo, tendo experiência de chuva surpresa e claro, já tendo lido muita coisa- o que nos fez acordar com um belo banho de chuva às 22h. A chuva veio sem aviso, forte e pesada! Acordamos naquela agonia para pegar lanterna, abrir o sobre-teto que estava totalmente dobrado dentro da barraca e conseguir achar os pontos certos para fixar – tarefa de nível ultra hard. Provavelmente está pensando: “Mas já não sabe do risco de uma chuva surpresa?”, “Sobre-teto sempre!”, e etc., mas o céu estava tentador demais e serviu de experiência hahahaha. Nunca mais armo sem sobre-teto. Resultado: algumas coisas molhadas, outras encharcadas, frio e aprendizado! Afinal, temos que aprender com os erros (ou negligências) também. Depois de “rearrumar” tudo e secar um pouco algumas coisas, voltamos a dormir.
       
      2º DIA
      Acordamos às 5h. Assistimos o Sol nascer, café da manhã, arrumação, passar pano na barraca, curtir a praia um pouco e enquanto isso dando um tempo pro Sol subir mais e poder secar mais as coisas. Nesse tempo, passou um pescador empurrando a bicicleta e perguntei a ele se sabia quantos km faltavam para Barra Grande, que ele me respondeu “não sei direito não, mas está longe!” (depois descobrimos que, nesse ponto, estávamos mais ou menos próximos de Maraú. Provavelmente ele veio de lá).

      Reiniciamos às 9h e caminhamos por 3h30 até ela sentir o joelho e pararmos. Onde estávamos, não havia condições de parar, não tinha nada, então sugeri andarmos mais um pouco até onde tivesse alguma coisa. Estávamos nos aproximando de Algodões, e quanto mais perto, mais víamos casas de praia enormes e já com a “cara da riqueza” e$tampada nas fachadas, além de começarmos a ver algumas pessoas: algumas vezes caseiros, outras vezes pessoas trabalhando, e também pessoas passeando de quadriciclo na areia. Perguntamos a alguns trabalhadores quantos km faltavam até Barra Grande e ele sem muita certeza nos disse “uns 30” e foi quando “nós” (ela hahaha) decidimos parar. Desistimos e fomos perguntar a umas pessoas num bar onde poderíamos pegar ônibus para Barra Grande, e fomos informados que passaria um em 20min., logo ali perto. Fomos caminhando num Sol escaldante e, quando perguntamos a um cara de bicicleta o local do ponto de ônibus, ele disse que era ali, que o ônibus já tinha passado, mas que “sempre passa carro e logo vocês arranjam carona”. Fomos para o ponto e esperamos. Após 3 carros cheios, em menos de 10min. passou um cara sozinho num L200 e parou pra nos dar carona até Barra Grande, marcando o fim da nossa trip.

       
      O QUE APRENDEMOS NESSA VIAGEM?
      -É muito ruim fazer uma trip dessa com mala de 1 semana anterior em algum lugar. Se for pra fazer a trip, que seja uma viagem exclusiva pra ela, pra não ter que carregar coisas desnecessárias.
      -Vimos que ainda existe muitos lugares vazios e paradisíacos só esperando pela oportunidade e visita de quem estiver disposto.
      -Sobre-teto sempre! Mesmo no céu estrelado (hahaha).
      -É muito importante se concentrar no seu corpo e em seus limites, se respeitar, respeitar seu próprio tempo e o do outro, caso vá acompanhado.
      -Os nossos limites podem ser bem menores ou maiores do que imaginamos.
      -Independente do cansaço é bom olhar tudo mais de uma vez, pra não esquecer.
       
      EQUIPAMENTOS USADOS:
      -Curtlo Highlander 35+5L
      -Quechua Forclaz 50L
      -Azteq Nepal 2


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