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Depois de 5 meses de planejamento, no primeiro dia do ano peguei um avião rumo à Patagônia! Eu deveria estar super feliz, mas ao invés disso eu estava triste e com um nó enorme na garganta.

Depois de voltar de El Chaltén, passei mais uma noite em El Calafate, pois no dia seguinte eu iria de ônibus para Puerto Natales, no Chile. A cidadezinha funciona mais como uma espécie de "cid

Depois de dois dias em El Calafate, tomei um ônibus rumo à El Chaltén: o paraíso do trekking!  El Chaltén está dentro da reserva do Parque Nacional Los Glaciares. Em alta temporada é bem fác

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Olá aventureiros! Nesse post estou colocando o roteiro e os custos! 

Eu contei um pouco sobre a minha aventura pela Patagônia, falei sobre os lugares que visitei, a experiências que vivi, as pessoas que encontrei e abri o coração pra falar de toda a transformação que uma viagem solo pode trazer.

Mas para fazer uma viagem dessas, é importante ter planejamento. Então vou falar um pouco sobre o roteiro, transporte e custos da viagem.

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Chegando em Buenos Aires.

Eu já havia comentado de que comecei o planejamento da minha expedição 5 meses antes de fazer as malas e partir. O ponto de partida pra mim foi Torres del Paine. Eu queria muito ir pra lá e queria também passar, pelo menos, uns 15 dias fora. Então abri o mapa e comecei a traçar os possíveis caminhos que eu poderia fazer, os lugares que eu poderia conhecer e como poderia me deslocar.

Eu comecei a rabiscar tudo em um caderninho de anotações. Pra você ter uma ideia, eu tenho 5 roteiros diferentes anotados aqui. Como decidi viajar de ônibus, eu precisava conseguir fechar as datas considerando três itens principais: o tempo que eu passaria em cada lugar, a hospedagem e as passagens de ônibus. 

Primeiro, eu fechei a passagem de avião. Procurei comprar na data em que saía mais barato viajar, dentro da minha disponibilidade. Eu li em alguns lugares que o dia mais barato para viajar era às terças feiras. Para ida, isso realmente se provou verdadeiro. Então eu já tinha a data de partida: terça feira, dia 2 de janeiro, de madrugada (o horário também é relevante quando você quer e precisa economizar). A volta eu comprei para o dia 19 de janeiro, uma sexta feira. Inicialmente eu voltaria no sábado. Preste bem atenção: a mudança de data me fez economizar quase 700 reais na passagem de avião.

Comprei a passagem de avião com a ida por El Calafate e a volta por Ushuaia. Paguei algo em torno de 1600 reais no total.

A partir daí eu comecei a colocar no papel em definitivo as cidades que eu iria visitar, distribuindo os dias disponíveis.

 

O roteiro final ficou assim:

➼ 02/01: São Paulo à El Calafate (peguei o voo da madrugada e cheguei lá às 09h da manhã) -

     conheci a cidade e caminhei até o Lago Argentino;

➼ 03/01: Parque Nacional Los Glaciares: Glaciar Perito Moreno;

➼ 04/01: El Calafate à El Chaltén (ônibus) - fiz a trilha para o Lago Viedma;

➼ 05/01: Parque Nacional Los Glaciares: Trilha até Laguna de Los Três (Fitz Roy);

➼ 06/01: El Chaltén à El Calafate (ônibus) - descansei e arrumei a mala para ir para o Chile;

➼ 07/01: El Calafate à Puerto Natales (ônibus) - dei uma volta na cidade e descansei;

➼ 08/01: Comprei o que faltava para o camping, arrumei o mochilão e descansei o resto do dia;

➼ 09/01: Puerto Natales ao Parque Nacional Torres del Paine (ônibus) - trilha até o Refugio Grey;

➼ 10/01: Torres del Paine - trilha do Refugio Grey até Camping Francés;

➼ 11/01: Torres del Paine - trilha do Camping Francés até Camping Cuernos;

➼ 12/01: Torres del Paine - trilha do Camping Cuernos até Camping Chileno;

➼ 13/01: Torres del Paine à Puerto Natales (ônibus);

➼ 14/01: Puerto Natales à Punta Arenas (ônibus) - conheci o centro de Punta Arenas e caminhei no

     calçadão que beira o Estreito de Magalhães;

➼ 15/01: Dia livre em Punta Arenas - fui fuçar a zona franca;

➼ 16/01: Punta Arenas à Ushuaia (ônibus) - cheguei e fui jantar com amigos que eu tinha feito há 10

      minutos!

➼ 17/01: Dia livre em Ushuaia - Encontrei um casal de amigos e passeamos pela cidade, a pé;

➼ 18/01: Dia livre em Ushuaia - Trilha para a Laguna Esmeralda;

➼ 19/01: Ushuaia à São Paulo.

 

Duração e valores das viagens de ônibus:

➼ El Calafate à El Chaltén e vice-versa: 3 h (Chaltén Travel) - ARS$ 600

➼ El Calafate à Puerto Natales: 5 h (Bus-Sur) - ARS$ 500

➼ Puerto Natales à Torres del Paine e vice-versa: 2:30 h (Bus-Sur) - CLP$ 8000

➼ Puerto Natales à Punta Arenas: 3:15 h (Bus-Sur) - CLP$ 7000

➼ Punta Arenas à Ushuaia: 12 h (Buses Barría) - ARG$ 34000

 

Hospedagem:

➼ El Calafate: Hostel del Glaciar Pioneros 

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Quarto individual no Glaciar Pioneros

Fiquei em quarto individual com banheiro. Não é um hotel 5 estrelas, mas passei bem lá. O café da manhã era bem simples, mas estava incluso no preço e tinha o necessário. O pessoal que trabalha lá é bem gentil também. Tem depósito de bagagem e não te cobram nada a mais por isso. É um pouco afastado do centro, precisa de uns 15 minutos de caminhada. O hostel serve refeições em seu centro de convivência.

 

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Ojo de bife com chimichurri do Glaciar Pioneros.

➼ El Chaltén: Estância La Quinta

A estrutura é excelente. O quarto e o banheiro são ótimos. Também fiquei em quarto individual com banheiro. O café da manhã é maravilhoso, o espaço que a estância oferece também. Conta com serviço de transfer, mas eles te buscam e levam até a rodoviária gratuitamente. Quero voltar lá um dia.

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Estância La Quinta.

➼ Puerto Natales: We are Patagonia Backpackers

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Dormitório feminino do We are Patagonia Backpackers.

Fiquei em quarto compartilhado, mas só com mulheres. Escolhi esse hostel exatamente por isso. As camas tem luz e tomada individuais. Não existe banheiro feminino ou masculino, são banheiros comunitários, mas são limpos e isso é importante. O café da manhã também estava incluso e era muito bom. O hostel conta com uma hamburgueria própria.

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Hamburgueria do hostel.

➼ Punta Arenas: Hostel Entre Vientos

Fiquei em quarto compartilhado misto. O café da manhã era no esquema "faça você mesmo" e eu não curti. O quarto é super pequeno, o box do banheiro é minúsculo, apesar de limpo. O meu quarto ficava de frente com a recepção e era conversa até tarde. Tem vista para o Estreito de Magalhães e fica a uns 20 minutos de caminhada do centro. A recepção não é 24 horas, mas infelizmente só descobri isso na manhã em que iria embora. Às 7 h da manhã precisei de um táxi para ir para o ponto de encontro da Buses Baría, pegar o ônibus para Ushuaia, e tive que caçar um na rua, acenando freneticamente. Sufoco. Apesar dos contras, os funcionários são muito gentis. 

 

➼ Ushuaia: Antarctica Hostel

Eu queria muito ficar no mesmo hotel que fiquei no ano anterior (Costa Ushuaia Hotel), mas o meu bolso não permitiu. Então fiquei num quarto compartilhado misto. O quarto era bem espaçoso. O café da manhã também é no estilo "se vira". Mas eu desisti de comer lá porque eu sou "cricri" e assumo (e algumas pessoas são porcas e não colaboram). Eu fiz bons amigos nesse hostel, e os funcionários foram bem gentis também. A localização é ótima, fica a duas quadras na rua principal.

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Antarctica Hostel.

➼ Torres del Paine: Refugios e Campings

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Refugio Grey.

Em Torres del Paine você deve, obrigatoriamente, reservar o camping ou o refugio (com bastante antecedência). O guarda parque checa seus documentos no início da trilha e eu vi pessoas que estavam sem reserva tendo que se contentar com o bate e volta.

Refugio Grey: cama num quarto para 4 pessoas, sem refeição inclusa - US$ 80

Camping Francés: barraca em plataforma, sem qualquer refeição incluída. Área de banho muito boa - CLP$ 27000

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Camping Francés.

Camping Cuernos: barraca em plataforma, com café da manhã, jantar e lanche de trilha incluídos. Banheiro e chuveiros bons - CLP$ 84000

Camping Chileno: barraca em plataforma, com café da manhã, jantar e lanche de trilha incluídos. Banheiro e chuveiro bem mais ou menos - CLP$ 84000

 

Entrada dos parques:

➼ Parque Nacional Los Glaciares - ARS$ 500

➼ Parque Nacional Torres del Paine - CLP$ 21000

 

Dicas importantes: 

➼ Geralmente passamos dias pesquisando o preço das passagens de avião. Cada vez que você for fazer a pesquisa, vá até o histórico e limpe os cookies. Você vai notar a diferença de preço. 

➼ As passagens com a Buses Barría podem ser compradas antecipadamente, mas apenas por e-mail.

➼ Os dois parques nacionais da Patagônia que visitei, Los Glaciares e Torres del Paine, aceitam pagamento apenas em dinheiro.

➼ Para acampar em Torres del Paine, você pode reservar através da Vertice Patagonia e Fantástico Sur. Os campings gratuitos são com a Conaf.

➼ Quando você se registra na entrada de Torres del Paine, você pode carimbar o passaporte.

➼ No centro de visitantes de Ushuaia você também pode carimbar seu passaporte.

➼ A passagem de avião comprei através da Decolar. As reservas de hospedagem foram feitas através do Booking e Decolar.

 

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, deixe um comentário!

Até a próxima, aventureiro!

Bruna.

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A viagem segue... agora em Punta Arenas!

Quando minha aventura por Torres del Paine acabou, eu ainda tinha um bom caminho a percorrer. No dia seguinte, tomei - mais um - ônibus, com destino a Punta Arenas.

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Estreito de Magalhães.

Punta Arenas é uma bela cidade, banhada em toda a sua costa pelo - famoso das aulas de história - Estreito de Magalhães. Parti de Puerto Natales, rumo a Punta Arenas no dia seguinte após retornar de Torres del Paine, um domingo. No momento em que eu tirei essa foto aí de cima, eu só conseguia pensar: "olha só onde é que eu to!" (as aulas de história sempre foram as minhas favoritas!). 💗

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Fernandinho.

Saí bem cedo e cheguei ao hostel por volta do meio dia. A minha idéia era passar a segunda feira em Punta Arenas e seguir para Ushuaia na terça.

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Seafood Patagonia.

No domingo mesmo eu dei uma volta pela cidade. Meu hostel ficava a uns 20 minutos, a pé, do centro. Fui caminhando por dentro da cidade, que estava deserta e com a maioria das lojas fechadas. Passei na frente de um cemitério vertical, o Cemitério Municipal de Punta Arenas, que sim, é uma atração turística. Se você perguntar a minha opinião, eu vou dizer que achei aquilo horrível. Mas é só a minha opinião.... 🙊

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Socorro.

Continuei minha caminhada, fotografei um pouco e fui atrás de um restaurante, porque eu estava faminta. Almocei no "Seafood Patagonia - La Boutique del Mar". Não parecia um restaurante muito em conta, mas eu não estava encontrando mais nada aberto. Então entrei e me surpreendi. Um comida deliciosa, com preço bem melhor do que nos restaurantes argentinos. 

Nesse dia, voltei para o hostel pelo calçadão que vai margeando todo o Estreito de Magalhães. 

Eu estava com o ânimo lá embaixo. Então tomei banho e fui descansar. Meu quarto - compartilhado - no hostel ficava de frente com a recepção e ao lado da porta de entrada, então era muito barulho o tempo todo. No quarto havia 3 beliches, e tudo era muito apertado, apesar de ser tudo muito limpo. Escolhi esse hostel porque havia lido que dava para ver golfinhos da sacada. Eu tive a impressão de ver alguma coisa lá longe, no mar, quando estava caminhando no calçadão...

Para a 2ª feira, eu havia planejado um passeio com uma agência turística: o Pali Aike Tour, um passeio que duraria o dia inteiro no Parque Nacional dos Vulcões Pali Aike, mas infelizmente precisava de um número mínimo de pessoas para que o tour acontecesse. Por fim, para a minha tristeza, a agência acabou cancelando o passeio.

 

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Centro de Punta Arenas.

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Punta Arenas.

Então eu aproveitei e fui conhecer a Zona Franca de Punta Arenas. Passei o dia batendo perna lá. Comprei algumas coisas. Eu havia lido bastante sobre como apetrechos de camping/trekking são mais em conta lá, e algumas coisas realmente são. Bastões de trekking, por exemplo, estavam saindo por cerca de R$30 cada. A Zona Franca é grande, tem bastante coisa pra ver, mas nem tudo vale tão a pena assim. Vale a pena você ir para Punta Arenas só por isso? Não. Mas se você já estiver por lá, vá dar uma olhadinha, quem sabe....

 

Gostei de conhecer Punta Arenas. Existem vários passeios que saem da cidade para ilhas, pinguineras e afins. Quero voltar pra lá um dia, tem muita coisa para fazer partindo dali. Além disso, é uma cidade que respira história.

 

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Calçadão com vista para o Estreito de Magalhães.

No entanto, o tempo todo que passei nessa cidade, me senti muito melancólica. Os dias que a gente passa em meio a natureza tem disso: você se sente um estranho no meio do asfalto. Mas tudo bem, no dia seguinte eu voltaria para a natureza.

 

A viagem segue.

No próximo post te conto como foi cruzar o Estreito de Magalhães de balsa e as quase 12 horas de estrada até Ushuaia, a cidade - encantada - mais austral da Terra e meu lugar favorito no mundo!

 

Até breve, aventureiro!

Bruna.

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Oi Bruna, tudo bem?

Primeiramente, obrigado pelo relato! Suas palavras me motivaram e muito. 😍

Agora pouco estava falando com uma amiga sobre a vontade de ir para Patagônia, e contei a ela sobre o receio que estou de ir e fazer as trilhas sozinhos. Ai simplesmente vim aqui no fórum e encontrei o seu relato. rs Preciso dizer mais nada né? haha😂😂

Agora no final de Janeiro vou mochilar com passagem só de IDA, a ideia inicial era ir para Santiago e subir até o Norte do Peru.. Mas, estou mudando de ideia e colocando meu sonho no roteiro. rsrs Ai fica naquela.. economizar ou só se vive uma vez! 😂😂😂

 

Tenho algumas dúvidas.. será que pode me ajudar? 

Não tenho intenção de descer até o Ushuaia e sim subir o Chile sentido Puerto Mont, Pucon ou até mesmo conhecer outros parques Nacionais no trajeto. Nessa situação, você acha melhor pegar o voô para iniciar a trip para Puerto Natales ou El Calafate? 

E quais são as trilhas bate e volta que você recomenta dentro do parque TDP? Além das Torres. rsrs

 Muito obrigado,

E bom final de ano.. que 2019 seja tão incrível quanto seu mochilão😀


 

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@_Umpdy Olá amigo! 😄 Muito obrigada por ler meu relato!! Fico realmente feliz quando o que escrevo ajuda alguém! 💗

"economizar ou só se vive uma vez" hahahaha, eu entendo 100%!

Vou te falar o que minha mãe sempre me diz nesses casos: "Bruna, você tá deixando de comprar fralda pros seus filhos? Você nem tem filho! Então se joga e vai viver, minha filha!" 😂

Mas então, eu ainda quero voltar pro Chile, porque tem parques espetaculares mesmo!

Eu acho que vale MUITO a pena você passar por El Calafate e El Chaltén, principalmente El Chaltén, porque lá é o "paraíso de trekking".

Talvez então seja interessante você começar a sua jornada por Puerto Natales e ir subindo (as estradas são maravilhosas e viajar de ônibus por elas faz parte da experiência).... Em Torres del Paine tem dois trekkings principais que o pessoal faz bate e volta: um deles é para o Glaciar Grey. E o outro, como você mesmo mencionou, é para as Torres. Na verdade, se você pegar o mapa de Torres del Paine, você consegue escolher os lugares, porque no mapa tem as distâncias e os tempos que geralmente o pessoal percorre cada trilha. Um lugar que eu fiquei apaixonada foi o Lago Nordernskjöld. Não sei se você leu todo o relato, mas falei sobre uma espécie de "prainha" formada por ele, entre o camping Francés e o camping Cuernos, mas acho que fica puxado pra ir e voltar em um dia. 

Aqui tem o mapa, com as distâncias: https://www.fantasticosur.com/trekking-in-torres-del-paine/map/

Outros pontos que você pode tentar visitar são o Mirador Francés e o Mirador Britânico. Mas novamente, a questão é o tempo...

Agora vou te falar uma coisa, usando o coração: se eu fosse você, iniciaria sua subida por Ushuaia (aquele lugar, pra mim, é encantado, de verdade 💗). 

De qualquer modo, pesquise pelas passagens de avião e de ônibus, e veja de que forma sai mais em conta. Se tiver tudo o mesmo preço (e você realmente não for para Ushuaia 😍 - hahaha - então eu iniciaria por Puerto Natales e subiria, ao infinito e além! 😂).

Espero ter ajudado! Precisando, estou por aqui e vai ser um prazer ajudar!

Um abração, um 2019 cheio de aventuras e uma viagem maravilhosamente inesquecível pra você! 😊

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Em 04/01/2019 em 12:03, BrunaKC disse:

@_Umpdy Olá amigo! 😄 Muito obrigada por ler meu relato!! Fico realmente feliz quando o que escrevo ajuda alguém! 💗

"economizar ou só se vive uma vez" hahahaha, eu entendo 100%!

Vou te falar o que minha mãe sempre me diz nesses casos: "Bruna, você tá deixando de comprar fralda pros seus filhos? Você nem tem filho! Então se joga e vai viver, minha filha!" 😂

Mas então, eu ainda quero voltar pro Chile, porque tem parques espetaculares mesmo!

Eu acho que vale MUITO a pena você passar por El Calafate e El Chaltén, principalmente El Chaltén, porque lá é o "paraíso de trekking".

Talvez então seja interessante você começar a sua jornada por Puerto Natales e ir subindo (as estradas são maravilhosas e viajar de ônibus por elas faz parte da experiência).... Em Torres del Paine tem dois trekkings principais que o pessoal faz bate e volta: um deles é para o Glaciar Grey. E o outro, como você mesmo mencionou, é para as Torres. Na verdade, se você pegar o mapa de Torres del Paine, você consegue escolher os lugares, porque no mapa tem as distâncias e os tempos que geralmente o pessoal percorre cada trilha. Um lugar que eu fiquei apaixonada foi o Lago Nordernskjöld. Não sei se você leu todo o relato, mas falei sobre uma espécie de "prainha" formada por ele, entre o camping Francés e o camping Cuernos, mas acho que fica puxado pra ir e voltar em um dia. 

Aqui tem o mapa, com as distâncias: https://www.fantasticosur.com/trekking-in-torres-del-paine/map/

Outros pontos que você pode tentar visitar são o Mirador Francés e o Mirador Britânico. Mas novamente, a questão é o tempo...

Agora vou te falar uma coisa, usando o coração: se eu fosse você, iniciaria sua subida por Ushuaia (aquele lugar, pra mim, é encantado, de verdade 💗). 

De qualquer modo, pesquise pelas passagens de avião e de ônibus, e veja de que forma sai mais em conta. Se tiver tudo o mesmo preço (e você realmente não for para Ushuaia 😍 - hahaha - então eu iniciaria por Puerto Natales e subiria, ao infinito e além! 😂).

Espero ter ajudado! Precisando, estou por aqui e vai ser um prazer ajudar!

Um abração, um 2019 cheio de aventuras e uma viagem maravilhosamente inesquecível pra você! 😊

Oi Bruna,

Muito obrigado pela atenção e disposição.

Vou avaliar com carinho a possibilidade de ir para o Ushuaia. ❤️ haha

A Patagônia em sí, são tantas possibilidades que se fosse possível, faria tudo..  😂 Mas acredito que precisa de umas 3 ida até lá para fazer tudo.. e olhe lá hahaha

Gratidão pela ajuda,

Bjs.

 

 

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Que relato incrível! :) 

Parabéns pela coragem e força de vontade, eu também sou uma pessoa timida e um tanto inexperiente com viagens, te entendi um pouco em algumas partes haha Mas que viagem sensacional!

Planejo ir com minha irmã agora em março passar uns 10 dias e apesar de já ter lido zilhões de blogs eu ainda estou tendo problemas com a ordem das cidades (Punta Arenas, Puerto natales, El calafate, El chaten e talvez Ushuaia) Parece que é impossível seguir um caminho linear, sempre tenho que voltar pra um lugar pra ir pro outro, parece um quebra-cabeça, você tem alguma sugestão?

Valeu!

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    • Por edumcn
      Tudo bem pessoal, 
      Em fevereiro deste ano fomos para o Ushuaia, saindo de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Foram 26 dias conhecendo as belezas da região. Descemos pela Rota 40 até o Ushuaia, e voltamos pela Rota 3. Tentei resumir nesse material as informações que muita gente está me perguntando. 
       
      Meu gasto total com gasolina foram R$ 2.600
      Gasto total da viagem R$ 7,000. (total 2 pessoas)
      Tem um pdf em anexo com o roteiro, abração
       



      Roteiro Patagônia- Fora de Àrea.pdf
    • Por Gerhard Jahn
      Fala raça!
      Tô felizasso em poder compartilhar essa experiência com vocês. Fiz o mochilão na companhia do meu irmão Kevin Jahn e minha cunhada Carol Jahn em janeiro/fevereiro de 2020, dormindo em barraca, hostels, Airbnb e até no chão do aeroporto (pra dar aquela emoção a mais).
      Apesar de ter sido uma das melhores experiências que já vivi, foi bem difícil planejar essa viagem, então espero que essas poucas informações iluminem quem está cogitando conhecer essa região. De início vou focar apenas nas questões mais relevantes (roteiro, custos e o que levei na mochila), e aos poucos vou relatando os acontecimentos da viagem, principalmente o trekking em Torres del Paine e El Chaltén.

       
      ROTEIRO
      Dia 1: 23/01/20 - Floripa > Santiago > Punta Arenas
      Dia 2: 24/01/20 - Punta Arenas > Puerto Natales - Conhecemos o Estreito de Magalhães pela manhã e em seguida pegamos o ônibus para Puerto Natales. Final da tarde compramos as comidas para TdP
      Dia 3: 25/01/20 - Puerto Natales > Torres del Paine - Ataque ao Mirador Base de las Torres, acampamento no Camping Central
      Dia 4: 26/01/20 - Torres del Paine - Travessia até o Valle del Francés, acampamento no Camping Italiano
      Dia 5: 27/01/20 - Torres del Paine - Ataque ao Mirador Fracés e travessia até o Camping Paine Grande, onde acampamos
      Dia 6: 28/01/20 - Torres del Paine > Puerto Natales - Acabamos ficando de molho no Camping Paine Grande até a chegada do catamarã
      Dia 7: 29/01/20 - Puerto Natales > El Calafate - Ficamos mais de duas horas na aduana Chile/Argentina, foram mais de 8 horas de viagem ao total
      Dia 8: 30/01/20 - El Calafate - Dia de conhecer o Glaciar Perito Moreno, não fizemos o Mini Trekking mas foi ótimo pra tirar um dia pra descansar
      Dia 9: 31/01/20 - El Calafate > El Chaltén - Chegando em Chaltén já fomos direto para a Laguna Capri montar acampamento, final da tarde fizemos um ataque ao Fitz Roy
      Dia 10: 01/02/20 - El Chaltén - Descanso na cidade
      Dia 11: 02/02/20 - El Chaltén > El Calafate - Chorrillo del Salto pela manhã e viagem de volta a Calafate após o almoço
      Dia 12: 03/02/20 - El Calafate > Puerto Natales > Punta Arenas - Chá de ônibus nesse dia
      Dia 13: 04/02/20 - Punta Arenas > Santiago > Floripa

      TOTAL GASTO: R$ 4700,00 (joguei o valor um pouco pra cima porque posso ter esquecido de algo)
      Os valores estão por pessoa e na moeda utilizada no momento da compra.
      DESLOCAMENTOS: R$ 3.526,00.
      Passagem aérea ida/volta + seguro viagem + bagagem de mão + cargueira despachada + assento reservado + taxa de embarque: R$ 2760,00 pela LATAM, de Floripa à Punta Arenas com conexão em Santiago.* Ônibus Punta Arenas-Puerto Natales ida/volta: CLP $ 15.000,00 Ônibus Puerto Natales-Torres del Paine ida/volta: CLP $ 16.000,00. Transfer Guarita-Camping Central: CLP $ 3.000,00. Catamarã Camping Paine Grande-Guarita: CLP $ 23.000,00. Ônibus Puerto Natales-El Calafate ida/volta: CLP $ 34.000,00. Ônibus El Calafate-El Chaltén ida/volta: ARS $ 2400,00.  Van El Calafate-Perito Moreno ida/volta: ARS $ 1200,00. *Pelo meu monitoramento só o valor da passagem variou na época entre R$ 1900,00 a R$ 2400,00. Comprei com três meses de antecedência e confesso que há uma semana antes da viagem o preço ainda estava na mesma faixa.
      HOSPEDAGENS: R$ 506,00.
      Puerto Natales 
      Hostel Bella Vista: R$ 55,00 c/ café da manhã e aluguel de equipamentos de trekking, inclusive ganhamos de presente um gás da host Ni Torres del Paine (vou detalhar melhor no tópico exclusivo de TdP) Camping Central: USD $ 21,00. Camping Italiano: Free, grátis, na faixa. ~não recomendo Camping Paine Grande: USD $ 11,00. El Calafate
      Airbnb Groovy Dooby Doo: R$ 59,00. ~não recomendo El Chaltén
      Camping Laguna Capri: Free, grátis, na faixa. Hostel Rancho Apart: ARS $ 1250,00, quarto compartilhado. *valores por noite
      **foram 10 noites, na primeira passamos no avião e na última no chão do aeropoto.
      ENTRADAS: R$ 200,00.
      Entrada do parque Torres del Paine: CLP $ 25.000,00. Entrada do parque Los Glaciares - Perito Moreno: ARS $ 800,00. ALIMENTAÇÃO: R$ 350,00.
      Restaurante no Chile: em torno de CLP $ 3.500,00. Restaurante na Argentina: em torno de ARS $ 600,00. Mercado para Torres del Paine: CLP $ 6.600,00. Mercado para Fitz Roy: ARS $: 660,00. Compras nos aeroportos, rodoviárias, snacks, frutas e etc. COTAÇÕES
      R$ 1,00 = CLP $ 190,00 (Aeroporto de Santiago) R$ 1,00 = CLP $ 170,00 (Punta Arenas) R$ 1,00 = CLP $ 165,00 (Puerto Natales) R$ 1,00 = ARS $ 16,50 (Restaurante Casimiro em El Calafate, apesar de ter a melhor cotação de Dólar, Euro e Real, aqui é clandestino devido aos problemas políticos-econômico da Argentina)  
      VESTUÁRIO E EQUIPAMENTOS
      O segredo é focar em roupas e equipamentos apropriados para a região. A fama da Patagônia ter uma instabilidade climática não é um exagero, tu literalmente vai viver as quatro estações e todos os tipos de condições em um único dia.
      O que eu levei na minha mochila Forclaz Trek 900 50L + 10L:
      1x Calça modular - Tecido de secagem rápida e que não propagada corte 1x Fleece (0 a 7 ºC) - Uso um com zíper pra ser prático e ajudar a regular a temperatura corporal 1x Jaqueta impermeável (2000 mm) corta vento - Conhecida também como anorak, acabou passando a água em uma das tempestades em TdP 1x Calça segunda pele técnica - Usei a viagem toda, até por baixo dá bermuda 2x Blusas segunda pele - Uma técnica pra caminhada e uma mais quente pra dormir 1x Calça impermeável (2000 mm) - Precisei usar em vários momentos 3x Camisetas curtas Dry Fit - Acabei usando só duas 4x Cuecas de Microfibra  - Secagem muito rápida, foi excelente 2x Meias técnicas de trekking - Nunca tinha usado e fez muita diferença, deveria ter levado pelo menos 4 1x Meia térmica - Usei apenas pra dormir e foi muito bom para deixar as outras respirando 1x Bota de trekking impermeável - Confesso que a minha segurou a água mas a palmilha e solado eram fracos, sugiro comprar uma palmilha boa 1x Havaianas - Usei pra tomar banho, no avião e nas cidades (BRASIIIIIL) 1x Bermuda de banho - Usei bastante nos hostel, todos lugares tem calefação então sugiro levar algo curto pra dormir 1x Luva de fleece para trekking - Usei poucas vezes, somente quando chovia nos lugares mais frios de TdP 1x Protetor de orelha de fleece - Baita acessório, ajuda até pra dormir quando ainda tem luz 1x Cachecol - Acabei usando só pra dormir em virtude do meu saco de dormir ser patético 1x Touca de lã - Usei uma vez, protetor de orelha já resolve 1x Toalha de Microfibra - É item obrigatório, já uso há anos 1x Mochila de ataque 30L - Usei muito pra fazer compras, lá não tem sacola plástica 1x Bastão de trekking - Recomendo dois, a grande maioria das pessoas utilizava um par 1x Shoulder Bag - Ideal pra levar documentos e dinheiro, já tinha costume de usar nos acampamentos em Floripa, pra não deixar nada na barraca dando sopa 1x Barraca de trekking - Uso a Quechua Quick Hiker 2, tenho um vídeo falando sobre ela 1x Saco de dormir para 15 ºC - Não morri mas não passei bem haha sugiro um para 0 ºC 1x Isolante térmico - Uso um egg crate Nature Hike, é importante que o isolante seja bom, foi o que me salvou 1x Kit cozinha - Não pode levar o gás no avião 1x Lanterna de cabeça - Quase não usei porque escurece tarde (22:00) e amanhece cedo (05:00) 1x Kit Primeiro Socorros - Aconselho a levar medicamentos específicos, como antibióticos dose única, antitérmico, anti-histamínico, relaxante muscular 1x Silver Tape - Não usei, mas aconselho levar porque dá pra usar até pra tapar rasgos em roupas. 1x GoPro Hero 7 Black + Bateria extra + Carregador Duplo externo + Micro SD Card extra - Sou fã de GoPro, acho muito útil num lugar como esse que chove toda hora 1x Power Bank 20.000 mAh - Usei muito, apesar de ter entrada USB nos ônibus e tomada em alguns campings
      RESERVAS EM TORRES DEL PAINE
      http://www.conaf.cl/parques/parque-nacional-torres-del-paine/ (camping gratuito)
      https://www.verticepatagonia.cl/home (lado esquerdo do W)
      https://www.fantasticosur.com/en (lado direito do W)
      PASSAGENS DE ÔNIBUS
      https://www.bussur.com/
      https://www.recorrido.cl/ 
      http://www.busesfernandez.com/ 
       
      Espero que a leitura tenha sido útil, logo menos continuo o relato.
      Abraço a todos,
      Gerhard Jahn.
       
    • Por primporai
      Olá, viajantes!
      Depois de ler tantos relatos, receber tanta ajuda e dicas do pessoal aqui no Mochileiros, nada mais justo que deixar uma contribuição sobre a minha experiência pela Patagônia. E também fico a disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance!
      Meu insta é https://www.instagram.com/primporai/, se tiverem alguma dúvida e quiserem trocar alguma ideia, podem me chamar lá. 😊
      Espero que gostem!
      Antes de iniciar o relato sobre a viagem, vou deixar algumas dicas importantes aqui:
      - O meu objetivo com essa viagem era realizar algumas trilhas. Caminhei muito (cerca de 250km) e tive bastante contato com a natureza.
      - Eu fiz a viagem sozinha. Para quem tem dúvidas só tenho uma coisa a dizer: vá sem medo. As pessoas de lá são muito simpáticas e estão sempre dispostas a ajudar. Fiz várias amizades durante as trilhas, nos ônibus, na rua, etc. 😂
      - A fama de rolar caronas por lá é verdadeira. 
      - Mesmo sendo verão, na Patagônia ainda é frio.
      - Os dias são longos, entre 4h00 e 5h00 o sol já está raiando e ele se põe depois das 22h. Dá pra fazer MUITA coisa.
      - Não deixe de fazer absolutamente nada por causa do mal tempo. O clima por lá muda bastante, então saia com chuva ou sol e esteja preparado para as mudanças.
      - Leve sempre na sua mochila de ataque uma jaqueta e calça que sejam impermeáveis e corta vento.
      - Em todos os lugares tem calefação, então use e abuse do sistema em camadas e leve pijama curto para dormir.
      - Faça cambio na Argentina. Minha conexão em Buenos Aires era de madrugada, então não consegui fazer cambio fora do aeroporto, e mesmo assim compensou muito mais que trocar no Brasil. Fiz no Banco Nación dentro do EZEIZA, acho que fica aberto 24hrs. No site deles dá pra acompanhar a cotação oficial (http://www.bna.com.ar).
      - Comprei todos os tickets de ônibus na Rodoviária de El Calafate. Também é possível comprar online.
      - Peguei um Chip para usar internet da empresa Movistar. Só precisa ir até a loja deles com um documento e solicitar o chip, depois ir até um kiosco e fazer uma recarga. A internet funcionou bem na Argentina, exceto El chaltén que lá nem o wifi funciona direito.
      - Tanto na argentina quanto no chile eles não dão sacolas nos mercados.
      - Achei os preços bem interessantes em Ushuaia, pra quem não sabe, é uma área livre de impostos. Vi perfumes, gopro, roupas de frio com preços bons.
       
       Meu cronograma foi o seguinte:
      20/12 – Florianópolis – Buenos Aires
      21/12 – Buenos Aires - Ushuaia
      22/12 – Ushuaia – Laguna Esmeralda
      23/12 – Ushuaia – Pinguineira, Canal Beagle e Glaciar Martial
      24/12 – Ushuaia – El Calafate (avião)
      25/12 – El Calafate – Dia Livre, volta de bike
      26/12 – El Calafate – Perito Moreno e Minitrekking
      27/12 – El Calafate – Puerto Natales - Chile (ônibus)
      28/12 – Puerto Natales – Full Day Torres Del Paine
      29/12 – Puerto Natales – Trekking até  Base deTorres del Paine
      30/12 – Puerto Natales – El Calafate – El Chaltén (ônibus)
      31/12 – El Chaltén – Cerro Torre
      01/01 – El Chaltén – Chorrilo Del Salto
      02/01 – El Chaltén – Fitz Roy
      03/01 – El Chaltén – Laguna Electrica
      04/01 – El Chaltén – Loma Del Pliegue Tumbabo
      05/01 – El Chaltén – El Calafate (ônibus)
      06/01- Chegada em Florianópolis
       
      Vou começar pelo dia 2, porque o primeiro se resumiu apenas em chegar até Buenos Aires 😂😂
      21/12 BUENOS AIRES – USHUAIA
      Cheguei de madrugada no Aeroporto de Ezeiza, fiz o cambio e meu voo até Ushuaia saia do Aeroparque. A Aerolíneas disponibiliza de um transfer gratuito se você emitir um voucher no site deles. A empresa que presta esse serviço é a Manuel Tienda León, só procurar o guichê deles na parte externa do aeroporto.
      O voo de Buenos Aires até Ushuaia dura +/- 4 horas. Acordei quando estava perto de pousar e ao abrir a janela o céu estava azul, as montanhas com os picos nevados e diversos lagos.
      Desembarquei em Ushuaia às 8h10 e como não despachei mala, fui direto ver o transfer até o meu hostel, para não esperar muito optei pelo remis, é um trajeto rápido e custou ARS 300.
      No hostel, tomei café da manhã e fui tomar um banho para sair. E para minha surpresa ao sair do banho, chuva e muito vento (coisas da patagônia 😂). Nesse momento, ainda não entendendo como funcionava o clima por lá, fiquei esperando a chuva passar. Depois de um certo tempo sai na chuva mesmo.
      Estava com o dia livre e fui bater perna para conhecer a cidade, andei pela Avenida San Martin que é a rua de comércios em Ushuaia, muito simpática, com algumas construções coloridas, pelas calçadas apreciando o Canal Beagle, fui até a famosa placa.
      Hospedagem: Antártida Hostel. Localização é ótima, perto da Avenida San Martin, do porto e mercado. Estrutura de quartos, banheiros e cozinhas são boas e sempre estavam limpos. Staffs simpáticos, sempre dando dicas e conversando.

      Vista do avião

      Foto clássica na placa "fin del mundo"

      Canal Beagle

      22/12 – USHUAIA – LAGUNA ESMERALDA
      Pedi no hostel informações sobre o transfer até o inicio da trilha para a Laguna Esmeralda, eles me venderam por ARS 450 ida e volta.
      A van passou no hostel as 10h, o dia estava nublado e sem chuva. A trilha de modo geral é bem tranquila e bonita. Você caminha por bosques, passa por rios, vales, paisagens bem diferentes. Durante todo o trajeto há “plaquinhas” azuis nas árvores indicando o caminho. Possui algumas subidas, não são muito longas e nem íngremes.
      Após mais ou menos 6km cheguei na Laguna Esmeralda e que lugar incrível, meu preferido de Ushuaia. A água realmente é verde esmeralda, mesmo com o dia nublado. Explorei alguns lugares mais altos, contornei a Laguna para vê-la vários ângulos. Logo mais começou uma ventania, coloquei todos os meus casacos, gorro, procurei um abrigo do vento e sentei pra comer para depois começar meu caminho de volta.
      Na volta o vento não deu trégua e eu podia ver a chuva se aproximando. Choveu um pouco e depois o céu ficou azul. Cheguei ao inicio da trilha perto das 14h para aguardar a van. No caminho de volta para o hostel o tempo virou de novo, choveu e ventou MUITO. Fiquei pensando se tivesse optado por voltar com a van das 17h kkkk

      Trilha com as plaquinhas azuis nas árvores, indicando o caminho.
       

       

      Empacotada de casacos depois que cheguei na Laguna Esmeralda
       
      23/12 – USHUAIA – PINGUINEIRA, CANAL BEAGLE E GLACIAR MARTIAL
      Último dia em Ushuaia começou bem cedo, o dia estava lindo, céu azul, pouco vento. Às 7h30 o ônibus saia do Porto em direção a Estancia Harberton, para depois pegar um barco até a Isla Martillo, onde estão os pinguins. Fechei esse passeio com a Piratour por USD 179.
      No caminho até a Estancia paramos num local bonito, com um lago e do outro lado da estrada um vale, onde é possível observar como as árvores crescem tortas devido aos fortes ventos.
      Fomos divididos em 2 grupos para pegar o barco e ir até a ilha dos pinguins. Estava bem frio e com bastante vento. Ao descer na ilha a guia passa algumas instruções e durante todo o passeio explica sobre a ilha, pinguins, predadores, etc. Você não fica “solto” na ilha, precisa caminhar com o grupo. A ilha é realmente cheia de pinguins, estão por toda a parte e são uma gracinha, dá vontade de pegar um e botar embaixo do braço.
      Obs.: Não é permitido se aproximar dos pinguins, acho que são 3 mestros. E tome muito cuidado para não pisar nos ninhos.
      Minha dica é: fique na frente do grupo, um pouco afastado. No momento que estava conversando com a guia um pinguim se aproximou de mim e pude vê-lo de pertinho, até tirei uma selfie com ele.



      Depois vamos até o museu marítimo onde é realizada uma visita guiada em inglês e espanhol. O museu é muito interessante possui ossadas de mamíferos marinhos. O tour é realizado por biólogos, as explicações são riquíssimas, cheias de informações novas.
      Pra finalizar o passeio seguimos até um catamarã para uma navegação de 3 horas pelo Canal Beagle, até chegar ao porto de Ushuaia. Confesso que achei essa parte um porre e dormi boa parte do trajeto kkkk acordei para ver o Farol, que é lindo. Nesse momento estava chovendo e bem cinza, parecia filme de terror. Mais tarde passamos por uma ilha onde ficam vários leões marinhos, paramos ali por alguns minutos para observa-los. Eles dormem todos juntinhos, fazem barulhos, são folgados e desajeitados.
      Desembarcamos no porto de Ushuaia pelas 15h, almocei com uma família que conheci durante o passeio e as 19h30 combinamos de nos encontrar para subir o Glaciar Martial. Nessas horinhas já tinha parado de chover e o sol brilhava, no entanto um pouco antes de sair e encontrar meus novos amigos, o tempo virou completamente e inclusive choveu granizo (acho que nunca vou ver tempo tão louco como ushuaia).


      Após muita indecisão, criamos coragem e começamos a subir o Glaciar Martial, debaixo de chuva mesmo. Estava muito úmido, então a sensação térmica castigava. No meio da trilha já havia parado de chover, olhamos para trás, o céu estava limpo e no mar dava pra ver um lindo arco-íris. A subida é bem íngreme, senti a minha panturrilha queimar. Subimos até encontrar os pontos com gelo, tomamos a agua trincando e começamos a descida com vista para Ushuaia, o céu estava com cores lindas.
      Por isso eu vou reforçar mais uma vez: NÃO DEIXEM DE FAZER ABSOLUTAMENTE NADA NA PATAGÔNIA POR CAUSA DO TEMPO.

      Patagônia e suas surpresas 😍



      Por enquanto é isso gente, conforme for sobrando um tempinho vou escrevendo e postando aqui!
       
       
    • Por Alexandre Cabral
      Gostaria de deixar o meu primeiro relato com a certeza de que ainda viram muitos outro!
      Como nos concentramos apenas em Ushuaia, por questão de logística, pois não tinha voos diretos de Ushuaia para Calafate nesse período específico, decidi deixar meu relato do ponto de vista de alguém que tentou aproveitar ao máximo o que Ushuaia tem a oferecer. 
      Poderia ter economizado muito mais do que o fiz, mas como a maioria das viagens de ultima hora, paguei um preço a mais. O fato de ter ido em baixa temporada, amenizou um pouco a situação. Minha viagem foi no começo de maio/2019 e durou uma semana. Comprei pacote aéreo (aerolíneas) + hotel pela decolar. O voo saia de São Paulo para Ushuaia com escala de 6h em Buenos Aires e com troca de aeroporto, pois voos internos são operados no Aeroparque. A aerolíneas disponibiliza transfer gratuito, é só entrar no site deles ir em: serviço ao cliente -> serviço de transfer -> preencher seu sobrenome, o código de reserva e e-mail, dai você recebe os vouchers por e-mail tanto o de ida quanto já o da volta em QR code, é só apresentar na hora de pegar o transfer. No site tem os horários que, se não me engano, é a cada hora, o transfer é operado pela empresa Manuel Tienda León.
      Os passeios que cotei ainda estando no Brasil estavam muito caros e decidimos olhar os preços quando chegamos lá, uma vez que, sendo baixa temporada, não teríamos o risco de ficar sem vaga. Negociando diretamente com a agência, o preço é totalmente diferente, muito mais barato, fechamos todos os passeios com a Brasileiros em Ushuaia que montou um roteiro de passeios de acordo com nossa disponibilidade. Com exceção da Expedição Off Road 4x4 + caiaque (que é opcional, mas vale a pena), dos outros passeios que fiz, não era realmente necessário fazer por agência. Lembrando que, certos passeios, são feitos em determinada época do ano e outro são feito o ano todo.

      1. Letreiro
      1º Dia - Chagamos as 8h e pegamos o transfer, que já estava incluso, até o hotel, ficamos no Hostal de Bosque, nos instalamos e fomos ver os passeios, fechamos tudo já no primeiro dia, mas lembrando que durante a viagem foi possível rever a ordem dos passeios para a que melhor nos atendesse. Devido ao cansaço, ficamos pela cidade conhecendo alguns ponto turísticos com o letreiro, a avenida San Martín que é a principal e é onde fica tudo e aproveitamos para visitar o museu marítimo e presídio. Para fazer a visita no Museu, é preciso pagar a entrada, estando la dentro pudemos explorar as galerias onde tinha as exposições e mais a frete o presídio, seus anexo e as selas. Cada sela conta um pouco da história do lugar com fatos, representações dos presidiários que passaram lá. Dentre os anexo, há um que esta preservado como foi deixo a anos e a sensação de entrar lá é surreal, vale muito a pena a visita.  A noite fomos relaxar no pub Dublin que é sempre cheio de gente e um dos melhores bem estilo Irlandês.                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
      2. Placa Ushuaia FIn del Mundo 

      3. Museo Maritimo y del Presidio de Ushuaia
                
      2º Dia - Trem do Fim do mundo + Parque Nacional Terra del Fuego - Da pra pegar um táxi e ir para a plataforma do trem, comprar o ticket e fazer o passeio tudo por conta, depois para o parque precisa outra condução. O trem em si é bem simples mesmo, mas o que vale a pena é a paisagem pelo caminho, realmente parece que se esta dentro de um filme. O trem faz uma parada e é possível descer tirar fotos e explorar um pedacinho do lugar. Na entrada ganhamos um fone de ouvido  e durante todo o trajeto, é possível escutar sobre a história dele, em vários idiomas. No parque nacional, vemos alguns lagos, entramos na floresta e caminhamos até um café que tem um pouco mais acima onde a vista é incrível e é possível degustar um chocolate quente maravilhoso. Nesse mesmo passeio, foi ao correio do fim do mundo, tem que dar sorte de ele estar aberto, pois os horários de funcionamento são meio bagunçados. Demos sorte de achar aberto e pudemos carimbar o passaporte com o selo de lá, o lugar é em interessante, vende cartão postal e funciona como um correio normal.

      4. Passeio no trem do fim do mundo

      5. Parque Nacional Terra do Fogo

      6. Correio do Fim do Mundo
       
      3º Dia - Glaciar Martial + Bar de gelo - Para o glaciar é só pedir um táxi até a casa de chá que fica no pé do glaciar e de lá da pra subir tranquilo. Como era outono, a pista de esqui na estava aberta, por isso dava para subir o glaciar por ela. A caminhada até a parte de cima não é pesada e é tranquila de fazer e mais uma vez a vista surpreende em cada cantinho daquele lugar. O bar de gelo é tipo uma câmara fria a -20ºC que server bebida durante 20 min, não achei muita graça, da pra passar sem, mas como fazia parte da experiência, la fomos nós.

      7. Glaciar Martial

      8. Bar de Gelo
       
      4º Dia - Trekking Laguna Esmeralda - Para mim que nunca tinha feito trekking foi muito bom ter ido com a agência, mas pra quem já é acostumado, é o mesmo esquema, táxi ate a entrada e de la segue até a laguna. Esta sinalizado e sempre tem gente por conta fazendo o trajeto. É uma caminhada de 4h ida e volta, passamos perto de represa de castores, dentro do bosque, lugares com lama, riachos, até chegar na laguna é um pouco cansativo então é bom reservar um dia para esse passeio.

      9. Laguna Esmeralda
       
      5º Dia - Navegação Canal Beagle - No porto tem as empresas que vendem o ticket para a navegação, que se não me engano é de manhã e a tarde. Também tem que pagar uma taxa no porto na hora do embarque, não me lembro o valor mas não é nada absurdo. Vimos o O Farol Les Eclaireurs, conhecido com o farol do fim do mundo e ilhas com leões marinhos e aves, não era época dos pingues, então de 
      10. Farol Les Eclaireurs (Farol do Fim do Mundo)
       

      11. Colonia de Aves no Canal Beagle 
       
      6º Dia - Expedição Off Road 4x4 + caiaque sunset - É uma passeio noturno, vale muito a pena, o caiaque como já disse, é opcional, mas é muito legal o passeio e vale a pena também. De dois em dois, entramos no caiaque e remamos no lago escondido seguindo o guia, o fundo do lago é cristalino e incrível, ficamos até o pôr do sol admirando a vista. Depois voltamos a rota adentrando a uma floresta já a noite e paramos perto do lago fagnano. O passeio termina com um churrasco numa clareira no meio do floresta, com direito a fogueira e marshmallow. É uma ótima maneira de fechar a viagem com chave de ouro. 
       
      12. Lago Escondido

      13. Caiaque sunset, Lago Escondido

      14. Lago Fagnano

      15. Churrasco e Marshmallows
      7º Dia - Foi o ultimo dia então tiramos para comprar algumas lembrancinhas, como tinha nevado nas montanhas, pegamos um táxi e voltamos ao glaciar para ver como estava e era outra paisagem tudo branquinho de neve.
       
      8º Dia - Pegamos o transfer as 07h e fomos para o aeroporto pegar o voo de volta.
       
       
      Qualquer dúvida, estou as disposição! O Post ainda precisa ser melhorado, qualquer sugestão é bem vinda! 😃
       
    • Por Thalles Medeiros
      Tô passando pra avisar que mês que vem "fevereiro" vou fazer uma trip épica rumo ao Uruguai bem "mão de vaca" pegando caronas, barraca e etc .. 
      Já te adianto que vai ser tri legal 
      Fico pilhado? Ta afim de ir? van bora!! 


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