Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Pessoal, estou indo para a Patagônia no fim do ano, e estava deixando para comprar meu saco de dormir por lá. Como vou chegar por Punta Arenas iria comprar algo na zona franca de lá, provavelmente algo sintético (acho pluma muito arriscado........), da faixa de 0ºC conforto, uma vez que a barraca três estações e dormirei com um pouco de roupa.

.... sleeping da Quechua na Decathlon que pareceu razoável ... o S0 Ultralight. Mesma temperatura de conforto (embora eu confie menos na faixa de conforto da Quechua), bem leve por ser da linha ultralight, e daria pra eu confeccionar uma capa impermeável pra ele antes de viajar. Será que por esse preço vale mais a pena deixar pra comprar por lá mesmo?

...

 

Olá palhares, vc está certo em não levar pluma. A umidade (mesmo sem molhar de chuva) já complica, e olha que há risco de molhar com chuva. É para isto que vc disse em fazer capa impermeável? Talvez um bom saco de plastico, duplo, possa resolver...

Vc disse que ele é ultralight... Nem tanto: 1560g no tamanho M, 1770g no L e 1850g no XL. Eu prefiro o Large, para ter espaço e mexer muito.

 

No Chile a Loja Andesgear é muito boa, e tem 7 Lojas (tiendas), uma em Punta Arenas. (site geral: http://www.andesgear.cl/ )

No site, primeiro vc olha os sacos de dormir: Campamento > Sacos de dormir > Sintéticos.

São muitas opções. Uma que comprarei para meu filho, que é friorento, e posso pegar neve em TDP: Marmot Trestles 15 - Long, com 1,7 kg ("Sorprendentemente abrigador y liviano (aprox 1.7 kg) para un saco de este precio, el Trestles 15 sintético es ideal para climas fríos y húmedos. Límite de confort: hombres -11.2ºC; mujeres -4.6ºC (Norma EN 13537)

Temperatura extrema: -30.3ºC")

Andremuxa no seu relato, dormia de cueca, na neve sentiu um frio e vestiu roupa. No Brasil vc pode usá-lo com pouco roupa, ou aberto,OU COMPRAR UM menos quente, SÓ dei um exemplo de opção...)

 

NO SITE site geral: http://www.andesgear.cl/ ,

procure o endereço em "tiendas", à esquerda, veja a loja em Punta Arenas, localize o F de fone, liga (se ligar usando o skipe, fica praticamente de graça !!!), e habla em portunhol, com o computador ligado para ajudar nas palavra, e veja quais as opções que tem no LOCAL... Se gostar, manda reservar, ou já paga e pega lá, é tudo conversado...

 

Se não gostar da ideia acima, compra este Quechua, e compre um liner de seda lá ( agrega cerca de 3 graus ao saco ), facilita a higiene do saco. Pode mandar fazer um liner. Os tecidos leves termoreguladores, são Seda e Tecido de Bambu... Os outros tecidos são mais quentes, tipo fleece, e não sei onde comprar. O preço de Tecido de Bambu é muito acessível . É antibacteriano também. Puxa o suor 5 vezes mais que algodão, e é termo regulador. Tem tendência a fazer "bolinhas'', mas isso não é problema para um liner...

Preço do metro: R$16,00, com 140 cm largura, na http://www.lojadostecidos.com.br/categoria.php?cod_categoria=91084

 

São opções... ::hein: Divirta-se... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Adendo:

O amigo gvogetta também fez bons comentários. E a capa de gordura, que ele brinca, mas é sério. Quem é magrinho passa muito frio mais frio. A manta de gordura é grande isolante.

E lembre-se que nosso radiador que perde mais calor é pescoço e cabeça. Uma pescoceira (melhor que cachecol, pois pode usar na trilha sem enganchar) e um gorro são ítens eu diria OBRIGATÓRIOS no locais muito frio, OU mesmo no Brasil tropical, em cima de uma serra, madrugada adentro, com vento e umidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

...

 

No Chile a Loja Andesgear é muito boa, e tem 7 Lojas (tiendas), uma em Punta Arenas. (site geral: http://www.andesgear.cl/ )

No site, primeiro vc olha os sacos de dormir: Campamento > Sacos de dormir > Sintéticos.

São muitas opções. Uma que comprarei para meu filho, que é friorento, e posso pegar neve em TDP: Marmot Trestles 15 - Long, com 1,7 kg ("Sorprendentemente abrigador y liviano (aprox 1.7 kg) para un saco de este precio, el Trestles 15 sintético es ideal para climas fríos y húmedos. Límite de confort: hombres -11.2ºC; mujeres -4.6ºC (Norma EN 13537)

Temperatura extrema: -30.3ºC")

Andremuxa no seu relato, dormia de cueca, na neve sentiu um frio e vestiu roupa. No Brasil vc pode usá-lo com pouco roupa, ou aberto,OU COMPRAR UM menos quente, SÓ dei um exemplo de opção...)

 

...

 

 

 

Olá Pessoal!

 

Este saco da Marmot Trestles sem dúvida é uma excelente opção. Extremo -30ºC dá quase para dormir na Antartida... ::otemo::

 

André, parabéns pelas dicas!

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Getúlio, realmente, o preço é bem tentador ... cerca de 180 um saco de dormir para 0 graus! No Chile, os da Marmot e Doite saem na faixa de 200 ~ 250 reais, mas acho que vou acabar comprando por lá, pois estou ouvindo muita coisa sobre a diferença de acabamento ... não que o Quechua seja segunda linha, pelo contrário, é um saco muito bom, mas dizem que um Marmot bem cuidado dura a vida toda ...

 

E André, não sou eu que disse que é ultralight, é o nome do modelo! :P

Realmente não é tão leve, mas é mais do que os 2,3kg de um Marmot Trestles 0, por exemplo ... estou confiante quanto aos preços de Punta Arenas, na zona franca também parece ter uma loja da Doite né? Lá deve ter todos os produtos da marca! A idéia de ligar e reservar é realmente muito boa, embora eu talvez acabe optando por comprar na hora para poder "tocar e sentir" o produto que vou levar, afinal de contas, não dá pra ver ele aqui no Brasil porque nem se encontram essas marcas por aqui (fiz algo parecido esses dias, experimentei um tênis na Centauro e comprei pelo Netshoes depois hehe) ...

 

O saco seria só pra proteger o saco em caso de chuva enquanto eu estivesse carregando ele na mochila. Algo homemade mesmo.

Agora, o que seria um liner? Procurei um pouco na internet e não achei nada, ele possui a mesma função de um isolante térmico de EVA por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

E André, não sou eu que disse que é ultralight, é o nome do modelo! :P ...Realmente não é tão leve, mas é mais do que os 2,3kg de um Marmot Trestles 0, por exemplo ....... A idéia de ligar e reservar é realmente muito boa......

O saco seria só pra proteger o saco em caso de chuva enquanto eu estivesse carregando ele na mochila. Algo homemade mesmo.

Agora, o que seria um liner? Procurei um pouco na internet e não achei nada, ele possui a mesma função de um isolante térmico de EVA por exemplo?

 

olá palhares! Vamos apenas lembrar que o Marmot Trestles 0 é hiperquente, superquente, ou seja: mais peso (Límite de confort: hombres -19.1°C; mujeres -11.4°C (Norma EN 13537) ,Temperatura extrema: - 40.7°C),

não dá para comparar com o outro de zero graus... O valor está em graus Fahrenheit.

O outro mais Marmot Trestles 15, é mais leve, e 15 graus Fahrenheit dá 9,5 abaixo de zero Centigrados...

 

A ideia de ligar é importante, porque mesmo aqui no Brasil, eu algumas vezes compro pela internet, e os caras ligam, dizendo que não tem no estoque, que o computador não dá baixa automática.

 

E o liner é um saco que fica dentro do seu saco de dormir. Tem o formato meio retangular, tipo 70 cm de largura nos pés, e 90 cm ou mais nos ombros. Costurado dos lados, apenas aberto na parte de cima para vc entrar.

VEJA nas páginas 76, 77 e depois 78, que tem mais comentários meus e fotos. E comentários da turma...

Boa sorte. ::cool:::'>

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Falha minha! Não sabia que a nomenclatura do Trestles era em Farenheit! Realmente, o Trestles 0 é um exagero e não está em pé de comparação com os outros que estamos comentando .... mas mesmo o Trestles 15 é MUITO mais barato no exterior do que aqui!

 

E achei muito legal o liner! Dei uma olhada em vários, o preço é meio salgado mas acho que vale a pena para temperaturas mais extremas que posso vir a encontrar como pela conservação do saco! O liner é muito grande e ruim de carregar, ou cabe tranquilo na mala (vou com uma TNF Terra 65, provavelmente não a lotarei para deixar espaço para souvenirs) ;)

 

Ou você acha que compensa fabricar um liner? Tenho medo de costurar mal e ele acabar não cumprindo sua função de aumentar minha temperatura ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Palhares!

 

Então, os liners vendidos nas lojas geralmente são caros mesmo. Fabricar um é bem fácil e baratíssimo, mais difícil é encontrar os tecidos adequados em algumas cidades. A questão das costuras qualquer costureira com máquina overlock ou similar faz e fica bom, pois em sua maioria são costuras retas. Com tecidos finos, o ideal é fazer costuras duplas dobradas para o tecido não se romper com o esforço nas costuras ::otemo::

 

Para medir, use seu corpo como referência, não precisa se preocupar muito com o tamanho exato do saco de dormir, pois se sobrar um pouco isso não irá te incomodar.

 

Quanto ao volume, se optar por um liner mais fino, com tecido de seda ou fibra de bambu ele ficará muito compacto, do tamanho de uma garrafa de água 500 ml aproximadamente (o meu Sea to Summit Thermolite Reactor, cujo tecido é pouca coisa mais espesso é assim). Se partir para um tecido mais grosso, como fleece, o volume já aumentará consideravelmente. Lembro que existe um tecido parecido com o fleece que é o "soft", em diversas espessuras, encontrado facilmente em lojas de malhas para confeccção e de preço bem acessível. É um tecido que esquenta prá caramba (é muito usado para fazer aquelas mantas de bebê), só que com o tempo e lavagens junta aquelas bolinhas, se for dos mais finos ele fica bem compacto quando enrolado.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Falha minha! Não sabia que a nomenclatura do Trestles era em Farenheit! Realmente, o Trestles 0 é um exagero e não está em pé de comparação ...... mas mesmo o Trestles 15 é MUITO mais barato no exterior do que aqui!

E achei muito legal o liner! Dei uma olhada em vários, o preço é meio salgado mas acho que vale a pena para temperaturas mais extremas que posso vir a encontrar como pela conservação do saco! O liner é muito grande e ruim de carregar, ou cabe tranquilo na mala (vou com uma TNF Terra 65, provavelmente não a lotarei para deixar espaço para souvenirs) ;)...

Ou você acha que compensa fabricar um liner? Tenho medo de costurar mal e ele acabar não cumprindo sua função de aumentar minha temperatura ...

 

O liner tem vários tamanhos. Se vc tiver um saco muito quente, vc não precisa de um liner quente. Seria o leve de seda, mais para a higiene ( em lugar frio como patagonia, ele agrega de 3 a 5 graus... ). O de Seda é pequeno, ocupa espaço de uma camiseta dryfit, dobrada.. Veja foto abaixo.

O de algodão só serviria para lugar quente (como um lençol), pois o algodão úmido de suor, ou condensão do ar em volta do corpo, esfria você.

O calor do corpo condensa o ar dentro do saco também ( assim como condensa o ar e "chove dentro de barracas mal ventiladas, em ambientes muito frios ).

O liner que tenho de seda é super fininho e leve. E não ocupa espaço quase nenhum. Vem dentro do seu saco-bolso, mas pode ficar meio aberto, e cabe em qualquer buraquinho. O liner mais quente é de micro fleece e ocupa o espaço de um saquinho de dormir. O peso deles será o determinante do volume.

Fabricar um liner? de seda acho que não, pois vai ficar preço a preço. De fibra de bambu, tecido muito técnico, cada vez mais utilizado pelas grandes fábricas (marmot, etc...), valeria a pena pelo preço do metro. E a costureira. É como se fosse um lençol dobrado, e costura dupla comum. A fibra de bambú esquenta no frio e esfria no calor, absorve suor 5 vezes mais que algodão, é bacteriostático, elimina odor e é mais barata. :P

Se você fizer, depois posta o resultado.

abç

 

abaixo meu liner, quase consigo fechar meus dedos... , e ele com camiseta aberta, e outra dobrada...para ter ideia de volume.

20111027141234.jpg

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111027141810.jpg 500 281.25 Legenda da Foto]e ele com camiseta aberta, e outra dobrada... meias selene de algodão ( na patagonia tem que ser de meia de Lã[/picturethis]

 

No Chile o Preço é bem mais barato !!! Na La Cumbre em Santiago: http://www.lacumbreonline.cl/index.php/horizontal/camping-trekking/accesorios-camping/liners-sacos.html

Na Tatoo, Santiago : http://cl.tatoo.ws/catalog?id=233

Liqando para Punta Arenas, veja se lá não tem Andesgear, ou se eles te dão telefone de outra loja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bacana MESMO, pessoal! Provavelmente vou fabricar um! Ainda preciso me decidir quanto ao tecido, mas vou aproveitar o dia que for no Brás comprar o tecido da capa da minha mochila para comprar esse também!

 

Pelo visto vou levar numa costureira ao invés de dar para a minha vó, ela é muito boa na costura mas a máquina dela é mais indicada para panos de prato hehe mas realmente fiquei surpreso com o volume ocupado pelo liner de vocês, muito compacto!

Obrigado pelas respostas! Abraços!

 

Juro que posto aqui quando ele estiver pronto contando o resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa,

 

galera, como ja havia comentado em um post antigo, tenho aquele Micro-Pluma da Trilhas&Rumos, bem leve e compacto, mas o Extremo dele é pra -1 grau.. e como vou para a patagonia final do ano, chalten e TDP, preciso de algo que seja mais resistente ao frio.. se eu utilizar desse liner thermolite reactor, eu consigo um desempenho tão bom quanto outro saco de dormir mais resistente?

 

att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...