Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

To indo pra patagonia (chalten, calafate e TDP) em dezembro, ficar até final de janeiro e começo de fevereiro..

ouvi dizer que lá mesmo no verão faz frio a noite.. algo na casa de -5 por ai...

to com uma duvida quanto a sacos de dormir.. preciso de ajuda de vcs! Athila

 

Athila, também estou indo em 25 de dezembro, por Santiago, chego em Puerto Natales em 2 de janeiro, e fico 11 dias em Torres de Paines. Pode Nevar em Janeiro, principalmente no Passo Gardner. Pode chegar abaixo de 7, sem contar os ventos frequentes de mais de 90 kilometros por hora. Pode chover todos os dias, sem sol. Pode chover e abrir sol.

Portanto saco de dormir de Pluma de Ganso (Down) é "fria", pois pega umidade, e não funciona. E se o pegar chuva (entrar agua na mochila ou barraca e molhar o saco), já era...

Comprei de Fibra sintética. Comprarei outro lá, para meu filho, em Santiago, lojas Cumbre ou Tatoo. São mais baratos e excelentes marcas.

A marcação de temperatura Europeia você tem que olhar a temperatura do meio. Por exemplo. Conforto +3, limite -5, extremo -10. VALE para você o -5, que é o conforto sem frio...

Veja as dicas de roupa, de liner, de alimentação. MAS o básico é mesmo o Saco.

E para dormir no Brasil tropical vc já tem. Mas deixe ele aqui.

 

Olhe as lojas da Argentina. Veja por qual cidade você chegará. Deixe um ou dois dias para comprar bem comprado o que falta... Você terá peso na faixa de 1500 a 1800 gramas. Alguns de 2000 gramas. Tem tempo de ir anotando...

 

só alguns exemplos:

http://cl.tatoo.ws/catalog/article?id=3058&cid=229 veja este de 1600 gramas.

http://cl.tatoo.ws/catalog/article?id=3058&cid=229 e este super potente !! 2200gr.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vivo!!! ::otemo::

 

Aos que contribuíram com dicas preciosas e aos que ficaram na torcida, valeu!!!

 

Segundo meu termômetro, que é relativamente bem confiável, apesar de que as condições de medição não foram as ideais, a temperatura externa chegou a -7,0ºC e a interna a -4,9ºC.

 

O Lafuma Trek 1000 segurou o tranco. Depois de me alimentar bem, só na janta foi meio quilo de feijoada pronta Vaptza com farofa, consegui dormir relativamente bem: segunda pele, flece + blusa por cima, gorro, cachecol, luvas, calça fleece e três meias. Como segurança tinha uma manta aluminizada da Azteq que não utilizei.

 

Mas vou dizer que o frio chegou a incomodar. Acordei três ou quatro vezes (provavelmente pelo incômodo causado pelo frio), mas logo voltei a dormir. Nada que preocupasse, mas não foi o ideal. O camarada que estava comigo dormiu de Super Pluma Gelo -15ºC e disse que a noite de sono foi tranquilíssima. A minha não foi esse espetáculo todo.

 

Mas o parecer final é o que todos devem imaginar: o Lafuma Trek 1000 não é pra isso. Se o fabricante diz que a temperatura de transição é de 3ºC, não é pra você querer uma noite tranquila de sono com -5ºC. ::toma::

 

Ps. Um detalhe que pra mim foi importante foram os pés. Não tinha meia térmica e não usei a tática de esquentar os bichinhos com água. Resultado: reclamação geral durante a noite. ::prestessao::

 

No fim, sorte minha (mais do que juízo) que a previsão inicial de dois dígitos negativos não se confirmou, pois senão o bicho ia pegar... ::quilpish::

 

Abraços,

 

Mioto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Vivo!!! ::otemo::

Segundo meu termômetro, que é relativamente bem confiável, apesar de que as condições de medição não foram as ideais, a temperatura externa chegou a -7,0ºC e a interna a -4,9ºC. ...

.... Se o fabricante diz que a temperatura de transição é de 3ºC, não é pra você querer uma noite tranquila de sono com -5ºC. ....

Ps. Um detalhe que pra mim foi importante foram os pés. Não tinha meia térmica e não usei a tática de esquentar os bichinhos com água. Resultado: reclamação geral durante a noite. ..........No fim, sorte minha (mais do que juízo) que a previsão inicial de dois dígitos negativos não se confirmou, pois senão o bicho ia pegar.....

Abraços,

Mioto.

 

Valeu seu "teste drive" Mioto. Você estava com muitas camadas de roupa, e mostrou que ajudou!!

Resumindo: "sobrevivencia" sem "conforto".

Só para lembrar que as partes do corpo que não estão cobertas de muito tecido adiposo e musculo, são radiadores. O principal já falei: Pescoço e cabeça (muita irrigação sanguínea superficial, se molhados perdemos até mais de 50% do calor aí). Mãos é pés também (são as extremidades e as costas...). E foi nos pés que voce não levou a famosa meia grossa de lã...

Abraço. Até seu próximo teste com o novo deuter... hehehe :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Vivo!!! ::otemo::

 

[...]

 

Segundo meu termômetro, que é relativamente bem confiável, apesar de que as condições de medição não foram as ideais, a temperatura externa chegou a -7,0ºC e a interna a -4,9ºC.

 

[...]

 

No fim, sorte minha (mais do que juízo) que a previsão inicial de dois dígitos negativos não se confirmou, pois senão o bicho ia pegar... ::quilpish::

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Olá Mioto!

 

Realmente as temperaturas neste último FDS despencaram. Ainda bem que tudo deu certo, apesar de não ter usado a dica da água quente nas pernas, geralmente mais difíceis de esquentar num saco de dormir não apropriado. No fim o "test drive" foi bom para alertar quanto à necessidade de usar um saco de dormir próprio para baixas temperaturas. :mrgreen:

 

Só falta agora o relato da travessia!

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Atualmente os grandes fabricantes estão usando materiais cada vez mais impermeável para construção(parte externa) dos sacos de dormir de pluma...

O grande problema mesmo ao meu ver é a chuva e a higiêne dos sacos de dormir de pluma(a umidade fica em "segundo plano")..."evite" a condensação também, o pinga pinga na barraca.

Outra...alguns fabricantes americanos não usam a norma européia(mais parecida para o BR), o que vai dar uma range diferente...um saco para -7ºC de fabricante que usa norma americana, na européia seria -3ºC de limite.

Muito tempo atrás o Batata postou algo do tipo...

O que vale mesmo é proteger todo o material da mochila com sacolas de plástico e a capa de chuva...com ou sem saco de dormir, de plumas ou sintético e etc...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Boa Haole!

 

Não sabia dessa "diferença" no 'range' de temperatura dos sacos de dormir americanos e europeus devido à diferença de normas. ::ahhhh::

Neste caso os sacos europeus (de dormir) seriam mais "quentes", certo?

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Opa gvogetta, encontrei a página com a tabela explicando...

sacos-de-dormir-t7194-615.html

 

Vou citar um exemplo:

 

Você vai comprar um saco TNF que não está "enquadrado" na EN...

http://www.thenorthface.com/catalog/sc-gear/equipment-sleeping-bags/aleutian.html?from=subCat&variationId=F98

 

Vai nas especificações dele, em "temperature rating"...vai constar -7ºC/20ºF( sem especificar conforto, limite e extrema)...Segundo a tabela, na EN este saco teria a range "conforto= 3ºC / limite= -3ºC / extrema de -19ºC...

 

Um marmot na EN teria nas especificações algo como "conforto/limite/extremo"

http://marmot.com/products/helium_membrain?p=117

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal,

 

Sou novo no fórum, mas já o acompanho há algum tempo.

Como já mencionei no título deste tópico, gostaria de dicas de um saco de dormir bom para tal travessia. Já li bastante aqui, mas não vi nada dizendo especificamente para esta travessia que tenha um bom preço. Pretendo usá-lo o ano que vem nesta trip e futuramente só no Brasil. Então não quero gastar uma pequena fortuna em um Deuter por exemplo. Estive pensando no Micro Pluma da T&R. No próprio site, eles recomendam este saco para a PetroTerê. Ele é pequeno e não tão pesado, mas não sei em relação à temperatura, se aguentaria.

O que vcs me recomendam?

Outra coisa, sei que não é o tópico apropriado, mas está no contexto... Será que a mochila Crampon 48 da T&R daria conta do recado? Ou é muito pequena? Já ouvi algumas pessoas dizendo que uma mochila de 50L dá tranqüilamente para esta travessia. O que acham?

 

Estou comprando os equipos aos poucos para não ficar muito pesado. E a idéia é planejar/treinar bem, por isso já estou me antecipando para o ano que vem, talvez em Maio.

 

Poderiam me ajudar? Toda dica será bem vinda!

 

Um abraço a todos e ótimo fds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá!

 

O saco de dormir Micro Pluma pode ser suficiente sim, mas aí você estará dependendo da sorte de pegar um tempo bom (sem temperaturas negativas) durante os 3 dias de travessia, o que convenhamos, não é o ideal. Particularmente eu recomendaria o Super Pluma Inverno (se for optar por um saco da T&R em função do preço), mesmo apesar do acréscimo de 300g no peso e do maior volume do mesmo. Ambos os modelos são bons mas as faixas de temperatura de tolerância e conforto são diferentes em 4º (o Super Pluma Inverno vai até -4ºC), o que geralmente é suficiente para as noites na região durante o inverno. Mesmo com este saco eu recomendo fortemente levar uma muda de roupa para dormir (ou uma segunda pele) para caso a temperatura caia muito à noite nos dias em que for fazer a travessia.

 

Já a mochila é uma questão mais difícil e subjetiva pois vai depender em primeiro lugar de como será a logística da sua travessia. Fazendo em grupo, é possível dividir alguns itens (como a barraca, cargas de gás e comida, por exemplo) em mais de uma pessoa/mochila, o que facilita uma melhor distribuição do peso/volume entre os integrantes do grupo. Outro ponto é o quanto de material você costuma levar. Se for minimalista e levar apenas o essencial, creio que os 48L sejam suficientes, talvez com algo pendurado fora (o que aliás NÃO RECOMENDO). Se por outro lado você for do tipo que leva a "casa" na mochila, então melhor buscar alguma outra opção com maior volume disponível, até em razão do investimento que irá fazer na sua compra. :mrgreen:

 

Para referência: só o saco de dormir geralmente ocupa cerca de 12 a 18 litros, dependendo do modelo. Some-se a isso roupas (mais uns 16L), comida (5L), e algum acessório (fogareiro, gás, panela = +5L) e já terá cerca de 42L ocupados da mochila - e nem falamos ainda da barraca, ou parte dela! ::sos::

 

Parece óbvio isso, mas procure separar o que você levaria numa trip dessas, especialmente as ROUPAS = anorak, gorro, luvas, fleece, segunda pele, camisetas, calça, meias, toalha de rosto. Enrole/dobre bem e compacte-as - vai se surpreender com o tamanho que isso ocupa. Depois faça o mesmo com a comida prevista (aqui teremos mais peso do que volume). E o mesmo com os demais equipamentos - saco de dormir, fogareiro, cartucho extra de gás, canivete, panela, máquina fotográfica, pilhas, kit primeiros socorros, etc... Assim terá uma idéia do que caberá (ou não caberá) numa determinada mochila em função do volume.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...