Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Caríssim@s,

Alguém sabe de um teste-drive extremo do Lafuma Trek 1000? Tenho um e quero acampar com ele no próximo fim de semana, na Serra Catarinense. A temperatura pode chegar, a depender do local e do acúmulo de ar frio, perto de -10ºC. E aí, alguém desaconselha muito? Vou dormir bem agasalhado, com a cabeça, principalmente, bem protegida, mas vou de Lafuma Trek 1000. Se alguém aqui assegurar que morrerei, compro outro ainda esta semana ::otemo::

Abraços,

Mioto.

 

Mioto, seria bom o teste real de alguém. Mas enquanto não chega, eu não arriscaria. Porque o saco tem só uma camada, é muito leve, e principalmente tem como temperatura conforto para HOMENS de +3°C !!! Quatorze graus abaixo vem a temperatura extrema, de 11°C, de "sobrevivência"... Sobrevive mas não dorme de tanto frio... Sem conforto.

 

Bem lembrado da proteção da cabeça. Leve também um gorro Curtlo que vira pescoceira (é aberto em cima), é confortável, e esquenta muito mais o corpo. Luvas, balaclava, meias também são importantes.

Um dia de manhã saí da barraca, cedo, com friozinho, e estranhei o calor que incomodava, após movimentar um pouco... Depois que alguém me lembrou que eu estava com a pescoceira. Retirei e refrescou legal...

 

Peso: 1000 g Temperatura Conforto mulher(Nominal): +8ºC Temperatura ; Conforto homem(Limite): +3ºC ; Temperatura Extrema: -11ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Caríssim@s,

 

Alguém sabe de um teste-drive extremo do Lafuma Trek 1000? Tenho um e quero acampar com ele no próximo fim de semana, na Serra Catarinense. A temperatura pode chegar, a depender do local e do acúmulo de ar frio, perto de -10ºC. E aí, alguém desaconselha muito? Vou dormir bem agasalhado, com a cabeça, principalmente, bem protegida, mas vou de Lafuma Trek 1000. Se alguém aqui assegurar que morrerei, compro outro ainda esta semana ::otemo::

 

Abraços,

 

Mioto.

 

 

E aí mioto...

É cara...tu vai virar granizo...heheheh ::Cold::::Cold::

Brincadeira... ::tchann::

 

Vou fazer algumas perguntas, mas que é para o bom andamento de sua questão... ::cool:::'>

 

Vai dormir em que tipo de barraca?

O que é bem agasalhado pra você?

Quantos na barraca ?

Sente frio com facilidade? (essa aqui é a mais chata de interpretação)

Vai comer bem ?

É -10ºC dentro da barraca ?

Temperatura de fato ou sensação térmica ?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Caríssim@s,

 

Alguém sabe de um teste-drive extremo do Lafuma Trek 1000? Tenho um e quero acampar com ele no próximo fim de semana, na Serra Catarinense. A temperatura pode chegar, a depender do local e do acúmulo de ar frio, perto de -10ºC. E aí, alguém desaconselha muito? Vou dormir bem agasalhado, com a cabeça, principalmente, bem protegida, mas vou de Lafuma Trek 1000. Se alguém aqui assegurar que morrerei, compro outro ainda esta semana ::otemo::

 

Abraços,

 

Mioto.

 

 

E aí mioto...

É cara...tu vai virar granizo...heheheh ::Cold::::Cold::

Brincadeira... ::tchann::

 

Vou fazer algumas perguntas, mas que é para o bom andamento de sua questão... ::cool:::'>

 

Vai dormir em que tipo de barraca?

O que é bem agasalhado pra você?

Quantos na barraca ?

Sente frio com facilidade? (essa aqui é a mais chata de interpretação)

Vai comer bem ?

É -10ºC dentro da barraca ?

Temperatura de fato ou sensação térmica ?

 

Abraço

 

 

 

André,

 

Valeu a dica. Vou pensar sobre não dormir e não morrer. ::Cold::

 

Haole,

 

Vou dormir (ou não, segundo alguns) em uma Nepal Azteq, sozinho. Meu amigo, que me acompanhará na empreitada, vai de MiniPac, mas o saco de dormir dele é pra -15ºC (extremo). Acho que é o super gelo da Trilhas e Rumos.

 

Com relação à alimentação é tranquilo. Foco nos carboidratos e nas proteínas. O acampamento deve ser com tempo firme: comida e bebida quente antes da noite de sono. Moro em Floripa e sempre que o tempo pede e eu posso, vou para a Serra. Não tenho maiores problemas com o frio. No Morro da Igreja, aqui na Serra, já peguei sensação térmica entre -15ºC e -20ºC. Tudo bem que não era acampando, mas sim esperando nevar, mas por mais que seja frio pra ninguém botar nadinha de defeito, me senti relativamente (dentro do possível) bem.

 

Com relação à temperatura é a real no ambiente. Na relva, a se confirmar a previsão, chega a -15ºC. A sensação térmica, com o vento, e a depender dele, pode ficar entre -20ºC e -30ºC.

 

E, por fim, com relação às vestimentas é o que possuo: segunda pele, fleece, meias de trekking, luvas, gorro e vou levar (como é um trekking de apenas dois dias com um pernoite) uma jaqueta com forro duplo.

 

Então, sei que a coisa pode ser tensa. Quero comprar um Deuter e me equipar melhor, mas não nesta semana. E o frio não vai esperar. Pensei em tentar melhorar nas roupas, até trocar o isolante (que é um genérico de 8 mm de R$ 30,00) e comprar um rosário ( ::sos:: ), mas não queria comprar outro saco de dormir esta semana.

 

Mas até agora ninguém me incentivou a ir com esse equipo...

 

Abraços,

 

Mioto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Beleza mioto... ::cool:::'>

É ::Cold::::Cold::::Cold::

Barraca fechadinha, de perfil baixo...acho que deve focar no lipídios quando estiver se aproximando do acampamento.

Carboidratos e proteínas geram 4kcal/g cada...lipidios gera 9kcal/g (mais que o dobro).

 

-15 de temperatura já fica meio brabinho e eu não confio muito nas indicações de alguns fabricantes.

Também não indico seu saco de dormir para esta trip :wink:

Se for com teu saco de dormir, uma boa seria a compra de 2 cobertores aluminizado...um por dentro e um por fora.

F#%@$@ é dormir com um por dentro...não gosto.Por fora não encomoda...

 

Obs...fala com seu amigo para arrumar uns cobertores também.Já vi gente passar frio e ouvi relatos de que a "range" desse fabricante não é muito confiável.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

 

--- Na relva, a se confirmar a previsão, chega a -15ºC. A sensação térmica, com o vento, e a depender dele, pode ficar entre -20ºC e -30ºC.

E, por fim, com relação às vestimentas é o que possuo: segunda pele, fleece, meias de trekking, luvas, gorro e vou levar (como é um trekking de apenas dois dias com um pernoite) uma jaqueta com forro duplo.

---. Pensei em tentar melhorar nas roupas, até trocar o isolante (que é um genérico de 8 mm de R$ 30,00) e comprar um rosário ( ::sos:: ),--- Mas até agora ninguém me incentivou a ir com esse equipo...

 

Mioto.

 

Haole mandou legal com as perguntas. Muita gente sente frio (nas mesmas condições que antes não sentiu) quando não janta direito. A digestão gera calor interno, além de fornecer a energia que vai ajudar manter sua temperatura, para não termos hipotermia.

Mais alguém na barraca pode ajudar a esquentar o "ar ambiente" (no bom sentido, hehehe). Barraca 3 ou 4 estações é diferente de barraca de praia. A temperatura do chão pede um bom isolante !!

Vi em um forum aqui o pessoal fazendo isolante. De papel de caixas de sucos, etc. Parece que fica muito bom e muito leve...

O isolante de alumínio é leve e ajuda muito.

Tem também o sistema de camadas no saco: pode-se comprar um liner térmico, e usar dentro do saco (da summit).

Lembrar que a MEIA tem que ser DE LÃ. É melhor isolante, e esquenta mesmo se molhada.

Tem que ter uma muda de ROUPA SECA, para dormir...

 

Mioto, com tanto ajeito, se somar tudo, é melhor dar de entrada no novo saco Deuter. Hoje tem super promoções na Submarino. Pé na Trilha e outras lojas já começaram as promoções também.

Boa trilha !!! ::otemo::

 

Hipotermia é coisa séria. No Brasil é comum, pois o pessoal sai despreparado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Haole mandou legal com as perguntas. Muita gente sente frio (nas mesmas condições que antes não sentiu) quando não janta direito. A digestão gera calor interno, além de fornecer a energia que vai ajudar manter sua temperatura, para não termos hipotermia.

Mais alguém na barraca pode ajudar a esquentar o "ar ambiente" (no bom sentido, hehehe). Barraca 3 ou 4 estações é diferente de barraca de praia. A temperatura do chão pede um bom isolante !!

Vi em um forum aqui o pessoal fazendo isolante. De papel de caixas de sucos, etc. Parece que fica muito bom e muito leve...

O isolante de alumínio é leve e ajuda muito.

Tem também o sistema de camadas no saco: pode-se comprar um liner térmico, e usar dentro do saco (da summit).

Lembrar que a MEIA tem que ser DE LÃ. É melhor isolante, e esquenta mesmo se molhada.

Tem que ter uma muda de ROUPA SECA, para dormir...

 

Mioto, com tanto ajeito, se somar tudo, é melhor dar de entrada no novo saco Deuter. Hoje tem super promoções na Submarino. Pé na Trilha e outras lojas já começaram as promoções também.

Boa trilha !!! ::otemo::

 

Hipotermia é coisa séria. No Brasil é comum, pois o pessoal sai despreparado.

 

É andreantunes... ::cool:::'>

É bem por aí mesmo...Esses fatores podem interferir na resistência ao frio, na temperatura dentro da barraca e na capacidade de retenção de calor pelo saco de dormir.

 

mioto: http://www.arcoeflecha.com.br/p-5099-Saco-de-Dormir-em-Aluminio-AG0200-Guepardo.html

Deve dar no mesmo que o cobertor de emergência, ou deve ser mais prático (no perrengue, vale tudo)

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Haole e André,

 

Obrigado pelas dicas. O frio deu uma amenizada segundo as previsões/modelos. Não teremos -11ºC. No máximo, -7/8ºC ::Cold:: .

 

Vou, mesmo, de Lafuma Trek1000. Acho que será um bom teste para ele (e pra mim também). Levarei um termômetro de temperatura externa e interna e monitorarei até quanto a temperatura chegará no fim da madrugada.

 

Para amenizar o frio vou me apoiar no trio: alimentação, roupas e saco de dormir aluminizado (para emergência).

 

Semana que vem, o relato. Se não aparecer o relato, já sabem... ::ahhhh::

 

Abraços,

 

Mioto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Mioto!

 

Fica frio meu... ::xiu::

Com o equipamento que tens vai passar tranquilo, ainda que o saco de dormir não seja o mais adequado. Ando muito por lá no inverno e poucas vezes cheguei a pegar frio abaixo disso, mesmo à noite nos platôs desprotegidos, acho difícil que baixe de -5°C reais. Já sensação térmica é muito relativa. Leve muda de roupa extra (em saco estanque) e um cobertor de emergência aluminizado e se sentir que a coisa piora vista a roupa extra e use o cobertor. Uma dica boa é esquentar água no fogareiro e colocar numa garrafinha pet dessas pequenas (500ml) para esquentar as pernas dentro so saco de dormir. Duvido que passe frio.

 

Ah, outra coisa, um chá quente também ajuda a se esquentar antes de dormir. Leve aqueles de sachê!

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala galera, beleza?

 

To indo pra patagonia (chalten, calafate e TDP) em dezembro, ficar até final de janeiro e começo de fevereiro..

ouvi dizer que lá mesmo no verão faz frio a noite.. algo na casa de -5 por ai..

 

to com uma duvida quanto a sacos de dormir.. preciso de ajuda de vcs!

 

tenho um saco de Trilhas & Rumos micro pluma, pra extremo 0 graus. O lance bom dele é que ele é pequeno, cabe fácil na mochila, porém acho dificil guentar o frio de lá..

 

Entao, preciso de um saco que guente temperaturas negativas e ao mesmo tempo seja pequeno e facil de transportar.. o tao falado Super pluma gelo da trilhas e rumos é muito robusto, vai ocupar muito espaço pro que eu tenho em mente.. se puderem me ajudar agradeço ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Semana que vem, o relato. Se não aparecer o relato, já sabem... ::ahhhh::

 

Abraços,

 

Mioto.

 

 

::tchann::::hahaha::::tchann:::shock:

 

Fala Áthila...

Acho uma boa você ir com outro saco de dormir...ou se preferir, arriscar a compra por lá.

Pequeno, leve e com uma boa faixa de temperatura de conforto...apenas nos modelos de plumas(não esse modelo da trilhas e rumos).

Os modelos com enchimento de plumas possuem um preço um pouco maior se comparar com os sintéticos de mesma faixa de temperatura(que ocupam maior volume e são mais pesados).

 

O grande problema é que lá o tempo varia muito, e mesmo nessa época em uma noite pode rolar 7ºC e na outra -7ºC...ou seja, melhor adquirir um mais adequado para temperaturas negativas e poder controlar a abertura do saco ou a retirada de algumas roupas para não sentir calor do que passar uma noite congelando.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...