Ir para conteúdo

Pequeno guia de trekking independente no Nepal


Posts Recomendados

  • Membros

Oi Rafael!

Vou fazer o Annapurna em março do ano que vem.

Estou com com algumas dúvidas:

1. passagem aérea com melhor custo benefício -  vc foi por qual companhia aérea?

 

2.  Treeking para Annapurna - melhor contratar um guia ou dá pra ir sozinho? É mais fácil contratar o guia quando se chegar no Nepal ou é melhor já ir com tudo garantido? 

3. Os lodges guest houses precisam ser reservadas com antecedência?

4.  É melhor trocar o dinheiro em Kathmandu, certo?

5. Estou pensando em comprar a mochila Deuter - vale a pena?

Agradeço desde já a ajuda.

Ricardo Ganapati

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi, Ricardo, tudo bem?

Primeiro é melhor chamar a atenção para um detalhe: o trekking que eu fiz e relatei aqui é do Campo Base do Annapurna (ABC, em inglês). Há um outro trekking muito famoso no Nepal chamado Circuito Annapurna, fica na mesma região mas é um roteiro bem diferente.

Vamos às suas dúvidas:

1. passagem aérea com melhor custo benefício? Eu fui com a Turkish Airlines pois estava com o melhor preço, mas sempre vale a pena comparar pelos sites de busca Skyscanner e Decolar. Recomendo a Turkish, é uma ótima companhia, e a parada de 5 dias em Istambul na volta foi o complemento perfeito para a minha viagem.

2. melhor contratar um guia ou dá pra ir sozinho? Essa pergunta é sempre difícil de responder pois cada um tem uma experiência de caminhada diferente. O que posso dizer é que quase todos que estavam fazendo esse trekking naqueles dias o faziam de forma independente, sem guia. Há sinalização pelo caminho e onde não há sinalização sempre tem alguém para perguntar pois há vilarejos e muitos trilheiros fazendo a caminhada nos dois sentidos. Mas esteja sempre atento aos sintomas do Mal Agudo da Montanha e pare (ou mesmo desça de volta) se começar a se sentir mal. Eu escrevi sobre isso aqui nesse guia.

3. Os lodges/guest houses precisam ser reservadas com antecedência? Os lodges não divulgam números de telefone e não têm reserva pela internet. Eu não me preocupei com isso pois queria deixar o roteiro livre e dormir onde conseguisse chegar. Nesse período em que fiz o ABC (fim de novembro/início de dezembro) sempre consegui encontrar uma cama para dormir. Mesmo quem chegou bem depois de mim também encontrou. Se você for em outubro ou início de novembro pode ter algum problema se chegar muito tarde aos vilarejos. Mas sempre haverá um lugar para dormir, nem que seja na sala de refeição de um dos lodges caso todos estejam lotados. Dica: evite dormir no vilarejo Himalaya pois tem apenas dois lodges e lotam facilmente.

4. É melhor trocar o dinheiro em Kathmandu, certo? Correto. No Thamel, em Kathmandu, você encontra muitas casas de câmbio e pode comparar as cotações. Em Pokhara deve haver câmbio também mas em menor quantidade (mais difícil de encontrar e menor concorrência).

5. Estou pensando em comprar a mochila Deuter - vale a pena? A Deuter tem seus fãs e seus críticos, a Osprey a mesma coisa. Eu nunca tive uma cargueira da Osprey então não posso dizer quanto à qualidade e conforto, mas estou bem contente com a minha Deuter ACT Lite 50+10, que me acompanha nas trilhas há vários anos.

Se ainda tiver dúvidas pode mandar.

Um abraço e boas trilhas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi, Ricardo

Sim, tem que ir para Pokhara. Dá pra ir de avião com a Tara Air (www.yetiairlines.com) ou de ônibus. Como eu coloquei no relato (www.mochileiros.com/topic/83308-trekking-do-campo-base-do-annapurna-e-poon-hill-nepal-dez18) a viagem de ônibus é bem tranquila pois todo o caminho é de asfalto (duração de 8h). 

Abs

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

@rafael_santiago ,Boa noite Rafael, ficou ótimo o pequeno guia, que na verdade é um grande guia devido a informação de qualidade que você trouxe. Agora uma dúvida: você disse que março e abril também são boas datas para o trekking no Nepal, fazer o EBC no final de fevereiro (para poder juntar a folga com a semana do carnaval) já é viável ou o tempo ainda é ruim nessa época do ano?, O que vc acha Obrigado

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi, Valderes!

Obrigado pelos comentários!

Para fevereiro o guia Lonely Planet diz que seria um bom mês exceto pelo frio intenso e até perigoso em grandes altitudes. Ele diz que chegar ao EBC pode ser um real teste de resistência de dezembro a fevereiro. Avalie a sua resistência ao frio antes de tentar. Te digo que na primeira quinzena de dezembro o frio já era muito forte nas regiões mais altas por onde caminhei.

Um abraço e boas trilhas!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...