Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Olá, mochileiros. Preciso de ajudaaaaa!

Não conheço a Europa, mas decidi me aventurar por lá esse ano (2019).

Como só tenho disponibilidade para viajar em dezembro, e sei que esse é o período de inverno por lá, gostaria de receber dicas para otimizar meu roteiro e não ser """prejudicada""" pelo clima de lá, já que sou carioca e não estou acostumada com o frio, rs. 

Eu tenho alguns destinos que não gostaria de abrir mão, como Amsterdam, Madrid, Barcelona (tenho pensando em outras cidadezinhas como Salamanca e Toledo também, mas ainda não tenho certeza sobre essas duas) e Londres.

Tenho 22 dias para aproveitar por lá e estou aberta a receber sugestões de roteiros para otimizar minha viagem, visitando as cidades que grifei acima e até mesmo incluindo destinos adicionais.

Agradeço desde já :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, lorraine.oa disse:

Olá, mochileiros. Preciso de ajudaaaaa!

Não conheço a Europa, mas decidi me aventurar por lá esse ano (2019).

Como só tenho disponibilidade para viajar em dezembro, e sei que esse é o período de inverno por lá, gostaria de receber dicas para otimizar meu roteiro e não ser """prejudicada""" pelo clima de lá, já que sou carioca e não estou acostumada com o frio, rs. 

Eu tenho alguns destinos que não gostaria de abrir mão, como Amsterdam, Madrid, Barcelona (tenho pensando em outras cidadezinhas como Salamanca e Toledo também, mas ainda não tenho certeza sobre essas duas) e Londres.

Tenho 22 dias para aproveitar por lá e estou aberta a receber sugestões de roteiros para otimizar minha viagem, visitando as cidades que grifei acima e até mesmo incluindo destinos adicionais.

Agradeço desde já :)

Únicas dicas que posso dá a voce basicamente:

Dependendo do tempo, meio do ano é suave!

22 dias : ida e volta avião, fuso horarios, deslocamento, checkin - out .. reveja o roteiro bem, pra n fica apertado e cansativo ;)

pelo que vi, gastará 4 dias com voos, trem, trajetos etc..

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Dan Wollker disse:

Únicas dicas que posso dá a voce basicamente:

Dependendo do tempo, meio do ano é suave!

22 dias : ida e volta avião, fuso horarios, deslocamento, checkin - out .. reveja o roteiro bem, pra n fica apertado e cansativo ;)

pelo que vi, gastará 4 dias com voos, trem, trajetos etc..

Oi, Dan. Obrigada pelo comentário.

Como disse na minha publicação, só posso viajar em dezembro mesmo, no meio do inverno deles :(

Acha que corro risco de não conseguir aproveitar bem Londres e Amsterdam por conta do clima de dezembro, por exemplo?

Além disso, se tiver alguma sugestão para a "ordem do meu roteiro" (ex.: por onde começar e terminar a viagem), ficaria contente em saber. Eu realmente não conheço a  Europa e quanto mais dicas para otimizar meu tempo, melhor.

Abs,

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de dias, usualmente costuma-se dedicar uns 3 dias inteiros pra Amsterdã, 2-3 para Madri, uns 4 para Barcelona e uns 6-7 para Londres. Se vc computar os deslocamentos entre cidades já quase dá o seu tempo total. Mas este tempo é relativo. Eu amei Barcelona, fiquei 5 dias e achei pouco... 7 dias em Londres é pra quem curte explorar todos os museus... e por aí vai! É bem pessoal!

Vc tem que ler bastante e ver qual a sua necessidade em cada lugar pra ver a quantidade de tempo que quer ficar!

Não aconselho a fazer o que faz a maioria dos viajantes na sua primeira ida a Europa: trocentos lugares em 20 dias! Os deslocamentos podem ficar caros e vc vai ficar metade da sua viagem em trânsito! Bora aproveitar né?

E em relação ao clima, vc vai pegar mais frio quanto mais norte, então Londres por exemplo, Amsterdã, e até Madri e Barcelona pode pegar mais frio! Mas não é de morrer! Pra fugir do frio teria que ficar em Portugal e Espanha, mas vc já disse que não abre mão de Londres e Amsterdã, rs!

O sul da Espanha tb é mais quentinho (andaluzia).

Mas pensando nas cidades que você indicou, daria pra acrescentar algo de Portugal tb e seu roteiro ficaria assim:

Lisboa > Madri e arredores > Barcelona > Londres/Amsterdã.

Vc pode comprar passagem chegando em Lisboa e partindo de Amsterdã ou Londres, dependendo de qual for a última cidade!

Outra ideia seria explorar o sul da Espanha que é mara!

Lisboa > Sevilha e arredores > Barcelona > Londres/Amsterdã.

Tem MUITOOOS relatos de viagem pela Europa! Leia alguns e veja o que mais te agrada!

O meu da Espanha e Portugal tá meio desatualizado em valores pq é de 2015, mas se quiser ter uma ideia segue:

http://www.mochileiros.com/relato-portugal-e-espanha-maravilha-com-airbnb-com-inverno-com-crianca-t109985.html

Compartilhar este post

Link para o post

Fui nesse inverno para Londres (6 dias) e Amsterdam (3 dias) e deu para fazer tudo que eu queria. Mas recomendo você dar uma pesquisada nos programas que gostaria de fazer e a disponibilidade, até porque podem ter coisas reformando e até com tickets indisponíveis (dessa vez não consegui ver o Big Ben pois o mesmo estava em reforma).

Compartilhar este post

Link para o post

@lorraine.oa Compre as passagens na opção multiplus destinos, chegando por Madrid e voltando por Londres, ou vice e versa.

Tente montar um roteiro com pelo menos 4 noites liquidas em cada destino para aproveitar mais a viagem.

Ai vc faria assim, ou invertendo a ordem, acredito ser a maneira mais lógica geograficamente:

Madrid 4 noites

Barcelona 4 noites

Amsterdam 4 noites

Londres 4 noites

O restante dos dias seriam deslocamentos, e caso sobre algum dia aumente a permanência na cidade que melhor lhe agrade.

Com o seu tempo disponível acredito que não dê pra ir em cidades vizinhas, pois perderá tempos de deslocamentos.

Outra coisa, pela KLM você consegue stopover grátis em BCN e AMS. Consulte no site da companhia, quem sabe economiza pelo menos um trajeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Demi Dahás
      olá mochileiros,
      Acabei de comprar uma promo do passagens imperdiveis (GRU - FRANKFURT R$ 1600) no período do reveillon, chegada dia 27 de Dezembro e retorno 16/01/2019. Serão 20 dias de viagem.
      Será minha primeira vez na Europa, e realmente estou um pouco perdida, ando lendo relatos aqui no Mochileiros para ver se clareia um pouco a minha mente na hora do planejamento low cost da viagem. Não será meu primeiro mochilão, já fiz um pelo norte da Argentina. Estou indo em casal. 
      Foco da viagem: Amsterdã, Berlim, Munique, Croácia (Dubrovinik e o que mais conseguir se encaixar no roteiro) Bruxelas,  Praga, Budapeste. ( E o que mais puder entrar na viagem de acordo com a logística (se possivel)😁)
      minhas duvidas:
      1- Qual seria o melhor trajeto ? iniciar de frankfurt para berlim ? frankfurt para amsterdã ?  frankfurt para...? 
      2- Quais outros países vocês recomendariam incluir no roteiro ?
      3- Onde vocês sugerem passar o Reveillon, considerando que gostamos de farra ? 🍺
    • Por Café & Cerveja
      Olá pessoal!!!
      Fiz uma viagem maravilhosa para os alpes suiços e compartilhei algumas informaçoes sobre preços e tudo mais.

veja no link abaixo:

qualquer duvida estarei a disposiçao pra ajudar sobre valores etc!!!

forte abrço
    • Por Mari D'Angelo
      📷 Post original com fotos aqui: http://www.queroirla.com.br/roteiro-sevilha/

A Espanha fica tão pertinho de Portugal que já estávamos há um tempo ansiosos por cruzar essa fronteira ibérica! O destino escolhido para a primeira viagem aos vizinhos foi Sevilha, capital da Andaluzia, no sul da Espanha! Sem maiores expectativas, achei que seria só mais uma cidade fofinha, mas surpreendentemente, foi amor a primeira vista!
      O trajeto entre Lisboa e Sevilha demora (descontando as paradas) por volta de 4h30, com estradas boas e pedágios só em Portugal. E foi só chegar no centro histórico da cidade que já comecei a me empolgar com as ruelas estreitas e a arquitetura dos prédios.
      É bem complicado encontrar vagas nas ruas do centro, muitas são só para residentes e as que não são, raramente estão disponíveis. O jeito é mesmo estacionar um pouco mais afastado. Apesar de ser uma cidade bem segura, fomos orientados a tirar tudo do carro (tudo mesmo, até uma caneta ou uma moeda de 0,2€!) e deixar o porta-luvas aberto. Seria um sinal de “aqui não tem nada pra roubar”.
      Nós ficamos 4 dias (2 inteiros + os da ida e da volta). A ideia era em um deles fazer um bate-volta em Córdoba, mas gostamos tanto de Sevilha que decidimos curtir a cidade com calma! E com o calorão de agosto, foi a melhor opção, já que paradinhas para cervezas e helados se tornaram um tanto frequentes.
      Sevilha é uma cidade espanhola, mas sua essência é claramente árabe! Depois de ter passado pelo domínio de vários povos, especialmente os romanos, os mouros ocuparam a região e detiveram o poder por oito séculos, até serem expulsos pelo rei Fernando III, que cristianizou o território.
      Mas foi só sair do Airbnb onde estávamos hospedados e dar alguns passos em direção ao centro histórico que já começaram a aparecer os primeiros sinais do passado mouro de Sevilha. É especialmente no bairro de Santa Cruz, a antiga juderia, que se notam azulejos em coloridos padrões geométricos, casas e hotéis com pátios árabes e aromáticas lojas de temperos e ervas. É uma atmosfera diferente, e a maior vontade é de simplesmente andar sem rumo por suas tortuosas ruas.
      Inevitavelmente a gigantesca Catedral de Sevilha vai surgir por entre as callese plazas. É uma das maiores construções religiosas do mundo e sua versão, hoje católica, foi construída sobre uma antiga mesquita. Essa mistura do islã com o cristianismo ocidental fica evidente na torre anexa à igreja, a La Giralda, um dos cartões postais da cidade.
      E pra imergir de vez na herança muçulmana de Sevilha é só adentrar o complexo de jardim e palácios reais batizado de Real Alcazar. Na verdade há uma mistura de estilos arquitetônicos nos diversos ambientes que compõe o conjunto, mas as salas árabes, com todos aqueles detalhes do chão ao teto, arrancam os mais maravilhados suspiros!
      Os jardins também encantam, mas é preciso ter tempo para percorrê-los com a calma que merecem.
      É também dessa mistura de povos, entre eles árabes, judeus e ciganos, que surgiu, na região da Andaluzia, o mais tradicional estilo musical espanhol: o flamenco! Tanto a dança quanto o canto, acompanhado das batidas fortes das guitarras, são intensos, daquele tipo de experiência que arrepia os pelinhos do braço e faz o coração pulsar mais forte!
      Não dá pra descrever Sevilha sem falar do seu cartão postal, a Plaza de España! Criada pelo arquiteto Aníbal González para a Exposição Ibero-americana de 1929, ela pode até ser um ponto turístico fabricado, com seu canal artificial e charretes carregando turistas levemente desinteressados, mas é absolutamente deslumbrante!
      Ao longo do edifício semi-circular, diversos painéis de azulejos detalhadíssimos representam todas as províncias espanholas. Em seu interior tudo é ricamente ornamentado, das paredes à escadaria. Do piso superior tem-se uma dimensão mais ampla da praça, que inundada pelo dourado do fim do dia fica ainda mais mágica!
      A praça fica na verdade dentro do Parque de María Luisa, cheio de fontes e cantinhos aconchegantes para uma paradinha relax. Os Jardines de Murillotambém são uma opção agradável para estar em meio à natureza e à vida cotidiana dos Sevilhanos.
      Já às margens do Guadalquivir, a Torre del Oro é o ponto turístico, mas o mais gostoso mesmo é o caminho até lá, uma caminhada pelo Paseo de las Delicias,que pode incluir uma paradinha em um dos bares beira-rio.
      E se até agora tudo parece muito harmonioso, uma estranha e gigante estrutura de madeira bem no centro histórico quebra bruscamente os padrões. É o Metropol Parasol ou Las Setas (os cogumelos), de onde se tem uma vista 360º de Sevilha! O valor da entrada inclui um pequeno desconto na consumação do bar no topo. Não é uma má ideia terminar o dia brindando o pôr-do-sol com uma cerveja artesanal espanhola.
      A Espanha é o paraíso das tapas! Em Sevilha elas são geralmente baratas e bem servidas. Não há programa mais local do que escolher uma mesa pelas praças e calçadas para tapear, acompanhado de uma cerveja ou uma jarra de sangria. É particularmente bom para vegetarianos, já que há muitas boas opções sem carne (embora o jamón seja uma paixão nacional). Tive duas paixões gastronômicas que salivantemente recomendo: as tortillas de patata e o gaspacho. Sim, a ideia de uma sopa fria de tomate e outros vegetais parece no mínimo questionável, mas acredite, é maravilhoso!
      Sevilha é também muito conhecida pelas touradas, mas como essa é uma prática que eu abomino, não assisti à nenhuma e nem visitei a Plaza de Toros. Não sou do tipo que impõe meus princípios por aí, mas sugiro pesquisar um pouquinho sobre essa prática, que traz tanto sofrimento aos animais, antes de decidir financiá-la.
      Sevilha me conquistou! Por sua cultura, sua história, pela simpatia de seu povo e claro, pelo estômago!

📷 Post original com fotos aqui: http://www.queroirla.com.br/roteiro-sevilha/
    • Por lulis_sbc
      Alguem aqui programando Intercambio em Dublin nesse ano ou no ano que vem??? 
      VAmos conversar?
    • Por anselmoportes
      Entre Setembro e Outubro de 2018 viajei para a Turquia, Balcãs e Europa Central. Meu roteiro foi esse:
      São Paulo - Goreme - Istambul - Bucareste - Sófia - Belgrado - Budapeste - Varsóvia - Cracóvia - Praga.
      ***DICA IMPORTANTE: Levei o meu celular e usei MUITO o Google Maps. Mesmo sem um chip local, eu consegui internet em quase todos os lugares usando redes wifi abertas. Além dos bares, cafés e restaurantes, muitos transportes públicos também oferecem esse serviço. Uma vez que vc acessa o Google Maps estando online, ele carrega o mapa da região. Depois, mesmo OFFLINE, é possível ver sua localização no mapa e achar os lugares que procura.
      Farei o relato de toda viagem, mas em partes. Neste falarei de CRACÓVIA.
      LEGENDA
      USD - Dólar Americano
      EUR - Euro
      BRL - Real Brasileiro
      PLN - Zloty Polonês
      Depois de 3 dias em Varsóvia segui minha viagem até Cracóvia. Lá eu fiquei no esquema Couchsurfing então nesse relato não há nenhuma dica ou avaliação de hostel, hotel ou pousada.
      25º dia de viagem: Varsóvia -> Cracóvia (Segunda-feira, 1 de Outubro de 2018)
      Cheguei às 11h na estação Krakow Glowny. Deixei meu mochilão no left luggage da estação (PLN 14). Há armários também, mas custa o dobro do preço.
      Acessei o wifi da estação e vi o caminho até a cidade velha (15min de caminhada). Fui até a agência KRAKOW CITY TOURS para ver os preços dos passeios para Auschwitz e Mina de Sal em Wielszca (PLN 155 e PLN 150 respectivamente). Achei melhor pesquisar em outras agências.
      Menos de 30m dali estava começando o FREE WALKING TOUR OLD TOWN KRAKOW e nosso guia foi o PAVO (ou Pablo). Passamos pela praça central onde antigamente havia um importante mercado. Depois fomos até a 1ª universidade da Polônia, a JAGIELLONIAN UNIVERSITY, onde estudaram Nicolau Copérnico e o Papa João Paulo II. Terminamos o tour às 14h30 no CASTELO DE WAWEL, que na verdade leva esse nome pois a colina que ele fica se chama Wawel. Lá em cima também tem a CATEDRAL DE WAWEL.
      Após o fim do tour entrei na Catedral. Nela estão enterrados os maiores líderes da Polônia, incluindo o presidente que morreu em um acidente aéreo em 2012. Há também uma capela dedicada ao Papa João Paulo II.
      Ali perto está o DRAGON’S DEN (PLN 3). Que é uma passagem para descer da colina. Primeiro vc desce uma escada em espiral bem apertada. Daí vc chega em uma pequena caverna e na saída dela está a estátua do DRAGÃO DE WAWEL. É possível ver a estátua sem precisar passar pelo Dragon’s Den, mas eu recomendo fazê-lo! 
      Voltei caminhando até a praça principal e parei pra comer no restaurante SPHINX. Pedi uma SHOARMA CLASSIC: carne picada e temperada com páprika, fritas, pão, salada de repolho, beterraba e outra que não consegui distinguir. Tomei uma cerveja Tyskie. A conta ficou em PLN 47 e estava tudo muito bom.
      Ainda na praça central passei na ST. MARY CHURCH que estava em reforma, então só podia entrar no começo dela e não podia tirar foto.
      Parei no bar LITTLE BRITAIN que fica ao lado da igreja e tomei uma Tyskie (PLN 8 - preço de happy hour).
      Voltei pra estação, comprei o café da manhã num supermercado que tinha lá dentro (pão,presunto, queijo e iogurte - PLN 11). Peguei meu mochilão e fui até o ponto de tram. A Ilona (minha anfitriã) já tinha me passado as coordenadas pra chegar à casa dela e teria que pegar o tram 52.
      Era 19h30 quando o tram chegou e fui acompanhando pelo Google Maps. Depois de 30 min. de viagem desci no ponto e no caminho da casa comprei 2 cervejas Perla (PLN 3 cada).
      Fiquei conversando com a Ilona e bebendo cerveja até as 23h30. Fui tomar banho e dormir.
      Distância percorrida no dia: 21km 🚶‍♂️

MERCADO CENTRAL

JAGIELLONIAN UNIVERSITY

VISTA DE WAWEL

DRAGÃO DE WAWEL

ST. MARY CHURCH

26º dia de viagem: Cracóvia (Terça-feira, 2 de Outubro de 2018)
      Acordei 8h30, tomei café e vi que uma fina garoa caía lá fora. Saí às 9h10 e 9h50 estava nas ruas da cidade velha procurando excursões para Auschwitz e Mina de Sal. Parei na agência CRACOW VISIT  os preços estavam PLN 145 e PLN 135. Resolvi arriscar. Paguei no cartão e os tours sairiam nos dias seguintes.
      Segui caminhando até a praça central e tentei entrar no UNDERGROUND MUSEUM, mas por ser terça-feira a entrada era gratuita e os ingressos estavam esgotados. A moça da bilheteria me disse que havia outros dois museus que eu podia visitar e que a entrada também era gratuita: o MUSEU DE HISTÓRIA DE CRACÓVIA e o MUSEU DE POMORSKA STREET.
      O Museu de História de Cracóvia tinha uma pequena exposição (chamada Krakow Time & Space) falando dos primeiros assentamentos da cidade. Havia maquetes, pinturas e alguns objetos da época da fundação de Cracóvia. Consegui ver tudo em menos de 40 min.
      Depois caminhei por uns 15 minutos até o Museu de Pomorska Street. No caminho comi um OBWARZANEK (PLN 1,5) que é uma rosca salgada muito parecida com o simit da Turquia.
      ***Dica: Há vendedores de obwarzanek por toda parte. Então se bateu uma fome coma um desses pra dar uma enganada no estômago. 
      Foi um pouco difícil achar a entrada do museu pq sua fachada estava em reforma. A exposição mostra as pessoas que foram perseguidas, torturadas e mortas pelos nazistas durante sua ocupação. Havia muitos textos e algumas fotos de gente enforcada. Vi tudo em 30 min., mas se for ler todos os textos sugiro reservar mais de 1h.
      Voltei até a praça central e parei no BULLDOG PUB. Tomei 2 cervejas Perla (PLN 10 cada) e às 15h peguei o FREE WALKING TOUR JEWISH QUARTER que saia em frente a igreja St. Mary.
      Passamos pela OLD SYNAGOGUE, JEWISH CEMETERY, IGREJA DE SAINT JOSEPH, BRIDGE OF LOVE e terminamos o tour no HEROES OF GUETTO SQUARE. O tour é bem interessante e altamente recomendável. 
      Durante o tour conheci um brasileiro chamado Lucas e voltamos juntos pro Bulldog pub. Bebemos 2 cervejas e fui embora. Passei no Burger King e comi um 1 double whopper (PLN 21,5). No caminho pra casa comprei 4 cervejas pra tomar com a Ilona. Fui chegar às 21h30.
      Tomei as cervejas sozinho pq a Ilona tinha que terminar um projeto. Tomei banho e fui dormir 0h30.
      Distância percorrida no dia: 22km 🚶‍♂️

IGREJA DE SAINT JOSEPH

PRAÇA CENTRAL
      27º dia de viagem: Cracóvia -> Wieliczka Salt Mine -> Cracóvia (Quarta-feira, 3 de Outubro de 2018)
      Acordei 7h20, tomei café e 8h35 estava chegando no local combinado. A van chegou 8h40 e seguimos para as minas de sal. O motorista nos deixou na entrada do tour em inglês que começaria às 10h.
      ***Nota: Vi na bilheteria que o ingresso custava PLN 89 (tem que pagar uma taxa extra de PLN 10 pra poder tirar foto dentro da mina). Paguei PLN 150 para a agência, sendo assim foram PLN 61 para a van me levar e me buscar. Dá pra ir lá sozinho usando transporte público? Dá, mas acho que não vale a pena.
      Descemos por mais de 300 degraus (leva uns 5min.) e lá embaixo começa o tour. Passamos por várias corredores e câmaras. A guia vai falando muito rápido e você tem que ser ligeiro pra tirar as fotos. Há estátuas de sal de vários personagens importantes da história da Polônia como Nicolau Copérnico e, claro, do Papa João Paulo II. 
      Tem uma belíssima igreja nas profundidades da mina onde algumas missas e até casamento são celebrados lá.
      Passamos por lagos e moinhos que eram puxados por cavalos (tinha um elevador só pra eles). Chegamos a ficar 135m abaixo da superfície. 
      No final do tour tem um restaurante mas não comi lá pq os preços estavam muito salgados ( 😆 ha!). Há também um cinema 3D com um pequeno documentário falando da importância do sal e como a mina se originou.
      O processo de volta até a superfície leva uns 20 minutos e cheguei em cima da hora combinada pra pegar a van de volta.
      Deixamos a mina de sal às 13h e às 13h30 estávamos de volta ao centro de Cracóvia. Fui até o UNDERGROUND MUSEUM (PLN 21), que tem esse nome pq ele fica embaixo da praça principal da cidade. O museu mostra o que foi encontrado lá durante escavações: cerâmicas, facas, ferraduras, moedas e até esqueletos humanos. Vi tudo muito rápido e levei 1 hora. Se for ver tudo com calma pode reservar até 2 horas lá dentro.
      Voltei ao Bulldog pub e tomei mais uma cerveja (PLN 10). Fiquei lá até 17h30 quando resolvi ir num restaurante ucraniano que a Ilona tinha recomendado. O KALEJDOSKOPE fica numa passagem subterrânea próxima à estação central. A atendente não é nada simpática e falam mal inglês, mas a comida é muito boa. Comi um tipo de hamburguer de peru, pure de batata e salada. Bebi um suco de não lembro que e a conta ficou PLN 20.
      Passei no Carrefour da estação central e comprei o café da manhã do dia seguinte. No caminho pra casa achei um mercado que vendia cervejas de micro cervejarias locais e comprei 2: 1 APA e 1 BLONDE ALE (PLN 14 cada).
      Cheguei em casa, conversei com a Ilona e bebemos as cervejas. Fui tomar banho e dormir 0h.
      Distância percorrida no dia: 13km 🚶‍♂️

ESCADARIA DA MINA DE SAL

IGREJA DA MINA DE SAL

RESTAURANTE DA MINA DE SAL

CINEMA 3D DA MINA DE SAL
      28º dia de viagem: Cracóvia -> Auschwitz-Bikernau  -> Cracóvia -> Praga (Quinta-feira, 4 de Outubro de 2018)
      Acordei 6h e ainda estava escuro. Tomei café e preparei um lanche pra comer mais tarde. Saí às 6h30 e 7h20 estava pegando a van para Auschwitz. Passamos pra pegar mais 4 pessoas e chegamos lá às 9h.
      Durante a ida o motorista foi nos alertando que aquele lugar de respeito pois muitas pessoas morreram lá. Então ele pediu para não ficarmos tirando “stupid selfies” e ter o máximo de respeito pelas almas que sofreram naquele campo de concentração.
      Nosso tour começou às 9h30 e nossa guia foi a Anna. Ela ia falando  num tom bem triste, porém muito claro e bem explicado. Não vou detalhar aqui o vi lá, mas eu aconselho fortemente pra quem for à Cracóvia visitar o complexo Auschwitz-Birkenau.
      Terminamos o tour em Auschwitz às 11h e nossa van nos levou até Birkenau, que é 7x maior. Foram só 5 min., mas pra quem for à pé é uma caminhadinha…
      Depois de mais ou menos 1h30 terminamos o tour em Birkenau. E a van nos levou de volta. Pedi pro motorista me deixar próximo ao museu da FÁBRICA DE OSCAR SCHINDLER e ele me deixou na porta.
      Comprei o ingresso (PLN 24) mas antes de entrar comi o lanche que tinha preparado no café da manhã.
      Entrei às 15h. O museu conta a história da fábrica e tem uma mini sala de cinema que mostra relatos de ex-funcionários que sobreviveram ao holocausto. Fala também de toda ocupação nazista na Polônia. Deixei o museu às 16h30 e peguei o tram 3 para voltar ao centro.
      Fui tomar uma cerveja - adivinhem só  no Bulldog pub! Enquanto bebia uma Perla conversava via WhatsApp com um amigo meu do Brasil que conhece bem a Polônia. Ele me sugeriu um restaurante chamado POLSKIE SMAKI, que ficava 300m de onde eu estava.
      Chegando ao restaurante pedi um PLACKI ZIEMNIACZANE, que são panquecas de batata com um molho tipo bolonhesa. Estava uma delícia! Tomei uma cerveja e a conta deu PLN 24 - preço justíssimo para uma refeição boa e farta.
      Voltei pra casa e fui chegar às 19h30. Conversei com a Ilona enquanto preparava 2 sanduíches pra minha viagem. Arrumei minhas coisas, tomei banho, me despedi da Ilona e deixei o apto às 20h55.
      Cheguei no terminal rodoviário às 22h e peguei o ônibus pra Praga às 22h20.
      FIM DE CRACÓVIA
      Próximo relato: Praga

AUSCHWITZ

AUSCHWITZ

AUSCHWITZ

BIRKENAU

BIRKENAU