Ir para conteúdo

Caminho Português de Santiago de Compostela


Posts Recomendados

  • Membros
Agora, Eriendson disse:

Oi, meus confrades Mochileiros de todo o Brasil.

Pra mim é uma felicidade, uma enorme satisfação tá tendo a vontade de vir aqui novamente fazendo um post de uma aventura.

A última vez que fiz isso foi em 2015, quando percorri a Bolívia de norte a sul.

Hoje começo mais uma loucura de ir até Portugal e fazer o caminho de Santiago de Compostela...

caminhodesantiago.jpg

O início da minha viagem se inicia na cidade de Paragominas (interior do Pará) de onde na data de 14/04/2019 eu parti de ônibus rumo a capital do estado - Belém, onde tomaria meu voo no dia seguinte.

Sai de Paragominas as 17h e as 23h já estava no hotel em Belém.

Hora de descansar pois vamos ter muito chão!

 

 

IMG-20190414-WA0073.jpeg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 15/04/2019 em 15:34, Eriendson disse:

Oi, meus confrades Mochileiros de todo o Brasil.

Pra mim é uma felicidade, uma enorme satisfação tá tendo a vontade de vir aqui novamente fazendo um post de uma aventura.

A última vez que fiz isso foi em 2015, quando percorri a Bolívia de norte a sul.

Hoje começo mais uma loucura de ir até Portugal e fazer o caminho de Santiago de Compostela...

caminhodesantiago.jpg

O início da minha viagem se inicia na cidade de Paragominas (interior do Pará) de onde na data de 14/04/2019 eu parti de ônibus rumo a capital do estado - Belém, onde tomaria meu voo no dia seguinte.

Sai de Paragominas as 17h e as 23h já estava no hotel em Belém.

Hora de descansar pois vamos ter muito chão!

 

Em 15/04/2019 em 15:41, Eriendson disse:

O início da minha viagem se inicia na cidade de Paragominas (interior do Pará) de onde na data de 14/04/2019 eu parti de ônibus rumo a capital do estado - Belém, onde tomaria meu voo no dia seguinte.

Sai de Paragominas as 17h e as 23h já estava no hotel em Belém.

Hora de descansar pois vamos ter muito chão!

 

 

IMG-20190414-WA0073.jpeg

Segunda-feira,15 de abril, após tomar o café em Belém, vou direto pro aeroporto VAL DE CANS - tomo um avião da TAM rumo a Guarulhos. Dica que dou: nunca escolha a última fileira, é muito apertada. Você parece uma carga lá. Porém tive a oportunidade de trocar de lugar e resolvi esse perrengue.

O voo do tranquilo. A Tam querendo vender aqueles sanduíches de presunto frio por 15 reais, e aquele café ruim por 8 reais. Preferi passar fome e comi em Guarulhos um rodízio de pizza Hut por 39,90 - eu parecia um presidiário liberado na semana do Natal.

A novidade em Guarulhos foi a cotação do euro, a SAFRA CÂMBIO vendendo Euro a 5,70. Aí não dá, né meu camarada. Fiz uma pesquisa na hora na internet e achei uma casa de câmbio 20 min dali a 4,65 - peguei o Uber e fui lá!

Fiz dentro do Carrefour.

Embarquei no voo. Meu voo entraria na Europa pela Itália, com conexão em Roma. Já posto sobre isso.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Agora, Eriendson disse:

O início da minha viagem se inicia na cidade de Paragominas (interior do Pará) de onde na data de 14/04/2019 eu parti de ônibus rumo a capital do estado - Belém, onde tomaria meu voo no dia seguinte.

Sai de Paragominas as 17h e as 23h já estava no hotel em Belém.

Hora de descansar pois vamos ter muito chão!

 

Segunda-feira,15 de abril, após tomar o café em Belém, vou direto pro aeroporto VAL DE CANS - tomo um avião da TAM rumo a Guarulhos. Dica que dou: nunca escolha a última fileira, é muito apertada. Você parece uma carga lá. Porém tive a oportunidade de trocar de lugar e resolvi esse perrengue.

O voo do tranquilo. A Tam querendo vender aqueles sanduíches de presunto frio por 15 reais, e aquele café ruim por 8 reais. Preferi passar fome e comi em Guarulhos um rodízio de pizza Hut por 39,90 - eu parecia um presidiário liberado na semana do Natal.

A novidade em Guarulhos foi a cotação do euro, a SAFRA CÂMBIO vendendo Euro a 5,70. Aí não dá, né meu camarada. Fiz uma pesquisa na hora na internet e achei uma casa de câmbio 20 min dali a 4,65 - peguei o Uber e fui lá!

Fiz dentro do Carrefour.

Embarquei no voo. Meu voo entraria na Europa pela Itália, com conexão em Roma. Já posto sobre isso.

O voo Guarulhos- Roma foi longo. Nos deram umas comidas mini lá pra enganar a barriga, e chegamos em Roma.

Ainda aproveitei a conexão de 5 horas pra ir no centro de Roma (pegando o trem).

IMG_20190416_074845974.jpg

IMG_20190416_095405743.jpg

IMG_20190416_103202106_BURST012.jpg

IMG_20190416_093715395_BURST000_COVER_TOP.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entrei na cidade do Porto via comboio.

Havia comprado as passagens na internet, no Brasil mesmo.

Depois de 4 horas cheguei ao Porto pela estação de São Bento. Uma estação belíssima com vários azulejos que tornam o lugar um ponto turístico forte.

Após chegar já fui adquirir a credencial do peregrino, que é um documento onde você junta os carimbos que você recebe no caminho.

Paguei 2 euros por ele, que já vem com o primeiro carimbo, da própria catedral.

Fui pro hostel descansar! A gripe estava me consumindo a esta altura. Descansei a tarde toda, e só no final da tarde fui conhecer um pouco a cidade. O por do sol que junta muita gente e a elegância arquitetônica do lugar.

Amanhã se inicia os trabalhos.

Bom caminho. 😬

IMG_20190419_140612717.jpg

IMG_20190419_142033898.jpg

IMG_20190419_200053101.jpg

IMG_20190419_131808504.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1° DIA DA PEREGRINAÇÃO

PORTO - VILA DO CONDE

Acordei por volta das 6h da manhã. Não estava nada bem! Garganta arranhando, corpo pesado, e sensação de gripe. Tive pesadelos a noite toda, que resumindo todos diziam que eu não ia conseguir fazer o caminho.

Minha mochila estava muito pesada, algo entre 12 a 14kg. Foi um erro brutal da minha parte. E isso fez esse meu dia se tornar muito cansativo. Durante o trajeto passei pela farmácia e já me mediquei, e melhorei bastante.

O primeiro dia do caminho é muito citadino, é saindo da área urbana do Porto. Anda muito às margens de rodovias, e em calçadas. Já no primeiro dia você começa a ver os indicativos do caminho, setas em amarelo lhe guiando a direção a seguir. Sai às 7h15 da manhã e somente cheguei ao meu destino 15h. Foram 27,8 km. Fiz as paradas corretas (a cada 1 hora, descansava 10 min), tirando o tênis, sempre me hidratando e comendo frutas.

Foi o alívio de uma vida chegar na VILA DO CONDE. Um lugar muito bonito. E ainda dei uns passeios no final do dia.

 

IMG_20190420_081012360.jpg

IMG_20190420_132828489.jpg

IMG_20190420_150451070.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

2° DIA DA PEREGRINAÇÃO

VILA DO CONDE - BARCELOS

Simbora pro segundo dia!

Parti umas 7 horas em média. O dono do hotel foi muito gentil em ter deixado meu café da manhã separado (pequeno almoço), já que eu avisara que iria sair bem cedo. A paisagem já no segundo dia começou a mudar (e melhorar) bastante! Já comecei a adentrar em áreas mais rurais, fui encontrando mais pessoas no caminho, isso lhe deixa mais confortável.

Importante: A partir desse dia contratei um serviço pra levar metade dos objetos da minha mala (roupas sujas, jeans, pesos desnecessários) até Santiago de Compostela. Paguei 28,90 euros por isso. E minha vida melhorou muitooooo. A mochila bem mais vazia!!

Foram 7h de caminhada e após 27,2 km chego num domingo de Páscoa na cidade de Barcelos - a cidade do galinho. Durante o caminho muitos estabelecimentos estavam fechados: cafés, padarias, lugares pra reabastecer sua água. Daí a dica que dou é: surgiu uma oportunidade de reabastecimento, ou comer - o faça. Você não sabe quantos kms a frente terá outra.

IMG_20190421_080038838.jpg

IMG_20190421_135631765.jpg

IMG_20190421_110839441.jpg

IMG_20190421_100714391_HDR.jpg

IMG_20190421_115206186.jpg

  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3° DIA DA PEREGRINAÇÃO

BARCELOS - PONTE DE LIMA

 

ALERTA🕯️Se você se considerar uma pessoa sana, não faça o caminho de Santiago. Vá pra Paris, vá pra um final de semana no Rio de Janeiro, vá ver o Mickey na Disney. Porque fazer o caminho de Santiago é coisa de gente maluca.Só louco mesmo pra deixar de ficar no conforto e ficar andando por aí sob o sol, suado e cansado.

Mas se você for louco mesmo, vamos lá:

 

Sai as 07h40 de Barcelos, após o café da manhã.

Foi o dia violentamente mais aguerrido - foram 35,3 QUILÔMETROS - 9h25 de duração.

Depois desse dia achei que até o próprio Santiago deveria carimbar minha credencial, porque foi puxado. O cenário muito bonito l dia todo - a primavera lusitana embelezava todo o roteiro entre BARCELOS e PONTE DE LIMA. Era feriado em Portugal e muitos estabelecimentos fechados. Daí quando tinha uma padaria, café aberto, tratava de logo comprar água, comer e me manter bem pra seguir.

No final da tarde cheguei na cidade de PONTE DE LIMA. Da cintura pra baixo tudo doía - osso, músculo, cartilagem, veia e artéria. Melhor descansar que amanhã tem mais.

Seguem as fotos. Estão muito fixes (legais).

 

IMG_20190422_091950778.jpg

IMG_20190422_090756444.jpg

IMG_20190422_080637220.jpg

IMG_20190422_084546927.jpg

IMG_20190422_093054152_BURST001.jpg

IMG_20190422_125018605.jpg

IMG_20190422_113545543.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...