Ir para conteúdo

Primeiro mochilão - Torres del Paine


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite!

Meu marido e eu estaremos 15 dias de férias em outubro e queremos fazer nosso primeiro mochilão e primeira viagem internacional.

Gostamos muito de Torres del Paine mas tenho algumas dúvidas!

Eu tenho um ótimo preparo físico e ele nem tanto. Isso é um empecilho significativo visto que a viagem é puro trekking? É muito puxado?

Gostei muito do roteiro O, mas li que tem que haver uma certa experiência para encarar. Seria melhor o W? Queira algo raiz e nesse caso o O seria mais legal, mas quero me sentir segura pois somos novatos.

Aceito sugestões de outros destinos também.

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu fiz o W em 2018 com minha esposa, e acho um bom começo, devido a falta de preparo do seu marido. O problema de TDP é que precisa de reservar com muita antecedência e, após isso, seu roteiro fica travado. Mesmo cansada ou com chuva ou neve, você tem quer ir de qualquer maneira, ou fica sem lugar para dormir e seu cronograma já era. 

O problema do O (se não estou enganado) é que você necessariamente precisa levar alimentação para a parte de cima do circuito, pois os campings/refúgio que não fazem parte do W (creio) não oferecem comida. Então a mochila fica bem pesada. Se isso não for problema... Não precisa tanta experiência, pelo que vi lá, mas precisa de mais preparo.

Em outubro abre as trilhas. Pode ser que alguma parte esteja fechada por causa de neve. O site do parque publica (ou publicava) um jornal diário falando sobre as condições da trilha. Dá um olhada nas publicações antigas que pode dar uma ideia. É seguro fazer trilha por lá. Os caminhos são bem demarcados, há pontos de água por toda trilha praticamente, e vc sempre passa por pessoas (ou é ultrapassado) fazendo o percusso, sendo no sentido que vc escolher ir ou no sentido contrário (o w vc pode escolher sentido horário ou anti-horário, o O tem sentido único). As trilhas são bonitas e agradáveis, e razoavelmente tranquilas (eu achei). O desafio é o clima e o peso da mochila.

A primeira coisa que vc tem que decidir é que tipo de hospedagem vão querer: (camping, refúgio e/ou alguns dias de hotel para dar uma descansada). Os hotéis são bem caros, mas dormir num quarto com cama e banheiro próprio ajuda bastante a descansar.

Uma coisa a prestar atenção é na reserva: cada parte do circuito abre a reserva em data diferente: nos hotéis você pode reservar a qualquer tempo (se tiver vaga), a vertice patagonia em 2018 abriu a reserva em junho, a fantastic sur em julho (e 3 dias após estar aberto, já não tinha vaga para 2 pessoas em alguns refúgios e cabanas, apenas camping). E, quando a vertice abriu a reserva, os hotéis já estavam com lotação quase total e nao tinham mais vagas, então tive que adaptar meu roteiro. Vc tem que entrar no site deles todo dia para ver se já abriu - normalmente em junho ou julho.

Se você for de camping, há a opção de alugar a barraca das empresas em TDP (vertice patagonia e fantastic sur) pois, além de eles montarem a barraca para vc (e tem que estar bem montada, porque o vento é MUITO forte às vezes - mais de 100 km/h nós pegamos), sua mochila fica mais leve.

Os refúgios, em sua maioria, são quartos compartilhados, com 3 beliches (6 pessoas) por quarto. 

No setor los cuernos vc tem a opção de ficar numa cabana de madeira, com cama, lareira e banheiro compartilhado apenas pelo pessoal das cabanas (eu fiquei, e é legal, mas saiba que os banheiros ficam a uns 500 m da cabana então, se estiver chovendo, à  noite, dar uma saída pode ser bem chato).

Outra opção que vc tem que decidir é se vai levar sua comida ou vai reservar a deles. Eu fiz a opção de reservar junto com os alojamentos, pois assim a mochila fica mais leve.

Você pode chegar a Puerto Natales (cidade base para o início da trlha) a partir do Chile (Punta Arenas) ou Argentina (El Calafate). Se vc tiver tempo disponível, depois de TDP vá a El Chalten, que fica a 3 horas de ônibus de El Calafate. Tem diversas trilhas de diferentes graus de dificuldade e muito bonitas.

Se tiver alguma pergunta, pode falar.

 

Christian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...