Ir para conteúdo

ROTEIRO BOLIVIA PELA FRONTEIRA COM O BRASIL (05 DIAS)


Posts Recomendados

  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Em 03/10/2020 em 14:18, ms.priscila disse:

ROTEIRO BOLIVIA (05 DIAS)

INFORMAÇÕES GERAIS 

Visto: dispensa de visto por até 30 dias
Passaporte:  deve ser válido no momento de entrada; permitida entrada com RG
Vacinas: não há exigências
Quando ir: de abr-set, por conta das chuvas
Capital: Sucre
Moeda: BOLIVIANO ou BOB ($b)
Idioma oficial: espanhol, quechua, aimará, guarani e uma variedade de língua indígenas
Cod. telefone: +591
Padrão bivolt: 230V
Tomadas: A, C

Após passarmos 11 dias no Peru, atravessamos a fronteira, por via terrestre, e continuamos nossa viagem à Bolívia. 

Dia 01

07:30 – saída de Puno para La Paz de ônibus, com parada em Copacabana (S/40 comprados diretamente no Hostel Pirwa). O ônibus para na fronteira para imigração nos dois países e aqui podemos trocar dinheiro. O Bs vale a metade do real

12:00 – chegada à Copacabana para almoço no restaurante El fogon de La Cabana – péssimo atendimento, uma só pessoa para atender; há indicação de Wi-Fi, mas o sinal estava cortado, tivemos que pegar os cardápios e ir diretamente no balcão fazer o pedido

13:30 – saída de Copacabana com destino à La Paz

17:00 – chegada à La Paz

20:30 – saída de La Paz a Potosi (80Bs cama) pela empresa Trans Copacabana. Não recomendo de forma alguma. O banheiro ficou fechado boa parte da viagem, tendo o motorista parado para que os passageiros fossem ao banheiro na beira da pista. Não houve uma parada em uma viagem de 10h. Após 6h de viagem, o banheiro foi aberto. O ônibus chegou com 1h de antecedência.

05:00 – chegada a Potosi, ouvindo Victor & Leo e Leonardo em espanhol.

07:00 – café da manhã no Café Restaurante Santa Fé: excelente atendimento e café da manhã muito bom.

Aqui percebemos que estávamos perdidos. Lemos em algum site no Brasil que o Salar de Uyuni estava localizado na região de Potosi, por isso erroneamente pensamos que o passeio sairia dali e que não havia uma cidadezinha chamada Uyuni. Conclusão: perdemos o passeio. Andando pela cidade, fomos salvos pela Hellen, dona da agência de viagens Amigos da Bolívia. Recomendo muitíssimo. Extremamente atenciosa. Salvou-nos a vida. A Hellen nos comprou a passagem de Potosi-Uyuni (que sai de hora em hora e custa 40Bs), reservou o hotel La Cabana (quarto duplo com banheiro compartilhado a 60Bs) e o passeio de 3 dias pelo Salar a 850Bs. Em Uyuni estava 100Bs mais barato, mas naquela altura do campeonato foi nossa melhor opção

11:30 – almoço

13:00 – saída de Potosi-Uyuni

17:00 – chegada a Uyuni. A moça da agência contratada nos buscou e nos levou até o Hostel. Já hospedados, saímos pra comer e conhecer o pouco que há para conhecer da cidade. Curiosidades: há caixas eletrônicos, câmbio de moedas, venda de óculos escuros e roupas de frio.

Dia 02

10:30 – saída para o Salar de Uyuni

12:00 – almoço num hotel de sal

14:00 – ida para o Salar

17:00 – chegada à Ilha de Cactus

18:00 – por do sol no Salar

20:00 – chegada ao hotel de sal Los Piez para pernoite. Hotel adorável. Não há ducha quente e se paga pela toalha (Bs3) e pela ducha sem água quente (Bs10)
 

a27d24_b575599c1dff41b6b763d27d2115b981~

Saída para o Salar

 

a27d24_cbe08048533b44ebb670029b8558d6f4~

Almoço num restaurante de Sal

 
a27d24_d11e6fb5f8e34251bf0f214037f732ba~

Salar de Uyuni


Dia 03

08:00 – visita às lagoas coloridas durante todo o dia! Almoço no caminho. Aqui, por volta das 11:00, nosso carro quebrou. Caminhamos cerca de 40 minutos até a próxima laguna e lá esperamos o carro ate por volta das 15:00

18:00 – chegada ao acampamento para o pernoite do segundo dia. Os seis integrantes do grupo ficaram hospedados no mesmo quarto. Aconselha-se alugar, ainda em Uyuni, o saco de dormir (Bs50), já que nesse acampamento, no meio do deserto, faz muito frio. Esquecemos uma garrafa de água dentro do carro e ela amanheceu congelada

21:00 – as luzes, ligadas por gerador, se apagam as 21h da noite

Na segunda noite, as agências entregam um vinho para o grupo, como cortesia pelo passeio. Mas as vezes, se os turistas não pedem, os motoristas não entregam (ouvimos histórias de motoristas que beberam o vinho)
 

a27d24_13a06659c31e4da78425c7e7ef24bc51~

Laguna Hedionda

 
a27d24_471492bbdda0400782960c7805a636bd~

Laguna Colorada

 
a27d24_c12506c9dd434ffaa959eaa41f3ee1fa~

Jantar no alojamento


Dia 04

05:30 – café da manhã no acampamento (e aqui começaram os problemas)

Deveríamos ter saído às 6h para ver os gêiseres. Entretanto, simplesmente fomos impedidos de deixar o acampamento porque nosso guia não havia pago o alojamento. Enquanto estávamos no carro, com muito frio, a dona do acampamento e o motorista discutiam lá fora. As 07:30 conseguimos partir

08:00 – visita aos gêiseres. No caminho para a Laguna Verde, o pneu furou

09:30 – chegada à Laguna Verde. Novamente, o carro apresentou problemas. Conclusão: fim do passeio. As três mulheres voltaram em outra van, que parou para nos ajudar e os três rapazes ficaram com o motorista e chegaram cerca de uma hora depois em Uyuni

17:00 – depois de muito estresse, chegada à Uyuni. O proprietário da empresa já nos esperava. Expusemos todos os problemas. As inglesas, nervosas, não conseguiam mais falar espanhol. Depois de muita discussão, o Natalio, dono da Atacama Mística nos propôs a devolução de Bs150 por pessoa, pelos transtornos do passeio. Não pudemos visitar os banhos termais

No ultimo dia, encontramos com outros dois grupos que tiveram diferentes problemas durante o tour (Esmeralda, Full Adventure e a nossa, Atacama Mística). Detalhe que todas foram recomendadas. O que nos parece é que o serviço mal prestado é lei na Bolívia. Não foi diferente em absolutamente nenhum lugar desde que cruzamos a fronteira

20:00 – saída de Uyuni para La Paz (Bs100 pela empresa Omar: ônibus com calefação, cobertor e banheiro)
 

a27d24_9715c780fe89418cbd5bd0d9b24a880a~

Geiseres

 
a27d24_525aba07d6ba4bfcad59d5ef0df1afee~

Laguna Verde

 
a27d24_4bbf82987b81497ca9f3f1504c783746~

Carro quebrado no meio do deserto

 
 
a27d24_1370b988f437497296311a6978ffd999~

Fim do passeio


Dia 05

09:00 – chegada à La Paz. O ônibus deveria chegar por volta das 7h, mas incrivelmente atrasou duas horas. Nosso voo para Cobija saía às 09:50. Fizemos o check-in exatamente 05 minutos antes de encerrar o check in. Isso porque, por sorte, o aeroporto ficava ao lado de onde o ônibus nos deixou

10:50 – chegada à Cobija. Logo na saída do aeroporto encontramos o Valdir (68 99787511), que nos ofereceu a corrida até Rio Branco, sem troca de táxis por R$ 210 para 2 pessoas. Paramos na fronteira, carimbamos os passaportes, trocamos dinheiro e entramos no Brasil

14:30 – chegada ao aeroporto de Rio Branco

15:40 – saída para Manaus

Parabéns pelo relato!

Fotos maravilhosas!

Abraço.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 03/10/2020 em 15:18, ms.priscila disse:

Atacama Mística

Eu ri quando li este nome pq visitei essa agência quando estava no Atacama, hahahauaha, ela é realmente mística.

Eu estava atrás de uma agência que fizesse um passeio de apenas um dia até a Laguna Colorada desde SPA, pq na ocasião em que estive lá, julho, era muito frio pro salar, eu estava com criança e tb não tinha tempo pro tour do salar.

Pois bem, não é um tour que "exista previamente", eu justamente estava vendo com as que faziam o rolê do salar se alguma teria alguém disponível pra nos levar, pq estávamos com carro baixo (e com ele acabamos indo até a Laguna Verde, kkk). Entrei na Atacama Mística...

Não tinha ninguém na recepção, uma marofa intensa e um ar denso, se é que me entende hahahahauaha, a decoração combinando com tudo isso... fiz algum barulho qualquer e alguns minutos depois sai das profundezas da agência um moço mais chapado do que os garotos da minha época de festas da biologia kkkkkkkkkk

Ele não falava coisa com coisa e no fim das contas falou que ele mesmo poderia levar a gente no dia seguinte 💀 ao custo de 100 dólares por pessoa (incluindo meu filho), o que era absurdamente caro - ainda bem - pq nem tive que explicar que não ia com ele por outras razões, rs

Editado por Juliana Champi
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 09/03/2022 em 12:42, Juliana Champi disse:

Eu ri quando li este nome pq visitei essa agência quando estava no Atacama, hahahauaha, ela é realmente mística.

Eu estava atrás de uma agência que fizesse um passeio de apenas um dia até a Laguna Colorada desde SPA, pq na ocasião em que estive lá, julho, era muito frio pro salar, eu estava com criança e tb não tinha tempo pro tour do salar.

Pois bem, não é um tour que "exista previamente", eu justamente estava vendo com as que faziam o rolê do salar se alguma teria alguém disponível pra nos levar, pq estávamos com carro baixo (e com ele acabamos indo até a Laguna Verde, kkk). Entrei na Atacama Mística...

Não tinha ninguém na recepção, uma marofa intensa e um ar denso, se é que me entende hahahahauaha, a decoração combinando com tudo isso... fiz algum barulho qualquer e alguns minutos depois sai das profundezas da agência um moço mais chapado do que os garotos da minha época de festas da biologia kkkkkkkkkk

Ele não falava coisa com coisa e no fim das contas falou que ele mesmo poderia levar a gente no dia seguinte 💀 ao custo de 100 dólares por pessoa (incluindo meu filho), o que era absurdamente caro - ainda bem - pq nem tive que explicar que não ia com ele por outras razões, rs

Escapou real! 🤣🤣 Mas pelos relatos dos outros viajantes, ao longo do tour, todas as empresas apresentavam problemas! Bizarro demais!

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@ms.priscilaQuando eu fiz o Salar fui de San Pedro com a Cordillera Travel.Zero problemas, trocamos de carro para outro boliviano na fronteira, os motoristas foram muito legais e amigáveis. O problema é pegar qualquer. Eu só vou aonde é grande e há internacionais fazendo o tour.Claro que todos estão passíveis de problemas, sobretudo em um país atrasado e pobre como este aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...