Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Um lugar de belas praias, águas limpas e com cores fantásticas, distante num voo de apenas 50 minutos da maior cidade do Brasil…

DSCN3843.thumb.jpg.4ba60bf5c88ed214091cf44049ff2d1e.jpg

Essa é a encantadora Florianópolis, capital de Santa Catarina, região sul do Brasil. É uma ilha, mas também tem uma partezinha no continente, que muita gente esquece, o chamado "Estreito", com uma bela orla que é mais bonita porque dá visão para a Ilha!

A ilha de Santa Catarina, carinhosamente chamada de Floripa ou ainda de Ilha da Magia, é um dos destinos turísticos mais procurados no verão, não só pelas suas praias paradisíacas, mas também pelas muitas opções de lazer, gastronomia e cultura.

Fundada em 1673, tem cerca de 508 mil habitantes, sendo a 2ª mais populosa do estado (a maior é Joinville, no norte do Estado). Em sua história, já foi chamada de Ilha de Santa Catarina, Nossa Senhora do Desterro, Desterro (que nome horrível!!!)  e finalmente Florianópolis, uma triste homenagem ao maior algoz do povo Catarinense, o presidente Floriano Peixoto, que promoveu uma série de fuzilamentos na ilha e, como castigo, teve o seu nome perpetuado justamente nesse lugar.

Possui um terreno bem acidentado, com praias espremidas entre o mar e os morros.

As mais famosas são:
 Canasvieiras, principal reduto dos argentinos
Jurerê, o point das baladas e festas noturnas
Joaquina e Praia mole, o paraíso dos surfistas
e Ribeirão da Ilha, guardiã da colonização açoriana.

A ilha é ligada ao continente por 3 pontes. As duas de concreto são Pedro Ivo Campos e Colombo Sales. Mas a mais famosa é a terceira delas, a ponte pênsil Hercílio Luz, cartão postal de Santa Catarina. Essa velha senhora tem mais de 94 anos e esteve totalmente fechada por décadas (28 anos), até a sua total reabertura só em março de 2020. Agora pode ser visitada e, nos finais de semana, é totalmente voltada para ciclistas e pedestres, sendo um passeio gratuito e imperdível! Nos dias de maior ventania, a emoção é garantida, pois ela oscila bastante!

DSCN0058.thumb.JPG.242e36586451fe421e767a517045b66c.JPG

 

Além de automóveis e motos, podemos chegar de ônibus, desembarcando no Terminal Rodoviário Rita Maria, logo na entrada da Cidade e bem próximo do terminal urbano. Recebe ônibus de todas as partes do Brasil e também da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. 

20170310_201003.thumb.jpg.e943543a497cb3a993285b338e64d574.jpg

Se você vier de ônibus, caminhando poucos metros, já estará no terminal de integração do Centro, o TICEN, de onde partem  onibus para literalmente todos os cantos da Ilha e demais terminais. Dá para conferir as opções e horários no próprio google Maps ou no Moovit. Tem um aplicativo próprio também, o Floripa no Ponto, com todas as rotas e terminais. Vale a pena conferir!

TICEN, saindo da rodoviária à direita, quase em frente ao Mercado Público

A outra maneira de chegar à Capital é através do Aeroporto internacional Hercílio Luz, um amplo, moderno e confortável Aeroporto, cujo novo terminal foi inaugurado em outubro de 2019. Na parte externa tem um pequeno mercado da rede Imperatiz com preços razoáveis, dando para comprar um lanchinho mais em conta. Se a fome for grande, dá para encontrar almoço por 30 reais. Não é barato, mas em se tratando de aeroporto, é uma opção a ser considerada. Nesta última vez, almocei e estava muito bom!

IMG_20201118_121201.thumb.jpg.f1f3aabfdc9a865bf1869c283c228d3f.jpg

 

 

O aeroporto conta com uma linha de ônibus urbano que facilita bastante a vida do mochileiro (direto para o TICEN ou TIRIO). Um Uber, por exemplo, sai pelo menos uns 30 reais para se chegar ao centro da cidade! E não se preocupe, o transporte público é bem eficiente e seguro.

Qualquer que seja a maneira de andar por Floripa, esteja preparado para um dos seus maiores problemas… O trânsito!

Ele se agrava ainda mais durante a temporada de verão. Os congestionamentos são frequentes e encontrar estacionamento público na região central e nas praias é uma verdadeira loteria. A maioria dos lugares tem estacionamentos particulares, e cobram na média 20 reais (ou pilas, como eles dizem... 🤭) pelo período. Por isso, sempre quando vou por lá, deixo o carro onde estou hospedado e procuro ir de ônibus para todos os lugares. Assim, não tenho stress com o trânsito infernal e nem perco tempo procurando lugar para estacionar ou correndo dos flanelinhas (sim, tem bastante e enchem o saco).

IMG_20201204_112842.thumb.jpg.af4a9728839943acb626f924d69be4cb.jpg

Mas as praias e as paisagens compensam o esforço! São águas bem limpas, mas frias, em comparação ao Nordeste. Fora do verão então… Geladas! As mais quentinhas estão no Norte da Ilha.

No quesito gastronomia, não deixe de saborear as ostras, além, é claro, da tradicional sequência de camarão, girando em torno de 100 a 150 reais para duas pessoas. É composta por camarões à milanesa, fritos e "ao bafo" (no vapor), acompanhados por filé de peixe, arroz, feijão, pirão de peixe, farofa, batatas fritas e vinagrete, muito bem servido para 2 até 3 pessoas. O melhor lugar para se provar é na Lagoa da Conceição ou na Costa da Lagoa e esses preços são de lá também.

IMG_20201203_125036.thumb.jpg.3ecde0b24742ae35949e9ca434e07bba.jpg

E qual a melhor época para ir à Florianópolis? Certamente é no verão, mas é justamente o período de maior movimento na Ilha… A alta temporada vai de 15 de dezembro ao final de fevereiro e é sinonimo de muita gente, preços altos tanto de hospedagem quanto de alimentação, além de filas e congestionamentos em todos os acessos às praias. De março até abrill, além de garantir uma temperatura agradável e menos chuvas, os preços em geral caem bastante, tornando-se uma ótima opção! Agora em dezembro, aluguei uma casa para 2 pessoas por 110 reais a diária, na Lagoa da Conceição. 

Qualquer que seja a época escolhida, tem sempre muita coisa legal para se fazer em Floripa!

Deixo o vídeo abaixo para ilustrar melhor esse post. Se lhe for útil, peço que deixe os seus comentários e deixe um like para incentivar a postar mais materiais.

Vou detalhando os passeios nos próximos!

Grande abraço! 🤠👍

https://www.youtube.com/watch?v=JaERxlPHZ_k

 

 

 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala @gustavo.woltmann! É um lugar especial e realmente as águas são bem geladas, mesmo no verão. Trabalhei por lá por mais de 5 anos e retornei agora em dezembro para captar imagens e montar uma série de vídeos com dicas a respeito. Vou postando aqui e no Youtube. Abraço! 🤠👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Salve, Paulo. Bom relato e boas imagens pro vídeo. Na sua honesta opinião, para uma estadia de 5 dias, o que é obrigatório de se fazer ou visitar na ilha? Indicações de lugares menos falados, porém ótimos tbm é super válido, até para evitar aglomerações, ou o povão mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
47 minutos atrás, StanlleySantos disse:

Salve, Paulo. Bom relato e boas imagens pro vídeo. Na sua honesta opinião, para uma estadia de 5 dias, o que é obrigatório de se fazer ou visitar na ilha? Indicações de lugares menos falados, porém ótimos tbm é super válido, até para evitar aglomerações, ou o povão mesmo.

Fala @StanlleySantos! Também sou daqueles que não gosta de muita muvuca, então prefiro os lugares menos badalados, porém, de especial beleza e, particularmente, trilhas! Para que eu tenha uma idéia sobre o seu tipo de passeio: vem de carro, mochilão, pretende ficar em qual parte? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, StanlleySantos disse:

então, é um mochilão sem transporte próprio, onde vou passar uns dias na ilha. Vou ficar na lagoa da conceição durante minha estadia. 

Melhor pedida, @StanlleySantos. Se for a partir de março até abril, perfeito (água menos gelada e menos chuvas). Procure ficar na imediações do terminal TILAG , pois de lá você poderá se deslocar facilmente pelas melhores atrações e outros terminais. 

Tem esse vídeo que fiz justamente com dicas da Lagoa. No canal também tem outros de lugares que indico nas proximidades, pois estive por lá agora por 10 dias em dezembro.

Depois, tem sobre os passeios que considero obrigatórios na região: 1 dia pela Costa da Lagoa (de barco por R$9,00 😃) e pelo menos 2 dias pela Barra da Lagoa e atrações.

Dê uma conferida deixe um like! 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Saudades de Floripa,local em que eu passava o fim do ano rodeado de argentinas.O ônibus do aeroporto é comum ou executivo? Se for executivo a parada dele no Centro é outra. Discordoque andar neles é bom,demoram demais, sobretudo nos finais de semana, quando não dão conta de levar todos que vão a praia. Pode ser que tenha mudado, ou com o vírus,diminuído o fluxo de gente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@D FABIANO, o ônibus do aeroporto é comum e tem direto para o centro e outro para o terminal Rio Tavares. Quanto a andar de ônibus, acredito que tenha mudado bastante desde a sua experiência, pois tirando os horários de pico, o restante é muito tranquilo e algumas linha tem até ar condicionado. É claro que EM TEMPORADA, não se pode ter referência do transporte, pois tudo lota na ilha e mesmo andar de carro é um inferno... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...