Ir para conteúdo

Córdoba


Posts Recomendados

  • Membros

Gurizada medonha,

 

Voltando de viagem, divido com vocês algumas informações... ::tchann::

 

1º DIA - BUENOS AIRES / CÓRDOBA

 

Saí de Buenos Aires numa sexta-feira à noite com destino à Córdoba, chegando sábado pela manhã. De ônibus, são aproximadamente 10 horas de viagem. É possível consultar horários e preços através do site http://www.plataforma10.com. Há várias empresas que fazem este percurso, optei pela Gral. Urquiza pq era a que tinha os horários que eu precisava. Custou 285 pesos cada trecho (570 ida e volta). O valor comprando pelo Plataforma 10 ou direto com as empresas é o mesmo.

Cheguei em Córdoba bem cedinho e fui até o hostel deixar minha bagagem pra então sair a saracotear. Me hospedei no Che Salguero. Opção mais do que recomendada. O hostel é lindo, tudo novinho, as camas com colchão de mola (melhores até que as da minha casa. rsrsrs), café da manhã simples, mas gostoso... o atendimento também é muito bom. O staff sempre envolvido em fazer atividades, como jantares, etc, pros hospedes se enturmarem. Dispostos a esclarecer qualquer dúvida sobre a cidade. E o que achei ótimo foi a localização, duas quadras da rodoviária, o que facilita muito a vida. O bairro ali é Nueva Córdoba... super tranquilo de andar. Li até alguns comentários de que era perigoso e tal, mas a impressão que tive foi bem ao contrário, ruas movimentadas, nativos passeando com cachorro, tomando mate, fazendo caminhadas, a gurizada indo pras festas.

Córdoba é muito bonita, os pontos turísticos se concentram principalmente no centro histórico. Acredito que um dia ou dois é suficiente para conhecer. A vida noturna é bastante agitada. Mas é importante salientar que: durante o dia é como uma cidade do interior. Sábado pela manhã ainda encontrei alguma coisa de comércio aberto, mas depois do meio dia tudo fecha, inclusive os museus e as igrejas (que são um dos atrativos de lá, mais ou menos 20 no total). Me restou passar a tarde no Parque Sarmiento onde o povo passeia quando não tem nada pra fazer.

Fiz também um city tour, num bus vermelhinho daqueles ao estilo londrino, que sai em frente à Catedral, por 50 pesos - duração de 1 hora e meia.

Sugestão: Não deixem de visitar a Iglesia del Sagrado Corazón de Jesús / Padres Capuchinos - declarada uma das Sete Maravilhas de Córdoba, e uma das mais bonitas que já vi, toda em estilo gótico francês.

 

 

2º DIA / CÓRDOBA / LA CUMBRECITA

 

Quem vai à Córdoba, dificilmente fica apenas em Córdoba. Os pequenos vilarejos que formam a Serra Cordobesa são lindos e um grande atrativo. Há Alta Gracia, com o Museu do Che Guevara, Gral. Belgrano, famosa pelas cervejas artesanais, Villa Carlos Paz, que bomba no verão e La Cumbrecita, que escolhi para conhecer mais de perto.

Para chegar até La Cumbrecita, dá um pouquinho de trabalho, mas é só se organizar direitinho que dá certo. De Córdoba se toma um ônibus até Gral. Belgrano (empresas Lep, Sierras de Calamuchita ou Pajaro Blanco) e de Gral. Belgrano se toma outro ônibus até La Cumbrecita (empresa Pajaro Blanco). É importante prestar atenção aos horários, pra encaixar a conexão. De Córdoba até Gral. Belgrano leva 2 horas de viagem (custo de 32 pesos o trecho). De Gral. Belgrano até La Cumbrecita leva 1 hora e meia (custo de 27 pesos o trecho). Sente-se à janela, pois a paisagem do caminho é linda demais. E ir e voltar no mesmo dia não acho uma boa idéia, pq há muita coisa para ver. O ideal é passar ao menos uma noite em La Cumbrecita.

Cheguei por lá no domingo quase meio dia (saí bem cedo de Córdoba). O terminal de ônibus é uma casinha na entrada do vilarejo, que é um pueblo peatonal, ou seja, por lá se anda a pé. Os brasileiros ainda não descobriram o lugar, então grande maioria dos turistas são argentinos que vivem nas províncias mais próximas. Para algumas informações úteis, há o site oficial, http://www.lacumbrecita.gov.ar.

Me hospedei no Planeta Cumbrecita Hostel (há o perfil deles no facebook). O hostel fica em um casarão histórico super charmoso. Imaginem o que é dormir escutando ao longe o barulhinho da água caindo nas cachoeiras, acordar com passarinho cantando, tomar café da manhã numa sacada com vista pra um bosque lindo, lindo, lindo. La Cumbrecita é uma reserva natural, fundada por europeus. A rua principal do vilarejo é cheia de casinhas em estilo alemão, suiço. E muita natureza, pra nenovar as energias.

Dentro da reserva há um parque temático chamado Peñon del Aguila (www.penondelaguila.com.ar), onde é possível fazer arborismo, tirolesa, rapel, trilhas.

No caso de passar a noite por lá, é interessante reservar um dia pra passear pelo vilarejo (que consiste em um punhado de ruazinhas e algumas trilhas, cascatas, mirantes, etc.) e outro pra ir ao Peñon del Aguila.

Importante: não há caixas eletrônicos e nas lojinhas e restaurantes a preferência é por peso argentino.

Sugestão: para os amantes da fotografia, esse destino é um prato cheio. Prepare bem sua câmera.

Algumas fotos que tirei durante a viagem postarei no meu blog: http://voumochilando.blogspot.com.ar.

 

 

3º DIA LA CUMBRECITA / CÓRDOBA / BUENOS AIRES

 

No último dia tomei o ônibus novamente de La Cumbrecita à Gral. Belgrano em torno das 17h. E de Gral. Belgrano à Córdoba.

Como o retorno à Buenos Aires estava marcado para mais tarde, aproveitei pra dar mais uma passada no Che Salguero pra jantar com o pessoal que conheci por lá. Me receberam super bem. E experimentei a cerveja "Cordoba" que não conhecia. rsrsrs

 

::otemo::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

E aí pessoal, tudo bom?

 

Chego na Argentina dia 30/10 e em Córdoba dia 2/11.... Vcs sabem me dizer se é tranquilo comprar a passagem de Onibus pelo site Plataforma 10? É possível?

 

Vou passar uma noite na estrada, saindo de Mendoza e indo para Córdoba onde ficarei 3 dias...

 

Já peguei muitas informações sobre a cidade com o pessoal que comenta aqui no tópico, a galera é fera!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá,

estou querendo fazer uma viagem de bicicleta de Córdoba até o Uruguai saindo de SP dia 27/12. Mas a idéia é ir até Cordoba da maneira mais economica possível, infelizmente a empresa Crucero del Norte não esta fazendo mais esse trajeto. Gostaria de informações sobre outras rotas ou empresas de onibus que possam me ajudar. Ah, alguém que fez o caminho SP- Foz do Iguaçu - Córdoba de ônibus sabe me dizer se é possível (e seguro) levar uma bicicleta no busão?

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
... a idéia é ir até Cordoba da maneira mais economica possível, infelizmente a empresa Crucero del Norte não esta fazendo mais esse trajeto. ...

Não está fazendo diretamente 1-2 vezes por semana, como era antes. Mas acredito que continua com conexões diárias, como eu fiz em julho.

cordoba-e-regiao-rosario-buenos-aires-10-dias-em-julho-de-2012-t75509.html

Saida de SP às 22 h no ônibus com destino a Buenos Aires. A baldeação em Garupá é tranquila e as tarifas para B.A. e para Córdoba foram iguais.

Sugiro que fale com a empresa, tel. dos representantes em SP (11) 2221 7022 e (11) 2089 0568

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Oi Russo, eu mandei email pra empresa e segundo eles não seria bem uma conexão em Guarupá e de lá até Cordoba eu teria que pagar outra passagem de onibus.

MAs eu vou ligar na empresa para confirmar, muito obrigada!

E você gostou da viagem e da qualidade do onibus?

Abraço

 

boa sorte no sua viagem!

Foi tudo ótimo, e o serviço da CRUCERO DEL NORTE em especial, gostei muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Russo, eu mandei email pra empresa e segundo eles não seria bem uma conexão em Guarupá e de lá até Cordoba eu teria que pagar outra passagem de onibus.

MAs eu vou ligar na empresa para confirmar, muito obrigada!

E você gostou da viagem e da qualidade do onibus?

Abraço

 

boa sorte no sua viagem!

Foi tudo ótimo, e o serviço da CRUCERO DEL NORTE em especial, gostei muito.

 

 

Que bom!

Muito obrigada pela ajuda! Assim que eu chegar de viagem eu posto tudo aqui no Mochileiros!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...