Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Que legal @Patricia Lopes Szcspanski!

Eu vivo em Benedito Novo desde sempre, e é muito satisfatório ver alguém falando de nossas bandas (ainda mais sendo uma cidadezinha tão pequena).

De fato existem muitos problemas com alguns responsáveis pelo trajeto (pontos de interesse e hotéis), infelizmente a galera esquece que os caminhantes também são turistas. Muitos ainda operam exclusivamente com reservas, e isso nem sempre é viável.

Mas aos poucos a mentalidade da galera está mudando - até uns tempos atrás praticamente não haviam pousadas em todo o trajeto (aqui mesmo em BN havia apenas um 'hotel').

O acesso ao pé da cachoeira Salto Donner, em Doutor Pedrinho, é feito por uma estradinha durante a serra (SC-477, asfalto) que conecta ao município de Benedito Novo, até tem uma placa indicando.

Abraços!

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
11 horas atrás, Patricia Lopes Szcspanski disse:

Decidi levar meus filhos: Heitor de 17 anos e Heloísa de 12, eles não tem nenhum hábito caminheiro, são crianças tipicamente contemporâneas, ligadas à internet e acostumados à vida mansa da cidade grande, a uma realidade em que os pais trabalham e nada lhes falta em casa, sendo assim seria muito bom pra eles sair da zona de conforto, passar uns perrengues brandos ao lado do pai e da mãe, além do contato com a natureza que eles bem sabe que eu muito aprecio

Por mais pessoas assim no mundo, pretendo fazer a mesmíssima coisa quando tiver meus curumins =D

Que relato monstro e rico em detalhes, além das lindas fotos nos questionarem se estamos mesmo em um país tropicalesco 😮 era para eu ter feito esse percurso pomerode-timbó de bike, quando estive no estado nesse ano, mas a pandemia não deixou. Parabéns pelo feito. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei featured this tópico
  • Membros de Honra
3 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Que legal @Patricia Lopes Szcspanski!

Eu vivo em Benedito Novo desde sempre, e é muito satisfatório ver alguém falando de nossas bandas (ainda mais sendo uma cidadezinha tão pequena).

De fato existem muitos problemas com alguns responsáveis pelo trajeto (pontos de interesse e hotéis), infelizmente a galera esquece que os caminhantes também são turistas. Muitos ainda operam exclusivamente com reservas, e isso nem sempre é viável.

Mas aos poucos a mentalidade da galera está mudando - até uns tempos atrás praticamente não haviam pousadas em todo o trajeto (aqui mesmo em BN havia apenas um 'hotel').

O acesso ao pé da cachoeira Salto Donner, em Doutor Pedrinho, é feito por uma estradinha durante a serra (SC-477, asfalto) que conecta ao município de Benedito Novo, até tem uma placa indicando.

Abraços!

Alan, nossa cultura ainda não é de estimular a população a fazer atividades físicas,  isso tá mudando muito devagar. 

Existe alguns roteiros que estimulam muito a fazer à pé (caminho da fé...), outros basicamente foram feitos objetivando a parte econômica, onde um grupo se organiza visando exclusivamente lucro, não acho isso errado. Acontece que hoje os caminhantes tem alguma expressão,  muita gente vai fazer o caminho de Santiago(mais de 2.000 brasileiros iam por ano para lá) mas não fazem esses caminhos aqui no Brazil, por pura falta de estrutura.

Imagina se 2.000 caminhantes fizerem o caminho vale europeu por ano,  iria viabilizar implantação de pousadas familiares,  restaurantes......

Fiz o caminho do vale europeu uns anos atrás,  senti na pele, a dificuldade em alguns lugares , pois só aceitavam reservas.

Editado por casal100
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Que legal @Patricia Lopes Szcspanski!

Eu vivo em Benedito Novo desde sempre, e é muito satisfatório ver alguém falando de nossas bandas (ainda mais sendo uma cidadezinha tão pequena).

De fato existem muitos problemas com alguns responsáveis pelo trajeto (pontos de interesse e hotéis), infelizmente a galera esquece que os caminhantes também são turistas. Muitos ainda operam exclusivamente com reservas, e isso nem sempre é viável.

Mas aos poucos a mentalidade da galera está mudando - até uns tempos atrás praticamente não haviam pousadas em todo o trajeto (aqui mesmo em BN havia apenas um 'hotel').

O acesso ao pé da cachoeira Salto Donner, em Doutor Pedrinho, é feito por uma estradinha durante a serra (SC-477, asfalto) que conecta ao município de Benedito Novo, até tem uma placa indicando.

Abraços!

Ah que legal!! Eu pretendo voltar e fazer de bike, embora bike ainda não seja o meu forte, mas eu fazer o circuito de bike nem que seja a pé kkkk. Quando alguém me pergunta qual cidade eu mais gostei, qual o trajeto mais bonito... Difícil responder, mas Benedito Novo é forte concorrente!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, casal100 disse:

Alan, nossa cultura ainda não é de estimular a população a fazer atividades físicas,  isso tá mudando muito devagar. 

Existe alguns roteiros que estimulam muito a fazer à pé (caminho da fé...), outros basicamente foram feitos objetivando a parte econômica, onde um grupo se organiza visando exclusivamente lucro, não acho isso errado. Acontece que hoje os caminhantes tem alguma expressão,  muita gente vai fazer o caminho de Santiago(mais de 2.000 brasileiros iam por ano para lá) mas não fazem esses caminhos aqui no Brazil, por pura falta de estrutura.

Imagina se 2.000 caminhantes fizerem o caminho vale europeu por ano,  iria viabilizar implantação de pousadas familiares,  restaurantes......

Fiz o caminho do vale europeu uns anos atrás,  senti na pele, a dificuldade em alguns lugares , pois só aceitavam reservas.

Exatamente!

Outro ponto é que o Vale Europeu é extremamente tradicionalista, e muito desconfiado, por isso as mudanças costumam caminhar em passos beeeeem lentos - e infelizmente entre os municípios daqui, Benedito Novo é um dos mais resistentes às mudanças.

Mesmo assim, eu vejo muito potencial em nossa região, bastava desenvolver um projeto bacana - ou mesmo fortalecer os já existentes, como é o caso do circuito de caminhantes que temos.

Eu que tive a oportunidade de passar bons dias em El Chaltén fico sonhando com tantas coisas, tantas possibilidades!
Uma cidade tão pequena vivendo de forma estratégica do turismo - ok, lá há um cenário fabuloso que pontua fortemente, mas penso que com capricho dá de fazer bom uso de nossas cachoeiras e falhas geográficas (abundantes na região), e até mesmo da culinária e arquitetura que são bem características desta região.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
56 minutos atrás, Patricia Lopes Szcspanski disse:

Ah que legal!! Eu pretendo voltar e fazer de bike, embora bike ainda não seja o meu forte, mas eu fazer o circuito de bike nem que seja a pé kkkk. Quando alguém me pergunta qual cidade eu mais gostei, qual o trajeto mais bonito... Difícil responder, mas Benedito Novo é forte concorrente!

Hahaha, que bacana!

O cicloturismo está muito forte por aqui, e há bem mais incentivo que em relação aos caminhantes.
O circuito de bike é diferente, consideravelmente maior, mas tem uma galera aqui da cidade que faz todo o trajeto em um dia (cerca de 230km, e muuuita altimetria).

Bem, é difícil comparar Benedito Novo com cidades como Timbó ou Pomerode, que em minha opinião são formidáveis - inclusive, associo grande parte da dificuldade de nossa cidade crescer com o fato de haver outras cidades tão avançadas como vizinhas (o pessoal daqui acaba investindo, comprando e frequentando por lá - afinal, são poucos kms de distância).

Entretanto, quando falamos de turismo ecológico, aí o cenário muda, visto que temos muitos pontos de interesse (apesar que a maioria fica em propriedade particular, e os proprietários não fazem questão de abrir as portas).

Se estiveres novamente por aqui, não deixe de curtir a Fazenda Tonolli, qual possuí uma visão bem bacana (com chance daquele mar de nuvens), e possibilidade para acampar. Há alguns pontos deste tipo pelas redondezas (inclusive em outros municípios), mas as vezes não há uma divulgação eficiente.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Hahaha, que bacana!

O cicloturismo está muito forte por aqui, e há bem mais incentivo que em relação aos caminhantes.
O circuito de bike é diferente, consideravelmente maior, mas tem uma galera aqui da cidade que faz todo o trajeto em um dia (cerca de 230km, e muuuita altimetria).

Bem, é difícil comparar Benedito Novo com cidades como Timbó ou Pomerode, que em minha opinião são formidáveis - inclusive, associo grande parte da dificuldade de nossa cidade crescer com o fato de haver outras cidades tão avançadas como vizinhas (o pessoal daqui acaba investindo, comprando e frequentando por lá - afinal, são poucos kms de distância).

Entretanto, quando falamos de turismo ecológico, aí o cenário muda, visto que temos muitos pontos de interesse (apesar que a maioria fica em propriedade particular, e os proprietários não fazem questão de abrir as portas).

Se estiveres novamente por aqui, não deixe de curtir a Fazenda Tonolli, qual possuí uma visão bem bacana (com chance daquele mar de nuvens), e possibilidade para acampar. Há alguns pontos deste tipo pelas redondezas (inclusive em outros municípios), mas as vezes não há uma divulgação eficiente.

Abraços!

Olha só!!!! Valeu muito as dicas... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que incrível!!! Certamente foi uma viagem extremamente enriquecedora.

Seu relato ficou sensacional, muito bem detalhado e descritivo a ponto de fazer a gente enxergar alguns cenários enquanto vai lendo.

Me deixou com vontade de fazer algo parecido 😃

Parabéns pela conquista!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...