por GILZA » 19 Dez 2004, 22:57
Olá Saramago, fui em Dezembro de 2004 em Belém. Ao lado da Hidroviária, que é horrível, muito pior do que a estação da barca Rio-Niterói (não sei se melhorou...), fui nas Dorcas (tipo shopping) tem sorvetes de frutos regionais, que é ao lado da Feira do Ver o Peso, tem artesanatos, frutos e alimentos regionais e da praça do Ver o Rio, único local de Belém que dá para ver o rio, o restante é murado. Tem um Instituto de Ciência, vou procurar o nome e depois lhe envio, que tem um peixe-boi (femea, brinquei que deve ser peixe-vaca), e outros animais. O que eu achei mais interessante foi o aquário. Peixes exóticos e outros para aquário da região. Coisas que não temos no sudeste.
Também fui de carro até Barcarena, tem algumas praias, Um peixe frito com arroz, batata e salada custou 8,00 para 2 pessoas, foi feita uma estrada no meio da floresta e algumas pontes dignas de primeiro mundo e voltei com o carro mas na balsa. No caminho paramos em uma casa aonde moram indios com as familias. Foi interessante a conversa. Tinha uma menina de 3 anos que tinha medo de "gente", pode!!! Mas todos moram em casa de madeira, vestidos, um casado com uma branca e outra com uma de raça negra. Até lá na floresta já vemos o povo mestiço. No caminho da Pará-pigmentos encontramos outro casal de indios com um carro de búfalo com lenhas que foram apanhar. (Em Minas seria o carro-de-boi, que já é difícil de encontrarmos).
Não deixe de ir na Ilha de Marajó, fiquei numa pousada na Praia Grande bem no canto, acho que se chama Pousada Praia Grande mesmo, foi muito barato. Tinha alguns conhecidos em uma casa mas não cabiam todos. Ficamos eu e uma amiga na pousada. Tem uma cama de casal e uma de solteiro, um sanitário com chuveiro (frio), com café de manhã pagamos 25,00 a diária para nós 2. (12,50 cada). Lá em Soure, outra ilha, tem banco do Brasil, tem mototáxi que eu descobri no final da minha viagem que poderia ter ligado de Salvaterra ou de onde a balsa chega e teriam nos buscado lá para conhecermos as praias. A pé não dá. Vou voltar lá agora em janeiro para conhecer o que não deu. Em Soure é que fica a fazenda do programa da Globo No Limite. É aberto a visitação.
Fiz Belém-Santarém de Avião e de Santarém-Manaus de Navio. São 2 dias de Belém-Santarém de Navio porque foram 3 de Santarém-Manaus.E no total são 5 subindo e 3 quando é sentido Manaus-Belém.
Muitas pessoas mesmo viajando com a família nas redes com ar condicionado tiveram pertences roubados. Os que ficam nas redes de baixo e também os dos camarotes passam pelas redes de ar para ir para o restaurante tomar café, almoçar e jantar. É um entra e sai de gente o tempo todo. Nos camarotes ficamos com a chave e porisso é bem mais seguro. Quando fomos éramos 4 pessoas. Eu fiquei no camarote e guardava as carteiras de todos. E máquina fotográfica etc. Em Santarém fui a Alter-do-Chão que é muito lindo e me falaram que tem pousadas também em torno de 30,00 a diária. Desta vez ficarei lá ao invés de Santarém. Em Santarém tem uma loja Yamada na orla que em torno de 12-13hs tem uma vista do encontro das águas maravilhosa. Lá tem uma lanchonete aberta ao público no 2 andar.
Boa viagem, um abraço, Gilza