Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

#1067477 por wagner4wd
13 Mar 2015, 10:29
Pretendo subir o pico agora que ta acabando o verão ::mmm: , tempos atras liguei pro Miltom e ele ta cobrando 75$ ::ahhhh:: por pessoa pra guiar.
quem tiver interessado acho que entre abril e maio é uma boa época pra subir, podiamos reunir um pessoal e se juntar na caminhada...
Sou de SP capital..quem tive interesse e quiser rachar combustivel e pedagio vai se manisfestando... ::otemo::
#1075956 por DuMarcolino
07 Abr 2015, 17:04
E aí galera, ha tempos acompanho os fóruns mas nunca postei antes.

To indo para o Marins neste final de semana, e infelizmente não consegui descobrir se o acampamento base que ficava aos cuidados do Milton já tem alguém cuidando ou não. Procurei no face o que o nosso amigo indicou "Marins West Face" e não localizei e o telefone só dá fora de área.

Se alguém tiver alguma novidade a respeito agradeceria.

Abraços!
DuMarcolino.
#1077738 por DuMarcolino
13 Abr 2015, 10:19
Bom dia Pessoal, estive lá nos dias 10/11 e 12 de abril.

Trilha com muita gente. Tive sorte, por chegar na sexta, dormir no careca e ainda conseguir subir bem e rápido chegamos lá as 12:00h. Para dormir no sábado no Marins, o espaço foi insuficiente, tanto que muita gente dormiu no descampado antes do ataque ao cume.

O Acampamento Base dos Marins está funcionando, e está muito melhor e bem cuidado no domingo, tinha até uma comida caseira no fogão a lenha, num valor ótimo. Agora o acampamento está sob os cuidados de Paulo e Marcia.
O contato deles: 012 9 96062531 / m.m.novoseusados@gmail.com

Abraços!
DuMarcolino.
#1099284 por Vgn Vagner
19 Jun 2015, 22:11
André...

Sua moto pode ser deixada no acampamento base (mediante a pagamento), onde todos deixam seus carros quando fazem a Travessia ou apenas um ataque ao Marins.

Atualmente está custando $20 p/ 24h, e a cada 24h adicionais + $10h.

;)
#1099958 por Augusto
22 Jun 2015, 14:48
O pico do Marins está na Serra da Mantiqueira, que por sua vez é uma Unidade de Conservação, chamada APA Mantiqueira, que começa lá em Sto Antônio do Pinhal e vai terminar pouco depois de Aiuruoca.
Veja nesse link os limites.
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/kmz/apa_serra_da_mantiqueira.kml

E tudo que existe nesses limites está protegido por leis. E quem tem sitios ou fazendas dentro dos limites, é obrigado a seguir o que o ICMBIO determina.


Abcs
#1172490 por Victor Tozeli
16 Mar 2016, 16:27
Boa tarde rapaziada,

Eu estou pensando em subir o Marins no feriado da Páscoa, se o tempo favorecer durante a semana.
Alguém ja subiu nesse período e tem alguma ressalva?

Outro ponto, tem alguém cuidando do acampamento base? Tá tranquilo deixar o carro por lá?

Valew!!
#1172550 por Augusto
16 Mar 2016, 22:41
Eu não indico subir o Marins nessa época.
As chances de pegar tempo fechado e chuva no topo são muito grandes.
Já passei por muito perrengue lá por causa disso.
Não vale a pena.
É só neblina e uma fina garoa que não acaba.
A não ser que vc pegue uma boa janela do tempo no feriado.
Boa sorte.

Qto ao Acampamento Base, pelo que eu sei, desde Abril do ano passado o local é administrado pelo Paulo e pela Márcia: (12) 99606-2531.
E-mail: m.m.novoseusados@gmail.com


Abcs
#1172590 por rlciq
17 Mar 2016, 09:58
Augusto / Victor

Estive lá em outubro, bem, fiquei impressionado!
Alguém pintou novas marcas e a trilha esta muito, muito, muito bem marcada!
A nova administração do acampamento base eles disseram que MORAM lá, então, mesmo no verão, sempre terá alguém por lá.

Quanto ao clima, escute o Augusto. Tem que ter janela. Senão vc frita com o calor, não vê nada e ainda morre atingido por um raio...

Porém.... um comentário: fiz a pedra da mina, via Paiolinho em janeiro! Era outra montanha! Muitas cachoeirinhas, vários pontos de agua. Temperatura amena, não precisava levar blusas, e não sofri muito com o calor. Foi uma boa janela. Fazer uma marins-itagua, com agua no percurso deve ser outra coisa.

Para facilitar recomendo o link abaixo para previsão do tempo. O primeiro olhar é assustador, mas depois que você entende, percebe que a previsão de tempo desse site é bem vantajosa.
http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=401781
#1174298 por Acrofales
24 Mar 2016, 00:00
Estava seguindo a evolução das previsões para final de semana agora de Páscoa. Tá complicado decidir entre essa travessia e o Pico Paraná. Se as previsões estão certos, na sexta a tarde, e no sábado vai estar bastante nublado (ainda que as previsões estão cada vez melhores). No domingo parece que dará algumas vistas e quando entrar tormenta na tarde espero já estar voltando para casa. Eu somente tenho dúvidas sobre a navegação no sábado se a visibilidade está ruim. Tenho GPS com tracklog, descrição, mapa e bussola, mas nunca fizemos a trilha antes. Lí que é comparavel com Petro-Tere. Se for, acho que estaremos tranquilos para fazer. Alguma dica?
#1174365 por rlciq
24 Mar 2016, 11:04
Acrofales escreveu:(...) Lí que é comparavel com Petro-Tere. Se for, acho que estaremos tranquilos para fazer. Alguma dica?


Como trekking, a subida no marins, já considerei por muito tempo o trekking mais difícil que já fiz, do ponto de vista de orientação. Talvez, o circuito Valivieso de Ushuaia seja mais difícil... os castores alagam trechos da trilha e tudo muda, cada um vai pra um lado, não existe caminho, é terrível....bom, a pior eu não sei é uma briga boa.

SF, Itatiaia, petere, enfim, ainda não conheci local mais desorientador que o Marins. A nova marcação de trilha e minha experiência de , sei lá, uma dúzia de subidas.... bem. Minha opnião atual mudou, mas eu mudei, a trilha mudou. Acho que para quem nunca foi, essa subidinha merece seu respeito.

Deixe a bussola e o mapa em casa, totalmente inútil. Tem GPS? Só ajuda se tiver bom senso... A precisão do GPS de 3m no melhor cenário pode te colocar em uma trilha paralela. O caminho é errado mas para direção correta, muito mais difícil de andar. Você acaba indo para a direção correta, onde você chega mais exausto e arranhado que se estivesse no caminho correto, mas chega lá.

Acredite, há pontos que tem uns 4 caminhos para se chegar no mesmo lugar e você realmente não sabe qual é o caminho correto e muitas vezes nem percebe que há outro caminho fácil paralelo e que vc esta no caminho mais difícil...

A boa noticia é que foi feito recentemente uma nova marcação e tudo ficou muito tranquilo.... ou não!

Isso eu vi no ano passado, todo um verão de sol e chuva aconteceu, poucas pessoas pela baixa temporada, o mato subiu.... a coisa pode estar difícil.

Agora, tudo explicado, vou resumir minha opnião. Acredito ser possível, mais difícil que petere e que você vai subir e descer sem ver paisagem nenhuma.

Pra fechar, eu mesmo pensava em fazer a travessia de marins itaguaré. Sei que: consigo e duvido que veja qualquer paisagem.

Então, eu não vou....

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes