Ir para conteúdo

Chapada dos Guimarães


Posts Recomendados

  • 6 meses depois...
  • Membros

Fiquei decepcionado com a Chapada dos Guimarães. Em Cuiabá me pediram $ 250 para um dia de Chapada. Fui por conta e lá o Pq Nacional estava fechado, queriam me vender um passeio de cachoeira por $ 60,00 na beira da estrada. Fui de taxi e me decepcionei, os carros parados no acostamento e as pessoas barranco a baixo descendo por uma trilha - tipo coisa de invasão de propriedade. Lamentável.

 

O

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Dae galera! estive em chapada no reveillon de 2006 pra 2007!

 

Saímos daqui de São Paulo, fomos até Cuiabá. Na rodoviária de Cuiabá tem um ônibus que vai pra Chapada. Se você chegar em Cuiabá de avião, tem um ônibus que passa em frente ao aeroporto (na verdade o aeroporto fica na cidade de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá) e vai pra rodoviária de Cuiabá, ou então pode ser taxi pois não é caro. Saindo da rodoviária o ônibus vai direto pra Chapada. Na rodoviária de Chapada dos Guimarães vocês podem perguntar aonde fica o camping Oásis (o dono de lá chama Faissal e tem um outro cara que chama Noa), e dá pra ir a pé mesmo pra lá. Se quiser arriscar, é só descer a rua de trás da rodoviária, assim que passar pela praça que tem uma igrejinha, anda uma quadra mais ou mesmo e chega, fica do lado esquerdo (rua Fernando Corrêa, 394).

 

Esse camping é muito bom (http://www.chapadadosguimaraes.com.br/oasis/), com todo o espaço gramado. Tem uma áreazinha com fogão a lenha pra galera cozinhar, tem pia, sofá, energia elétrica, enfim, um lugar pra galera do camping se reunir. E fica no centro da cidade. O Noa mora lá nesse camping e ele é guia também. Tem uma trilha por Chapada que ele faz que leva dois dias, vai em um dia dorme no mato e volta no outro dia. Eu não cheguei a fazer essa mas ela foi muito recomendada.

 

Então, quanto as trilhas. Como não fomos de carro pra lá, e nem tinhamos grana pra pagar guia, tiveram vários passeios que não fizemos. Quem quiser conhecer bastante a Chapada eu recomendo que pague o guia (tem várias agências ali perto do camping) e fica em torno de R$ 50,00 por cabeça e por dia, incluindo o transporte até o início da trilha. É isso mesmo, a maioria das trilhas não fica perto da entrada do parque, então tem que ir de carro até lá e seguir com guia. Mas enfim, a gente não ia deixar de curtir por falta de grana, certo? Então, na rodoviária de Chapadaa tem um Ônibus que passa na entrada do PN (cuidado na volta porque o PN fica na rodovia e o ultimo passa por volta das 18h) e deve custar uns R$ 3,00. Essa entrada do parque fica bem na cachoeira do Véu de Noivas. Ali você pode pegar mapas do parque e a partir dali tem trilhas que você pode fazer sozinho também.

 

Tem uma trilha que desce pra base do Véu de Noivas e deve levar uns 40 minutos ou 1 hora pra descer. Dali também, passando por cima do Véu de Noivas, tem a trilha das cachoeiras, que vai beirando o canion da chapada e passa em várias cachoeiras. Dá pra ficar um dia inteiro fazendo essa trilha, conhecendo várias cachus e voltar. É lindo o caminho, principalmente a vista que se tem do parque.

 

A outra trilha que dá pra ir a partir dali leva até o morro de São Gerônimo. Esse é aquele morro que aparece na tv e nas novelas da globo, e é um morro com um planalta na ponta, ou algo assim. Essa trilha é uma continuação da trilha das cachoeiras. Recomendo que quem for fazer vá para o parque o mais cedo possível e comece. Até o morro de São Gerônimo leva umas 3 ou 4 horas. Continuando a trilha das cachoeiras não tem erro, pode ir embora que a trilha é clara, não tem mata fechada. Passa por um local que tem tipo uma caverna, com um riozinho e é bem gostoso. Depois de andar umas 2 horas e pouco você chega na base do morro e a partir dali começa a ficar bem mais complicado. Quem tiver medo de altura, ou não quiser encarar sem equipamentos de escalada, não vá. Tem vários trechos berando penhasco e inclusive um que você tem que "escalar" uma paredinha que fica na beirada do penhasco. É perigoso, nós arriscamos e deu certo. No topo de morro é indescritível, a visão do parque é linda, você vê diversos chapadões, morros, e até a chuva se movimentando pelo parque e chegando no morro, como foi o nosso caso. Se chover e você estiver lá em cima, tem uma fenda que dá pra você se proteger do vento e dos raios, use-a como abrigo, e lé tem uma arvorezinha de onde você pode beber a água que vai escorrer pelas folhas. Essa trilha vale muito a pena fazer, é demais!

 

Outro passeio que pode ser feito lá em Chapada é uma pousada que tem umas piscinas aonde você pode ficar, com vista para o parque também. Essa fica na cidade e dá pra ir a pé. Dá pra andar também até o Centro

Ggeodésico da América Latina, que é indo por uma estrada (é só se informar qual) e leva em torno de uma hora. A vista até que é bonita, mas não é das melhores. Galera, se locomover de carona por lá é muito tranquilo, usamos muito esse artifício.

 

Conhecer o centrinho da cidade também é bem legal, vale a pena e é bonitinha. Só cuidado com feriadões, reveillon, carnaval, e festival de inverno, que é quando a cidade fica cheio de farofeiros (as) que ficam na praça com o porta-mala do carro aberto, ouvindo funk, enchendo a cara e fazendo merda.

 

Bom, que me lembro é isso, caso lembre mais depois eu escrevo, pois dessa viagem eu não fiz diário de bordo. O lance é chegar de coração aberto e curtir a energia do lugar, que é muito forte. Se quiserem mais informação é só perguntar que eu ajudo. A viagem vale muito a pena!

 

Abrassssssss

 

 

Oi, fejaloretto

 

Vc. poderia postar esse relato na Seção "relatos de viagens" aqui no forum.

Chapada é mesmo o máximo, como tb. o pantanal norte

 

MAria Emilia

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Fiquei decepcionado com a Chapada dos Guimarães. Em Cuiabá me pediram $ 250 para um dia de Chapada. Fui por conta e lá o Pq Nacional estava fechado, queriam me vender um passeio de cachoeira por $ 60,00 na beira da estrada. Fui de taxi e me decepcionei, os carros parados no acostamento e as pessoas barranco a baixo descendo por uma trilha - tipo coisa de invasão de propriedade. Lamentável.

 

O

 

 

Oi mataripe,

 

Infelizmente é como os mochileiros falam, o turismo no Brasil é para gringos - e a Chapada não escapa disso.

 

Mas com algum conhecimento do lugar, podemos ir independente sem gastar quase nada e apreciar lugares lindíssimossssssss.

 

Relamente o Parque Nacional esta fechado para visitação - desde maio - quando houve um desabamento de pedras na cachoeira Véu de Noiva - que inclusive matou uma pessoa e feriu várias.

 

Mas no entorno do Parque existe outros lugares como :

-> Salgadeira - um complexo de cachoeiras ;

-> Vários rios (Paciência, Claro, dos Peixes, etc...) que correm ao longo da Rodovia e que podem ser acessados pelos restaurantes ou outros locais (sempre tem placas indicativas).

-> Mirante (já dentro da cidade)

 

Contratando guias sempre sai bem mais caro, do que o passeio independente.

Sobre a Chapada vc. pode obter informações em vários sites na net.

Espero que volte a Chapada para apreciar as belezas perdidas nessa primeira viagem e desfazer essa impressão ruim que ficou de um lugal tão bonito.

 

Em tempo : Sou paraense (do salgado) mas me apaixonei pela Chapada e pelo Pantanal.

 

Necessitando de ajuda entre em contato.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Caros,

 

A cidade de Chapada dos Guimarães continua bucólica como sempre, a pracinha e as ruas, com as casa centenárias, muito bem cuidadas.

 

O Parque Nacional continua fechado para visitação (o que esta acontecendo é que pessoas param o carro na beira da estrada e entram - criando uma impressão de invasão de propriedade - como alguem escreveu em um Post )

 

O Complexo Turistico da Salgadeira - continua bom (para mim só não é bom no domingo = muita gente ) mas a comida nos restaurante esta deixando muito a desejar (na opinião de minha irmã, que é cozinheira de mão cheia)

 

Na cidade de Chapada um boa opção de hospedagem é o Camping Oasis - de propriedade do Faissal - muito boa estrutura e o mais importante a meia quadra da pracinha - ou seja - bem no centro da cidade.

 

 

598d9e21d7c2e_Chapada028.jpg.c905ec7046acef87552e2fe4a15c04ec.jpg

 

598d9e21dc61c_Chapada047.jpg.85801eab0b31419d8cb35a9b9df9460f.jpg

 

598d9e21e1065_Chapada057.jpg.ec92ce40325057be4d9583ecdf9e9a70.jpg

 

598d9e21e6ea9_Chapada060.jpg.aeddff5203927edc3035751e98c4452c.jpg

 

598d9e21eb626_Chapada101.jpg.79304bed6739b6e0de5c10b524b56d7c.jpg

 

598d9e21f01f7_Chapada143.jpg.c2e337f90f14e5a096b5f58e26d664fa.jpg

 

598d9e21f390f_Chapada207.jpg.9e1b6f7d60c03fd48a23c9a3f676eb36.jpg

 

598d9e2202d4d_Chapada220.jpg.41e2046c77d89306357698b36f32a889.jpg

 

598d9e220658a_Chapada230.jpg.e7adab9fa5253798818363f2187f72fc.jpg

 

598d9e220d6a2_Chapada123.jpg.04df0c0ebbafd5d8f0d6947708eb7650.jpg

 

598d9e2211e4a_Chapada183.jpg.48fe0fc1b434459d73c46203c3dc13d4.jpg

 

MAria Emilia :!:

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Ola pessoal. Estou querendo ir para a chapada em fevereiro ou março do ano que vem. Tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar:

1) Como é o clima na chapada nestes meses? Ouvi dizer que talvez não dê para aproveitar muito nesta época pq chove demais, isto procede?

2) Ainda não sei se irei de ônibus partindo de Cuiabá ou se alugo um carro para ir. O que vcs sugerem? As atrações são muito longe da cidade? È possível ir até as mesmas a pé ou de transporte público, tipo ônibus, etc, ou seria melhor alugar um carro mesmo?

3) Em quatro dias é possível ver bastante coisa, ou vcs sugereriam ficar mais tempo por lá?

4) E o quanto longe fica a Chapada do Pantanal, caso eu queira ir nos dois nesta mesma viagem?

Aguardo as dicas de quem já conhece.

Valeu!

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

Boa tarde mochileiros

 

Tenho estado sumida, quero retornar à ativa na comunidade. Moro em SP e tenho algo em comum com todos aqui, adoro viajar e conhecer lugares novos. Para quem quiser mais comunicação me add colardecarolina@hotmail.com

 

Estou super a fim de passear pelos rumos do cerrado nesta primavera. Após a semana do dia das crianças quero aportar a mochila em Chapada de Guimarães por uns dias. Dependendo do bonde tenho abrigo para uma noite e em outra acamparemos.

 

Para quem não conhece a cidade é linda porém pequena mas o parque nacional é incrível e proporciona uma liberdade interna tamanha, que me falta ar só de pensar.

 

Quero pé no chão e vento na cara!

 

Alguém se habilita?

 

http://www.chapadadosguimaraes.com.br/

 

prá dar água na boca

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Feriadão de 2 de Novembro - CHAPADA DOS GUIMARÃES

 

E aí galera, tudo bem?

 

Eu e um grupo de amigos estaremos saindo de Rondonópolis-MT com destino à Chapada dos Guimarães, estaremos praticando especificamente Trilha Selvagem, acampando no mato mesmo.

 

A programação ainda é indefinida, porém nosso guia conhece bem o Parque, acho que o que torna isso emocionante é esta indefinição. Sairemos da cidade de Chapada no sábado 31/10 e retornaremos na Segunda-feira 02/11.

 

Os interessados podem entrar em contato comigo:

 

cicero-ls@hotmail.com

(66) 9951-3323

 

Abraços!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...