Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi Perla.

 

Acampar na Praia da Tapera acho muito dificil. Lá não têm muitas casas. Tem um restaurante bem no final da praia, junto ao inicio da trilha para a praia seguinte.

Já li alguns relatos de pessoas que acamparam na Praia da Longa. Lá existem varias casas.

Encontrei também alguns lugares planos na trilha, entre a Praia de Ubatubinha e a Longa, mas é camping selvagem. A vantagem é que vc encontra uma nascente nesse trecho, então agua não é problema.

 

Se vc não tem experiencia em mata fechada, não sugiro vc pegar a trilha até a Praia de Santo Antonio. É bem complicado e com varias bifurcações que confundem. A não ser que vc esteja com o livro do José Bernardo.

 

Pernoitar em Dois Rios vc não conseguirá. Lá é proibido camping.

A não ser que vc acampar às escondidas.

Outra opção é antes de chegar em Dois Rios, vindo de Parnaioca, vc encontra lugares planos e com agua junto da trilha. Mas se te pegarem é multa na certa.

 

Eu se fosse vc, iria para o Caxadaço.

 

 

Abcs

 

 

hola Augusto,

 

Estoy pensando ir a la isla a fines de mayo o principios de junio, esta vez querìa ver si podrìa quedarme en Tapera , ¿sabes si allì se puede acampar? o alguien que me pueda ayudar. Voy a empezar el viaje en Matariz, ya que hay barcos para allì varias veces a la semana y asì evito Abrao. Mi idea es curtir esa zona y tambièn alojarme en Longa. De ahì xra adelante ya lo he caminado varias veces en todos los sentidos, igual querrìa llegar a Parnaioca y de allì explorar mi bosque predilecto. Es un lugar increìble. No sè si podrè llegar a Santo Antonio, pero el camino se hace al andar. ¿tienes idea si es posible pernoctar en Dois Rìos actualmente?

 

Perla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gracias por l os datos,

 

Preguntaba por las dudas, ya que siempre q fui a Dois Rios me informaron q no permitìan quedarse allì.

El trecho es largo, yo ya lo hice, y no da xra mì hacer todo en un dìa.

Gracias por los datos.

Yo pensaba quedarme en Longa de todas formas, xra poder nadar con tiempo en lagoa verde.

 

Perla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Então Perla.

 

Dois Rios com certeza vc não vai conseguir acampar.

O máximo que vc conseguirá é ficar acampado na trilha e às escondidas.

A sugestão do Wyllo é muito boa.

 

Qto a ficar na Praia da Longa, concordo que lá é um ótimo lugar para vc visitar a Lagoa Verde.

 

 

Abcs

 

 

Gracias por l os datos,

 

Preguntaba por las dudas, ya que siempre q fui a Dois Rios me informaron q no permitìan quedarse allì.

El trecho es largo, yo ya lo hice, y no da xra mì hacer todo en un dìa.

Gracias por los datos.

Yo pensaba quedarme en Longa de todas formas, xra poder nadar con tiempo en lagoa verde.

 

Perla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia para todos

 

Em 17 de abril deste ano consegui fazer essa tão almejada e linda viagem, o roteiro foi o seguinte:

1º dia - Abraão - Dois Rios - Parnaioca

2º dia - Parnaioca - Praia do Leste - do Sul - Aventureiro - Provetá

3º dia - Provetá - Gruta - Araçatiba - Longa - Ubatubinha

4º dia - Ubatubinha - Sítio Forte - Matariz - Bananal - Saco do Céu - Abraão ( Usamos aqui um grande atalho )

 

Confesso que o tempo foi curto, mais mesmo assim deu para curtir muito, a trilha não é um bicho de 7 cabeças como muito escrvem por ai, a única que deve ser realmente complicada não fiz justo por este motivo, que é Stº Antônio e Caxadaço. Cobras somente vi uma, e mesmo assim estava morta, as trilhas são bem sinalizadas, a de Dois Rios para Parnaioca é muito extensa, e é a mais selvagem, e a mais puxada é a de Aventureiro para Provetá pois é íngreme demais, sofremos nela - rsrsrsrsrs.

 

Para ir na Gruta conseguimos passar uma conversa e não pagamos os R$ 10,00 cobrados, e para não demorarmos deixamos as mochilas num bar em Araçatiba. Toda a viagem é muito bonita e interessante.

 

O único problema foi que quando estavamos em Ubatubinha, passou pela gente a noite um grupo de umas 10 pessoas que estavam tentando bater récorde, na manha seguinte pensavamos que eles ja estariam em Abrão pois andavam a noite, tinham disposição e disseram que iriam acordar cedo para terminarem, acontece que em Maguariquessaba encontramos eles ( haviam dormido muito ) e seguimos juntos, aontece que em Matariz após subir 1 h o morro e ver a trilha fechar, foi que soubemos que eles estavam cortando caminho para chegar direto em Saco do Céu, e como a trilha tinha fechado queriam abrir caminho na mata, como eu e meus amigos não concordamos, retornamos a Matariz, e isso tudo nos custou 2 h do tempo, porém, ainda era cedo, meio dia + ou - . Andamos então até Bananal e para nossa grande surpresa pegamos a trilha que o tal grupo queria, e então cruzando a mata chegamos em Saco do Céu ( NÃO É TRILHA OFICIAL ), portanto não é demarcada, porém não há risco de se perder, mais da um certo medo pois não chega nunca rsrsrsrs, e pra nossa felicidade chegamos em Abrão 16:40h com muita chuva o dia todo, nem reclamo pois pegamos 3 dias de muito sol, a viagem foi incrível, verei se posto as fotos aqui até o fim da semana.

 

Ps: O grupo que vimos não chegou a tempo de pegar a barca e bater o recorde, e não os vimos mais, acho que se perderam no atalho.

 

Abraço a todos, e se alguém precisar de dica, to ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Na minha opinião, esse trecho do Saco do Céu até a Praia de Bananal ou sentido inverso (que corta caminho) pode ser bom para quem está muito atrasado, mas do ponto de vista de visual, perde muito.

 

As praias da Freguesia de Santana e Japariz são muito bonitas e vale a pena passar por elas.

E Freguesia de Santana, Praia de Baixo e Grumixama são todas praias de aguas bem tranquilas e todas com area de sombra. Só não fiquei mais tempo nelas porque já tinha planejado ficar em Araçatiba.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é Augusto, o tempo era curto, mais em outra oportunidade volto lá, até porque fizemos amizade em Araçatiba e a dona da pousada nos convidou para ir lá nesse feriado que haverá em julho, ela disse que irá fazer a R$ 30,00 com café e almoço, quero ir para descansar rsrsrs.

Eu gostaria de ter notícias sobre esse grupo que eu falei, me parece que eles fazem competições e tal, e era algo que começava com DURSTY CAMINHADAS sei lá.....caso posso me ajudadr agradeço.

Outra coisa, não sei se posso perguntar nesse tópico, mais qualquer coisa apago e pergunto no outro. Quero fazer Paraty - Trindade, é muito difícil? Pegando barco é mais viável? Faço em 3 dias?

Abraços !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Hola Andrè,

¿puedes pasar el dato de la posada?, el precio es muy bueno para Aracatiba, yo estoy llegando a la isla el 1 de junio, pero comienzo en Matariz, voy a tomar el barco local.De allì caminarè, pero nunca a ese ritmo!"!!!!! Envidia sana!!!!!

En cuanto a Paratì, no tiene dificultad, mi amiga y yo caminamos bastante en esa zona, hicimos Joatinga y Saco de Mamanguá (impecable!!!),Varias veces llegamos a Ponta Negra por ambos lados, desde Laranjeira y desde Pouco, Martin de Za.

 

Saludos,

 

Perla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Julho em Ilha Grande André?

 

É uma friaca do caramba.

Nessa época tudo é barato porque a ilha fica quase deserta.

Eu considero litoral no inverno uma roubada. Não dá p/ aproveitar nada. A não ser as caminhadas.

 

Qto a grupos que fazem ilha grande correndo. Isso tem em todo lugar. São grupos que fazem corrida de aventura. É um pessoal que só tá afim de treinar, mas não aproveitam nada.

 

Qto a travessia Paraty-Trindade (da Joatinga), vc encontra alguns tópicos no Relatos de Viagem, no Fórum de Trekking e no Fórum do RJ (sobre Paraty).

Lá vc encontra muita informação.

Mas é como a Perla disse, é uma trilha bem tranquila.

 

 

Abcs

 

Pois é Augusto, o tempo era curto, mais em outra oportunidade volto lá, até porque fizemos amizade em Araçatiba e a dona da pousada nos convidou para ir lá nesse feriado que haverá em julho, ela disse que irá fazer a R$ 30,00 com café e almoço, quero ir para descansar rsrsrs.

Eu gostaria de ter notícias sobre esse grupo que eu falei, me parece que eles fazem competições e tal, e era algo que começava com DURSTY CAMINHADAS sei lá.....caso posso me ajudadr agradeço.

Outra coisa, não sei se posso perguntar nesse tópico, mais qualquer coisa apago e pergunto no outro. Quero fazer Paraty - Trindade, é muito difícil? Pegando barco é mais viável? Faço em 3 dias?

Abraços !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Caro Augusto e esposa,

...Ilha Grande - Caminhada Inesquecível e relatório maravilhoso!!!!! Parabéns para vocês!!!! Aff, que saudade eu fiquei dessa ilha, depois que li tudo isso, rsrsrsrs...Sou moradora do Rio e ha uns 15 anos atras fiquei 12 dias na Ilha. Foi maravilhoso!!!! Pois fiquei na casa da mãe de uma amiga, que na época trabalhava do Presídio em Bangu e tem a casa dela até hoje na Ilha e para melhorar o namorado dela tinha um barco e fazia passeios nas poucas pousadas que tinha por lá, foi muito show!!!!!. Era muito nova na época, então atualmente já estava pensando em voltar lá, agora com esse relatório, caramba!!!! Ai é que eu não vou deixar de ir mesmo!!!!! Rsrsrsrsrs....

Obrigada pelas dicas e um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...