Ir para conteúdo

Travessias da Serra Negra e Rui Braga juntas


Posts Recomendados

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Blz Rodrigo.

 

P/ a travessia da Serra Negra:

O pernoite na Vila de Maromba pode ser em camping, pousada ou até quartos de alguns moradores.

P/ a gente, como foram varios dias, a pousada onde ficamos fez um preço menor.

Saiu $42,00/pessoa em suite com lareira e café da manhã.

Ficamos na Pousada Aguas Claras, bem de frente p/ a Igreja da Praça de Maromba. Mas existem outras com valores menores e junto da praça mesmo.

Alguns moradores também oferecem suites de suas casas, a um valor bem baixo. Na Praça é bem facil encontrar quem aluga esses quartos.

 

Já o pernoite na Cabana Cabeceiras do Aiuruoca é de graça, já que o camping é em selvagem.

Mas o lugar é bem tranquilo e o terreno é bem plano e fica ao lado do Rio Aiuruoca.

 

E o pernoite antes de entrarmos no PNI foi às escondidas, já que a Pousada e Camping do Alsene fechou de vez.

Acampar ali é proibido hein. Se te pegarem é multa. Cuidado.

 

P/ a travessia Rui Braga:

P/ entrar no PNI tivemos que apresentar a autorização que conseguimos através do site do Parque. Eles enviam por e-mail e eu tinha levado uma cópia (pelo que eu vi, lá eles não tem controle de quem vai fazer a travessia)

Depois de entregar a autorização tivemos que pagar somente o valor do ingresso, já que não iriamos pernoitar no Rebouças (lá eles cobram).

O valor por dia está em $10,00/pessoa. Como iriamos ficar 2 dias fazendo essa travessia tivemos que pagar 2 dias, mas o PNI oferece desconto p/ quem ficar mais de 1 dia no PN.

O desconto é da seguinte forma: se for em dia da semana o desconto p/ o segundo dia chega a 90%, isto é, vc acaba pagando $1,00 por dia.

Já se for em fds e feriados o desconto é de 50%, pagando $5,00 a partir do segundo dia.

Então acabamos pagando somente $11,00 porque a travessia foi em um dia da semana.

O pernoite dentro do PN não é cobrado se vc estiver fazendo a trilha. Eles só cobram mesmo quem usa o Abrigo Rebouças.

Esses preços são de 2010 e creio que ainda continuam os mesmos.

 

É isso aí.

 

 

 

Abcs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Se eles te deram muita canseira p/ responder, ligue lá na Adminstração do PN e fale com a Juliana.

Mas ligue em horario mais tranquilo. O telefone deles sempre dá ocupado.

 

 

 

Abcs

 

 

 

Mto obrigado pelas dicas Augusto.

Já mandei um e-mail pro Parque e estou aguardando retorno deles.

Abs

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
4º dia (14/07- Quarta-feira) – Início da Travessia Rui Braga até o Abrigo Macieiras

Fotos e mapas: http://agsts.multiply.com/photos/album/145/

 

 

Água pode ser encontrada atrás do Abrigo, seguindo por uma trilha de uns 50 mts.

Como já era nosso último dia, resolvi fazer toda a comida que eu tinha, até para não levar de volta (ainda deixei em um pequeno armário 2 miojos – os ratinhos agradeceram) e durante a noite também choveu, mas somente por algumas horas.

096-Eu-acampei-do-lado-de-fora.JPG?et=%2CQz2SNIOnoHYO7Fv8XesuQ&nmid=353294030

 

Continua no 5º dia

 

20110618200049.jpg

Provavelmente esses são os miojos. Estão lá, intactos. (foto tirada em 12/06/2011)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Daniel, blz?

Acho que são esses miojos mesmo. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Intervalo de quase 1 ano e ninguém mexeu? ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

Nem imaginava que eles ainda estivessem lá mesmo após todo esse tempo, senão teria batido uma foto.

Pensava que os ratinhos de lá iriam comer até a embalagem, mas não.

 

E passaram pelo Massenas também? Viram como tá o lugar?

E a parte do brejão?

Teve algum problema?

Tá escrevendo o relato?

E pelo jeito ninguém tá passando a muito tempo nessa travessia hein.

 

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E passaram pelo Massenas também? Viram como tá o lugar?

***O grupo acampou no Massenas e passou pelo Macieiras. O que existe são as ruínas do abrigo. Essa travessia foi reaberta em 2007, até 2007 praticamente ninguem passava por lá. Houve um avanço, claro que devemos querer mais. Acredito que o ideal seria o PNI transformar as ruínas em abrigo.

 

E a parte do brejão?

Teve algum problema?

***No segundo dia, ou seja apó o Massenas estávamos certos que teríamos agua no mínimo até as canelas e a preocupação era não ficarmos atolados. Contornando daqui e dali foi possível não molhar os pés nos 2 dias e ninguém ficou "atolado". Dava pra ver que em muitos locais isso era possível.

 

Tá escrevendo o relato?

Um dia vou escrever algum relato com informações que possam ser útei a outras pessoas. Nesse caso você e o Sandro praticamente esgotaram o assunto, aí não dá rsrsr

Essa travessia é simples ... sai dali chega lá, não tem muito mistério. O que eu teria pra relatar ? Só sentimento, subjetividade total. Não consigo explicar pra mim mesmo como e porquê eu gostei tanto de ter feito essa travessia. Deve ser a impressão de um novato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bem que o Parque poderia fazer uma pequena reforma (não precisa ser grandiosa) nas ruinas desses abrigos que existem nessas travessias e aí eu citaria o Massenas e o Macieira. E agora que estão p/ abrir oficialmente a Rebouças-Mauá, que passa pelo Rancho Caído, poderiam também construir algum nessa travessia.

O Rebouças é um bom exemplo disso, mas depender de ações de governo é esperar sentado p/ não se cansar.

 

Acho que um relato não é só informações, dicas, sentimentos. Cada pessoa tem uma maneira diferente de escrever.

Tem de contar as impressões, perrengues, problemas, essas coisas. Essa é a magia.

 

Depois que escrever o primeiro, vc vai ver que vale a pena.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala, Augusto!

 

Fiz essa travessia com um grupo em meados de maio/2011. Seu relato (e do Sandro) foram muito úteis para mim, pois tive uma idéia do tempo entre as referências. Já deixo aqui meu agradecimento ::cool:::'>

 

O que não bateu muito, pra mim, foi o tempo entre o Massena e o Macieiras (onde devemos ter levado mais de 3 horas, porém como estávamos em grupo a caminhada naturalmente era mais lenta).

 

Não conseguimos evitar o segundo charco (após o Massena) totalmente, e um dos integrantes atolou até a coxa. Só conseguiu sair comigo puxando, e mesmo assim o cara deve ter arejado todas as vértebras de tanto que o estiquei :lol:

 

Não me lembro de ter visto quaisquer ratinhos. Bivacamos no Massena, nem levei barraca - só um saco de dormir pra 0°C que foi suficiente. Ficamos na sala principal, numa parede ao lado da entrada, e como levei um pedaço de lona plástica de 3x4m (que aliás deixei lá para quem precisar) o assoalho não foi problema. Porém sem a lona é meio chato, está bem apodrecido e embora não ofereça riscos maiores, é bem fácil enroscar o saco de dormir ou mesmo os pés em alguma farpa.

 

A vossoroca me impressionou. Em um certo ponto, a trilha fica muito exposta e um passo errado é queda com certeza.

 

Enfim, disso tudo você sabe, então vou rasgar um pouco de seda em favor do pessoal do PNI.

 

Quinze dias depois que fiz a travessia eu retornei ao parque para uma estadia no Rebouças com alguns amigos. Nessa data tive oportunidade de conversar com o Luiz Coslope, que é o responsável pela parte alta (e por responsável entenda o cara que põe as mãos na massa). Ele comentou o que agora já é oficial, sobre reabertura de certas travessias. E também me disse que a Ruy Braga será recuperada (falando da trilha em si - quanto ao Massena e demais abrigos é uma incógnita, mas existe a intenção de recuperá-los sim). A vossoroca não tem remédio, não existe como aterrá-la. O que está nos planos é a construção de contenções e o desvio da trilha por um caminho mais afastado da erosão. Os charcos provavelmente terão algum tipo de ponte ou passarela, e os buracos nas canaletas do início da trilha (tem buraco que cabe uma pessoa com a mochila) também serão devidamente reparados. Pelo que ele me falou (e já havia lido no site do parque) essa é uma iniciativa conjunta com a Michelin. O GEAN também tem desempenhado papel importante na manutenção e reabertura das trilhas, porém não cheguei a conversar com o Luiz sobre isso - a informação que tenho a respeito deles é apenas o que consegui ler no site do parque.

 

Estou relatando isso apenas para enfatizar que, muitas vezes, metemos o pau em quem trabalha lá sem saber da missa a metade. Eu mesmo em momentos de raiva já reclamei muito da administração do parque, mas conhecendo melhor alguns funcionários, não posso deixar de admirar a força de vontade e o amor que eles têm ao parque. Claro que existem burocracias, faltam verbas, xingar Brasília não vai ajudar em nada (embora alivie nosso stress), nem tampouco encrencar com o pessoal de lá. O que podemos (devemos) fazer, é usar bem para não dar quaisquer motivos para que fechem as travessias novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Alessandro.

 

Aquele trecho entre Massenas e Macieira depende de uma serie de fatores. A gente foi rapido porque não queriamos chegar no Macieiras no final da tarde. Não sabiamos como estava a trilha. Vai que começava a escurecer e nada de chegar lá não é?

Por isso fizemos em menos de 2 horas.

Ratinhos no massenas a gente não viu mesmo, mas como os 2 abrigos são parecidos, pensei isso.

Mas é uma boa noticia, já que com isso dá p/ fazer essa travessia só bivacando.

As voçorocas em todos os trechos dessa travessia estão ficando cada vez piores. Tomara que façam uma manutenção o mais breve possivel, pois se demorar mais ainda, com certeza teremos que seguir por desvios e isso eu não concordo.

 

Eu sou frequentador desse parque a uns 15 anos, qdo subi pela primeira vez o Agulhas Negras, então eu tive muitas decepções com o pessoal do PNI ao longo desses anos.

Lembro que todo fds tinha alguém perdido nas trilhas e o pessoal do PN tinha de ir atras.

E a época dos crachás coloridos? Coisa absurda.

Fora as inumeras promessas de reabrir essa ou aquela travessia.

Principalmente em gestões anteriores.

Só foi mudar um pouco a alguns anos atras, qdo uma nova direção assumiu.

Por isso que qqer melhoria ou promessa de fazer isso ou aqquilo eu estou sempre com um pé atras.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...