Feliz-RS- Brasil, até Ushuaia de carona e alguns transportes públicos. Dia 19 de Nov. a 24 de Dez. de 2016

Plano inicial:

- Pegar o máximo de caronas possíveis.

-Acampar o máximo de dias possíveis.

-Fazer meu rango na panelinha. Praticamente as principais refeições.

Porquê:

- Para testar minha disposição.

-Pegar carona pela primeira vez na vida e comprovar para mim(e agora para vocês) que pegar carona funciona.

-Acampar e ficar mais em contato com a natureza.

-Se sentir vivo, totalmente fora da zona de conforto.

Planejamento:

- Não tive algum, nem direções precisas, a Patagônia foi mostrando seu esplendor. Decidi muito em cima da data que iria até Ushuaia.

O que vocês acham no relato:

-Acampamento ; natureza ; neve ; comida no camping ; barraca ; viajar barato funciona ; frio ; pessoas de coração grande ; fotos ; câmbio ; caronas ; comida na panela ;

O que eu levei:

-Para cozinhar:

-Espiriteira(fogo a álcool)

-Uma panela média

-Álcool desidratado ou de posto de gasolina, pode ser de cozinha também, mas demora pra aquecer.

-Talheres: faca, garfo e colher

-1kg de arroz

-Temperos; orégano, gengibre em pó, sálvia

-Lentilha

-Massa

No caminho comprava coisas frescas para cozinhar.

Para a viagem:

- 1 barraca Guepardo Everest 1, uma pessoa, queda d'água 2000mm

-1 saco de dormir

-1 isolante térmico, para colocar entre o chão e o saco de dormir.

-2 calças, um jeans, uma calça moletom.(levar calça impermeável, eu não levei e fez falta).

-4 camisas

-1 toca de lã

-óculos de sol

-1 facão

Se eu lembrar de algo mais coloco aqui, mas isso foi o essencial.

Sobre medicamentos

- Eu não levei nenhum medicamento, pra dor de cabeça, estômago ou qualquer dor que o pessoal diz que têm.

Só levei carvão vegetal, que serve pra desintoxicação. E na viagem inteira não passei mal, nem xorrioo ::lol4:: .

Fiz um vídeo rápido mostrando um pouco da aventura.

Início:

De Feliz a capital Porto Alegre fui de ônibus, porque imagina aqui no interior se parar na estrada com duas mochilas e um cartaz escrito: Porto Alegre e um ::cool:::'> do lado e segundo o que o povo aqui da minha cidade costuma falar: Meu deus, o filho do cara pirou, ta na estrada com 5 mochilas e uns 3 cartazes, me parece que perdeu o emprego e agora vai tentar a vida em Porto Alegre, vai vira mendigo, é uma pena, o guri é tão bom. ::lol4::::lol4::

Porto Alegre peguei outro ônibus para sair da capital, andei uns 27 km até Butiá, cidade pequena e isolada. Duas horas na estrada e nada, sol das duas fervendo meu crânio, estava totalmente decepcionado com o lance de pegar carona, mas não desisti, fui caminhando e conversando com o pessoal, até que me indicaram umas saída de caminhões adiante. Na guarita me ofereceram água e consegui minha primeira carona de uns 110 km até um posto de gasolina ::cool:::'> ::cool:::'> . No posto mais decepção, nada de uma carona parar, sol rachando.

Sem esperanças e com medo de acampar a primeira vez perto de um posto de gasolina, comprei uma passagem até Uruguaiana. Chegando perto das 12:30am e acabado do dia inteiro, montei a barraca do lado de fora da rodoviária e foi ali que comecei a ter gosto pela trip.

Pela manha o guarda me acorda e diz que já está na hora amigo ::ahhhh:: ... levanto acampamento e começo a caminhar direção fronteira, atravesso a ponte de Uruguaiana até Paso de Los Libres, que no caso é proibido passar por lá caminhando ou de bicicleta. Como a funcionária da aduana me disse que podia, eu fui.

Chegando os guardas me abordam e dizem que não posso passar caminhando que tenho que voltar e pegar o carimbo do lado brasileiro, ::dãã2::ãã2::'> ...falei que não iria voltar e que eu só preciso do carimbo quando entro no país dele, e o cara queria que eu voltasse a pé :evil: . Tudo resolvido, passei minha mochila no detector de metais e o meu facão apareceu ::quilpish:: , o segurança me disse que não podia entrar com uma faca grande como aquela,hahaha, mas eu converti a conversa em acampamento e falei que precisava do facão e no final entrei na Argentina com todo meu kit acampamento, hahaha.

Paso de Los Libres:

Domingo, tudo fechado, não têm nem casa de câmbio na cidade, então tive que voltar pra aduana e cambiar e perder grana, foram $1.00 Dolar pra $13,00 pesos.

Na cidade estava um pouco deprimido da viagem, acho que era cansaço. Ali na praça conheci um cara que viaja a uns 10 anos pela America do Sul sozinho e estava indo pro Brasil, agora nesse momento 13\01\2017 ele se encontra em Maceió, detalhe que ele só viaja de carona. Esse cara é o guru das caronas, me deu várias dicas e me passou contatos de amigos dele no sul da Argentina, em um contato desses acabei passando duas noites... ::otemo::

Sem muitas forças para acampar depois de escutar os moradores dizendo que era perigosa a cidade, acabei mandando mensagem para um CS que eu havia feito contato um pouco antes da viagem e ele me hospedou na noite.

Na manha seguinte o pai dele me levou até a Ruta 14 e alí começaram as caronas de los hermanos. Incrível, menos de 10 minutos para um caminhão e lá vou eu.

Depois de alguns 100 km, desço em uma rotatória e continuo as caronas... 1:30h até um senhor parar com seu carro e me levar uns 95 km, uns 30 minutos até outro caminhão parar e me levar mais por uns 120 km, e depois rolou uma espera de umas 3:30h ou 4:30h, não fiquei contando certinho as horas. Ali fiquei um bom tempo fora da estrada porque o sol estava rachando, não dava pra aguentar.

Pelas 17:30h, sem esperanças, com um cartaz feito a caneta, porque o outro bonito com letras grandes eu esqueci dentro de um caminhão na vinda ::dãã2::ãã2::'> ... lá estava eu parado feito um beduíno, seco pelo vento e queimado pelo vento, me para um maluco de caminhão e me leva até uma cidade pertinho de Buenos Aires, foram 456 km. Ele me disse que ultimamente os caminhoneiros não param tanto porque teve casos que o pessoal usa caronas pra transportar drogas.

Em um dia, fiquei das 7:00am até as 10:30pm, na estrada, chegando em um posto, durante a noite, e acampando atrás do posto, fiz minha primeira refeição na panelinha e ficou muito bom, e bora dormir neh. Detalhe, três da manha acordo com frio, saco de dormir mostrando primeiras falhas.

Zarate:

Dali peguei um bus até a capital, foram 53 pesos. Na capital de Buenos Aires, não tinha nada, nem hostel reservado e eu não queria acampar no centro da capital. Procurei hostel, bati em portas, até que achei um hostel barato, o Granado Hostel.

Sobre Buenos Aires não vou comentar muito, porque é um destino muito padrão já. O câmbio ficou $1.00 pra 15 pesos, 2 pesos a mais por dolar comparado com a fronteira.

Bahía Blanca:

Depois de uma semana em BsAs, pego uma van da capital até Canuellas(140 pesos), para sair da capital e continuar as caronas. Dei uma volta enorme na cidade, pedi informações de onde pegar bus, ou trem e ninguém sabia informar direito. Fui revistado pelos policiais. Caminhei no sol do inferno do meio dia até chegar no ponto onde iria começar as caronas. Em poucos minutos para um carro e ando uns 180 km com um cara gente fina, viaja bastante também, mas têm um trabalho estável, é policial, e ganha uns 60 dias por mês de férias.

Chegando na cidade do motorista, ele me deixa num posto de gasolina e oferece a casa dele para eu passar a noite caso eu não consiga carona até Bahía Blanca. Vendo um senhor na estrada pedindo carona, vou lá conversar e me informar se é fácil caronar por aí, e ele não me dá muita atenção e o outro amigo dele me diz pra eu ir em outro lugar pedir carona ::quilpish:: , toma guri, então me parei com a placa mais a frente, e do nada, um cara atrás de mim pergunta:

-Hey amigo, donde vás?

Bahía Blanca senhor, respondo eu.

-Bueno, voy comprar una agua e una cosa para comer e vuelto.

...em alguns minutos vêm o senhor e me da uma carona até meu destino final, que faltavam alguns 430 km, insano. Agora imagina a cara que os outros fizeram quando me viram passar com minha carona ::quilpish::::quilpish:: ...foi lindo de se ver.

Cheguei na cidade após lindas paisagens, pôr do sol, um céu imenso... Na cidade fiquei hospedado na casa de uma CS por quatro dias.

Río Callegos:

Em Bahia Blanca, tive uma vida muito boa, com chuveiro, comida boa, festa de aniversário e muitas risadas. E também fiquei quatro dias porque estava esperando uma carona que consegui no grupo do face( Viajar causa Adicción), de 1876 km, de Bahia Blanca até Rio Callegos foram outros 1876 km insanos em cima de uma cegonha lotada de carros.

Dormi duas noites dentro de uma camioneta que estava no segundo andar da cegonha, e a paisagem foi se modelando ao longo da Ruta 3, o calor de Bahia Blanca foi se perdendo, e o frio da Patagônia abrindo as portas. No segundo dia eu já tive que usar o casaco, numa manha congelante de muito vento em alguma cidade perdida do meu roteiro vivo. ::Cold::::otemo::::love::

Depois de dois dias e uma bunda em forma de banco, e também, a poltrona de caminhão saltitante, desci em Rio Gallegos, mais uma vez sem nada, somente com minhas coisas, a bunda de banco e os saltos do banco que me acompanhavam. Dei umas voltas na cidade, muito cansado, pés doendo, costas doendo, uma sensação de fome estranha. Bom, achei uma casa de câmbio e troquei 1 dolar pra 15 pesos mais uma vez, e tava bom esse câmbio.

Tentei caronas na estrada, mas meu corpo não aguentava, dois dias viajando e dormindo no banco de trás de um carro não é fácil. Fui no mercado comprar uma comida fresca, me sentei no pátio e comecei a preparar meu almoço, com muito vento. No caso, minha espiriteira demorou muito pra esquentar a comida, mas no final saiu um rango barato, e meia boca.

Caronas, sem chance do local onde eu estava, então, eu teria que sair da cidade e ficar na Ruta 3 , em algum ponto mais longe, e isso requer mais tempo e mais sofrimento no sol, vento e frio ::Cold:: . Eu, cansado e acabado :( , decidi dormir na cidade mesmo e pegar um bus no dia seguinte até USHUAIA, ::otemo::

Do lado do posto acabei achando um lugar com um pátio bacana e pedi pra vizinha se eu podia passar uma noite ali e deu certo. No posto eu paguei só 15 pesos :D pra tomar um dos melhores banhos da minha vida :D , depois de três dias sem banho, um chuveiro quente vira Oásis ::hahaha::

Claro, que fiz minha janta na panelinha neh, sempre.

Dia seguinte, vou até a rodoviária e compro o ticket bem caro de Rio Gallegos até USHUAIA R$785,00 pesos.

USHUAIA:

Ao longo da viagem de ônibus deu pra refletir muito sobre a vida e sobre o destino, observando aquela imensidão de nada e de tudo, um sentimento único pela Patagônia, e já um pouco mais perto de Ushuaia, baldeamos o busão, no caso pra um pior, e o clima já estava muito frio, muito frio e vento acompanhado de chuva, uma bosta na real pra quem não sabe onde vai dormir quando chegar no lugar. ::hãã::

Quanto mais ao sul, as montanhas foram mostrando sua beleza, os lagos, e a mata verde de Ushuaia.

Cheguei pelas 20:30h, procurei um mercado e comprei algo pra cozinhar, achei uma praça pública e acampei nela mesmo, com uma vista da baia de Ushuaia e as montanhas de picos nevados, fiz minha janta e dormi tranquilo. Na manha seguinte, 6:00h da manha dois guardas me acordam e me expulsam do lugar. Muito frio e vento pela manha, desarmo minha barraca e sigo viagem.

Minha intenção era fazer uma trip roots mesmo, então evitei pagar pra ir nos lugares mais turísticos. Conheci um pouco a cidade, acampei duas vezes perto de um riacho no meio da mata(onde acordava a cada uma hora de tão frio que tava, isso porque o saco de dormir que comprei não suportava tanto frio assim), que ficava perto das montanhas nevadas. Peguei um bus até o ponto máximo da cidade em direção ao Parque Nacional, e de lá fui caminhando. Saí pelas 21:00h e cheguei de madrugada pelas 1:30h, fui caminhando 18 km, com duas mochilas, e tudo isso porque não queria pagar a van até lá que era uns 450 pesos. Bom, me lasquei na caminhada, pés doendo, costa, cansaço bateu de frente mesmo, eu já estava disposto a dormir onde eu fosse cair. ::lol4::::quilpish::

Cheguei no Parque Nacional, entrei e não vi guardas, então segui parque adentro, no meio do caminho passam eles de camioneta e me dão instruções. Beleza, faltava pouco pra chegar no camping, e eu estava no fim do meu esforço físico, estava prestes a descobrir meu potencial máximo naquela noite. Chego no acampas, cumprimento um grupo sentando em volta da fogueira e vou montar minha barraca para logo fazer minha janta e dormir(outra vez acordo de madruga porque o saco de dormir não segura o calor).

Pela manha, vou até o ponto máximo da Ruta 3, deixo minha barraca sozinha no camping beira de estrada, deixo minha cargueira dentro e levo só a mochila pequena, com as coisas de maior valor.

Bahia Lapataia, fim da Ruta 3.

No dia seguinte, inicio a volta, e dentro do Parque Nacional uma família me da carona até o centro da cidade ::hahaha::::otemo::::otemo:: ...

Chego no centro de Ushuaia outra vez, vou no mercado comprar comida e volto pro mato pra acampar e fazer minha janta com um bom vinho. Detalhe que até aqui eu não tinha gasto um pila em restaurantes.

Detalhes que eu observei, que fizeram falta na trip:

-Ter um bom saco de dormir(que aguente uma temperatura baixa).

-Ter botas boas para caminhar(invista em botas).

-Roupas Impermeáveis é totalmente Indispensável(choveu os 4 dias que fiquei em Ushuaia, plus outras cidades).

Fechamento dessa parte:

Agora saíndo de USHUAIA eu subi pela Ruta 40, passei por várias cidades famosas, turísticas, mas não visitei quase nada, porque o motivo da trip era não gastar muito e os valores das entradas de tudo é muito caro, pra conhecer tudo em uma trip só uma pessoa precisa desembolsar uma grana legal.

Eu passei por Puerto Natales(Chile), Punta Arenas(Chile), El Calafate(Argentina), El Bolson(ARG), Barriloche(ARG), Villa La Angustura(ARG), San Martin de Los Andes(ARG) e depois voltei até fronteira de ônibus. Só essa subida pela Ruta 40 já vai gerar um novo relato, porque aconteceram muitas coisas também, acampei muitos dias também. Vou criar um novo post e agrego aqui. Tenho muitos videos, quero montar um vídeo curto pra vocês terem uma ideia mais viva da experiência, então quando terminar ele posto aqui o link pra vocês.

Fiz um vídeo rápido pra vocês terem uma ideia. Espero poder fazer vídeos melhores em um futuro próximo para inspirar mais viajantes.

Um Salve Mochileiros! ::otemo::

Em ‎03‎/‎11‎/‎2017 em 19:41, Ingrid Garcez disse:

Oi SonyFrozi

tu indicaria essa viagem pra uma mulher fazer sozinha?

to querendo ir

Oi Ingrid. Desculpa essa demora, hehe. Não entrava aqui a muito tempo. Sim, indico pra mulher, não achei perigoso, e vi várias mochileiras na estrada. Tem muita gente boa pela Patagônia. Boa Viagem!

Em ‎06‎/‎12‎/‎2017 em 14:09, Davi Soares disse:

Bah Sony, curti teu relato. Tri simples e  descontraído. Me diga, por favor: Quanto tu gastou aproximadamente nessa Trip? Estou me encorajando pra saltar numa dessas. O que me diz sobre acampar/dormir em posto e no mato( esse é um dos meus receios) .Compartilha aí!

Acampar é muito tranquilo, não tive muitos problemas, eu só não estava preparado pro frio no meio do mato em Ushuaia, durante a noite ficava muito frio. Cheguei até a comprar um lençol térmico, 50 pila(furada) nem funcionou. Posto de gasolina é de boas, se tu achar um lugar legal. E acampar no meio do mato eu acho o mais de boas, porque na real as pessoas tem medo de entrar a noite no mato neh, haha. E na patagônia é suave, não me senti em perigo por exemplo. Na real eu tinha um facão comigo, mas era pra usar no mato mesmo. Sobre grana, eu gastei muito mais do que precisava, porque eu subi toda a ruta 40 de busão até a minha cidade no RS, queria passar o natal com minha família, porque eu estava indo pra Europa nos próximos meses. Tu gasta menos de 1000 reais certo, só acampando e tal, fazendo comida, caminhando muito e indo de carona. Cara, com passagens de volta pra casa eu gastei uma nota, mas era preciso. Então vá com tempo de sobra que no final tu poupa muito dinheiro. Abraço!

Em ‎14‎/‎04‎/‎2018 em 02:52, gsomacal disse:

Rolou relato da subida pela ruta 40?

Bah, ainda não gsomacal. Na volta eu subi de bus, então foi muito rápido. Visitei umas 5 cidades acho. Mas acho que vou largar um trecho dessas cidades aí, acho que pode ajudar a galera com algo. Abraço!