Ir para conteúdo

Fim de semana em Florianópolis


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Novamente aproveitando as mega-promoções de passagens aéreas, agora foi a vez de conhecer Florianópolis. Importantíssimo dizer que Floripa merece muito mais do que um fim de semana, mas é o tempo que dispomos. Certamente voltaremos lá outras vezes.

 

Como conhecer em apenas 2 dias?

Como era a primeira vez na cidade e eu tinha muitas coisas que queria conhecer, acabei fazendo dois longos roteiros mais parecidos com “mega-city-tours” -- de carro, claro. Sem correria, tomando o tempo que fosse necessário para curtir onde quiséssemos, mas também sem curtir praia (entenda “curtir praia” como “passar algumas horas do dia + pegar sol + entrar no mar”). Descendo do carro sempre, andando sempre que possível. Felizmente conseguimos passar por quase tudo que queríamos.

 

O tempo

A previsão do Climatempo era terrível. Sábado era dia feio e certo de chover (90% de chances), domingo nem tanto (40%). Felizmente os deuses viajantes burlaram isso e nos proporcionaram um sábado quase seco (só choveu de madrugada e um pouquinho no fim da tarde e começo da noite), embora muito nublado. Domingo deu um belo sol pela manhã.

 

Onde ficamos

Optamos por ficar na Lagoa da Conceição, perto de bares e restaurantes. Ficamos na Pousada Colinas da Lagoa. Muito boa. Se eu ficar na Lagoa novamente, ficarei lá.

 

O ROTEIRO:

 

Sexta

Chegamos na pousada bem tarde (todos os 4 vôos da viagem atrasaram!), mas logo partimos para passear um pouco pela noite da Lagoa, especificamente na Avenida Afonso Delambert Neto. De fato, o lugar ferve. Mas tem uma característica que não me agrada tanto: praticamente todos os lugares (bares, restaurantes) têm música alta. Fica complicado conversar se você não berrar no ouvido. Como estávamos cansados – já passava de 1 da madrugada --, queríamos apenas beber, jantar e dormir. Escolhemos o El Mexicano, que não foi bom.

 

Sábado

Choveu forte de madrugada. Acordamos cedo e partimos logo depois do café. A ideia era explorar um pouco do centro da cidade. Paramos o carro na Praça da Luz para andar um pouco a pé pelas ruas. Descemos toda a Conselheiro Mafra até a Praça XV, passando pela Antiga Alfândega, o Mercado Público Municipal, o Palácio Cruz e Souza e Velha Figueira.

 

Na volta ainda passamos no mirante da Praça Hercílio Luz, de onde pudemos observar a velha "Golden Gate brasileira", em obras.

 

Hora de partir para a segunda parada: Santo Antonio de Lisboa. Lugar muito bacana, sobretudo pelos resquícios da arquitetura açoriana. É pequeno e, pelo visto, com restaurantes muito procurados. Passeamos pelas ruas, entramos em algumas lojas de artesanato e curtimos um pouco da vista (e da vida) geral num bistrô.

 

20110928102117.jpg

A rua principal de Santo Antonio de Lisboa

 

De lá, partimos para Jurerê, onde, naturalmente, fomos curtir as belas fachadas das caríssimas casas de Jurerê Internacional. É o tipo de lugar que você pode passar uma tarde inteira passeando a pé só para observar as casas. Passeamos rapidamente também pela praia, e até encontramos algumas raríssimas pessoas pegando um sol inexistente (nessa hora o tempo já estava beeem fechado, mas sem chuva). Fico imaginando como aquilo deve lotar no verão, sobretudo os bares com vista para o mar. Para não escapar do que me parece ser moda em Floripa, passamos por alguns restaurantes com música ao vivo (!!).

 

20110928102152.jpg

Uma das passarelas que levam à praia em Jurerê

 

Seguimos Jurerê até o fim para ir à Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Eu adoraria conhecer Anhatomirim e Ratones, mas essas ficaram para uma próxima vez. O Forte de São José foi bem legal (embora eu seja suspeito, porque adoro visitar fortes – geralmente têm belas vistas e eu curto ver as construções antigas), vale a entrada. Aproveitamos que estávamos ali e descemos até a Praia do Forte. Não tinha ninguém lá! Praia calma, bem plana.

 

20110928102538.jpg

Visual da Fortaleza de São José da Ponta Grossa

 

De lá, nosso destino foi Canasvieiras. Queríamos apenas passar rapidamente, para ver como é. E é como esperávamos: bem família, orla urbanizada e tal. Seguimos para Ponta das Canas, mas achei a praia meio decepcionante. Tinha informações de que era uma das mais bonitas da ilha, mas, ao menos no dia em que estivemos lá, não correspondeu (terá sido o mau tempo?). Seguimos para a Lagoinha, que achei um pouco mais charmosa. Ambas têm águas calmas.

 

A praia seguinte já fica na parte, digamos, “mais oceânica” da ilha, e com boas ondas: Praia Brava. Gostei muito da praia, da região (do bairro?) e do acesso (bela vista do alto).

 

Era para termos passado pela Praia dos Ingleses, mas acabamos indo direto para a Praia do Santinho. Logo que chegamos, começou a cair uma chuva bem fininha. Santinho foi a praia mais legal que conhecemos nesse dia, mesmo estando quase que inteiramente vazia -- só vimos gente jogando bola, correndo ou passeando com cachorros. Lá mesmo nós paramos num bar de praia para reabastecimento e para curtir o momento (ainda que com um vento gelado, estávamos adorando o momento). Curtimos inclusive um espetáculo de uma baleia que estava por lá, bem perto da rebentação! Encerrado o reabastecimento (e a chuvinha), fomos passear um pouco pela praia. Como fomos caminhar para o centro da praia, os costões com arte rupestre ficaram para uma próxima vez.

 

20110928102551.jpg

Visual da Praia do Santinho -- o minúsculo pontinho preto no mar (do meio para a esquerda) é a baleia!

 

Já era fim de tarde e eu não tinha uma referência precisa de como chegar à praia de Moçambique, o destino seguinte do nosso roteiro, que ficaria para o dia seguinte. Felizmente no caminho até a Lagoa eu vi uma placa indicativa para ir para a praia (por uma rua que não aparece no meu GPS). Ficou devidamente mapeada para o dia seguinte. Passamos ainda rapidamente pelo mirante da Lagoa antes de retornar à pousada. Fomos jantar na Pizzaria Basílico – muito boa! – e dormir cedo.

 

Domingo

Novamente acordamos cedo, tomamos café, fizemos check-out e partimos para a Praia de Moçambique. Só que, no caminho tinha a Praia Mole, que nos atraiu. Estava um belo dia de sol, decidimos parar na Mole primeiro. Mesmo cedo, já tinha mais gente do que em todas as praias em que estivemos no dia anterior. Fomos caminhando até a ponta esquerda da praia para seguir até a Praia da Galheta, acessível somente por trilha e usada como praia de nudismo (opcional).

 

20110928102610.jpg

Na trilha entre a Praia Mole e a Galheta

 

Galheta foi a praia mais bonita que conhecemos na ilha. Andamos toda a extensão da praia, até as pedras no outro canto; havia poucas pessoas na praia; vimos um ou outro naturista (homens, infelizmente). Ficamos um bom tempo por lá.

 

20110928102629.jpg

Praia da Galheta

 

20110928102645.jpg

Um nativo da Galheta

 

Seguimos para a Praia de Moçambique. A rua de acesso não é pavimentada e (ao menos agora em setembro/11) é repleta de buracos. Difícil de passar de 20km/h ali. Mas é rápido, bem rápido. Logo você chega na praia. Na entrada tinha uma menina dando orientações sobre a preservação do local (a praia fica dentro do Parque do Rio Vermelho). A praia é muito longa (a maior da ilha), você apenas escolhe onde quer parar o carro e pronto. Não vi infra-estrutura (bares, barracas). Aliás, não há qualquer construção por lá. Adoramos a praia. Boas ondas, muito espaço, muito bonita.

 

20110928102657.jpg

Praia de Moçambique, a mais longa e (talvez a) mais "selvagem" da ilha

 

Voltamos em direção ao sul, agora com parada na Barra da Lagoa. Visitamos o Projeto Tamar e fomos andar rapidamente pela praia. Acabamos não pegando o caminho para a Prainha. Na verdade, acho que não conhecemos muito da Barra, ficou para a próxima.

 

20110928102708.jpg

Tartarugas podem ser gigantescas

 

Estava na hora de reabastecimento e a Praia da Joaquina era a próxima da lista. No caminho, passamos pelas famosas dunas, com uma vista estonteante da praia ao fundo. Não passe batido pelas dunas, pare e suba! Tinha uma galera fazendo sandboard/skibunda por lá, mas não nos aventuramos. Já na Joaquina, caminhamos um pouco pela praia e fomos subir as dunas que observamos lá de cima.

 

20110928102719.jpg

Visual da Joaquina a partir das dunas

 

Depois do reabastecimento, seguimos para a Praia do Campeche, apenas para uma rápida olhada. Campeche mesmo que gostaríamos era a ilha! Seguimos para a Praia da Armação, última do roteiro, onde também acabamos passando rapidamente (o tempo vai ficando escasso, começamos a acelerar as coisas!). No fim da praia, pegamos a passarela para ir na Ilha da Campanha, com uma bela vista tanto da Armação quanto da Praia do Matadeiro (que, por sua vez, ficou para uma próxima vez). Curtimos um bom momento ali.

 

20110928102733.jpg

Visual da Ilha da Campanha

 

Ainda seguimos até a Freguesia do Ribeirão da Ilha para conhecer outra região açoriana da ilha e, talvez, curtir um fim de tarde num restaurante com vista para o mar. Infelizmente o restaurante ficou no talvez mesmo, porque chegou a hora de ir para o Aeroporto. Fim de festa!

 

Quando eu voltar

Quero fazer o passeio para os fortes de Anhatomirim e Ratones, a trilha para Lagoinha do Leste, o passeio para a Ilha do Campeche, passear por uma tarde inteira por Jurerê Internacional e curtir algum restaurante com vista do Ribeirão da Ilha. As praias que mais gostaria de voltar para curtir mais e melhor: Mole, Galheta, Barra da Lagoa, Moçambique e Brava.

 

---------------------------------------------------------------

 

Voltamos posteriormente a Floripa mais duas vezes (em fins de semana):

 

Anhatomirim e Ilha do Campeche

Sul da ilha

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Que corrida pela ilha, mcm! Suei só de ler o relato. :D~ Já dei uma volta por aqui (moro em Florianópolis) parando numas três praias no mesmo dia e já achei bem cansativo e nada proveitoso. Sou do tipo que tem que ficar a toa no lugar para entendê-lo.

Engraçado quando se referiu a Galheta:

vimos um ou outro naturista (homens, infelizmente). Ficamos um bom tempo por lá.
Quem conhece o lugar não os chama assim. rs! Não me entenda errado, somente achei a sua impressão interessante, nada contra ninguém e a praia é bonita mesmo.

Da próxima vez, conheça as praias do sul da ilha, Matadeiro (passando uma ponte e uma pequena - pequena mesmo - trilha da Praia da Armação), Pântano do Sul, Açores, Praia da Solidão, Naufragados, etc.; minhas preferidas!

 

Vamos ver se consigo te ajudar, Heineken. Óbvio que não poderei dizer como estará o tempo de quando estiver por aqui: tem feito um calor de matar, mas quando chove é pra valer. Após dois dias de chuva consecutivos, véspera do natal e natal, ontem no final da tarde a temperatura caiu bastante. Hoje já não chove, o céu está um pouco mais limpo e esquentou bem, está com cara que amanhã o sol não perdoará as reclamações e sairá disposto como na semana passada (mas como eu disse antes, não dá para afirmar nada, estou levando em consideração o céu, a temperatura, minha vontade de que não chova e frase que ficou poética; ::lol3:: ).

Qualquer coisa não deixe perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Heineken,

A viagem foi em setembro/11 mesmo, o mês em que postei o relato.

 

( E ),

Eu sei da fama local de Galheta, mas optei por uma referência sutil. :)

Valeu pelas dicas. Talvez eu consiga voltar em março, vamos ver!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Galera,

Estive novamente em Floripa (obrigado, webjet!) e, dessa vez, optamos por dois passeios de (quase) um dia, ambos de barco: o passeio pelas ilhas (Anhatomirim, principalmente) e Ilha do Campeche. Dessa vez o tempo estava bom (viva!). Melhor ainda: foi agora em março, já fora da altíssima temporada (= menos gente).

 

-----

 

Muito mais fotos do passeio de Anhatomirim e da Ilha do Campeche aqui.

 

-----

 

Passeio Anhatomirim (ilhas tropicais)

 

Nós fomos pela empresa Scuna Sul, mas há outras opções (acho que, geralmente, saindo de Canasvieiras). O barco que fomos sai do centro às 10:30 do centro, bem embaixo da Ponte Heríclio Luz (procure pelo Scuna Bar, é ali). Vale chegar um pouco antes para curtir a Fortaleza de Santana (grátis, logo ao lado), enquanto espera o horário de saída.

 

20120321103311.jpg

Vista da Ponte Hercílio Luz, a partir da Fortaleza de Santana

 

Custos: passeio Scuna Sul = R$ 45. Reserve mais R$ 10 se você for de carro e estacionar na área. E mais R$ 10 por cabeça para entrar nos fortes (um ingresso dá direito aos dois). Preços de bebidas no barco são salgados (cerveja = R$4, refri = R$ 3) e vi gente levando suas bebidas em caixas térmicas (uma ótima ideia!). Restaurante para almoço custava R$ 15 o buffet (fora bebidas). Preços de março/2012.

 

Roteiro: o barco foi direto para uma praia de Governador Celso Ramos, onde atracou para observar golfinhos (infelizmente não havia golfinhos no dia) e para a galera almoçar. Eu não queria almoçar, então fiquei curtindo e nadando na praia.

 

Uma hora depois, o barco sai para a ilha de Anhatomirim, onde se faz a visita ao Forte por 1 hora. Eu adoro esse tipo de atração – acho que fortes geralmente têm vistas privilegiadas e ainda geralmente curto o estilo de construção e a história deles. Adorei a Fortaleza de Anhatomirim. Num clássico caso de visitas guiadas com horários pré-determinados, é pena que seja apenas uma hora. Acho que o lugar merece mais tempo -- eu acabei aprendendo muito pouco da história porque preferi curtir o visual do lugar. Talvez o ideal, para quem quer curtir o lugar com mais tempo, é descolar um barco a partir de Governador Celso Ramos, que fica bem mais perto. A conferir.

 

20120321103349.jpg

20120321103426.jpg

Fortaleza de Anhatomirim

 

Dali o barco segue para a Ilha Ratones Grande, para visitar a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Da mesma forma, com visita guiada -- agora de 40 minutos (a fortaleza é menor). Também tem vistas deslumbrantes, ainda que não tanto quanto Anhatomirim.

 

20120321103445.jpg

Fortaleza de Ratones

 

Depois o barco ainda faz uma última parada (+- meia hora) para a galera mergulhar e nadar um pouco. Muito bom. Chegada de volta ao centro é por volta das 1630-17:00.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ilha do Campeche

Dedicamos o dia seguinte à Ilha do Campeche. Consta que há 3 alternativas para ir para a ilha: via Barra da Lagoa (1:15 de viagem), praia do Campeche (rápido e mais caro, via botes) e praia da Armação (40 min).

 

Optei pela Armação. O barco sai de um trapiche na ilha da Campanha, no final da Armação (quase indo para a praia do Matadeiro) e custou R$ 40. As saídas me parecem regulares pela manhã, ao menos nessa época. O tempo de estadia é pré-determinado também – geralmente umas 4-5 horas. Nosso barco saiu pouco depois das 10hs, chegou antes das 11hs na ilha e o horário para voltar era 15 hs.

 

Chegando na ilha um monitor vem conversar com o grupo para explicar a proposta de preservação do lugar (um importante sítio arqueológico -- e ecológico) e as opções de lazer. Você pode fazer trilhas (varia entre R$ 5-15, depende do trajeto), alugar snorkels ou apenas curtir a praia.

 

20120321104946.jpg

Panorama da praia da ilha do Campeche

 

Há dois restaurantes (e, claro, ambos têm preços altos, ainda que mais baixos que Jurerê Internacional, por exemplo). Você pode usar os banheiros deles, mesmo não consumindo nada. Os lugares somente aceitam dinheiro, cartões são inúteis (não há energia elétrica). Vi gente levando apetrechos (barraca, farnel, bebidas, etc.), vale a pena.

 

A cor do mar é esplêndida, acho que não é fácil ver aquela cor em praias do sul brasileiro (os mais escolados em praias, porém, podem me corrigir/confirmar). Há duas áreas reservadas para a galera curtir o mar (as outras são para chegada e saída de barcos).

 

20120321103929.jpg

Águas cristalinas

 

Fiz uma trilha guiada que levava ao outro lado da ilha e passava por algumas pinturas rupestres. Custou R$ 10 e levou +- 1 hora. Eu fui mais pelo visual do outro lado, que é sensacional. As pinturas são interessantes, mas não são minha praia. A trilha é considerada nível médio, mas achei bem tranquila – exceto quando você chega nas pedras, quando requer mais cuidado (mas esta parte é opcional). A guia, Dahiana, esbanjava conhecimento. Achei bem legal.

 

20120321104955.jpg

O outro lado da ilha (acesso somente por trilha guiada)

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

20120321105004.jpg

Anoitecer em Santo Antônio de Lisboa, para onde fomos depois de curtir a praia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Passei apenas 2 dias em Floripa que só serviram pra deixar com gostinho de quero mais e é certamente um lugar que voltarei. Cidade limpa e de um povo muito simpático e prestativo! Fiquei na Lagoa da Conceição em um hostel cujo ambiente é otalmente propício caso você queira descansar ou ir pra balada e certamente fazer amigos.

 

http://www.facebook.com/BackpackersSunset

 

O preço é ótimo! Fiquei mais pela Lagoa da Conceição mesmo, porém pretendo voltar a cidade para poder explorá-la mais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde, ::sos::

 

Estou indo a Florianópolis esta sexta-feira.

 

Vou me hospedar em um hotel em Canasvieiras, uns 30 metro da praia.

 

Gostaria de fazer quase o mesmo tour que o seu, só que estou um pouco perdido com a localização, já que estarei hospedado no norte da ilha.

 

Gostaria de saber por onde começar esse tour.

 

Estava pensando em começar por Jurerê e o Forte de São José, mas depois disso não sei se é mais viável ir visitar o centro e Santo Antonio de Lisboa, ou ir conhecer as praias do leste da ilha, e deixar centro e Sul da Ilha para o 2º dia.

 

Lembrando que chegarei no hotel em torno das 20:30 de sexta-feira, e meu check-out é no domingo as 12:00.

 

Estarei de carro, e o passeio é a 2, eu e minha noiva!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Boa tarde, ::sos::

 

Estou indo a Florianópolis esta sexta-feira.

 

Vou me hospedar em um hotel em Canasvieiras, uns 30 metro da praia.

 

Gostaria de fazer quase o mesmo tour que o seu, só que estou um pouco perdido com a localização, já que estarei hospedado no norte da ilha.

 

Gostaria de saber por onde começar esse tour.

 

Estava pensando em começar por Jurerê e o Forte de São José, mas depois disso não sei se é mais viável ir visitar o centro e Santo Antonio de Lisboa, ou ir conhecer as praias do leste da ilha, e deixar centro e Sul da Ilha para o 2º dia.

 

Lembrando que chegarei no hotel em torno das 20:30 de sexta-feira, e meu check-out é no domingo as 12:00.

 

Estarei de carro, e o passeio é a 2, eu e minha noiva!

 

Nossa, pouquíssimo tempo mesmo. Acho que vai ser mais um passeio fotográfico.

 

Eu faria assim

 

sexta chegada 20 e 30hs - Fazer check in e ir até o centro, tirar fotos da ponte hercílio luz, e jantar no centro - dependendo de quanto pode gastar e o que gosta de comer te indico algum lugar, ou em vez de jantar no centro, ir até cacupe ou santo antonio de lisboa e jantar ali, olhando a ponte hercílio luz a partir dali, é super legal.

 

sábado, acordar super super cedo, ir sentido norte, conhecer a praia da lagoinha de ponta canas, jurerê e o forte de ponta grossa. Ir até a lagoa da conceição e almoçar ali, depois conhecer a joaquina, praia mole, os mirantes da lagoa e a barra da lagoa. Jantar também na lagoa, onde pode aproveitar a noite de sabado.

 

Domingo acordar cedo, já fazer o check out carregar tudo no carro e ir conhecer de dia santo antonio de lisboa ou ir até ribeirão da ilha, nos dois casos almoçar lá e ir embora.

 

Acho que é o máximo que dá pra fazer.

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

MichaelW,

Acho que o roteiro Jurerê + Forte + SAL + centro é uma boa programação.

 

Claro que isso depende muito do ritmo e do perfil de cada um, mas o roteiro acima está bem legal. Se sobrar tempo, vc pode encerrar o dia na Lagoa ou ainda em alguma praia próxima a Canasvieiras (Santinho?).

 

No outro dia vc pode ir descendo pelo lado leste da ilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...