Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ushuaia, El Calafate e El Chalten, janeiro de 2024! Enfim saiu!!!!

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Depois de anos pesquisando, cotando, programando, esse ano saiu!!! Patagonia Argentina Austral S2!!! Data da viagem de 6 a16 de janeiro.

Voo comprado com meses de antecedência todos os trechos pela Aerolíneas Argentinas, o busão dos ares: GRU-Ushuaia(escala em BS As), Ushuaia-Calafate e Calafate -GRU(escala em BS As), valor por volta de R$2700.

Dia 1 - 6/1- o voo que era as 01:10 atrasou e foi reprogramado para as 02:00. Inicialmente teria uma escala de 4 horas no Aeroparque para o voo pra Ushuaia, mas mudaram o voo de Ushuaia pra Ezeiza. Nao quis fazer essa conexão de madrugada, liguei no 0800 da Aerolíneas, fui rápidamente atendida (em portunhol) e fonos colocados num voo as 15:50 saindo do aeroparque. Chegamos as 5 da manhã, pegamos um cabify (mais barato que Uber) até a hospedagem que eu tinha reservado, Hostel Del900, no Congresso, pra descansar umas horas, deixar as malas e dar uma volta e trocar dinheiro em Buenos Aires. Vi a hospedagem pelo booking, mas por conta da política econômica de Milei de desvalorização do peso, as hospedagens reservadas por essa plataforma passaram a custar o dobro. Então negociei um valor diretamente com a hospedagem, fiz contato dois dias antes pra confirmar tudo e qual não foi minha surpresa quando cheguei lá e não tinha quarto reservado pra nós!! As quase 6 da manhã depois de uma viagem na madruga. Maridão rodou a baiana, disse que ia chamar a polícia , sei que em 10 minutos tinha um quarto disponível para nós. Até agora não entendi muito bem o que aconteceu, no meu entendimento eles reservaram a noite seguinte, já que chegaríamos no dia 6( mas reservei a noite do dia 5 pro dia 6). Detalhe, não nós cobraram a hospedagem depois desse rolo todo, e pudemos ficar até a hora que quiséssemos, pq a reserva pro outro dia era nossa ...

Bom, umas 10h saímos, fomos ao mais brazucas na Calle florida cambiar, lembrando que agora meio que tudo mudou, mas nosso planejamento tinha sido feito antes de Milei, né, e inicialmente nem iríamos pra Buenos Aires. Então tínhamos comprado dólar pra cambiar no sul, acabamos trocando 1 dólar por 970 pesos, o real tava 1 pra 185.

Fomos tomar o desayuno 2100 pesos café com.leite e día medialunas num restaurante na Avenida Córdoba, uma quadra abaixo da 9 de julho.

Passamos a manhã caminhando pela região do Congresso, Corrientes, Palacio Barollo. 

O voo pra Ushuaia também atrasou e passou para as 16:30. Fomos com antecedência para o Aeroparque, acabamos comendo no Mac Donald's pq o aeroporto estava lotado e queríamos algo rápido.

Cabify do aeroparque ao Congresso 27 reais cada trecho 

Número do MacDonalds uns 25 reais.

Voo para Ushuaia umas 3h20, a chegada lá é muito emocionante, sobrevoar a Cordillera Fueguina com neve tocando o mar é uma daquelas cenas que não serão esquecidas tão cedo.

Chegamos em Ushuaia, o aeroporto é lindo todo em madeira, lá tínhamos reservado um carro pela Hertz, 4 diárias cerca de 800 reais com seguro Full, pago pelo cartão de crédito no Brasil. Pegamos o carro e fonos pra hospedagem, reservamos pelo booking Loft Los Ñires num bairro mais afastado do centro, no Barrio Pipo, lindo e do lado do Canal Beagle. Pagamos uns 700 reais por 4 noites (preços para 3 pessoas nas hospedagens), bem bonitinho, chuveiro bom, varando com vista pro glaciar martial, janela com vista pro Beagle. Deixamos as malas e já fomos pro mercado Lá anónima , fizemos aquela primeira compra, água, coisas pra café da manhã, pra lanches pra levar prós passeios, vinho, cerveja, massa recheada, queijo, pasta de azeitona, chocolate, gastamos uns 300 reais.

Pra casa, cozinhar, relaxar,começoooou.

IMG_20240106_223435417_HDR.jpg

IMG_20240106_210052115_HDR.jpg

• Respostas 49
  • Visualizações 12.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Dia 2 - 7/1 - No dia anterior tinha recebido uma mensagem da Tolkeyen, empresa pela qual tinha reservado a navegação até a pinguinera, para que eu pagasse o que devia ainda do passeio. Dei um sinal de

• Dia 9 - 14/1 - O dia tinha chuva e vento forte na previsão, intercalado com sol e nublado hahaha... seguimos o plano: contratei um transfer com a empresa Frontera Sur para o Lago del desierto uns 4 di

• Dia 7 - 12/1 - A van nos pegou as 7, depois de um bate papo com um turista australiano e sua mulher, pegou mais dois casais de brasileiros e seguimos para o Parque Nacional Los Glaciares, uma hora mai

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

Dia 2 - 7/1 - No dia anterior tinha recebido uma mensagem da Tolkeyen, empresa pela qual tinha reservado a navegação até a pinguinera, para que eu pagasse o que devia ainda do passeio. Dei um sinal de uns 30%, paguei pelo cartão de crédito desde o Brasil, e precisava pagar o restante. O valor saiu por volta de R$330. Então acordamos e fomos até o porto na "casinha azul" da empresa para fazer o pagamento. Que linda a cidade de Ushuaia. Aproveitamos pra dar a primeira voltinha ali no porto, tirar a foto clássica na placa do fim do mundo, ver uma pracinha sobre as Ilhas Malvinas (se no resto da Argentina esse assunto é recorrente, aqui então...). Ushuaia é a capital da Tierra del Fuego, Ilhas Malvinas e Antártida Argentina então em vários pontos da cidades esse tema é tratado. Aliás, em espanhol se diz USSuaia, e não UXuaia, como dizemos aqui. Precisava comprar um remédio pro meu filho, que estava alérgico, e eu tinha esquecido um dos que ele usa, e domingo de manhã a única farmácia aberta, segundo informações, ficava no Paseo del Fuego, um shopping novo a caminho da saída da cidade. Fomos lá na farmácia, aproveitamos pra tomar um sorvete na Freddo, cerca de 15 reais, depois voltamos pra casa, fizemos sanduíches e fomos para o Parque Nacional Tierra del Fuego. Entrada 12.000 pesos. Fomos direto até a Bahia Lapataia, onde termina a Ruta 3. Ali tem várias trilhas, algumas por passarelas de madeira, outras no chão mesmo, placas informativas sobre a vegetação, fauna e a história e hábitos dos yamanas, habitantes originais da regiaõ. Inclusive, o nome Tierra del Fuego foi dado pelos colonizadores pq eles viam em terra ou em barcos sempre chamas ou brasas, impossível viver nesse lugar sem um foguinho por perto, eles inclusive levavam suas brasas nos barcos quando iam pescar, caçar lobos marinhos ou se mudar de ilha. Fizemos uma trilha até uma prainha onde fizemos um piquenique, frio com sol, delícia. Nessa trilha vimos algumas lebres, bichinhos fofos nativos dali. Fizemos tb a trilha da castoreira, e vimos o estrago que os castores, animais introduzidos da América do Norte, e sem predadores por ali, fizeram, derrubando árvores, mudando o curso de rios, alagando áreas, enfim. Dá pra lembrar das aulas de Biologia sobre introdução de espécies exóticas invasoras (sou professora de Biologia hahaha). Fizemos a trilha da Laguna Negra, da Laguna Verde e do Turfal, todas curtas, ora por passarelas, ora pelo meio de bosques de contos de fadas. Por fim fomos até o Lago Acigami (Roca), de onde saem as trilhas mais longas do Parque, mas não era nossa intenção fazer. Essa hora já estava bem frio e ventoso, tomamos os últimos mates e fomos pra casa. 

Fomos jantar no Dieguito, e fica a dica, restaurante alto astral, bom atendimento, estilo bodegon, camisas de time penduradas, porções bem grandes. Milanesa napolitana bodegon com papas fritas deu pra nós tres jantarmos e almoçarmos no dia seguinte, por cerca de 80 reais. Taça de vinho por 1500 pesos, um balde na verdade. Amei o restaurante, voltaremos aqui depois.

Dia 3 - 8/1 - Dia de navegação pelo Canal Beagle, Ilha dos Lobos Marinhos e Ilhas Martillos (dos pinguins) - esse dia já bem mais frio, aí começa a saga do tempo no Ushuaia, o lugar frio, o lugar que chove... Fomos 8:30 pra casinha azul da Tolkeyen no porto, uma fila pra se apresentar, mas andou rápido, dali já seguimos pro Porto e entramos na embarcação. Inicialmente não achamos lugar pros 3 juntos e achei bem desorganizado isso, mas depois liberaram uma fileira de 3 poltronas que estava reservada pra deficiente físico (e não tinha nenhuma no barco) e aí ficamos juntos confortavelmente. O barco saiu com um arco íris se formando sobre a cidade, uma das cenas mais lindas da viagem e o segundo choro (o primeiro foi na aterrissagem). O mar estava calmo nesse dia, de qualquer forma tomamos remédio pra enjoo (indico), navegamos por um tem´po no canal Beagle (as biólogas evolucionistas piram) até chegar ao Farol des Ecleur e logo ao lado a ilha dos cormoranes (pássaros que de longe lembram pinguins) e dos lobos marinhos, esses bichos fofos e simpáticos, que fazem um som altíssimo e possuem um odor, eu diria peculiar rs. Eles entrando e saindo da agua, se arrastando, brincando ou brigando, sei lá, ver os diferentes tamanhos, cores, muito emocionante (choro 3). Indico muitíssimo um binóculo, uma turista gringa compartilhou o dela comigo nesse momento e foi bem legal. Continuamos navegando, passamos em frente do pueblo de Puerto Wilian, que dizem que é o verdadeiro fim do mundo, bandeira do Chile hasteada, meia duzia de edificações, impressionante ver aonde o ser humano consegue se enfiar. E logo vem o aviso que estamos chegando na ilha dos pinguins, o barco fica bem perto, parado por um bom tempo, dá pra ver, filmar, tirar foto, chorar, rir com eles, eles não param, entram e saem da água o tempo todo, a água verdinha e transparente, coisa muito emocionante. Conseguimos ver tres espécies, o de magalhães, que tem muitos, o de Papua, que tem uns chumaços amarelos ao lado da cabeça, e fomos presenteados com 2 pinguins rei, menores apenas que o imperador, dando show de trejeitos, nado e muitas vezes se exibindo para o pessoal do barco. Ele não tem colonia ali, mas é um visitante ocasional. Sorte. Mais uma vez recomendo os binóculos, preciso comprar um.

A volta foi tranquila, o barco é bem legal, tem cafeteria, o pessoal carimba o passaporte com o carimbo de pinguim. Duração total do passeio 5 horas, as 14h estávamos de volta. Parece muito tempo mas o tempo voa lá dentro.

Chegamos, passamos no Dieguito para pegar uma salada de maionese (eles vendem vários tipos de comida para levar), uma marmitex por 18 reais, e fomos pra casa comer o resto da milanesa do dia anterior. Demos uma descansadinha e fomos pro Glaciar Martial com o intuito de subir o que desse, nossos vizinhos tinham falado que tinha neve, nos animamos. A subida me pareceu um pouco pior do que eu tinha lido rs, e depois de uns 10 minutos começou a chover. Colocamos capas de chuva, nos abrigamos entre as árvores e conhecemos um casal de senhores na faixa dos 60 e pouco que estavam aí de motorhome, oo vida!! Parou a chuva, voltamos a subir mas logo voltou a chover, bom vamos assim mesmo. Era chuva congelada, um friiio. Floquinhos de neve. E nós subindo, E subimos até um local que tinha bastante neve dura, sentamos, fizemos guerrinha, umas fotos. E descemos, q o frio tava intenso. Na descida abriu um solzinho rs. A ideia era ir na confiteria que tem na base mas a hora que chegamos já estava fechando. A gente se perde demais com essa coisa de escurecer as 23h. Então passamos no Dieguito e compramos empanadas, uma dúzia por 5000 pesos, pedimos variadas, cordero, humita, verdura, carne, 4 quesos, jamón e queso. Banho quente, vinho e cama.

Dia 4 - 9/1 - Dia com previsão de chuva e temperaturas baixíssimas. Acordei e tava 2 graus, sensação térmica de -2. Tínhamos programado ir na Laguna Esmeralda esse dia. Mas meu filho tava ainda com rinite, tosse, tinha tomado uma putz chuva no dia anterior...resolvemos abortar a missão, infelizmente, com medo de ele ficar doente de verdade no começo da viagem. Por isso bom ter um dia "livre" na Patagõnia pra contar com imprevistos climáticos. Então decidimos fazer a rota cenica pela cordillera fueguina, ate o Paso Garibaldi, passando pelo Valle de Carbajal e parando no seu mirante. Aí começou chuva congelada de novo, que se repetiu algumas vezes durante esse role. No paso um visual incrivel, apesar do dia nublado, dos Lagos Escondido e Fagnano ao fundo, e do vento absurdo, mas dava vontade de sair do carro, e estávamos vestido em tres camadas, com touca, só nos faltou luva (não gosto de usar). Voltamos pra cidade e almoçamos no Isbel cocina a disco, um cordero a la cazadora com legumes e cogumelos, muito bom, um deu pra nós tres tranquilo. Refeição com bebida (dois vinhos e dois refris) deu por volta de 230 reais. Adoramos.

Dali fomos andar um pouco pela Calle San Martin e a tarde alternou chuva e só nublado, tomamos um café com alfajor de maicena no Ana e Juana bakery (linda cafeteria), uns 25 reais sem o serviço de mesa, compramos medialunas num quiosque de churros (não lembro o nome) bem baratinho, compramos ímã, camisa da Argentina e um gorro, não achei os preços absurdos, com certeza das 3 cidades visitadas Ushuaia foi a menos cara. Fomos até a feira de artesanos, adoro que as feiras de artesanato da Argentina só tem artesanato mesmo, conversamos com alguns artesãos, e depois de muita chuva na cabeça voltamos pra casa. Passamos no mercado pra umas comprinhas e nos demos conta como tinha nevado aquele dia nas montanhas!! Elas estavam brancas!!! Lindo demais. 

Casa, o que sobrou das empanadas, do queijo, do salame, vinho e amanha tem voo cedo!!

IMG_20240108_184615531.jpg

IMG_20240107_171809403_HDR.jpg

IMG_20240107_172732829_HDR.jpg

IMG_20240109_151327444.jpg

IMG_20240107_155032534_HDR.jpg

IMG_20240108_093948620_HDR.jpg

IMG_20240107_164819372.jpg

IMG_20240109_122257146_HDR.jpg

IMG_20240108_091032303_HDR.jpg

IMG_20240108_182126619_HDR.jpg

IMG_20240107_222519907.jpg

IMG_20240109_174001042.jpg

IMG_20240107_152933996_HDR.jpg

IMG_20240108_112624050.jpg

IMG_20240109_123400420_HDR.jpg

Screenshot_20240123-174410-132.png

Screenshot_20240123-174448-872.png

Editado por JanaCometti

Postado
  • Membros

@JanaCometti Apreendi a por os preços (quando lembro)em moeda local, pois os nossos colegas da Europa dizem não saber quando está em real. Nesse seu caso, a minha curiosidade é quem pergunta. Quanto foi o que fez em peso argentino?Por exemplo,o barco que diz faltar 330 reais é o resto já pago Aqui é que não entendi quanto eles cobraram afinal em pesos?

Postado
  • Autor
  • Membros
4 minutos atrás, D FABIANO disse:

@JanaCometti Apreendi a por os preços (quando lembro)em moeda local, pois os nossos colegas da Europa dizem não saber quando está em real. Nesse seu caso, a minha curiosidade é quem pergunta. Quanto foi o que fez em peso argentino?Por exemplo,o barco que diz faltar 330 reais é o resto já pago Aqui é que não entendi quanto eles cobraram afinal em pesos?

330 reais foi o preço final do passeio por pessoa. 

A questão é que com a inflação galopante da Argentina, falar o preço em real acaba sendo mais "realista" do que em pesos, os preços em pesos tem mudado semanalmente em alguns casos.

E os preços que coloquei em pesos, dividir por 185 pra saber em real, pq era a cotação da época. Agora já tá mais rs.

Editado por JanaCometti

Postado
  • Colaboradores

Acompanhando! A Patagônia deve ser um dos destinos favoritos de biológos/geógrafos (eu!) né? Tem tudo que a gente gosta kkkkkkkk

Tento fazer essa viagem há anos, mas ainda não consegui. Acompanhando seu relato pra ver se eu consigo montar algo para as próximas férias de janeiro, ainda mais nessa situação pós-Milei em que está tudo instável por lá. 

Postado
  • Autor
  • Membros
25 minutos atrás, luizh91 disse:

Acompanhando! A Patagônia deve ser um dos destinos favoritos de biológos/geógrafos (eu!) né? Tem tudo que a gente gosta kkkkkkkk

Tento fazer essa viagem há anos, mas ainda não consegui. Acompanhando seu relato pra ver se eu consigo montar algo para as próximas férias de janeiro, ainda mais nessa situação pós-Milei em que está tudo instável por lá. 

Por aqui TB planejamos há anos e acabou saindo bem nessa virada de governo...achei os preços em geral altos, mas acredito que não seja efeito Milei, mas sim o isolamento da região mesmo ..conversando com locais, pudemos atestar que os preços de material de construção por exemplo, e carne, são o dobro de Buenos Aires. A província de Santa Cruz não produz nada, tudo chega de Buenos Aires, há 3 mil km.

Os passeios fui reservando e pagando aos poucos, o minitrekking é o q mais pesa, mas valeu a pena demais. Vale a pena ir se organizando ao longo do ano. Foi um sonho realizado mesmo!!!

Postado
  • Membros

@JanaCometti Santa Cruz não tem clima para produzir nada.Eu fui lá há 10 anos e lembro bem que,após Comodoro,que ainda é Chubut,são grandes fazendas aonde somente criam ovelhas.Essas se deram bem lá, pois vieram da Escócia, lugar de clima semelhante. Os preços sempre foram mais caros.Por isso, eu só comprava no Lá Anônima e em Chile, no Unimarc.

Editado por D FABIANO

Postado
  • Membros
10 horas atrás, luizh91 disse:

A Argentina está instável faz uns bons anos, se for esperar ela se ajeitar para viajar, não vai conhecer nunca a Patagonia.

O sul da Argentina não é barato, além do custo maior por causa da distancia, as agencias de turismo metem a faca no turista nos pacotes de tours.

Postado
  • Colaboradores
1 hora atrás, Davi Leichsenring disse:

A Argentina está instável faz uns bons anos, se for esperar ela se ajeitar para viajar, não vai conhecer nunca a Patagonia.

O sul da Argentina não é barato, além do custo maior por causa da distancia, as agencias de turismo metem a faca no turista nos pacotes de tours.

Pois é! O negócio pra ir pra lá é planejamento mesmo, pois caro sempre vai ser.

Postado
  • Membros
17 horas atrás, JanaCometti disse:

Maridão rodou a baiana, disse que ia chamar a polícia , sei que em 10 minutos tinha um quarto disponível para nós. Até agora não entendi muito bem o que aconteceu, no meu entendimento eles reservaram a noite seguinte, já que chegaríamos no dia 6( mas reservei a noite do dia 5 pro dia 6). Detalhe, não nós cobraram a hospedagem depois desse rolo todo, e pudemos ficar até a hora que quiséssemos, pq a reserva pro outro dia era nossa ...

Miga eu não lembrava desse bafão hahauaha

Postado
  • Autor
  • Membros
36 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Miga eu não lembrava desse bafão hahauaha

Acho que não cheguei a contar, esse dia foi infinito e nós chegamos em Ushuaia mortos kkkk

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.