Ir para conteúdo

Copacabana,Ilha do Sol e Ilha da Lua


Vareja

Posts Recomendados

  • Membros

Concordo com a Laura. Não há necessidade de dormir em Copacabana. Lá não tem nada.

É muito mais interessante dormir na Ilha do Sol, apesar de eu não ter feito isso.

Bom, sobre Puno, acho que não vale a pena ver aquelas Ilhas Flutuantes. E eu acho perda de tempo ver os dois lados do Titicaca (Peru e Bolívia).

Escolha um e vá ver outras coisas, como, por exemplo, as Linhas de Nazca.

Qualquer coisa me adiciona no MSN: enzo7@email.it

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha... também acho mais legal dormir na Ilha do Sol! Aquele lugar é inacreditável... ficar lá só algumas horas é um desperdício. Agora em janeiro eu fui de manhã pra parte sul, dormi lá. No dia seguinte fui andando pro lado norte com mochilão e tudo. Falaram aí 2 horas e meia... eu gastei 4 horas!!! Porque além de ir devagar aproveitando o máximo a paisagem, ainda fui no Templo del Sol, que é lindo. Cheguei na parte norte mais de uma da tarde, e dormi lá. No outro dia cedinho fui embora de barco pra Copacabana.

 

Se você tiver pressa dá pra chegar no lado sul e fazer a trilha no mesmo dia, e dormir só no lado norte. Acho que vale mais a pena do que dormir em Copacabana! A ilha do Sol é um lugar alucinante! Tô escrevendo um relato aqui no fórum: bolivia-e-peru-jan-fev-2010-t42179.html

 

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

realmente vale mais a pena ir e dormir no lado norte da ilha do sol (por ser bem rustico e proporcionar uma paz indescritivel - alem do contato com a natureza) dq ir pra copacabana.

 

fazer a trilha realmente nao é facil, mas é recompensador, vale e muito a pena faze-la,

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Só para registrar uma informação:

Estive na ilha do Sol no dia 02/04. Tomei o barco em Copacabana as 8h30, fui direto ao lado norte. Chegando lá é cobrado uma espécie de "entrada" de Bs.10,00 que dá direito a visitação das ruínas e um pequeno museu.

Depois o guia te acompanha nas ruínas. Ele pede uma colaboração.... Ok, sem problemas, reconheço o trabalho do cara (q era muito bom). Dei mais Bs.10,00.

 

Dai seguimos pela trilha em direção ao lado sul. Mas ou menos na metade da trilha, tem um cara, que pede desculpas e diz que precisamos pagar Bs.10,00 para a entrada na comunidade X. Justificamos que já pagamos qndo desembarcamos no lado norte, e ele pegou nosso bilhete e circulou as palavras "Lado Norte", e disse que aquele ingresso só valia para o "lado norte". Ok, pagamos e seguimos. alguns kms depois, havia outro cara que conferia se havíamos pago o bilhete (fiscalização no começo e final da tal comunidade).

Andamos mais um pouco, e lá estava outro cara, dizendo que tínhamos que pagar Bs.5,00 para adentrar na comunidade Y! Ai fiquei put* da vida! Disse q já havia pago duas vezes, e mostrei os bilhetes. Ele disse que eles só valiam para as comunidades do Norte e Centro da Ilha. E agora estávamos entrando na comunidade do Sul. Ahhhh, fiquei tão brava, disse que não ia pagar.... ai ele disse que precisaria apresentar o tal boleto no porto (o fim da comunidade). Mas meu namorado pagou..... no porto ninguem pediu nada!!

 

Não fico brava por pagar Bs.25,00 para as comunidades locais.... isso não é nem R$10,00. Não é a questão do valor, e sim, que ninguem avisou nada sobre isso quando desembarcamos.... que ninguem falou nada disso na agância em Copacabana qndo dissemos q iríamos fazer a trilha.... Pega vc desprevinido... parece que querem enganar o turista!!! Sacanagem....

E o prior que o povo que não fez a trilha, ficou no barco, não pagou nada!!! Eles tbm não usufruiram da Ilha??

 

Bom, fica aqui a dica.... Existem 3 "pedágios" na Ilha do Sol: lado Norte, Centro e Sul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Só para registrar uma informação:

Estive na ilha do Sol no dia 02/04. Tomei o barco em Copacabana as 8h30, fui direto ao lado norte. Chegando lá é cobrado uma espécie de "entrada" de Bs.10,00 que dá direito a visitação das ruínas e um pequeno museu.

Depois o guia te acompanha nas ruínas. Ele pede uma colaboração.... Ok, sem problemas, reconheço o trabalho do cara (q era muito bom). Dei mais Bs.10,00.

 

Dai seguimos pela trilha em direção ao lado sul. Mas ou menos na metade da trilha, tem um cara, que pede desculpas e diz que precisamos pagar Bs.10,00 para a entrada na comunidade X. Justificamos que já pagamos qndo desembarcamos no lado norte, e ele pegou nosso bilhete e circulou as palavras "Lado Norte", e disse que aquele ingresso só valia para o "lado norte". Ok, pagamos e seguimos. alguns kms depois, havia outro cara que conferia se havíamos pago o bilhete (fiscalização no começo e final da tal comunidade).

Andamos mais um pouco, e lá estava outro cara, dizendo que tínhamos que pagar Bs.5,00 para adentrar na comunidade Y! Ai fiquei put* da vida! Disse q já havia pago duas vezes, e mostrei os bilhetes. Ele disse que eles só valiam para as comunidades do Norte e Centro da Ilha. E agora estávamos entrando na comunidade do Sul. Ahhhh, fiquei tão brava, disse que não ia pagar.... ai ele disse que precisaria apresentar o tal boleto no porto (o fim da comunidade). Mas meu namorado pagou..... no porto ninguem pediu nada!!

 

Não fico brava por pagar Bs.25,00 para as comunidades locais.... isso não é nem R$10,00. Não é a questão do valor, e sim, que ninguem avisou nada sobre isso quando desembarcamos.... que ninguem falou nada disso na agância em Copacabana qndo dissemos q iríamos fazer a trilha.... Pega vc desprevinido... parece que querem enganar o turista!!! Sacanagem....

E o prior que o povo que não fez a trilha, ficou no barco, não pagou nada!!! Eles tbm não usufruiram da Ilha??

 

Bom, fica aqui a dica.... Existem 3 "pedágios" na Ilha do Sol: lado Norte, Centro e Sul.

 

Gabriella, você tem razão...é uma confusão só.

 

Fui para o Lago dia 17/03 se não me engano. Estava eu e mais uma brasileira comigo. Queriamos somente ir até a parte norte, pagamos os 10 bolivianos e tal. Daí fomos para a parte sul de barco. Tivemos que pagar mais não sei quanto, pois o cara do barco disse que tinhamos pago na agencia só a passagem de ida!

Como estavamos super cansadas nem discutimos muito, pagamos e entramos no barco. Devido ao cansaço, e como o barco ainda passa na parte sul, decidimos que iríamos ficar só na parte do "portinho" mesmo, sem subir a enorme escadaria que dá para o vilarejo.

 

Com isso em mente, quando chegamos na parte sul, o local de desembarque (aquela pontezinha em que desembarcamos que eu não sei o nome) foi invadida por varios habitantes locais querendo cobrar essa entrada na parte sul da ilha! Afff, daí eu e o pessoal nos estressamos, eu disse que nao ia visitar nada e outras pessoas disseram que quando fecharam o passeio na agencia, fecharam parte norte e sul juntas e que por isso não iriam pagar... começou então um bate-boca geral pois eles não deixavam ninguem passar. Chamamos então o "piloto" do barco e eu dei um grito perguntando se, como iria ficar somente naquela parte, deveria mesmo pagar alguma coisa, ele disse que não, então dei um pulo e "entrei" na ilha. O pessoal ficou discutindo um monte ainda, acredito que uns pagaram (alias, eu vi algumas pessoas pagando logo que eles pediram) e outros que provavelmente não pagaram.

 

Como fiquei só na parte baixa, vi quando outros barcos chegaram, e rola a mesma confusão!

 

Tuuudo isso para dizer, lá na ilha é muita desorganização. Por isso deixo uma dica... Na agencia que vc for fechar para ir até a ilha, peça para eles descriminarem TUDO, eu disse TUDO, no recibo, desde passagem de ida/volta, até possíveis 'taxas de entrada' em ambos locais.. Assim, se quiserem cobrar algo, e que vc teoricamente já pagou, tem como reclamar na agencia e pedir possivel reembolso.

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gabriella, você foi roubada!

 

SaraJ, não tem nada de desorganização não. Não tem que pagar nada lá. É uma exploração na cara dura, como vc pode testemunhar.

 

Quando eu fui eu não paguei. Disse que não ia pagar, que não tinha dinheiro e fui andando sem olhar pra trás e ninguém me encheu por isso. Passei na boa.

 

10BOB é muito? Dá pouco mais de U$1 mas não é essa a questão, é a questão de se explorar O TURISTA, e não o turismo.

 

Porque você acha que ninguém na agência fala da cobrança? Se fosse uma coisa legal eles não te avisariam que tem a taxa de entrada na ilha?

 

Fala sério, o cara do hotel depois disse: NO HAY QUE PAGAR NADA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Quando fui à ilha estava com três francesas que conheci durante a viagem e ao desembarcar vieram nos cobrar a taxa.

 

Passamos direto sem dar muita atenção e um garotinho veio me dizer que tinhamos que pagar. Disse a ele "no comprendo" e subimos as escadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

É pessoal, eu já tinha lido avisos aqui de que não deveria pagar nada, além do lado norte, que vc paga em uma bilheteria do museu...

Mas enfim, fica aqui o aviso para os próximos viajantes.... não é realmente pelo valor, Lico, e sim pela consideração com o turista.... se tivessem me avisa que deveria pagar 10 bolivianos em cada comunidade que eu entrasse, ok, nem acho errado..... afinal, o turismo tem que ser sustentável e ajudar os locais..... mas do jeito que foi? era até ofensivo!! obrigando e constrangendo o turista....

 

Paciência!!! E fiquem espertos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Só não vejo o porque de colocarem dessa forma, infelizmente a mentalidade predominante na América do Sul é essa, seja em Salvador, Rio, Buenos Aires, Santiago ou qualquer cidade boliviana SEMPRE vai ter alguém querendo sair de esperto em cima dos turistas.

 

A forma como colocam parece que lá é um inferno e que eles fazem algo totalmente atípico, tudo bem não é nada agradável o que eles fazem, mas é uma abordagem muito menos perigosa e constrangedora do que a que acontece em qualquer um desses lugares que citei.

 

Como bem falaram por aqui, se não quiser pagar nem perder tempo e só não dar ouvidos e seguir caminhando, garanto que ninguem vai vir querer tomar sua grana à força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...