Ir para conteúdo

Copacabana,Ilha do Sol e Ilha da Lua


Vareja

Posts Recomendados

  • Colaboradores

é, soube q o Brisas tá decadente!

rs

 

eu fico no Hostal Imperador,

lugar adorável, muito bem limpo, a dona é uma cholla super engraçada, tem cozinha bem cuidada, água (mto) quente, ventilador em todos os quartos...

Fácil de chegar, é só subir a rua à esquerda da catedral, fica lá no finzinho. Indicado pelo Guia do Viajante Independente, do Asnis.

Recomendo demais. Paguei 25 bs por um quarto individual (com 2 camas), em plena alta temporada !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Gabriella, você foi roubada!

 

SaraJ, não tem nada de desorganização não. Não tem que pagar nada lá. É uma exploração na cara dura, como vc pode testemunhar.

 

Quando eu fui eu não paguei. Disse que não ia pagar, que não tinha dinheiro e fui andando sem olhar pra trás e ninguém me encheu por isso. Passei na boa.

 

10BOB é muito? Dá pouco mais de U$1 mas não é essa a questão, é a questão de se explorar O TURISTA, e não o turismo.

 

Porque você acha que ninguém na agência fala da cobrança? Se fosse uma coisa legal eles não te avisariam que tem a taxa de entrada na ilha?

 

Fala sério, o cara do hotel depois disse: NO HAY QUE PAGAR NADA!

 

Olá, pessoal

 

Seguinte, estivemos há menos de uma semana na Isla del Sol e graças às informações que pegamos nesse fórum, ficamos espertos e não pagamos as tais cobranças.

 

Descemos no lado norte às 10h30min e seguimos direto para a trilha (a idéia era apenas passar o dia na Isla e voltar pra Copacabana no fim do dia). Logo na chegada tinha um guia que explicava a questão do museu e ruínas, dando a entender que as pessoas que desciam do barco deviam segui-lo. Poucas pessoas caíram na conversa e a maioria foi para a trilha que liga o norte ao sul.

 

Caminhamos quase 1h30min e nada de pedágios ou cobranças até que lá pelas tantas (na parte alta de um morro) tinha um guri com uns bilhetes na mão "boletos, boletos lado norte". Ignoramos completamente e seguimos em frente. Indignado quando percebeu que a gente não ia pagar, ainda nos ameaçou "vou mandar que tirem 25 bolivianos de vocês mais a frente". Na hora deu vontade de virar para ele e mostrar o dedo do meio ou coisa assim, mas achamos melhor (já que estávamos em terrítório estranho) não dar bola.

 

Nem meia hora de caminhada depois, havia um pórtico improvisado (branco) dizendo algo como "entrada comunidade sul". Tinha um grupo de uns 4 gringos há uns 100m na nossa frente, vimos claramente que eles pararam e pagaram a tal taxa. Como dessa vez era um piá de nem 15 anos que "guardava" a entrada, ficamos menos intimidados ainda e seguimos direto. O guri ficou sem entender porque não pagamos os 5 bolivianos...

 

Chegando do lado sul, já bem cansandos depois de 2h30min de caminhada, nos atiramos, assim como vários outros turistas, no gramando que dá para a beira do lago e de onde é possível ver os barcos desembarcando com várias pessoas. Ali identificamos novo achaque, dessa vez umas cholas (eram 2 mas tinham o auxílio de uns caras dos barcos) que literalmente encurralavam as pobres pessoas nos trapiches que dão para o lado sul (fotos abaixo).

 

Bom, tinha um pessoal, entre eles algumas brasileiras, que já não aguentavam mais a situação (pois disseram que esse tipo de coisa no Peru está terrível, insuportável mesmo) e a certa altura começaram a discutir com a chola e o homem dizendo que não iam pagar. A situação começou a esquentar e parte do grupo ficou ali mesmo, esperando que fosse esquecido pelos "cobradores".

 

É isso aí pessoal, eles se aproveitam porque os gringos pagam em massa, mas a cobrança é ilegal além de ser um tremendo desrespeito com o turista. Se você acha que 5 bolivianos não vai fazer diferença no seu orçamento, por favor, MESMO ASSIM não pague: isso estimula esse roubo descarado!

 

Algumas pessoas dizem que isso é um problema da América do Sul, no entanto precisamos discordar. Percorremos todo Uruguai e Paraguai e parte Argentina e nunca nos sentimos tão desrespeitados e pressionados a pagar coisas que não tinham qualquer fundamento quanto na Bolívia, especialmente Copacabana. É claro que não se pode generalizar, sempre existe gente muito legal e educada, mas esse achaque e soberba em relação aos turistas foi a marca predominante dos meses que passamos na Bolívia.

 

 

20101026184545.jpg

 

Cholita (de blusão e saia azuis) abordando quem desce do barco.

 

20101026190749.jpg

 

A situação começa a esquentar quando alguns turistas contestam mais um pagamento.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
é, soube q o Brisas tá decadente!

rs

 

eu fico no Hostal Imperador,

lugar adorável, muito bem limpo, a dona é uma cholla super engraçada, tem cozinha bem cuidada, água (mto) quente, ventilador em todos os quartos...

Fácil de chegar, é só subir a rua à esquerda da catedral, fica lá no finzinho. Indicado pelo Guia do Viajante Independente, do Asnis.

Recomendo demais. Paguei 25 bs por um quarto individual (com 2 camas), em plena alta temporada !!!!

 

Também ficamos no "Hotel Emperador" (Calle Murillo, 235, no final da rua) em Cobacabana, há poucos dias. Também gostamos do lugar, achamos bem organizado, mas a cozinha não estava muito limpa não, e infelizmente, não tinha geladeira. De qualquer jeito, pagamos 30 bolivianos o quarto matrimonial com banheiro compartilhado. Ótimo custo-benefício, repetiríamos a dose, caso voltássemos na cidade, com certeza!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Também fiquei no Mirador. Gostei dele, não foi ruim não.

Não lembro quanto que paguei, mas foi algo entre 30 bol, p 2 pessoas, banho privado.

 

Sobre as taxas na ilha, eu paguei uma assim q eu cheguei no lado sul. Me deram até recibo, rs.

Não sabia q era ilegal. Eles estavam bem no pé da escadaria, acho q foi uns 15 bolivianos q eu paguei!

 

:o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi!

Alguém sabe se é possivel ir de Copa p/ Tiwanacu, visitar as ruinas e seguir p/ La Paz no mesmo dia?

Tem transporte público que faça isso?

 

Olha, eu tbm queria ter feito isso qndo estive na Bolívia, e acabei sabendo que é praticamente impossível. Não há transporte público que ligue Copacabana a Tiwanako, logo, a única maneira defazer isso é de taxi, o que naum compensa pelo preço!

Tiwanako e Copacabana ficam em estradas diferentes!!!

 

Acho melhor vc programar dias diferentes para isso!

 

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Oi gente!

 

Estou com algumas dúvidas...

 

1)Gostaria de chegar em Copacabana a noite saindo de La Paz, após o passeio do Chacaltaya. Vcs acham que isso é possível?

Que hrs sai o último transporte (van ou ônibus) de La Paz para Copa?

 

O último ônibus de La Paz (cemitério) saí por volta das 18 horas, portando dará tempo de sobra, pois o passeio de Chacaltaya chega por volta das 14 horas e depois segue para o Vale de la Luna e volta daí por volta das 17 horas.

 

O que você pode fazer para não ficar muito corrido são duas opções :

 

1ª Não fazer o passeio do Vale de la Luna

 

2ª Já levar toda a bagagem e na volta seguir direito para o Cemitério.

 

 

2)Queria aproveitar mais a ilha. Chegando em Copa a noite, dormiria na cidade e conseguiria pegar a lancha das 8:30 e não a das 13:30. É certo que a lancha das 8:30 vai tb para o lado norte ou isso varia com o dia ou com o barqueiro (vi relatos que ela para no sul e depois segue para o norte e outros relatos em q é necessário ter gente suficiente na parte sul para encher o barco)?

 

Obrigada!

 

Dá para pegar tranqüilamente a lancha das 8h30m para a ilha, quanto ao percurso ela passa ao largo do lado sul, mais vai direto para lado norte, onde espera os passageiros até às 13h30h para aí seguir para o lado sul da qual saí às 15h30.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Gente, alguém sabe dizer +- o horário de ônibus que sai de Copacabana pra La Paz?

 

Desde às 8 horas da manhã até por volta das 18 horas. A Viagem demora cerca de 3h30m.

 

E ainda, de Puno pra Cobacabana vai de ônibus? Alguém sabe os horários que saem de Puno e a duração do percurso?

 

Em Puno tem dois terminais, o maior que é o Terminal de Buses e um menor que é o Terminal Zonal (minibuses e vans populares), não sei direito os horários mais tanto para Copacabana como para Desaguadero (outra fronteira Bolívia/Peru) tem vários horários desde as primeiras horas da manhã.

 

Sé tem que ter cuidado, pois a Aduana fecha por volta das 18 horas.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...