Ir para conteúdo

Copacabana,Ilha do Sol e Ilha da Lua


Vareja

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Paulo, acho que você e todos nós temos razão.

 

Você bem citou que isso acontece em todo lugar, e justamente por isso acho que todos devem ser alertados.

 

Eu cheguei bem cedo, então tinha poucas pessoas "recolhendo a grana" da turistada. Na trilha só tinha uma BOLLETERIA fajuta que foi por onde passei pisando alto, falei que não tinha grana e continuei andando. Mas a tarde, quando fui embora pelo lado sul, os barcos que chegavam eram "atacados" por um monte de bolivianos com talão na mão impondo o pagamento. O cara se não quisesse pagar não podia nem sair do barco. Isso não é explorar o turismo como eu já tinha dito, é explorar o turista a qualquer custo. Todo mundo trabalha para o governo boliviano? Todo mundo trabalha para a associação de moradores? Essa cobrança contribui para o turismo sustentável?

 

A Bolívia é um dos lugares mais pobres que já visitei, de gente carente mesmo, abandonada pelo poder público, igualzinho vários lugares aqui do Brasil. Mas se eu fosse ajudar com 10BOB cada um que eu ficasse com dó tinha gastado a grana da viagem toda e ainda ficaria devendo.

 

Eu não me importaria de pagar 5, 10, 50BOB pelo ingresso na ilha se fosse uma cobrança legal e também se fosse avisado. Ninguém fala nada da cobrança e quando você chega reclamando, eles dizem que não tem que pagar? Oras bolas!

 

Salvador, Rio, Buenos Aires, Santiago como você disse tem problemas muito mais graves do que essa cobrança simbólica da Ilha, mas se formos comparar, fugimos do assunto.

 

Acho eeeeeeeu, que o que vale dessa discussão toda (e importante), tirando as opiniões de cada um obviamente, é a informação de que É COBRADA UMA (VÁRIAS) TAXA(S) DE VISITAÇÃO NA ILHA por parte dos moradores. Então se prepare para pagar, ou fazer o que outras pessoas já fizeram, diz que não vai pagar, que não tem dinheiro, que não entende ... dá seus pulos, e não paga.

 

O brasileiro é acostumado a pagar tudo e ficar calado. É só olhar o tanto de imposto que pagamos, as cobranças na conta telefônica que não entendemos e deixamos pra lá, a conta de água que vem um valor absurdo sem explicação e não dizemos nada, etc, etc, etc. Mas isso é assunto lá pro off-topic, só disse isso porque acho que é totalmente aceitável ouvir uma reclamação de alguém que teve de pagar uma coisa que não estava planejada, ninguém avisou ... olha meu caso: como eu não ia almoçar na ilha porque levei meus snacks, eu não fui com dinheiro, só tinha uns 10BOB em moedas para comprar água.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Lico, longe de mim discordar do alerta, eu mesmo fui um que veio aqui fazer assim que cheguei. O que discordo é da forma que colocaram...

 

Às vezes tenho a sensação que o brasileiro já viaja pré-disposto a passar por um calvário Bolívia, o que em outros lugares passa despercebido lá é superdimensionado.

 

Eu paguei apenas em um lugar onde havia gente credenciada e uma estrutura de cobrança. Fora isso veio gente pedir dinheiro, tentar cobrar, oferecer hotel, etc, etc, etc, não dei ouvidos e não me incomodaram mais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pessoal, boa tarde!

 

Infelizmente, falando de Bolívia tudo pode acontecer. Em janeiro/2010 tivemos (eu e mais 7 mochileiros) esse mesmo problema na Isla. No entanto batemos o pé e não pagamos. Eles são tão caras duras de um jeito, que começaram cobrando B$ 10,00 por cada um e vários que estavam no nosso barco pagaram. Como fizemos "o maior barraco" (as meninas..rs) eles começaram a fazer ofertas com desconto nas taxas...chegaram a cobrar B$ 3,00 por cada um. Aí foi que a coisa esquentou e provamos por A+B que é tudo falcatrua dos caras. Sei que descemos do barco e conhecemos o que tinha pra conhecer, sem pagar !

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

quando fui tive o mesmo problema, ao chegar no sul eu paguei pra qm tinha os crachas e parecia ser do governo, ate ai nada de mais, eu ja sabia q ao botar os pes la isso ia acontecer (informaçao tirada daq!), qndo fui pro Norte so paguei qndo cheguei nas ruinas senao ninguem teria me cobrado nada! mas novamente eu paguei pq ja sabia q seria cobrado e nem esquentei a cabeça, nada de mais ate ali,

 

mas eu fiquei p*** da vida qndo cheguei no entrocamento das trilhas (no centro dela) e me veio um rapaz querendo me cobrar mais uma, mostrei os 2 tickets q eu ja tinha, fiquei loko, soltei uns improperios e sai andando! um amigo meu - o andre - foi tentar argumentar com o cara q se encolheu todo ao ver minha explosao e qndo percebeu eu tava era longe! hahahaha

 

agora eu dou risada mas na hora eu fiquei p*** da vida mesmo, como todo mundo, e concordo q infelizmente a falta de percepçao dos bolivianos em explorar o turismo e nao o turista (como o lico disse) é muito grande! tomara q melhore!

 

no mais é estar experto q vc vai ser incomodado com essas cobranças do povo por la! e tentar nao perder a paciencia!

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Moçada,

 

Deixando a polêmica de lado, até porque depois de ler seus testemunhos aqui já decidi que não vou pagar nenhuma taxa que não seja oficial, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que é mais recomendado:

 

1. Chegar de manhã ao lado sul da Ilha do Sol, fazer a trilha até o lado norte, pernoitar no lado norte e voltar a Copacabana no dia seguinte; ou

 

2. Chegar de manhã ao lado norte da Ilha do Sol, fazer a trilha até o lado sul, pernoitar no lado sul e voltar a Copacabana no dia seguinte.

 

Obrigado e abraços,

 

 

Vítor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola Vcoelho,

 

Eu desci no norte e caminhei ate o sul. O que a galera ai diz é que o sul e mais turistao e o norte é mais tranquilo, com a possibilidade de dormir na casa de um local. Bom, eu achei td turistao! E como estava sozinha achei melhor nao arriscar e durmir em um hostel por la. Paguei meio caro (60 soles) mas fiquei de frente p/ o Titicaca, acordei no meio da noite com a lua no meu quarto refletindo no lago e assiti de camarote o nascer do sol. E ainda nao precisei subir a escalera inca... so desci no outro dia qdo fui pegar o barco.

 

Os barcos p/ a parte sul sao mais baratos q p/ o norte, mas e preciso verificar os horarios. P/ o norte so saem de Copacabana as 8:30... p/ o sul, acredito q saem as 8:30 e as 13:30.

 

P/ voltar p/ Copa, os barcos saem da Ilha as 8:30 dos dois lados... dppois as 13:30 do norte e 15:30 do sul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

As saidas para a Ilha sao sempre de Copacabana. Somente de la vc pode ir ate Puno.

 

Qto a hospedagem, basicamente o norte da Ilha e' mais simples, a populacao local nao permite que extrangeiros comprem um imovel por la para abrir hospedagem, ou seja, la so moram os locais realmente. O servico e' mais simples e o preco mais em conta que o lado sul, com uma infra melhor e precos mais salgados.

Na parte norte tem tambem a opcao de acampar na praia, muita gente faz isso (digo, argentinos na maioria). Eu recomendo a hospedagem do Afonso na parte norte da Ilha. Qdo vc desembarca na parte norte, ela fica no lado esquerdo da praia, uns 50 metros para cima do morro, excelente visual. E a proposta dessa hospedagem e' ser "ecologica" na medida do possivel.

 

Quem for nao deixe de fazer a caminhada super tranquila que liga a parte sul ate a parte norte, indo por cima e com uma vista linda do lago. As ruinas na parte norte tambem valem muito a pena e de maneira alguma pode se perder a oportunidade de conhece las.

 

Abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pessoal

 

Estou meio apertado no tempo pra minha viagem e não queria de jeito nenhum ter que cortar o Titikaka.

Então, gostaria de saber de vcs se o seguinte roteiro é viável:

1) Sair de La Paz para Copacabana no primeiro ônibus disponível

2) Tomar o barco de 13:30 para a ilha.

3) Pernoitar na Ilha e tomar o barco pela manhã de volta (só tem 8:30 a volta?)

4) Tomar o ônibus de 13:30 para La Paz.

5) Tomar o TodoTurismo de 19:30 com destino a Uyuni.

Correria total, mas vcs acham que dá pra fazer?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...