Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cusco e Valle Sagrado

Postado
  • Membros

Prezados,

Estou voltando de minha viagem Peru-Bolívia. Estou inclusive escrevendo da Starbucks do Aeroporto de Lima. Vi em vários guias (inclusive do Viajante Independente, na minha opinião, o melhor) que valia a pena comprar o boleto turístico de Cusco.

Na minha modesta opinião, o boleto não vale de nada. A não ser que haja interesse em museus e obras de arte sobre a história do Peru, o boleto só inclui atrações toscas. As melhores atrações - as ruínas, principalmente Ollantaytambo podem ser vistas pelo lado de fora.

Uma dica: as 4 ruínas ao redor de Cusco (a mais distante 11 km), que são percorridas pelo City Tour (USD 10) podem ser percorridas com um táxi, te deixando na mais longe, ou de bike (alugar em Cusco). Caso haja interesse em entrar nas ruínas, pode-se ficar de butuca e entrar pela saída ou mesmo pelos lados, já que são abertas. Aí é só filar um guia.

Para ir a Ollantaytambo, o melhor jeito é de taxi (50 soles e 1 hora). Só ir pela manhã e entrar pela saída das ruínas - também fazem parte do BOLETO. Caso não haja interesse em dar o balão, do lado de fora também pode-se tirar boas fotos e a própria cidade é interessante e há umas ruínas na entrada. Dá pra perder umas 2 a 3 horinhas lá fácil. De Ollantaytambo, saiem dois trens à noite para Aguas Calientes (um quase 19h e outro às 20:30) e aí não tem jeito porque não tem estrada.

Estou escrevendo isso porque achei este boleto um enganação, já que ainda é necessário pagar para as principais atrações de Cusco, como a Catedral (25 soles) e Qoricancha (10 soles). Pelo preço do boleto (130 soles), vale mais a pena entrar dois dias em Machu Picchu (122 soles), que tem o que fazer.

Entrei em MP às 6:30 da manhã e saí as 16h e ainda tinha muito o que andar e acabei não voltando no dia seguinte porque o ingresso era caro. Lembrando que com carteirinha da ISIC, os preços caem pela metade.

A referência dos preços é outubro/08.

Quem quiser saber mais algo, estou a disposição. Meu roteiro foi Rio-Lima(Aéreo), Lima-2 dias, Lima-Cusco (Aéreo), Cusco-Ollantaytambo(Tour), Ollantaytambo-Aguas Calientes (Trem),Machu Picchu (ônibus),Machu Picchu-Ollantaytambo (trem), Ollantaytambo-Cusco(táxi), Cusco-La Paz-Cusco (Aéreo), Cusco-Lima(Aéreo), Lima-Rio(Aéreo). Preferi fugir do caminho tradicioinal por falta de tempo e também porque comprar os vôos de ida e volta sai o mesmo preço de comprar somente uma perna.

Abraços

Bruno

• Respostas 1.1k
  • Visualizações 285.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Oi Leo Que bom que gostou dos videos, nao to excluindo o city tour mais o passeio em bike achei o maximo, por que e mais pra apreciar a paisagem (tamben tem a cavalo).   As pessoas nem imaginan tu

• Bruno   Eu fiz o Vale Sagrado por agência mesmo, mas antes de ir eu tinha visto esse roteiro independente em um site gringo e tenho guardado aqui. Deixo bem claro que eu não fiz esse trajeto, não s

• Pessoal estou aqui em Cusco e retorno amanhã. Em breve postarei um relato da trip inclusive com a indiada da hidroelétrica haha.

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Elisa, eu sempre tento convencer as pessoas que Cusco não é só Machu Picchu, mas acho que ninguém me escuta ::lol4::

Então aí vão algumas dicas do que fazer em Cusco

1- Plaza de Armas - A praça em si já é linda, ótima pra ficar um tempo só vendo a vida passar. Nas proximidades tem outras praças menores também agradáveis. As praças de Cusco são muito bem cuidadas. Lá também ficam a Catedral e o Convento de São Francisco. Praticamente todas as igrejas de Cusco cobram para entrar, o que eu acho um absurdo. Costumo deixar uma contribuição nas igrejas, mas quando cobram eu me recuso a pagar e não entro. Para não pagar o que você pode fazer é ir no horário da missa. Na Catedral entrei assim, mas se lembre que é uma missa e respeite, não fique passeando pela igreja tirando fotos. A Catedral de Cusco é deslumbrante, acho que a segunda mais bonita que eu já vi, só perde para a Notre Dame de Paris na minha opinião. Na são Francisco eu fui entrar na hora da misssa e tinha uma mulher que ficava na porta tomando conta, quando viu que eu era turista fechou a porta da igreja na minha cara falando que eu tinha que pagar, não dêem dinheiro para esses mercenários, além do mais certamente não é mais bonita que a catedral. Todas as construções ao redor da praça são originais da época colonial.

2- Qorikancha / Convento de Santo Domingo - Já foi um templo inca e uma igreja católica, agora é um "museu" da sua própria arquitetura. O city tour passa por lá e a enrada é pago a parte porque não está no boleto turístico.

3- Muralhas incas - Tem a pedra dos 12 ângulos (Calle Hathunrumiyok) e a pedra do puma (Inka Roq‘a, essa é bem difícil de reconhecer se ninguém te apontar, tem uns vendedores de artesanato por ali que você pode perguntar). Ficam na regão atrás da catedral

4- Museu Inka - fica numa rua atrás da Catedral, Cuesta del Almirante 103. É excelente para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história dos Incas e também dos outros povos que habitaram esta região. O museu exibe desde lendas sobre os deuses, informações sobre a agricultura inca, até cerâmicas muito bem preservadas. Para quem gosta de museu é obrigatório, dá para ficar uma tarde inteira lá porque tem bastante coisa e é bem legal. Para quem não gosta de museu também vale a pena dar uma passada rápida para conhecer um pouco.

5- San Blas - Bairro legal para caminhar um pouco, muitas ladeiras e arquitetura colonial

Dá para fazer isso tudo em 1 dia e uma manhã, aí de tarde faz o city tour.

Postado
  • Membros

A idéia era ficar 2 dias e meio em cusco, incluindo o passeio. Tava pensando mais ou menos assim:

dia 27/04 - chego em cusco de tardezinha, vindo de puno.

dia 28/04 - passeio vale sagrado

de 29/04 a 02/05 - trilha inca

dia 03/05 - passear pela cidade, city tour à tarde

dia 04/05 até 13h (meu vôo de volta é 16h) - passear pela cidade

Eu tenho a opção de ficar um dia a menos no lago titicaca (copacabana e puno = 2 dias e meio) para ficar em cusco. Mas assim, eu não faço questão de ver todas as coisas de cusco. Fico com receio de acabar vendo muita coisa parecida em cusco, e me arrepender.

Postado
  • Membros

Acho que seu cronograma está bom, eu manteria assim. Dá tempo de ver bastante coisa em Cusco dessa maneira

Postado
  • Membros

Eu estou com um dilema parecido.

Chego em Lima dia 17, passo uma tarde e sigo para 3 dias inteiros em Huaraz(18, 19 e 20), pra aclimatar e conhecer a região, com uns passeios bem leves.

Dia 21 eu chego em Lima e pego vôo pra Cuzco chegando às 11h20 da manhã. Tenho o resto do dia em Cuzco.

Dia 22 Vale Sagrado, dormindo em Aguas Calientes.

Dia 23 Machu Pichu, retornando pra Cuzco (que horas? não tenho idéia). E aproveitando o resto do dia/noite.

Dia 24 vou para o Titicaca.

Está apertadinho.

A opção é cortar um dos 3 dias em Huaraz, mas aí perco um passeio por lá...

Será que dou conta de conhecer o essencial de Cuzco no dia 21 e no que restar do dia 23?

=/

Também tenho receio de cortar um dia de várias atividades em Huaraz e região por um dia de marasmo(?) em Cuzco.

Sou fotógrafo, sempre faz diferença a calma e o tempo em algum lugar, mas nessa fiquei bem na dúvida.

Dúvidas mortais.

Postado
  • Membros

Qual é a dúvida sobre Cusco ou sobre o Vale Sagrado?

Postado
  • Membros
Qual é a dúvida sobre Cusco ou sobre o Vale Sagrado?

> > Será que dou conta de conhecer o essencial de Cuzco no dia 21 e no que restar do dia 23?

A experiência de quem já foi, em apontar o que é possível, o que não é, se é pouco, o que vale a pena concentrar...

Postado
  • Membros

Bom, vamos lá algumas muitas duvidas.

1-Chego em Cusco vindo de nasca, no primeiro dia, vou comprar o boleto turístico na parte da tarde faço o city tour, aproveito a noite em cusco.

2- Faço Vale Sagrado e pesso para ficar em Ollantaytambo (acho que é assim que se escreve), bom ai que tá ? Eu compro a passagem do trem lé em para Aguas calientes em Ollantaytambo mesmo ou eu compro em Cusco ? ?

A entrada de Machu picchu compro lá em cusco ou em Aguas calientes ?

Obrigado.

Postado
  • Membros

vazio, dá uma olhada no tópico de Machu Picchu (perguntas e respostas).

A Daliana não conseguiu ir a MP por 2 motivos: o preço absurdo que estão cobrando e a falta de trem para lá.

Eu não sei se está "correndo" o trem Ollantaytambo-Águas Calientes.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

E ai galera, tenho algumas dúvidas sobre Cuzco e região:

1. Quanto custa o tour pra Valle Sagrado? Dá pra comprar na hora, ou é bom ter antecedência?

2. Qual a melhor ruina pra se visitar entre todas disponíveis? Quanto custa aproximadamente?

3. Dá pra chegar à Cusco em ônibus direto, vindo de Puno? Ou tem que pegar um ônibus com paradas?

4. As saídas para Macchu Picchu podem ser em Cusco, ou tem que ser em Aguascalientes? Quanto custa o roteiro para MP mais básico e barato de todos pra 1 dia?

Agradeço à todos que puderem ajudar, abraços.

Postado
  • Membros
E ai galera, tenho algumas dúvidas sobre Cuzco e região:

1. Quanto custa o tour pra Valle Sagrado? Dá pra comprar na hora, ou é bom ter antecedência?

2. Qual a melhor ruina pra se visitar entre todas disponíveis? Quanto custa aproximadamente?

3. Dá pra chegar à Cusco em ônibus direto, vindo de Puno? Ou tem que pegar um ônibus com paradas?

4. As saídas para Macchu Picchu podem ser em Cusco, ou tem que ser em Aguascalientes? Quanto custa o roteiro para MP mais básico e barato de todos pra 1 dia?

Agradeço à todos que puderem ajudar, abraços.

Oi galera!!

Acabei de chegar de MAPI e Cuzco. Vamos por partes:

Não há trem de Cuzco para Aguas Calientes... O trem está saindo somente de Piscacucho, última cidade do Vale Sagrado antes de Águas Calientes. Também é a ultima acessível por carro.

Respondendo ao João:

1- Dá pra comprar na véspera, e custa menos de 70 soles, mais o Boleto Turístico, que dá entrada nos sítios, cerca de 70 soles para estudante.

2- Vá em todas do tour! São espetaculares e com o boleto comprado, vc entra em todas.

3- Dá pra ir de Puno sim. São 10 horas de viagem, direto. Custa cerca de 50 soles.

4- O roteiro pode ter custo variado. Ultimamente tem custado caro pois a procura está alta e não existem muitas vagas nos trens. Paguei 200 dolares por tudo (trem+ticket Machu Picchu+bus para subir Machu Picchu+hospedágem (2 dias)). Como disse no começo: Saídas só de Piscacuchu, por 34 doláres ida + 34 volta.

Abraços.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.