Ir para conteúdo

Bruxelas


Posts Recomendados

  • Membros

Minhas impressões:

Estive em Bruxelas em junho/2011, por 2 dias. Nessas 48h consegui ver mais exemplos de violência e vandalismo do que em 28 anos morando em SP. Fiquei hospedada no hostel "Géneration Europe", ótimo hostel, mas com péssima localização. Fica bem no meio do bairro muçulmano Molenbeek, não é muito longe da estação de metrô, mas o trajeto é bem tenso (e olha que chegamos lá à tarde, meu marido e eu), além de não ser bem sinalizado (nos perdemos 2 vezes, nos deram indicação errada etc). Muitos, muitos muçulmanos jovens, com aquelas jaquetas de gola alta, cabelo batidinho, etc, que ficavam nos encarando e seguindo.

O hostel te expulsa do quarto às 10h, pra limpeza, até as 14h. Não tem opção. Quando saímos do hostel pra conhecer a cidade, vimos um assalto à uma velhinha bem na nossa frente, a menos de 20m da porta do hostel, feito por um desses jovens. Voltamos correndo pro hostel e escondemos todas as nossas coisas de valor sob as roupas, inclusive bolsa, câmera etc. Voltamos pra rua quase tremendo de nervoso.

Passamos o resto do dia na cidade (estava chovendo esse dia - que azar), fomos ao Delirium (esse realmente vale a pena) e, na hora de voltar, uma gangue subiu no metrô onde estávamos. Começaram a atacar as mulheres, bater em algumas passageiras, subir nas paredes do vagão... terrível! E todos os passageiros ficaram paralisados (de novo, a maioria era muçulmana e falava "árabe" ou francês), até que, quase 10min de ataque depois (a gangue não saía do trem), alguém teve a iniciativa de apertar aquele botão de emergência. O trem parou na próxima estação - que era a nossa - e todo mundo desceu, ficando parado na plataforma. Nada de polícia, e a gangue também desceu e ficou lá, destruindo a estação de metrô. Meu marido e eu voltamos pro vagão, tremendo de medo e tentando passar o mais despercebidos possível. O trem voltou a andar e resolvemos "passear" por mais algumas estações, pra dar tempo da gangue se dissipar na nossa estação. Quando voltamos e estávamos saindo da estação, percebemos que a gangue estava toda concentrada na saída que usaríamos, atacando quem passava por ali. Tivemos que dar a volta, sair pelo outro lado (bem longe de onde queríamos) e andar mais de 15min debaixo de chuva forte, cercados por grupinhos de jovens muçulmanos que se abrigavam da chuva sob os toldos do comércio (fechado, mesmo sendo por volta de 16h).

Em resumo: de todas as cidades que visitamos na ocasião (na Holanda, Bélgica e Alemanha), Bruxelas é a única onde preferimos não usar transporte público para ir do hostel à estação de trem no último dia de estadia. Pegamos táxi (nunca fazemos isso).

Podemos ter tido um senhor azar, mas ficamos com uma impressão tão ruim da cidade que não pretendemos voltar.

 

Aos que forem pra lá: pode valer a pena agendar um horário pra comer no restaurante "Cube" da Electrolux, que fica naquele parque perto da sede da União Européia (só soube que precisava marcar horário quando já estava lá - uma pena!): tem uma arquitetura linda e fica sobre os "pórticos" de lá, deve ter uma visão linda do entorno!

Atomium: é caro, muito caro. Até os souvenires são caros. Só andamos em volta dele, não entramos, e eu comprei um "mini-mini" Atomium de souvenir, que me custou 8 euros (e tem uns 4cm de altura).

Delirium: vale a pena, mesmo que vc não goste de cerveja. Meu marido adora e, mesmo assim, não aguentou tomar mais do que 5 doses, de tão alta a graduação alcólica de alguns rótulos de lá (quando fomos eram 2004 diferentes). :)

Grand Place: bonita, mas nada além disso. Achei muito "pra turista". Quando fomos estava recém revitalizada.

Souvenires em geral, na cidade: esses valem a pena! Tem muita variedade e são mais baratos do que em outras cidades da Europa. Apesar de não termos gostado de Bruxelas, foi de lá que trouxemos a maior quantidade de presentinhos e camisetas.

Ótimo lugar pra comprar coisas legais do TinTin. :)

 

É isso, espero que as dicas sejam úteis pra alguém. um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Esse lance de violencia está crescendo na Europa .

Não é racismo e nem preconceito , mas depois que começaram a asilar o pessoal de países em guerra a violência aumentou.

Há uns anos atráz fiz este comentário com um amigo do Afeganistão , a resposta dele foi simples.

Na minha casa no meu país, o brinquedo das crianças é granada,bazuca e outras armas.

Todos os dias temos que brigar por um pedaço de pão ou um pouco de comida.

As vezes passávamos uma semana sem comer por não conseguir sair de casa.

Enfim somos acostumados com guerra é dificil desacostumar.

Explica mas não justifica!

 

Aqui no país onde moro é super pacato , mas coincidentemente ou não , o bairro onde tem maior concentração de Iranianos, Iraquianos, Curdos etc é onde há maior índice de violencia.

 

Leo

se hospedar mais central não tem tanto problema.

 

Uma coisa que me irrita em Bruxelas é só o pessoal das lojinhas de souvenires. Eles acham sempre que o turista quer roubar, portanto não toque nas peças, use a minha tática, chame o vendedor e faça mil perguntas e aponte o que quer mande ele pegar .hehehehehehehhehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...