Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros

Já que o tópico foi revitalizado...

 

Alguém aí sabe me dar informações sobre a trilha pro Couto e pra Pedra do Altar ?

 

Depois de amanhã volto pra lá pra subir essas duas montanhas e se der tempo o Prateleiras...

 

Se alguém tiver a info de onde começa, e quanto tempo é cada trilha, agradeço!

 

 

Abs a todos

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Já que o tópico foi revitalizado...

Alguém aí sabe me dar informações sobre a trilha pro Couto e pra Pedra do Altar ?

Depois de amanhã volto pra lá pra subir essas duas montanhas e se der tempo o Prateleiras...

Se alguém tiver a info de onde começa, e quanto tempo é cada trilha, agradeço!

Abs a todos

 

Eu ia pro Altar da última vez que fui pro Parque, mas o tempo estava ruim e acabamos indo pras Prateleiras mesmo pq era mais fácil... a trilha do Altar é a mesma que a do Agulhas até próximo aquele riozinho (depois de passar a ponte), aí pega pra esquerda e continua, mas eu não sei te passar as infos exatas de cabeça, tem umas pegadinhas e a trilha não é muito bem demarcada.

 

Tenho em casa o Manual de Escaladas de Itatiaia do Eliseu Frechou e Felipe Guimarães (alias, é uma boa aquisição, acho que custa 20 pilas e tem praticamente todas as principais trilhas e vias de escalada do parque), e depois te passo alguns "betas" do Altar que tem lá.

 

Esse guia eu comprei direto com o Eliseu, mas pode adquirir pela net tbm: http://www.montanhar.com.br/livraria_interna.html

 

O Couto é mais tranquilo de chegar, fui lá já faz uns anos, mas tava chovendo tanto que não lembro de nenhuma referência visual da trilha, fui só seguindo o cara da frente o tempo todo (muita neblina) até chegar ao topo e poder apreciar uma belissima... neblina! Não vimos nada lá em cima por causa do mal tempo. E tomamos uma chuva na volta que foi pho.da... hehe. Depois da portaria vc pega pro lado da estação de Furnas que tem lá... tbm te passo essas infos certinhas depois que pegar o Manual ok.

 

Pra quem curte ir pro Parque com frequencia, recomendo comprar esse Manual de Escaladas, tem o croqui das vias pra quem curte e tbm as trilhas/trekkings. E alem disso, dá uma força pro mercado de livros de montanhismo em geral e prestigiar os autores, já que dá um baita trampo publicar um guia desses.

 

abs!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O Couto é facilimo ,em 3 horas vai e volta.

 

Passe a cancela ,va ate a frente no estacionamento avise o guarda de Furnas(tem uma casa lá) que esta subindo.

Suba a estradinha de asfalto,lá em cima antes da antena grande olhe a direita e vera o começo da trilha super batida.Até o mirante dá uns 15 minutos com belo visual da Serra Fina,Voce vai passar bem a frente das vias de escalada,vá seguindo até chegar a Anteninha no plato ,de lá até o topo é bico.

Alias o visual do Couto é o melhor,dá para ver toda a trilha até Prateleiras,o Paredão das Andorinhas,Asa de Hermes,Agulhas ,Altar,Pedra do Sino.

 

 

 

 

 

http://www.flickr.com/photos/10916806@N07/

 

abç

Link para o comentário
  • Membros de Honra

No site do CEU Brasil vc encontra a carta topografica com varias trilhas plotadas do PNI.

Levando uma bussola, dá p/ se orientar tranquilamente pela carta.

 

http://ceubrasil.org.br/

 

 

Abcs

 

 

Já que o tópico foi revitalizado...

 

Alguém aí sabe me dar informações sobre a trilha pro Couto e pra Pedra do Altar ?

 

Depois de amanhã volto pra lá pra subir essas duas montanhas e se der tempo o Prateleiras...

 

Se alguém tiver a info de onde começa, e quanto tempo é cada trilha, agradeço!

 

 

Abs a todos

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Não sei se ainda dá tempo, mas vão as infos do Altar:

 

Do Rebouças, pegue a mesma trilha pro Agulhas, bifurcando à esq logo após a ponte pensil e em seguida esq novamente, após uma subida forte e um pequeno trecho horizontal pela colina, vc chegará ao ultimo pto de água e logo após um descampado onde devera seguir pela esq e logo avistará o Altar.

 

O Couto nao tem erro, o Augusto já passou os betas. Não deixe de avisar o funcionário de Furnas ok!

 

abs!

Link para o comentário
  • Membros

Valeu pelas dicas todos!

 

Deu tempo sim, só parto hj no final da noite, vou fazer um bivaque na praça de Itamonte e de lá pego um táxi pra subir até o Parque.

Daí pra frente é só felicidade!

 

Augusto, eu tenho bússola digital no meu relógio! Valeu a dica da carta, peguei hj e já está impressa.

 

Abraços!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...