Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

pessoal, visitei o parque ontem. Estava bem movimentado, vários visitantes de 1 dia e uma galera acampada.

estava um dia ensolarado, lindo, mas mto frio. As poças d'água congeladas e mto gelo às margens das trilhas. Na volta, por volta das 16h, ainda havia bastante gelo s/ derreter nos trecho onde nao havia incidencia d sol.

o site do PNI mostrava probabilidade d neve na semana passada, ainda q bem baixa, pois a neve na região não é comum, mas já houve registros de neve.

 

a estrada está bem melhor e continua a ser melhorada c/ ampliação dos trechos concretados. Da Garganta do Registro até a portaria esta bem acessível, mas ainda tem um trechinho ou outro q precisa tomar + cuidado e q 1 carro bem baixo pode dar uma raspada, mas não tem + aquelas pedras enormes brotando da estrada. Essas só permanecem no trecho do primeiro estacionamento (perto da portaria) ao abrigo Rebouças. Se tem 1 carro baixo ou mto amor a ele, sugiro deixar no estacionamento perto da portaria e seguir a pé o resto da estradinha.

 

parece-me q aumentaram o numero d funcionários. Há 1 controle na portaria e há horários limites p/ inicio das trilhas. Dependendo do horario q chegar, nao conseguirá autorização p/ fazer as trilhas + longas/difíceis. Costuma ter pontos de controle no meio das trilhas tb q te restringem o acesso dependendo do horário.

 

Fiz a Trilha Asa de Hermes e assinei o livro. Tem só 1 trecho final d escalaminhada, mas é + leve q as Prateleiras. Não cheguei na ponta da asa, por assim dizer. P/ chegar lá, acho q precisa d um pouquinho + do q escalaminhada, acho q já um tipo d escalada, embora o paredão nao seja alto. Tem 1 grampo lá em cima p/ prender as cordas e encontramos uns meninos c/ equipamento escalando. Passamos ao lado do paredão das Agulhas Negras (à direita), no meio o visual do vale do Aiuruoca é bem legal e dá p/ ver o Pico do Papagaio em Aiuruoca laaaá longe, do lado esquerdo tem um formação q lembra um pouco as Ag. N egras, mas é menor.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nilton, legal a foto, o pessoal do meu grupo fez algumas fotos assim tb, dos meninos q estavam escalando por lá.

na foto, dá p/ ver o carinha assinando o livro. Ainda bem q o livro fica aí embaixo, pois se ficasse em cima eu nao assinaria ::lol4::

 

venta p/ danar ali por ali, aí é hora d voltar a por as blusas ::Cold::

 

alguns coments:

Passei pela estrada e nem reparei no Alsene. A construção foi demolida?

Qdo passei por lá no ano retrasado, o Alsene estava fechado, mas a construção continuava em pé.

 

esqueci de comentar, mas vi algumas placas de sinalização no meio da trilha que parecem novas. A bifurcação da trilha Pedra do Altar/Cachoeira do Aiuruoca e da trilha Asa de Hermes estava com placa indicativa. Entretanto a orientação s/ guia não é obvia dentro do parque. Todas as trilhas q requerem uma "escalaminhada" sao + complicadas, pois os trechos pelas pedras nao ficam demarcados. Há vários percursos possíveis, alguns + faceis, outros + dificeis/perigosos.

 

Por exemplo, para a Asa de Hermes, o trecho inicial (comum as trilhas das AN, Pedra do altar e Cachoeira do Aiuruoca) está bem batida pelas passagem das pessoas, mas depois o caminho é menos obvio, pois acho q nao tem mto trânsito por lá. No final, tem alguns totens sinalizando o trecho q vai pelas pedras, o q ajuda um pouco.

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra
Bom dia!!! Quero ir ao parque Itatiaia com meus filhos, 13 e 11 anos e ficar no Abrigo. É possível ir de ônibus? Tem vãs que circulam dentro do parque?

 

Ola

 

Ir de onibus é muito trampo ! Voce vai descer na garganta do registro e vai subir como ate a parte alta? E ainda tem o 3 km da guarita ate o abrigo .

Ou vai de carro ou com uma agencia que providenciaria transporte.E vai precisar de guia tbm.

 

abç

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ola Luciane.

 

P/ quem não está de carro, eu acho que a melhor opção é seguir de táxi até a parte alta do PNI, saindo de Itamonte ou de Itanhandu.

Me cobraram uma vez (taxista Marquinhos) $50,00 saindo de Itamonte e me deixando ao lado da antiga Pousada Alsene, pouco antes da portaria da parte alta.

O fone dele é esse: (35) 9113-1214

 

Existem também outras opções.

- Vitão: (35) 9113-0981;

- Zé: (35) 9183-5626;

- Sr. Samuel (35) 9113-1700;

- Carlinhos: (35) 9109-1185;

- Zezinho: (35) 9113-0745;

- Maú: (35) 9216-4793;

 

Ao chegar na portaria da parte alta, ainda tem um trecho muito bonito até o Abrigo Rebouças, que vale a pena fazer a pé.

 

Para fazer a Reserva do Abrigo, segue o link:

http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/reservas.html

Boa sorte, porque a procura é grande.

 

Na parte baixa existe uma linha de onibus que chega até o centro de visitantes do PN e com poucos horários.

Se informe com eles.

Porém as principais atrações dessa parte do PN são cachoeiras e poções.

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros
Ola Luciane.

 

P/ quem não está de carro, eu acho que a melhor opção é seguir de táxi até a parte alta do PNI, saindo de Itamonte ou de Itanhandu.

Me cobraram uma vez (taxista Marquinhos) $50,00 saindo de Itamonte e me deixando ao lado da antiga Pousada Alsene, pouco antes da portaria da parte alta.

O fone dele é esse: (35) 9113-1214

 

Existem também outras opções.

- Vitão: (35) 9113-0981;

- Zé: (35) 9183-5626;

- Sr. Samuel (35) 9113-1700;

- Carlinhos: (35) 9109-1185;

- Zezinho: (35) 9113-0745;

- Maú: (35) 9216-4793;

 

Ao chegar na portaria da parte alta, ainda tem um trecho muito bonito até o Abrigo Rebouças, que vale a pena fazer a pé.

 

Para fazer a Reserva do Abrigo, segue o link:

http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/reservas.html

Boa sorte, porque a procura é grande.

 

Na parte baixa existe uma linha de onibus que chega até o centro de visitantes do PN e com poucos horários.

Se informe com eles.

Porém as principais atrações dessa parte do PN são cachoeiras e poções.

 

 

Abcs

oi Augusto meu nome e ricardo e to querendo ir da parte alta do pni para a parte baixa mas de nike. Acha possível. Obrigada pela ajuda
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Blz Ricardo.

 

De NIKE, eu sei que vc consegue.

É uma boa marca de tenis, mas não é recomendavel.

Prefiro as botas ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

Mas se for de BIKE, pode esquecer.

A maioria dos Parques Nacionais proibem o acesso de bike. E o Itatiaia é um deles.

Só na caminhada mesmo.

Tenho o relato dessa travessia da parte alta p/ parte baixa.

travessias-da-serra-negra-e-rui-braga-juntas-de-maromba-ate-a-parte-baixa-do-pn-do-itatiaia-t46430.html

 

 

Abcs

 

 

oi Augusto meu nome e ricardo e to querendo ir da parte alta do pni para a parte baixa mas de nike. Acha possível. Obrigada pela ajuda
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...