Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional do Itatiaia

Featured Replies

Postado
  • Membros

pessoal, visitei o parque ontem. Estava bem movimentado, vários visitantes de 1 dia e uma galera acampada.

estava um dia ensolarado, lindo, mas mto frio. As poças d'água congeladas e mto gelo às margens das trilhas. Na volta, por volta das 16h, ainda havia bastante gelo s/ derreter nos trecho onde nao havia incidencia d sol.

o site do PNI mostrava probabilidade d neve na semana passada, ainda q bem baixa, pois a neve na região não é comum, mas já houve registros de neve.

a estrada está bem melhor e continua a ser melhorada c/ ampliação dos trechos concretados. Da Garganta do Registro até a portaria esta bem acessível, mas ainda tem um trechinho ou outro q precisa tomar + cuidado e q 1 carro bem baixo pode dar uma raspada, mas não tem + aquelas pedras enormes brotando da estrada. Essas só permanecem no trecho do primeiro estacionamento (perto da portaria) ao abrigo Rebouças. Se tem 1 carro baixo ou mto amor a ele, sugiro deixar no estacionamento perto da portaria e seguir a pé o resto da estradinha.

parece-me q aumentaram o numero d funcionários. Há 1 controle na portaria e há horários limites p/ inicio das trilhas. Dependendo do horario q chegar, nao conseguirá autorização p/ fazer as trilhas + longas/difíceis. Costuma ter pontos de controle no meio das trilhas tb q te restringem o acesso dependendo do horário.

Fiz a Trilha Asa de Hermes e assinei o livro. Tem só 1 trecho final d escalaminhada, mas é + leve q as Prateleiras. Não cheguei na ponta da asa, por assim dizer. P/ chegar lá, acho q precisa d um pouquinho + do q escalaminhada, acho q já um tipo d escalada, embora o paredão nao seja alto. Tem 1 grampo lá em cima p/ prender as cordas e encontramos uns meninos c/ equipamento escalando. Passamos ao lado do paredão das Agulhas Negras (à direita), no meio o visual do vale do Aiuruoca é bem legal e dá p/ ver o Pico do Papagaio em Aiuruoca laaaá longe, do lado esquerdo tem um formação q lembra um pouco as Ag. N egras, mas é menor.

• Respostas 247
  • Visualizações 104.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Fui agora em maio de 2016 e achei muito legal. Mas, atenção!, privilegie a parte alta do parque, próxima a Itamonte-MG. A área perto de Itatiaia-RJ, ainda que muito boa, não chega nem perto da parte a

• tiagokxuera
    tiagokxuera

Pessoal, nessa época, o parque esta lotaaado. E a portaria é uma bagunça. Ninguém entende nada do que esta acontecendo, sério. Não imaginava tamanha desordem... ãã2::'> É bom arrumar um guia que

Posted Images

Postado
  • Membros

Naomi

Esse paredão das Agulhas tem a chegada da famosa Travessia Longitudinal , um rapelzão.Da para subir por ai tb , foi onde encontrei um pequeno grupo liderado pelo Paulo Zican - um dos "Dinossauros" que conhece tudo por lá.

598da5eda28e7_PNI2013-AsaHermes(6).jpg.35b731bdf5e45173ff8460b005e92740.jpg

Postado
  • Membros

Nilton, legal a foto, o pessoal do meu grupo fez algumas fotos assim tb, dos meninos q estavam escalando por lá.

na foto, dá p/ ver o carinha assinando o livro. Ainda bem q o livro fica aí embaixo, pois se ficasse em cima eu nao assinaria ::lol4::

venta p/ danar ali por ali, aí é hora d voltar a por as blusas ::Cold::

alguns coments:

Passei pela estrada e nem reparei no Alsene. A construção foi demolida?

Qdo passei por lá no ano retrasado, o Alsene estava fechado, mas a construção continuava em pé.

esqueci de comentar, mas vi algumas placas de sinalização no meio da trilha que parecem novas. A bifurcação da trilha Pedra do Altar/Cachoeira do Aiuruoca e da trilha Asa de Hermes estava com placa indicativa. Entretanto a orientação s/ guia não é obvia dentro do parque. Todas as trilhas q requerem uma "escalaminhada" sao + complicadas, pois os trechos pelas pedras nao ficam demarcados. Há vários percursos possíveis, alguns + faceis, outros + dificeis/perigosos.

Por exemplo, para a Asa de Hermes, o trecho inicial (comum as trilhas das AN, Pedra do altar e Cachoeira do Aiuruoca) está bem batida pelas passagem das pessoas, mas depois o caminho é menos obvio, pois acho q nao tem mto trânsito por lá. No final, tem alguns totens sinalizando o trecho q vai pelas pedras, o q ajuda um pouco.

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Bom dia!!! Quero ir ao parque Itatiaia com meus filhos, 13 e 11 anos e ficar no Abrigo. É possível ir de ônibus? Tem vãs que circulam dentro do parque?

Postado
  • Membros
Bom dia!!! Quero ir ao parque Itatiaia com meus filhos, 13 e 11 anos e ficar no Abrigo. É possível ir de ônibus? Tem vãs que circulam dentro do parque?

Ola

Ir de onibus é muito trampo ! Voce vai descer na garganta do registro e vai subir como ate a parte alta? E ainda tem o 3 km da guarita ate o abrigo .

Ou vai de carro ou com uma agencia que providenciaria transporte.E vai precisar de guia tbm.

abç

Postado
  • Membros

Ola Luciane.

P/ quem não está de carro, eu acho que a melhor opção é seguir de táxi até a parte alta do PNI, saindo de Itamonte ou de Itanhandu.

Me cobraram uma vez (taxista Marquinhos) $50,00 saindo de Itamonte e me deixando ao lado da antiga Pousada Alsene, pouco antes da portaria da parte alta.

O fone dele é esse: (35) 9113-1214

Existem também outras opções.

- Vitão: (35) 9113-0981;

- Zé: (35) 9183-5626;

- Sr. Samuel (35) 9113-1700;

- Carlinhos: (35) 9109-1185;

- Zezinho: (35) 9113-0745;

- Maú: (35) 9216-4793;

Ao chegar na portaria da parte alta, ainda tem um trecho muito bonito até o Abrigo Rebouças, que vale a pena fazer a pé.

Para fazer a Reserva do Abrigo, segue o link:

http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/reservas.html

Boa sorte, porque a procura é grande.

Na parte baixa existe uma linha de onibus que chega até o centro de visitantes do PN e com poucos horários.

Se informe com eles.

Porém as principais atrações dessa parte do PN são cachoeiras e poções.

Abcs

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Alguém indo na Páscoa?

Devo fazer dois dias de bate e volta no parque (parte baixa).

Postado
  • Membros
Ola Luciane.

P/ quem não está de carro, eu acho que a melhor opção é seguir de táxi até a parte alta do PNI, saindo de Itamonte ou de Itanhandu.

Me cobraram uma vez (taxista Marquinhos) $50,00 saindo de Itamonte e me deixando ao lado da antiga Pousada Alsene, pouco antes da portaria da parte alta.

O fone dele é esse: (35) 9113-1214

Existem também outras opções.

- Vitão: (35) 9113-0981;

- Zé: (35) 9183-5626;

- Sr. Samuel (35) 9113-1700;

- Carlinhos: (35) 9109-1185;

- Zezinho: (35) 9113-0745;

- Maú: (35) 9216-4793;

Ao chegar na portaria da parte alta, ainda tem um trecho muito bonito até o Abrigo Rebouças, que vale a pena fazer a pé.

Para fazer a Reserva do Abrigo, segue o link:

http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/reservas.html

Boa sorte, porque a procura é grande.

Na parte baixa existe uma linha de onibus que chega até o centro de visitantes do PN e com poucos horários.

Se informe com eles.

Porém as principais atrações dessa parte do PN são cachoeiras e poções.

Abcs

oi Augusto meu nome e ricardo e to querendo ir da parte alta do pni para a parte baixa mas de nike. Acha possível. Obrigada pela ajuda
Postado
  • Membros

Blz Ricardo.

De NIKE, eu sei que vc consegue.

É uma boa marca de tenis, mas não é recomendavel.

Prefiro as botas ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Mas se for de BIKE, pode esquecer.

A maioria dos Parques Nacionais proibem o acesso de bike. E o Itatiaia é um deles.

Só na caminhada mesmo.

Tenho o relato dessa travessia da parte alta p/ parte baixa.

travessias-da-serra-negra-e-rui-braga-juntas-de-maromba-ate-a-parte-baixa-do-pn-do-itatiaia-t46430.html

Abcs

oi Augusto meu nome e ricardo e to querendo ir da parte alta do pni para a parte baixa mas de nike. Acha possível. Obrigada pela ajuda

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.