Ir para conteúdo

Itália - Rotas e Meios de Transporte


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fica melhor assim mesmo. Melhor ainda é se vocÊ puder voar diretamente para Florença, ou até mesmo para Veneza, deixando Roma para o final da viagem.

 

De todo modo, a sugestão de jogar Roma para o final já se justifica porque é uma cidade menos dependente do clima, ao passo que as demais se beneficiariam de visitá-las ainda em setembro. Na primeira semana de outubro o tempo já começou a virar quando estivemos na Itália.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 876
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá,

 

De tudo que eu li sobre meios de transporte na Itália ficou ainda uma dúvida. Sobre passagens de trem de alta velocidade, comprados no Brasil via internet, pelo site da trenitália, o e-ticket enviado é o suficiente para ser apresentado no momento do embarque? Ou ele deverá ser trocado antes na bilheteria? Essa dúvida vale para outros bilhetes comprados pela internet: roma pass, entrada para museus, etc. O e-ticket é o bilhete final ou precisa ser trocado?

 

 

Valeu

 

Dérien

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Derien,

 

Para os trens rápidos só o ticket impresso serve, acabei de voltar da Itália e também fui meio receoso com esse procedimento mas deu tudo certo. Quando o funcionário vem conferir as passagens é só apresentar o papel que eles conferem o número numa máquina e já era.

 

Fique esperto só com o destino que vem escrito no papel, eu por exemplo comprei um trecho de Veneza para Verona mas quando cheguei na estação conferi o painel e estava o número do meu trem com um destino diferente (Bolonha se não me engano), perguntei para um funcionário e ele me disse que o destino do painel é o final e minha parada era no meio do caminho.

 

E outra coisa, é comum encontrar pessoas sentadas no lugar que vc reservou, aconteceu comigo duas vezes e vi mais umas tantas acontecerem, mas é só pedir que as pessoas cedem o lugar e vão para outro. Não sei como eles viajam assim sem pagar ou sei lá, pois todas as vezes que andei de trem cobraram meu ticket e vi um tiozinho desses que ficavam pulando de cadeira em cadeira ser multado por não estar com o ticket válido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
Derien,

 

Para os trens rápidos só o ticket impresso serve, acabei de voltar da Itália e também fui meio receoso com esse procedimento mas deu tudo certo. Quando o funcionário vem conferir as passagens é só apresentar o papel que eles conferem o número numa máquina e já era.

 

Fique esperto só com o destino que vem escrito no papel, eu por exemplo comprei um trecho de Veneza para Verona mas quando cheguei na estação conferi o painel e estava o número do meu trem com um destino diferente (Bolonha se não me engano), perguntei para um funcionário e ele me disse que o destino do painel é o final e minha parada era no meio do caminho.

 

E outra coisa, é comum encontrar pessoas sentadas no lugar que vc reservou, aconteceu comigo duas vezes e vi mais umas tantas acontecerem, mas é só pedir que as pessoas cedem o lugar e vão para outro. Não sei como eles viajam assim sem pagar ou sei lá, pois todas as vezes que andei de trem cobraram meu ticket e vi um tiozinho desses que ficavam pulando de cadeira em cadeira ser multado por não estar com o ticket válido.

 

Dérien,

 

Uma dica MUITO importante: quando você compra passagem de trem, SEMPRE verifique o nome do trem.

Um amigo comprou uma passagem de trem na hora, nas máquinas automáticas, para um trem regionale, e viu só o horário que partia o trem. Resultado: pegou o trem errado e andou uns 200km na direção contrária =(

 

Vendo o nome do trem (ex: Treno: 2023 Regionale Veloce), tu nunca vai errar, porque muitas vezes aonde tu desce não é a estação final, daí fica sempre aquela dúvida se é realmente o lugar certo, além de que as vezes os trens mudam de binario de uma hora pra outra.

 

Sim, o e-ticket serve. Porém se tu imprimir só o e-mail que vem antes, eles podem ser chatos e não aceitar. O melhor e o correto é imprimir o e-ticket que é enviado um pouco depois pro teu e-mail (ele tem um QR code).

Mas eu nunca tive problemas aqui. Sempre deixo uma cópia no celular, caso perca o papel ou algo parecido (o seguro morreu de velho!). Uma vez só tinha no celular, porque não consegui imprimir na estação. O fiscal viu e aceitou tranquilamente ver no celular.

 

Bilhetes dos Freccia (trens rápidos): É melhor comprar na internet. Tu imprime o e-ticket e pronto! O bom é que ele já vem validado. Só mostrar pro fiscal quando ele passar. Bilhetes de Freccia podem ser reembolsados ou trocar a data, porém tu precisa comprar um bilhete diferente (bilhete Base, Economy e Super Economy)

 

Regionale (mais lentos e pra distâncias menores): A flexibilidade deles é ótima. Ele vale a partir de 2 meses após a data da compra, e tem que ser validado antes de subir no trem.

Como o preço deles é sempre igual e tu não precisa comprar antes, porque eles sempre estão a venda, além de nunca esgotar, vale muito a pena comprar nas máquinas automáticas da estação (que por sinal são ótimas, e aceitam VTM ou dinheiro). Se tu comprar pela internet tu não pode alterar a data.

 

Qualquer coisa só perguntar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Bom dia!

 

Estou com algumas dúvidas sobre o aluguel de carro para fazer Roma a Florença (parando 3 dias na Toscana):

 

1- As ZTL são regiões ou ruas específicas? Já procurei mapas no google mas não entendi pq só vejo regiões A, B, C...

 

2- Queria saber o melhor local para retirar o carro em Roma, e devolver em Florença. Em Roma, vou ficar hospedada no Prati (perto do Vaticano) e por lá tem alguns pontos de retirada. Devo alugar por lá ou na Termini, em função das ZTL? Em Florença, vou ficar no centro, perto da estação SMN e tem uns pontos de entrega por lá, mas fiquei com medo das multas. Devo entregar fora do centro histórico? O ruim é que vou estar com malas. Será que tem algum percurso para o centro que não entre na ZTL?

 

3- Alguém já alugou pela Autoeurope? Ele me deu um orçamento da Europcar bem abaixo do que a cotação que fiz no site da europcar. É assim mesmo?

 

4- O seguro para terceiros só dá pra fazer lá na hr? Não aparece no site?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marim,

 

1, ZTL são regiões, normalmente o centro histórico (zona A) e algumas outras zonas de pedestres. Recomendo a leitura, para entender:

 

http://en.comune.fi.it/mobility/driving.html

 

http://www.florence-on-line.com/maps-of-florence/florence-driving-map-ztl.html

 

Sugiro também que aprenda em italiano o vocabulário específico para trânsito, pode ajudar na hora.

 

2, não sei informar.

 

3, há no fórum quem tenha alugado e é normal, sim, haver taxas menores do que as encontradas nos sites das cias. Experimente também selecionar como país lá em cima "Europe" e as taxas às vezes aparecem ainda menores.

 

4 - isso depende da empresa, a Autoeurope é um intermediário. Mande um e-mail para eles e pergunte se você já pode fazer isso desde já, os orçamentos são negociáveis. Aliás, há relatos aqui de quem recusou o orçamento original e conseguiu descontos ainda maiores com a Autoeurope.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Marim,

 

1, ZTL são regiões, normalmente o centro histórico (zona A) e algumas outras zonas de pedestres. Recomendo a leitura, para entender:

 

http://en.comune.fi.it/mobility/driving.html

 

http://www.florence-on-line.com/maps-of-florence/florence-driving-map-ztl.html

 

Sugiro também que aprenda em italiano o vocabulário específico para trânsito, pode ajudar na hora.

 

2, não sei informar.

 

3, há no fórum quem tenha alugado e é normal, sim, haver taxas menores do que as encontradas nos sites das cias. Experimente também selecionar como país lá em cima "Europe" e as taxas às vezes aparecem ainda menores.

 

4 - isso depende da empresa, a Autoeurope é um intermediário. Mande um e-mail para eles e pergunte se você já pode fazer isso desde já, os orçamentos são negociáveis. Aliás, há relatos aqui de quem recusou o orçamento original e conseguiu descontos ainda maiores com a Autoeurope.

 

 

Marcos, vc sabe se tem algum problema se, pelo autoeurope, eu selecionar a opção como se eu fosse dos EUA? Pq qdo boto que sou do Brasil não está aparecendo as opções de aluguel pela hertz. Se colocar EUA aparece mais opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...