Ir para conteúdo

São Joaquim e Urubici


Posts Recomendados

  • Membros

Déia

 

Tu pode fazer assim: no dia que tu for de Caxias pra lá conhece a Serra do Rio do Rasto, e no dia de voltar desce pela Serra do Corvo Branco pois o Refúgio Rio Canoas é próximo à esta Serra. A não ser que tu não vá voltar pela BR 101. Descendo pelo Corvo Branco tu passará por Gravatal e chegará na 101 em Tubarão.

E quanto à trilha do Espraiado tem que reservar o dia inteiro pois lá se vão umas 7 ou 8 horas entre ir, curtir e voltar. E a subida é forte.

No mais teu roteiro tá bem legal.

 

Abraço e boas trips!

 

Marcelo Juká

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 323
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Deia,

 

eu nao estava d carro, entao fiquei no centro, mas o Rio Canoas parece lindo!

eu vi umas fotos, a paisagem deve ser maravilhosa, quase um passeio ficar por lá msm.

 

provavel/te fica + facil fechar c/ eles, mas se quiser ver preços/opções eu coloquei os contatos de várias agencias nos posts anteriores. Eu recomendo a Graxaim e o Dani do Terras do Sul, pois fui c/ eles. Vc pode ver c/ o Iran tb, a gente nao foi c/ ele, pois acho q ele nao oferece transporte, q nao é o teu caso.

 

qto a logistica da ida e da volta (ir e voltar por determinada serra) eu nao posso ajudar mto, mas veja as sugestões do Marcelo.

 

qto ao roteiro tá mto bom.

 

inscriçoes rupestres é rapido, ohar, tirar foto, nao espere nada espetacular em termos d inscriçoes, eu gostei + da paisagem em torno, macieiras, visual da serra e cachoeira do avencl ao longe.

mirante é bem rapido tb, tem visual da cidade.

cachoeira do avencal, vc chega por cima e tem uns 2 mirantes p/ tirar foto, é legal. Só demora mais se quiser ir a parte baixa da cachoeira (nao sei te informar, pois só fui na parte de cima)

 

só 1 observação: as 3 atrações acima ficam na direção oposta da pedra furada. Como vc estará de carro, nao é problema, mas vc terá q voltar da trilha, ir até a cidade e de lá partir as atrações, q distam cerca d 6 km do centro.

Meu conselho é: comece sempre o dia bem cedo q ele "rende" +

 

a cachoeira veu d noiva fica no caminho p/ o morro da igreja, mas me disseram q nao é mto legal, q tá mto "urbana". Nao sei dizer, pois nao fui lá p/ conferir.

 

vou procurar os links d uns mapas da região, ajuda a se localizar.

 

disseram q a trilha nascentes do rio pelotas é mto legal, mas acho q fica pesado vc incluir + 1 trilha, a menos q trocasse a programação do ultimo dia.

 

boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Nanci!

To indo amanha pra lá, e já entrei em contato com o Sérgio da Graxaim pra fazer a Pedra Furada!

Eu vi a tua dica das agencias, já estavam anotadas!

 

Dessa vez eu vou fazer apenas o que está programado mesmo, as demais atraçoes vou deixar para uma proxima, afinal eu rpetendo voltar certo pra Urubici, e olha que nem fui ainda, hehehe!!!

 

Quero ver se rola um por do sol do mirante, entao vou tentar deixar pra fazer no final do dia. E a cachoeira pretendo fazer por cima e por baixo, já que é uma caminhada de 300 metros apenas pra chegar nela por baixo!

 

Obrigada pelas dicas!

 

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

• Gostei muito do suco de maçã. Nunca tinha tomado, antes d ir p la. Não sei se existem outras marcas, mas experimentei o da Sanjo de São Joaquim.

• Outro produto regional é o mel de Bracatinga, mais escuro e menos doce do que o de néctar floral. Não experimentei, mas dizem q é mto bom.

 

Como ia voltar de bus e avião e ainda tinha mais uns dias de férias à frente, eu fiquei c/ medo d colocar vidro na mala e quebrar, mas vc q estará d carro poderá encher o porta mala de suco de maçã ;)

Se te interessar, disseram que tem uma distribuidora de bebidas perto do farol (do outro lado do posto de gasolina do Bairro Esquina) q vende esse suco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Oi Galera

Depois de ler todo o tópico e pesquisar muito cheguei em um roteiro final e gostaria da opioniao de voces:

Quinta: Saio de Caxias do Sul cedo e faço a serra do rio do rastro. Se der tempo visito cachoeira do Avencal nesse mesmo dia.

Sexta: Trilha do canion espraiado (a pé) e serra do Corvo Branco (de carro)

Sábado: Morro da Igreja com trilha da pedra furada (guia já contratado) + inscriçoes rupestres / mirante / igreja

Domingo: morro do campestre e arroio do engenho + volta pra casa.

 

To em duvida se dá tempo de fazer o espraiado + corvo branco no mesmo dia, porque nao sei quanto tempo é de trilha, só consegui ver que sao 9 Km, estou calculando +/- 6 horas de trilha. Para descer a serra sao 30 Km, estou calculando 1 hora pra ir e 1 hora pra voltar.

 

Valeu!

 

Olá Déia!

 

Ótimo roteiro!

Tá meio em cima do laço, mas mudaria, entretanto, a ordem de uma atração pela praticidade e adequação:

 

:: As inscrições rupestres ficam no caminho entre a Cascata do Avencal e o "centro" de Urubici, então é perfeitamente possível de fazê-las no primeiro dia, depois de passar pela Cascata do Avencal, desde que tu saia mesmo bem cedo de Caxias. Tu não gastará mais do que 1 hora ali pois é um sítio pequeno, com a vantagem que no final do dia terá o sol iluminando os paredões... Assim fica com o sábado um pouco mais tranquilo e não perde tempo com novos deslocamentos.

 

No mais, boa trip e aproveite! Não esqueça de nos contar depois!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Naomi!

 

Exatamente! E o pessoal que foi abordado no feriado de 7/set fazendo "por conta" a Trilha da Pedra Furada era de Curitiba, conhecidos meus inclusive. E olhe que já estavam avisados... Na verdade foram 'vítimas', de certa forma, da confusão gerada pela informação conflitante entre a recente Portaria (que dispensou a 'obrigatoriedade' de guias) e as informações "corretas". Como disse a Naomi, este conflito de informação gera dúvidas no pessoal, o que acaba dando nisso. ::putz::

Grande abraço!

 

mandei e-mail p/ o pessoal do parque. O Michel disse q ia verificar o conteudo do site. Ele nao falou nada em relação à portaria, mas suponho q seja mais dificil d alterar, um processo + burocratico. Mesmo por que a portaria nao esta errada, gera confusões talvez, mas nao errada. Poderia ser melhorada

 

qto + claras as informações, menores as chances d incidentes como esse.

 

 

Boa! Se eles arrumarem no site do PARNA, fazendo o devido alerta, já é um grande caminho.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi pessoal!

Cheguei hoje de um feriado de 4 dias maravilhoso em Urubici! Nao segui o roteiro acima apesar de ter feito todas as coisas menos o Espraiado porque o tempo nao ajudou no dia! Vou escrever o relato amanha!

 

Quanto a questao da obrigatoriedade de guia para fazer a trilha da Pedra Furada: fiz a trilha e conversando com o guia ele me passou a informação de que é possivel sim fazer sem guia, porem é preciso pedir autorizacao com no minimo 15 dias de antecedência ao Sindacta e comprovar experiencia em trekking. Ou seja, muita burocracia para meio que forcar a fazer a trilha com guia, o que nao acho totalmente incorreto, por se tratar de um area militar!

Bom e isso, obrigada mesmo a todos que deram pitaco ai no meu roteiro!

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá mochileiros!!!

Passei pra deixar um breve registro de minha passagem pela região e espero q possa contribuir com alguém.

Começando pela Pousada das Flores, onde me hospedei em Urubici, nada a reclamar. Fui bem atendida, quarto limpo, arrumado e roupas de banho trocadas diariamente. Café da manhã com mtas opções de doces (bolos, biscoitos) e salgados (pães, roscas, pão de queijo), suco natural, etc.

A agência q fechei os pacotes p/ os passeios tbém não deixou nada a desejar! Foi a Serra Sul Ecoturismo. A Débora e o José Marcos foram mto atenciosos em todo momento. O José Marcos foi guia, motorista e fotógrafo durante a visita aos pontos turísticos, onde tive a liberdade de ficar o tempo q quisesse. Os passeios foram exclusivos, só eu e meu namorado. Vantagens de se viajar fora de alta temporada! Não tive mta sorte na visita as Serras do Corvo Branco e Rio do Rastro, a neblina e chuva atrapalharam. Apesar disso, foi mto bom!

Qnto a gastronomia... a Taberna ficou fechada durante a semana q eu estava por lá. Mas eu dei sorte!!! O proprietário da pousada (Marcus Zilli) preparou pratos maravilhosos e fiquei por lá mesmo. Tbém experimentei o vinho q ele produz, o Serra do Sol (carbenet + merlot) e ainda trouxe uma garrafa. Como estava indisposta no dia seguinte acabei não indo a pizzaria. Outra coisa q trouxe e adorei (devia ter comprado mais) foi o queijo colonial, achei uma delícia! Tbém trouxe o melhor mel do mundo (Canudo de Pito) e o mel de Bracatinga.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...