Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

São Joaquim e Urubici

Postado
  • Membros

DICAS: SÃO JOAQUIM, URUBICI

São Joaquim, distante de Florianópolis 233 km, é o retrato europeu no nosso país.

O clima da região é temperado, sem estação seca, com temperatura média anual entre 18°C.

O município que fica a 1.360 m de altitude, no inverno, a temperatura é bastante baixa e algumas vezes chega a nevar, (junho a agosto). Mesmo quando não neva, a cidade pode chegar a -10°. No Estado, só não é mais gelada que Urubici, localizada a 1.425 metros de altitude.

O período mais chuvoso é entre os meses de agosto e outubro.

O acesso pelo litoral já vale a viagem. Pela Serra do Rio do Rastro, o viajante aprecia vistas panorâmicas entre precipícios. No Snow Valley (Vale da Neve) a 10 km do Centro, há uma trilha com várias cachoeiras.

A Maçã também atrai Spamres de turistas a São Joaquim.

Calendário turístico

Fevereiro a Abril: Período de colheita da maçã;

Abril/Maio: Festa Nacional da Maçã.

Urubici está na base das encostas do Parque Nacional de São Joaquim. Com menos de 10.000 habitantes, possui pousadas e albergue, oferecendo as mais diferentes opções para quem quiser conhecer o Parque e a região. De Florianópolis são 170 km até lá e dizem que o céu é deslumbrante: lotado de estrelas!

Outros locais de visitação:

Igreja Matriz

A igreja é totalmente construída em pedra basalto, retirada dos morros da região. Na parte externa da igreja, confira esculturas de profetas bíblicos e de Adão de Eva. Ela está localizada na praça central João Ribeiro.

Mirante

Permite a vista panorâmica da cidade, com uma bela visão dos campos da região, a 1400 metros de altitude. Acesso pela Rua Major Jacinto Goulart.

Epagri

Na Estação Experimental de Fruticultura, que fica a 2 km do centro, é possível ver os modernos equipamentos de pesquisa utilizados para o aprimoramento do cultivo de frutas. De agosto a novembro você poderá ver a floração da maçã - mais de 270 variaedades - e, entre fevereiro e abril, a colheita. A visitação é em horário comercial.

Parque Nacional da Maçã

É onde acontece a Festa Nacional da Maçã, entre outras feiras e leilões agropecuários. Com 214 mil metros quadrados, possui áreas específicas para camping, canchas de laço, pavilhão de exposições e palco para shows. Fica a 2km do Centro.

Vale da Neve

Parque ecológico formado por 30 hectares de mata. O local é impregnado por xaxins gigantes, com mais de 1 metro de altura, cachoeiras e lagos. São 2,7 mil metros de trilhas que podem ser percorridas com o auxílio de um guia.

Museu Histórico Municipal

No espaço Assis Chateubriand você pode visitar exposições temáticas e aprender um pouco sobre a história de São Joaquim. Fica na Rua Major Jacinto Goulart, 168.

Cascata do Pirata

Distante 17 km do centro, a cascata possui queda livre de 15 m no Rio Postinho. O acesso é pela SC-438, em direção a Bom Jardim da Serra. Anexo à Fazenda Refúgio do Pirata.

Uma observação importante: Se for de carro é recomendável colocar fluido anticogelante no radiador do carro.

Retorne amigo mochileiro.... para com suas informações poder auxiliar outros mochileiros!

• Respostas 323
  • Visualizações 120.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Preciso de help!!! Já pesquisei bastante e optei me hospedar em São Joaquim. Não tenho interesse em fazendas ou pousadas isoladas, prefiro uma bem localizada, próximo ao centro da cidade, por menor q seja e por mais q digam q não se tem nada pra fazer!!! Eu curto não fazer nada!!! rs Simpatizei com a Pousada Branca de Neve. Alguém indica, aprova?

Grata,

Gheisa

Postado
  • Membros
Preciso de help!!! Já pesquisei bastante e optei me hospedar em São Joaquim. Não tenho interesse em fazendas ou pousadas isoladas, prefiro uma bem localizada, próximo ao centro da cidade, por menor q seja e por mais q digam q não se tem nada pra fazer!!! Eu curto não fazer nada!!! rs Simpatizei com a Pousada Branca de Neve. Alguém indica, aprova?

Grata,

Gheisa

Olá Gheisa!

Opção é opção, gosto é gosto, não vou discutir. Não conheço essa pousada, mas São Joaquim... Não me leve a mal, mas há opção melhor de cidade na região para ficar sem "fazer nada". O que pretende conhecer/ver em sua estadia e quantos dias tem?

Abraço!

Postado
  • Membros

Olá Mioto! Pessoal!

Sem dúvida já é um avanço. No entanto, uma passada rápida de olhos já revela algunas incongruências - tipo permitir "contemplação" (!?) = nova modalidade de "esporte"... Rsrs!

(Vou te proibir de contemplar o Morro da Igreja! Já pensaram numa plaquinha dizendo: PROIBIDO CONTEMPLAR! ::lol4::::lol4::::mmm:::ahhhh::::quilpish::::toma:: )

Fora isso, perdoem-me pela sinceridade, mas só o § 2º do Art. 3º já valeu a edição da Portaria... ::xiu::

Art. 3º - Estabelecer normas e procedimentos para o cadastramento e a autorização para exercício da atividade comercial de condução de visitantes no Parque Nacional de São Joaquim.

...

§ 2º A contratação de condutores de visitantes é uma opção oferecida aos visitantes, não sendo obrigatória em nenhuma atividade no Parque Nacional de São Joaquim, desde que atendidas as normas e critérios estabelecidos nesta Portaria.

Como já manifestei em outras ocasiões, nada contra o trabalho dos guias, mas é questão de princípios: liberdade na montanha, liberdade na caminhada.

Creio que como regulamento "provisório" está bem razoável. Tocou em alguns assuntos "espinhentos" como limitar o número de carros no Morro da Igreja, deixou prevista a cobrança de taxas de visitação, enfim, acho que tocou nas principais questões antes do plano de manejo, que deve substituí-lo, assim que conformado e publicado. Aguardemos para ver como será a sua implementação prática.

Saudações,

Postado
  • Membros

Achei bem legal, dispõe de várias regras de mínimo impacto (até inclui pá ou shit tube como equipamento obrigatório!), não proibe o acesso sem guias (maravilha!) e ainda impõe regras e contrapartidas dos condutores (participar de mutirões de limpeza, por exemplo).

Na minha opinião, um exemplo a ser seguido. ::cool:::'>

Postado
  • Membros

acho mto vago... qdo vc vai? o q pretende fazer?

qdo fiz minha pesquisa, eu optei por Urubici, q apesar d pequena, tem certa ifnra-estrutura p/ turismo c/ opções d hospedagem e alimentação no centro.

tb nao tinha itneresse em ficar isolada em fazenda, por depender d bus e nao ter intencão d alugar carro.

optei tb por urubici por ter belas paisagens na região.

mas nao conheci SJ, talvez tenha belos atrativos.

acabei d voltar d viagem. Vou fazer o relato p/ postar aqui!

Grata,

Gheisa

Postado
  • Membros

Grata,

Gheisa

Olá Gheisa!

Opção é opção, gosto é gosto, não vou discutir. Não conheço essa pousada, mas São Joaquim... Não me leve a mal, mas há opção melhor de cidade na região para ficar sem "fazer nada". O que pretende conhecer/ver em sua estadia e quantos dias tem?

Abraço!

Terei de 2 a 3 dias (chego dia 11 de setembro em Florianópolis), pretendo partir no dia 12 de setembro p/ serra. Já estou indo próximo de um final de semana acreditando q terei facilidade em contratar alguma agência q esteja realizando passeios para conhecer algo nas proximidades, pois também não tenho interesse em alugar carro.

Estou indo com meu namorado e ele também concordou em não ficar numa pousada muito isolada, assim temos mais liberdade pra fazer o que queremos sem depender de guia, carro.

Também já vi horário de ônibus pra São Joaquim pela Reunidas.

Mas como não reservei nada, toda dica e contribuição é bem vinda! É por isso que sempre recorro ao Mochileiros.

Desde já agradeço e fico no aguardo de alguma dica de cidade (Urubici seria o mais indicado?), hospedagem, etc.

Abç,

Gheisa

Postado
  • Membros
acho mto vago... qdo vc vai? o q pretende fazer?

qdo fiz minha pesquisa, eu optei por Urubici, q apesar d pequena, tem certa ifnra-estrutura p/ turismo c/ opções d hospedagem e alimentação no centro.

tb nao tinha itneresse em ficar isolada em fazenda, por depender d bus e nao ter intencão d alugar carro.

optei tb por urubici por ter belas paisagens na região.

mas nao conheci SJ, talvez tenha belos atrativos.

acabei d voltar d viagem. Vou fazer o relato p/ postar aqui!

Grata,

Gheisa

Oi nnaomi,

Eu li seus posts, acompanhei suas dúvidas, vi que também não tinha interesse em locar carro.

Pesquisei, mas não anotei nada em especial pra visitar, conhecer... o que surgir é lucro! (Tô à toa!)

Tô curiosa pra saber como chegou até Urubici, onde se hospedou, que passeio fez, o q não posso deixar de fazer, ver, comer???

Vou ficar no aguardo, tenho certeza que vai me ajudar bastante!

Abç,

Gheisa

Postado
  • Membros

Olá Otávio!

Então, também gostei muito dessa parte do mínimo impacto e das contrapartidas dos condutores, ía mesmo comentar (você foi mais rápido).

O "shit tube" ou "poop tube" como também é chamado nos EUA (não vou citar o apelido abrasileirado para não deturpar o tópico e me censurarem :mrgreen: ) é um item muito comum na lista de exigências de parques nacionais nos EUA e Europa. Aqui no Brasil é a primeira vez que vejo um documento oficial de órgão ambiental citando-o. Sinal de que o Michel e sua equipe realmente andam "antenados" ::otemo::::otemo::::otemo::

Abraços!

Postado
  • Membros

Shit tube não uso, mas a pázinha sempre tá na mochila!

De plástico, por ser mais leve... ::hãã::8):mrgreen:

Postado
  • Membros

antes d responder, vou te perguntar, vc já conhece floripa ou já reservou alguns dias p/ floripa, além desses dias q vai passar na serra?

dependendo do caso compensaria redirecionar o seu roteiro p/ outro lugar, a menos q queira especifica/te conhecer as serras catarinenses.

nao me entenda mal, nao quero te desanimar, apenas quero ver quais são as tuas expectativas em relação a essa viagem, p/ q vc nao se decepcione, p/ q as tuas ferias correspondam ao q vc espera.

eu gostei mto d urubici, mas s/ carro não tem como fugir d taxi e agencia, vou te explicar o porquê. Os atrativos ficam afastados do centro, a maioria tipo uns 8 km, p/ esses vc pode combinar c/ 1 taxista. Os mais legais sao a Pedra Furada e a Serra do Corvo Branco q são mais longes. Esses locais dá p/ visitar e dá p/ fazer trilha tb. Vc gosta de trilha? Só p/ visitar, vc pode ir c/ taxista. Se for fazer trilha tem q ser c/ guia e ele vai te oferecer o transporte tb, pois o local d inicio da trilha fica longe da cidade. A trilha não é dificil, mas p/ quem nunca foi acho meio complicado ir sozinho, além do que é, teorica/te, proibido andar pelas trilhas s/ guia, é area do parque. Não sei se tem fiscalização, se tem alguma penalidade. Parece-me q a proibição é recente, depois q pixaram a pedra furada. Eh, alguem teve o trabalho d andar até lá dentro do furo da pedra e pixar.

Pelo q sei, nao tem linha d bus p/ esses lados, digo dos atrativos.

A cidade tem pouco menos de 11 mil habitantes, o centro da cidade é pequeno e acredito q boa parte da população está espalhada pela area rural.

é legal p/ quem curte natureza, fazer trilhas, ver as paisagens, os canions. Disseram q o turismo lá começou a crescer recente/te.

posso te passar os contatos e todos os detalhes, se vc se interessar. Por causa do guia e transporte, gastei bem mais nessa cidade, do q gastei no litoral, onde só andei d bus, mas nao me arrependo, as 2 trilhas q fiz foram mto boas.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.