Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Olá pessoal!!

Para quem curte um contato mais próximo com a natureza é importante saber que Florianópolis oferece uma grande variedade de trilhas, quase sempre rodeadas de belas paisagens....

Estou criando este tópico para o pessoal poder trocar experiências sobre as trilhas da Ilha da Magia.... Vou colocar aqui a minha contribuição para deixar a galera com água na boca!!!

Fonte: Prefeitura municipal (http://www.pmf.sc.gov.br)

A Ilha de Santa Catarina tem uma grande diversidade de caminhos e trilhas, dos quais 31 foram mapeados, apresentando as mais diversas características: de curto a longo percurso; de caminhada simples em terrenos planos à caminhada radical com exposição à altura e uso de apoio; de orientação fácil, acessíveis aos menos experientes, aos de difícil orientação que exigem experiência e conhecimento prévio da área; alguns requerem um preparo físico normal, já outros exigem um preparo físico apurado. Isto deve-se ao fato de existirem caminhos e trilhas que reúnem, ao longo de seus percursos, ecossistemas e paisagens diversificadas, com morros, costões, planícies costeiras arenosas, dunas, restingas, manguezais, baías, enseadas, lagoas, córregos e mata típica da Floresta Atlântica, às vezes compondo áreas de preservação que abrigam inúmeras espécies vegetais e animais.

Muitos percursos cruzam ou estão localizados em diferentes áreas de preservação, como parques e reservas ecológicas; todos os caminhos e trilhas do sul da Ilha têm essa característica.

Aproximadamente dois terços dos caminhos e trilhas envolvem trechos de caminhada semi-pesada, pesada, difícil e radical, geralmente em aclives acentuados que exigem esforço. O tipo de terreno mais característico é o de terra batida, inclusive argilosa, em que afloram seixos da base granítica que forma os morros.

Alguns caminhos e trilhas têm uso regular, servindo de acesso a praias, mantidas para passeios em áreas de preservação e como acesso a algumas comunidades isoladas, como as da Costa da Lagoa, dos Naufragados e do Saquinho.

Parte dos caminhos e trilhas sofre um processo de desaparecimento e esquecimento. Naqueles em que o uso se tornou pouco frequente, mesmo que tenha sido importante na história do passado da Ilha, é comum a construção de cercas, muros e construções em propriedades que impedem a passagem e camuflam os pontos de acesso, aos poucos tomados pela regeneração da vegetação ou perdidos pelo desmatamento.

Nem todos os caminhos e trilhas são acessíveis para a maioria das pessoas - muitos oferecem dificuldades físicas e alguns encontram-se interrompidos por cercas, podendo ocorrer o impedimento da passagem por parte dos “proprietários”. Em alguns percursos podem aparecer cães ameaçadores.

No link abaixo há a relação das trilhas catalogadas pela prefeitura. Cliacando sobre cada trilha encontrará um descritivo:

http://www.pmf.sc.gov.br/guia/novo/trilhas/_html/refrap.html

Tem também o http://www.guiafloripa.com.br/trilhas/index.html com 14 trilhas e seus respectivos mapas

Editado por Visitante

• Respostas 122
  • Visualizações 78.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Guerreiro da Luz
    Guerreiro da Luz

Cara acho que sou louco mesmo kkkk. há uns anos atrás em 2004 se não me engano eu convidei meu pai para irmos passar uns dias na praia da Armação do Pantano e Ficamos na Pousada Santa Ana se não me en

Featured Replies

Postado
  • Membros

olá Tica.a., na verdade tem várias trilhas que chegam na costa da lagoa, uma que segue pela margem da lagoa, outra que sobe o morro, que acho deve ser essa

"do monte verde" ou do ratones http://www.guiafloripa.com.br/trilhas/03_ratones_costa/ratones.html

eu, particularmente, não vejo nada demais em fazer trilha pra costa, já que tem barco pra lá.... penso ser mais proveitoso fazer a lagoinha do leste (ir por matadeiro e voltar pelo pântano - com a volta pela pedra dos gnomos - http://utahpictures.com/brazil/Lagoinha_do_Leste.php ) ou, naufragados ou, a ponta do rapa, o morro do cachoeira do bom jesus, o morro do lampião, sertão da ilha etc tem muitas e melhores !!

Postado
  • Membros

qdo pesquisei, achei varias trilhas p/ a Costa da Lagoa. Tem 3 q são + citadas, mas tem outras tb.

eu fiz a trilha q sai do Canto dos Araçás e vai até a Lagoa. Ela vai margeando a lagoa e eu gostei. Almoçamos por lá.

Aproveitei p/ fazer 1 pedacinho da outra trilha Ratones/Lagoa, só p/ subir até o alto do morro e ter 1 visual da lagoa, depois retornamos a Costa da Lagoa e voltamos d barco

Tem 1 das trilhas, não lembro qual, se era a do Monte Verde, disseram q não era mto segura.

vc pode ver se 1 dos grupos d trilhas d Floripa estará fazendo trilha no período q estiver por lá. Entre em contato por e-mail e/ou assine a lista. Eles são ótimos, vc poderá fazer trilhas c/ eles ou pedir dicas.

veja no meu relato:

21-dias-em-sc-parte-1-floripa-t73814-15.html#p760293

21-dias-em-sc-parte-1-floripa-t73814-15.html#p760301

Postado
  • Membros

Muito obrigada Pedrada e nnaomi, já que você disse vou fazer essa saindo do canto dos araçás (:

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

Boa tarde!

pessoal, estou querendo muito subir o Cambirela, tenho uns amigos querendo ir também, estou procurando alguém que conheça e queira subir ,

não para acampar, descer no mesmo dia.

abraços

Postado
  • Membros

pessoal, estou querendo muito subir o Cambirela, tenho uns amigos querendo ir também, estou procurando alguém que conheça e queira subir ,

não para acampar, descer no mesmo dia.

Oi Ana Paula,

tem alguns grupos d trilhas em Floripa, vc pode ver se eles farao essa trilha em breve.

eles sao otimos. Eu assinei a lista, assim recebo a programaçao. Na epoca q eu estive por lá, nao coincidiu d fazermos trilha juntos, mas eles deram algumas dicas e fiz algumas trilhas por conta propria.

boa viagem e boas trilhas!

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Cara me identifiquei contigo quando li esse texto da trilha da praia da solidão para o naufragados. Eu e minha esposa, decidimos ir por essa trilha e aconteceu a mesma coisa! a trilha se fechou e tivemos que voltar.Também o cachorro nos acompanhou até o final. confesso que fiquei frustrado de não poder ir até o naufragados.

• 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Olá! Estou morando em Floripa e quero aproveitar o máximo que posso por aqui... As trilhas precisam de guias? Se sim, quem ou qual agencia vc me indica? Se não, é só achar o início e caminhar? Qual é segura pra ir sozinha?

Grata!! :)

Postado
  • Membros
Olá! Estou morando em Floripa e quero aproveitar o máximo que posso por aqui... As trilhas precisam de guias? Se sim, quem ou qual agencia vc me indica? Se não, é só achar o início e caminhar? Qual é segura pra ir sozinha?

tem mtas trilhas e varias nao precisa de guia, mas tudo depende se vc está acostumada a fazer trilhas, qual tua experiencia, etc.

eu já fiz varias trilhas sozinha, mas hj eu nao recomendo. Tem a questao da segurança, além da criminalidade q tem aumetnado bastante, tem outros fatores como algum acidente bobo, tipo tropeçar e torcer um pé, um descuido q pode acontecer e bem chato se estiver sozinha.

tem varios grupos d floripa q se juntam p/ fazer trilha, nao sao guias, nem agencias, são grupos q se reunem p/ fazer trilha juntos. Vc acha os contatos no face. Eu tenho alguns contatos, mas sao antigos, nao sei se ainda valem.

tem varias descrições d trilha no meu relato (link na assinatura), mas as infos sao antigas e uma trilha pode mudar muito em um curto periodo d tempo. Uma trilha q fique sem ser percorrida por um tempo, pode perder toda a demarcação e se tornar d dificil orientação. Erosão e outros desgastes ocorridos por conta d uma chuva forte, por exemplo, tb podem mudar completa/te uma trilha, as vezes em questao de apenas dias.

entao sugiro procurar uma galera, além d ser mais seguro, é mais divertido.

Boa viagem!

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

Relatos mais recentes:

Paraty e Ilha Grande - jul/2015 - Parte 1: Paraty | Parte 2: Araçatiba e Bananal | Parte 3: Resumão das trilhas

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Postado
  • Membros

Olá!

Sou do Paraná, mas faço direto trilhas em Santa Catarina e conheço vários grupos de lá.

Partilho da mesma opinião da nnaomi, melhor sempre ir com alguém pelas questões que a mesma mencionou.

Quem tiver interesse pode enviar mensagem no privado que eu passo os contatos dos grupos do Facebook e do WhatsApp.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.