Ir para conteúdo

Quito


adrodrigo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera,

 

Estou já no meio da minha viagem dessas férias e ao retornar ao Brasil meu voo fará conexão em Quito/EQ no aeroporto "Mariscal Sucre" no qual vou permanecer durante 15 HORAS (Eram as passagens mais baratas, portanto não teve jeito) até embarcar novamente para o Brasil.

 

Gostaria da ajuda do pessoal que já foi e conhece Quito pra me sugerir formas de aproveitar meu tempo lá e conhecer um poquinho do país.

 

Infelizmente meu horário é péssimo, chego às 15h e meu voo sai as 06h, portanto fico meio limitado em opções. Até por questões de segurança.

 

Pensei em ir ao Mitad del Mundo, porém vi que o parque fecha as 18h, então creio que não deve dar tempo de chegar lá. Me parece que o aeroporto é um pouco distante da cidade e o parque também, (pelo google maps não tive boa noção). Alguém sabe se tem algum ônibus (ou outro meio de transporte) que me levaria até o parque? Também aceito sugestões de onde visistar e aproveitar o que der da cidade.

 

Desde já agradeço a atenção,

Renato

 

PS.: Esqueci de mencionar, estarei sozinho.

 

Edit: O aeroporto tem guarda-volumes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Renato

 

Do aeroporto pro centro é perto, dá pra pegar um taxi mesmo. A mitad del mundo é mais afastado, e se não me engano não são na mesma direção...

 

A mitad del mundo não acho que valha tanto pena assim pra tão pouco tempo. Só é legall pra dizer que você pisou no equador, tirar a foto clássica com um pé de cada lado... mas não tem nada realmente imperdível por lá.

 

Acho que valeria mais a pena conhecer o vulcão Pichincha (tem que ver até que hora funciona o teleférico), que tem uma vista espetacular da cidade e das montanhas, e depois à noite pode conhecer a região da Plaza Foch, que tem vários bares e restaurantes, muitos turistas (segunda nada funciona)

 

Não recomendo andar no centro após anoitecer, é perigoso. A região da plaza é mais segura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Oi Renato

 

Do aeroporto pro centro é perto, dá pra pegar um taxi mesmo. A mitad del mundo é mais afastado, e se não me engano não são na mesma direção...

 

 

Samantha, acho que foi depois que vc foi que mudou... fizeram um aeroporto na putaqueopariu (rs) lá em Quito e é uns 30 USD até o centro/Mariscal.

 

Aí, nessa hora e com esse preço eu juro que não sei o que indicar... não enxergo nada extraordinário em Quito pra fazer no fim de tarde que valha 60 doletas... rs... mas, sei lá, se quiser beber uma breja e pegar uma baladinha, vai pra Mariscal ou pra Calle la Ronda... são duas boas opções pra noite ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pelas respostas pessoal,

 

Realmente meu horário ficou limitado, mas ninguém merece ficar no aeroporto 15 horas!

 

O Mariscal Sucre como disse a Camila é um aeroporto distante (vi no maps) mas imagino que tenha ônibus/metro/trem ou algum meio mais barato de locomoção. Não esperava muita coisa do Mitad Del Mundo mesmo não, mas foi a única coisa que me ocorreu a fazer em quito.

 

Samantha, já foi à esse vulcão? Como foi a ida? É distante? Rápido/fácil de chegar?

 

Alguem sabe se o aeroporto tem guarda-volumes?

 

Mais uma vez obrigado,

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Renato eu estive no Equador em 2014 o Aeroporto novo é muiiiiiiiiiiiiiiito longe do centro, tem um ônibus sim mas pelo que sei demora muito e não é muito seguro ir de ônibus. Quanto ao que fazer eu sugiro que vc vá de taxi até o Centro Histórico, alguns podem até dizer que é perigoso, mas sinceramente eu fui umas três vezes e em horários diferente não tive e não vi nenhum problema, de lá vc pega outro taxi e vai conhecer o Vulcão Pichincha, vc sobe de teleférico. A melhor forma de vc se locomover já que vai chegar a tarde vai ser o taxi mesmo para que ganhe tempo, quanto a segurança eu posso te dizer que não tive qualquer problema mas já li caso de pessoas que foram assaltadas, claro que de certa forma facilitaram pq estavam voltando tarde de balada. Uma outra opção caso vc não queira ir para o Centro é passar a noite em um Hostel e sair cedo para o aeroporto. Caso vc tenha um cartão de crédito Diner vc pode ficar na sala VIP deles que é só luxo e conforto e tem até cama para relaxar degustando vinho, cerveja e etc. Boa sorte ::otemo:: Taxi no Equador não são caros o problema é que nossa moeda desvalorizou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Putz! nem sabia que tinham feito outro aeroporto lá, aí complica! rsrs

Levando em conta a distância dificilmente vai chegar no Pichincha a tempo de pegar o ultimo horário do teleférico... quando fui o último era no finalzinho da tarde

ele não fica distante do centro, dá pra ir de ônibus, só não me lembro qual é, mas é só perguntar por lá

A questão de assalto que o trota falou é mais ladrão de bolso mesmo, ouvi vários casos assim por lá, rola dentro dos ônibus e no centro. mas é só estar sempre atento que não tem perigo. só não pode dar mole

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Pessoal, apareceu uma viagem ao Equador para meu marido e estou vendo que precisa da vacina contra a febre amarela, com o mínimo de 10 dias, mas a viagem é no domingo e hoje que ele tomou. Eles realmente pedem isso? Estamos meio sem saber o que fazer.

 

Eu entrei por terra e não pediram... Mas, bom... é um risco! Não tem muito o que fazer, Bruna, é ir e ver o que acontece. Não esquece de fazer o certificado internacional de vacinação.

 

Pra próxima já sabe... e pelo menos agora já tá com a vacina em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Fui para o Equador/Quito agora no Carnaval, e como vi que aqui tem muito menos informações sobre o país em comparação com outros da América do Sul seguem algumas informações básicas que acho que são legais:

 

Como Chegar - Voos

Fui através da empresa equatoriana TAME, que tem vôos direto de Sâo Paulo para Quito 2x por semana e com escala em Lima mais 3x por semana. Era o melhor custo benefício, eles tem tarifas bem interessantes comprando direto do site da empresa. Além disso fiz um stop-over para conhecer Lima na volta e o custo não mudou. Saiu 1.350 ida e volta com taxas os três voos bem nas datas do carnaval, achei bom o preço.

As aeronaves são boas, foram dois trechos com um Airbus 320 (que a TAM deveria ter acabado de repassar para eles pois estava com o interior padrão TAM) e um com um Embraer 170, bastante novo. Único porém foi uma trapalhada da tripulação na ida, deixaram para servir o café no final do voo e acabamos tendo que pousar com a mesinha aberta e a comida na mesa (nunca tinha visto isso na vida)

 

Saindo do Aeroporto

O novo aeroporto de quito é bem moderno, mas fica muuuuiiito longe da cidade, de táxi sem trânsito demora em torno de 1h20. A tarifa padrão é US$ 25, tem um guichê logo no desembarque que eles te dão o papel que fixa a tarifa e você não corre o risco da famosa extorsão de turistas na chegada. Tem uma opção bem mais barata de um ônibus chamado Aerobus, que deixa em alguns pontos na cidade, mas conversei com gente que pegou e não recomendou, com as paradas no meio do caminha demorava mais de 2h para chegar.

 

Economia e Meios de Pagamento

Antes de começar a pesquisar para viajar não tinha ideia, mas o equador é uma das poucas economias do mundo totalmente dolarizadas, ou seja, lá a moeda é o Dólar Americano, o mesmo das comprinhas em Miami, não existe uma moeda própria. Fora o Equador são 3 ou 4 outros países assim no mundo apenas. Eles só produzem no Equador moedas de 50 cents / 25 cents, que dá para usar internamente mas não nos EUA.

Achei importante ter levado papel moeda, inclusive para pagar o Hostel não tinha a opção de cartão, e em vários restaurantes e passeios também. Tome cuidado apenas com as notas de US$ 100, a maioria dos lugares coloca placa dizendo que não aceita notas acima de US$ 20, passei um aperto lá com isso.

 

Clima

Todos os guias do Equador falam que lá não existem quatro estações, apenas duas: Com Chuva (Novembro a Abril) e Sem Chuva (Maio a Outubro). A temperatura é sempre a mesma, agradáveis 22/25ºC durante o durante o dia e chega a cair até 10/12ºC de Noite. Para os mais branquinhos especialmente tomem cuidado com o Sol, pois a temperatura amena disfarça o fato de estarmos mais próximos do Sol, eu especialmente me ferrei, andando 2 horas no sol sem protetor solar já fiquei bem vermelho no 1º dia.

Com a Chuva por outro lado dei bastante sorte, a previsão estava de chuva constante nos dias que ficariaa lá, mas ela caia sempre depois que estava voltando dos passeios e no dia inteiro só caiu no dia que fui embora.

 

Hospedagem

Fiquei em Mariscal e recomendo a região para qualquer tipo de turista. O único outro lugar viável é o centro histórico, mas para turistas Mariscal é muito melhor, as agências estão lá, os passeios saem de lá, a vida noturna e o agito todo lá. O lado negativo é o barulho com os barzinhos e baladas, se você se incomoda com isso tente ficar à uns 3/4 quarteirões da Plaza Foch, não mais que isso. A Plaza Foch é o centro de Mariscal e o movimento vai até muito tarde, com música, buzinas, polícia, etc...

Fiquei em um hostel chamado Arupo Bed & Breakfast, preço excelente (US$ 20 a diária por quarto duplo), limpo, café da manhã simples.

 

Alimentação e Bebidas

Dá para comer muito barato no Equador como um todo, restaurantes mais simples oferecem um Menu com Sopa, Salada, Prato Principal e suco por US$ 3. Mesmo se você quiser comer algo mais sofisticado não sai caro, fui em um restaurante famoso e bom chamado La Boca del Lobo em Mariscal e saiu algo como US$ 13 por pessoa o jantar com cervejas.

Um porém é que lá o prato "típico" é Frango, Arroz e Batata, a maioria dos lugares baratos vai oferecer isso e vai enjoando. As redes internacionais de comida tem por lá também, McDonalds, KFC, Subway, mas achei os preços caros comparando com Brasil até.

 

Compras

Não recomendaria o Equador para compras de roupas, eletrônicos e outros, se alguém tem a expectativa de comprar coisa barata por ser em dólar. Quando cheguei comecei a achar que passaria frio nas trilhas e resolvi comprar uma jaqueta. Fiquei assustado, estas marcas North Face, Columbia etc são bem mais caras que no Brasil.

 

Meios de Transporte e Locomoção em Quito

Ônibus e Táxi em Quito são muitíssimo baratos, você fica até na dúvida de qual usar.

Ônibus sai em média por trecho entre US$ o,10 e US$ 0,25, sendo que em um trecho que andei o cara me cobrou US$ 0,15 e uma senhora equatoriana veio me falar que ele estava me roubando que o preço correto seria 5 centavos.

Táxi também é muito barato e tem muita oferta, alguns vão pelo taximetro outros fecham o preço da corrida, de qualquer forma antes de entrar no táxi fale o destino e pergunte o preço para não ter surpresas, com US$ 2 você vai do Centro Histórico à Mariscal por exemplo (15 min).

 

O que fazer em Quito?

Visitar o Centro Histórico: é bastante preservado, tanto as construções como a limpeza do local. Dá para ficar andando uma tarde inteira pelo menos, entrando nas Igrejas, em alguns museus bem legais que tem por lá (alguns cobram US$ 2 a entrada), gostei do Museu da Cidade de Quito especialmente, e tem um Museu da Água que é mais infantil mas é bem diferente também. Dá para chegar de Mariscal ao Centro Histórico a pé, é uma caminhada agradável de uns 40 minutos (tomem cuidado com o Sol!)

Parques: Tem vários parques na cidade, bem legais, Parque El Ejido e Parque La Carolina são alguns deles. Dá para andar de bicicleta, sentar em um banco e relaxar.

Teleferiqo: É o maior teleferico em termos de altitude do mundo, sai de Quito (próximo a Mariscal) e chega ao Vulcão Pichincha, que fica dentro da cidade. Vi poucas recomendações para ir à este lugar, mas achei um lugar indispensável. Primeiro pelo próprio teleférico, que é bastante seguro e sobe bastante. Depois que você chega lá tem uma bela visão da cidade de Quito. E além disso você ainda pode fazer uma trilha sem guia para subir um pouco mais próximo do cume (onde cada um vai até seu limite). A entrada (ida e volta) é US$ 8,50, fica o tempo que quiser, peguei uns 20 minutos de fila para subir e zero para voltar.

 

Passeios Próximos de Quito

Existem vários passeios que são possível fazer próximos de Quito, especialmente pela "Avenida dos Vulcões". Fiz todos com agência, a Gulliver que é amplamente recomendada aqui e reitero as recomendações, foram perfeitos, reservei e paguei antes e no ponto de encontro de tudo certo para os três passeios que fiz - só tente dar uma chorada no preço, em alguns passeios no site falava US$ 45, no e-mail ele mandou US$ 55 e depois de chorar fechou por US$ 40.

Para todos os passeios sugiro levar como básico: uma mochila ou bolsa com água, chocolates, algo salgado para comer, bastante protetor solar, casaco e uma troca de roupa simples (para os passeios com escalada, você sua bastante).

 

Otavalo: Mercado indigena local, fica em uma cidade à cerca de 1h30 de Quito. O grande dia do mercado é Sábado, e é o dia que as agências fazem os tours normalmente. Achei importante fazer pela agência porque você faz outras coisas além do próprio mercado, passa pela verdadeira Mitad del Mundo, para em uma cratera com um lago muito bonito (esqueci o nome do local), e mais que isso, encontrei brasileiros que foram de transporte público e disseram que foi um caos para chegar. O mercado em si achei um pouco decepcionante, não é muito diferente das feirinhas de artesanato que temos por aqui, exceto por algumas malhas coloridas, mas fui com a ideia de que era um campo aberto que os indígenas montavam as bancas perto de suas casas e na verdade é uma feirinha na praça de uma cidade.

 

Quilotoa: É uma lagoa formada dentro da cratera de um vulcão adormecido - maravilhoso. De Quito são cerca de 3h de viagem até lá, com a agência no meio ainda paramos em um outro mercado indigena e depois em uma casa indigena para conhecer a cultura deles , aquelas coisas bem ensaiadas mas legais de ver. Você chega por cima da cratera com o ônibus, ai já tem a vista fantástica da lagoa no meio cratera. Lá a ideia é descer cerca de 700m na vertical (2km no trajeto) do topo da cratera até a lagoa (1h00). A descida é em um caminho arenoso, cansativo mas bem suportável até para quem está meio fora de forma. Chegando lá em baixo dá para alugar um caiaque e andar pela Lagoa ou só apreciar a vista. A volta tem a opção de ir a pé ou alugar uma mula (US$8) para te levar - fui a pé e foi bem cansativo (1h30), mas indo sem pressa dá para levar para quem não está sedentário. Se você for com agência já almoça lá (incluido no pacote) e depois volta para Quito (mais 3h de viagem).

 

Cotopaxi: É o vulcão mais famoso do Equador, outro passeio imperdível. Dá umas 2h00 de Quito até a entrada do parque, tem um museu para visitar e umas lojinhas. Vai até o estacionamento, que está a 4.000 de altitude e de lá se inicia a subida até o refúgio. Até o refúgio são 400m na vertical de subida, dependendo da sua condição demora de 1h à 1h40, tem muita gente (locais e turistas) na fazendo a subida, não é uma atividade solitaria. Tem dois caminhos, um mais ingreme e outro mais longo porém mais leve, o guia optou por nos levar pelo segundo (mais leve) - achei bem tranquila a subida até o refúgio. No refúgio em geral ainda não tem neve, depende do dia. Quando o grupo inteiro chegou no refúgio a maioria quis voltar, mas eu e mais dois subimos até ver a neve (mais 40min), e acho que valeu a pena. Na volta descemos pelo caminho mais ingreme. Para quem tem problemas de joelho é um teste, mas nada impossível. Depois disso voltamos ao estacionamento e pegamos as bicicletas para o downhill incluido no passeio. É bastante legal, descida o tempo inteiro, eu particularmente tive muita dificuldade de controlar a bicicleta no cascalho/pedras, fui devagar e não cheguei até o final, mas vale a pena tentar! Depois disso é almoçar voltar para Quito.

 

Mitad del Mundo: É o lugar onde passa a linha do Equador, para tirar uma foto com um pé em cada hemisfério. Diz a lenda que aquela marcação não é verdadeira, que é só turística. O local é uma cidadezinha com o monumento como grande destaque, além de museus, planetário, etc.... Fui de manhã e estava meio vazio, dizem que mais a tarde tem shows e movimento por lá. Achei o passeio OK, vale pela foto, a entrada é algo próximo de US$ 8 se não me engano. Este passeio recomendo ir de ônibus, você gasta US$ 0,50 ida e 0,50 na volta, o trajeto demora 1h30 - você pega um ônibus no corredor da Av. das Américas, sentido Terminal Ofélia e vai até o terminal, lá desce do ônibus e pega outro que esteja escrito Mitad del Mundo, é bem simples. De táxi sairia 30 dólares.

 

Outros Passeios: Fora estes existem outros passeios que podem ser feitos por agência ou por conta. Cito aqui outra escalada/vulcão Pasalochoa, um passeio pela floresta tropical de Mindo, outros vulcões e tem até uma estância termal Pallapacta (ou algo assim) para quem curte ficar mais relaxado. Quito e as redondezas tem atividades para ficar mais de uma semana!

Outro lugar muito recomendado por todos lá é Baños, uma cidade à umas 4h de Quito que tem um vulcão em constante erupção e diversas atividades de aventura que vão de Bungee Jump e trilhas de bike - eu não tive tempo de incluir no itinerário desta vez.

 

Acho que é isto pessoal, se lembrar de mais alguma informação importante atualizo aqui, qualquer pergunta também estou à disposição.

 

No geral tive excelente impressão do Equador e da estrutura para Turistas. Em termos de desenvolvimento achei bastante acima dos vizinhos Peru e Bolívia, estradas melhores, internet melhor, menos pobreza. Os equatorianos em geral muito solícitos e simpáticos, e a beleza natural é fantástica, ainda mais para nós brasileiros vermos vulcões, lagoas dentro de crateras, coisas que não vemos por aqui!

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...