Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Florianópolis sozinha - Relato

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Voltei da minha primeira viagem sozinha. Sim, sozinha, apenas eu e minhas malas. Você deve tá ai pensando: “nossa, que louca!” ou ainda “coitadinha, que pessoa abandonada na vida”. Que nada! Eu sou é solta! Eu sempre tive muita vontade de viajar sozinha, muita mesmo, mas justamente por esse tipo de pensamento eu nunca fui. Quando eu comentava com qualquer pessoa que queria fazer uma viagem sozinha, elas me desencorajavam com esse tipo de comentário e eu desistia. “Nossa, mas você vai viajar sozinha? E se te roubarem? E se te matarem?” … São tantos “e se” ruins que se a gente for considerar todos, não sairemos de casa nunca mais, ainda mais para viajar sozinha.

Um belo dia eu simplesmente acordei e decidi: “vou marcar minhas férias”. Nem cogitei a hipótese de chamar alguém para ir junto. Eu queria muito realizar essa experiência de viajar sozinha. Escolhi um destino que ainda não conhecia (Floripa 2665.png) e que coubesse no orçamento, reservei um hostel, li 1000 blogs de dicas viagens, montei meu próprio roteiro com lugares q gostaria de conhecer na ilha... E eu fui!

Viajar sozinho(a) não é nada triste, pelo contrário, é empoderador, é libertador, é aventura, é confiança, é introspecção, é fazer o que você quer, na hora que quer, como quer… É você ser dono(a) de você e das suas decisões por completo! Não é uma experiência solitária, é uma experiência plena e completa. Se o medo de viajar sozinho(a) é pela solidão, não tenha! Você vai ter tanta coisa para ver/fazer, que a solidão vai passar longe! Viajar sozinho(a) por aí é muito mais comum do que a gente pensa...

Entendam: sozinho sim, solitário, só se você quiser! O que eu mais tive nessa viagem foi companhia. Muito mais até que qualquer outra viagem que tenha feito. É a magia de se hospedar em hostels. Neles, a possibilidade de socialização é bem maior. Conheci pessoas inspiradoras que também estavam viajando sozinhas ou já viajaram e isso abriu ainda mais minha cabeça. Já no primeiro dia me joguei num forró e conheci pessoas incríveis que moram na ilha que me proporcionaram rolés insanos! As pessoas de Floripa são muito acolhedoras! E não tem essa de "ah, mas eu sou tímido...", as pessoas chegam pra conversar contigo quase que instantaneamente. E se não chegarem, qual o problema? Sua própria companhia não basta? O único responsável pela sua felicidade é você! E claro, tive vários momentos sozinha que foram momentos de introspecção total! Eu me senti extremamente realizada, auto suficiente e feliz! Foram momentos tão sensacionais quanto os que estive acompanhada dos amigos que fiz durante a viagem.

Quanto a famigerada frase: “Nossa, tá rica hein?!”? Qualquer pessoa que já tenha viajado ao menos uma vez na vida já ouviu essa. As pessoas querem nos convencer o tempo todo de que tudo que é bom não é para o nosso bico. E me lembro de um detalhe: A maioria das pessoas que me abordavam com esse comentário tinham carro. Que, por mais popular que seja, custa mais caro, por mês, que esta viagem que fiz. Não estou julgando ninguém, mas, dentro do que a sociedade estabeleceu como certo/errado, bacana/arrogante, ter um carro é ok, mas viajar é ostentação. Deixamos de sonhar, imaginar, planejar. Fazer uma viagem, qualquer que seja, depende muito mais de planejamento do que de qualquer outra coisa. Viajar é barato - e não menos incrível - se você abrir mão de mordomias supérfluas como ficar em hotel 5 estrelas, comer em restaurantes caros ou fazer passeios com guias caríssimos... E claro: poupando e até mesmo vendendo coisas que você não precisa! Sabe aquele sapato que vc comprou e usou uma vez? Lança na olx! Sabe aquela academia que você pagou por 12 meses e foi 2 semanas? Vende pra alguém que realmente tenha interesse! (12xR$59,00 é R$708 reais! Vc compra uma passagem pra Argentina com esse dinheiro!). Sabe aquele Mc Donald's q você paga R$30,00? Pense que com esse mesmo valor você paga uma diária em um hostel. Vá com menos frequência a baladas, barzinhos, restaurantes... Faça uma poupança pra tua viagem e pinga lá um pouquinho todo mês. A gente tem mania de ficar lamentando que nunca tem dinheiro. Dinheiro todos que trabalhamos temos, só gastamos ele de outras maneiras.

Eu, por exemplo, passei dias pesquisando passagens, de olho em promoções, procurando indicações de hostels (a título de curiosidade: diárias em hostels giram em torno R$35,00 – com café da manhã), analisando opções, pesquisando os restaurantes mais baratos da região, pesquisando sobre o transporte público da região, e claro, poupei meu dinheirinho e vendi coisas também! Enfim, sem muito glamour dá sim para viajar até para o outro lado do mundo com pouco dinheiro!

Ah! Não tenho nada contra ir acompanhada! Viajar acompanhada é muito bom. Mas nem sempre as pessoas que você ama terão disponibilidade/dinheiro/interesse pra te acompanhar. E tá tudo bem. Isso não pode te impedir de realizar uma viagem! Claro que são experiências diferentes, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Mas viajar sozinho, meus amigos... é uma experiência única e acho que todos deveriam fazer isso ao menos uma vez na vida. Eu conheço muitas pessoas que já deixaram de viajar por falta de companhia e todas se arrependeram. Parem de colocar a felicidade de vocês nas mãos de outra pessoa! Você é autossuficiente, acredite!

Se eu já não tinha medo nenhum de me arriscar por aí sozinha, aconteceu que comecei a tomar gosto pela coisa. Ferrou! Foi uma das melhores viagens da minha vida! Já estou contando as moedinhas para programar a próxima trip. E quem tiver interesse de viajar, sem muito glamour, é só chegar junto! 1f609.png;)

E como diz uma frase que circula por aí: "viajar é a única coisa que você compra e que te deixa ainda mais rico. De histórias, de experiências, de conhecimento, de momentos inesquecíveis, de sonhos..."

(Tati dos Santos)

Mais fotos no Instagram: @tatidosantos

Se quiserem dicas de hostels, praias, baladas e qualquer outra coisa que consiga ajudar, podem me perguntar aqui ou no Instagram ^_^

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

• Respostas 28
  • Visualizações 22.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Fiz minha primeira viagem sozinho esse ano, Balneário Camboriú... Quase fui pra Floripa um dia mas não deu tempo Não fiquei em Hostel, foi hotel mesmo mas só tenho saudades, foi perfeito! O

• Ir acompanhado é bom também, mas muitas vezes ficamos na dependência da companhia ter a disponibilidade, o tempo e os recursos ($$$) necessários. Fora que pode ter muito conflito nos passeios que um q

• Meu que deliciaaaa....morro de vontade de viajar sozinha e tenho certeza que depois que fizer isso muita coisa vai mudar dentro de mim(principalmente a dependência de ter companhia pra viajar) adoreii

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Ir acompanhado é bom também, mas muitas vezes ficamos na dependência da companhia ter a disponibilidade, o tempo e os recursos ($$$) necessários. Fora que pode ter muito conflito nos passeios que um quer fazer e o outro não. Uma vez fui numa viagem e eu achei interessante o que uma guia falou: você é que tem que fazer as suas férias valerem a pena, pois muitas vezes o lugar de destino não é tão interessante, mas você pode buscar muitas coisas naquele contexto que podem te entreter muito bem.

Postado
  • Membros

Meu que deliciaaaa....morro de vontade de viajar sozinha e tenho certeza que depois que fizer isso muita coisa vai mudar dentro de mim(principalmente a dependência de ter companhia pra viajar) adoreii seu relato, isso encoraja nós meninas principalmente que morre de vontade mas todos ao redor dizem ser perigoso...parabéns pela sua coragem!!! Logo será eu hahah

Postado
  • Membros

Deia,

Menina não viaja sozinha no Brasil,que se tem mania até de atravessar a rua em grupo.

Européias passam tempos sozinhas em outros países e,também, moram sozinhas

Não tem a religião que é a grande amedrontador que existe aqui e se relacionam com homens de igual para igual.

Por isso,as brasileiras, em sua esmagadora maioria,não fazem o que tem vontade,para não caírem na língua alheia.

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Fiz minha primeira viagem sozinho esse ano, Balneário Camboriú... Quase fui pra Floripa um dia mas não deu tempo

Não fiquei em Hostel, foi hotel mesmo mas só tenho saudades, foi perfeito!

O ruim de namorada e amigos são os gostos...um quer, outro não... Sozinho era eu decidindo ÁH acordei agora vou pra praia! ÁH meia noite tô sem sono vou lá sentir a brisa noturna do mar!!!

Coisas simples mas tão importantes que só percebi viajando sozinho.... Fora que Balneário Camboriú SUPER RECOMENDO...que lugar tranquilo, maravilhoso e lindo....

• 2 meses depois...
Postado
  • Colaboradores
Em 14/10/2017 em 10:47, renata menezes disse:

Oi estou indo para Florianópolis no final de janeiro de 2018, queria dicas de hostel ?? Bjs

Na praia do Campeche, tem o Floripa Surf Hostel. Super recomendo 

Postado
  • Colaboradores

Nossa! Quase chorei com esse relato Tati! Maravilhoso!! Você colocou em palavras tudo que eu penso sobre viajar (e sobre viajar sozinha hehe). Amo Floripa, tem lugares maravilhosos pra explorar lá. Muita trilha massa! Parabéns pelo relato, arrepiei. 

Postado
  • Membros

Que vibe Tati! Parabéns! Viajar sozinho é a melhor coisa do mundo! A gente volta com o dobro de histórias! Todo mundo deveria pelo menos uma vez fazer isso!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.