Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

divanei

TRAVESSIA RIO BRANQUINHO - A Arte de Amanhecer Vivo (2003 ) - 15 anos depois.

Posts Recomendados

Tosco relato? O.o De jeito nenhum! ::otemo::

Muito legal, Divanei! Obrigada por compartilhar! Você conseguiu transmitir bem os momentos crescentes de tensão. Ainda bem que a profecia não se cumpriu!

Não imaginava que perto de uma metrópole gigante como São Paulo houvesse lugares tão secretos e comunidades indígenas praticamente isoladas.

PS: A cara do pobre gato no final, sem imaginar o que estaria esperando por ele... :(

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é LF BRASILIA , eram outros tempos aqueles, sem Facebook, sem mapas de satélites, sem gps, sem informações nenhuma. O mapa que eu tinha era uma rodoviário aonde eu usei para saber apenas em que local estava a estação de trem. O relato que me baseei era o do Sergio Beck, que narrava parte do caminho , ia até um ponto e retornava de novo, não ia até o litoral e ele mesmo nunca falou da tal Tribo Rio Branco( livo Caminhos da Aventura) . Toda caminhada era um tiro no escuro, vc sabia aonde possivelmente começava a s trilhas e não sabia mais nada. Hoje vc salva o percurso no seu celular, lê um milhão de relatos, traça o caminho do google Earth . A travessia do Rio Branquinho hoje é uma piada como  caminho e pode ser feita até por quem não tem experiência nenhuma porque uma vez no rio, é só desce-lo até essa tribo se algo der errado .

• Gostei! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns por esse relato... Eu conheço uma pequena parte dessa trilha... Que tem origem na aldeia até a junção do rio Capivari com Branquinho... Acho muito lindo... Uma riqueza fantástica... Parabéns... Ainda irei fazer essa travessia TB

Compartilhar este post

Link para o post

Julio,

Passados 15 anos e felizmente os dois rios ainda continuam intocados, lindos e transparentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Lamlully

O gato sobreviveu, o índio era um galhofeiro, rsrsrsrsrsrsrsrsrrs 

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conteúdo Similar

• Por casal100
      Vários amigos e familiares nos indagavam sobre nossas travessias, segundo eles, tudo era muito repetitivo(as fotos eram parecidas, repetimos várias vezes os mesmos caminhos, até pela falta de outros. Até tem, mas caminho particular, não faremos  mais). De certa forma eles têm razão, visto que a visão do picos e montanhas não tem comparação com fotos de estradas e, tem um detalhe mais importante: as principais atrações das cidades(tirando algumas) não estão dentro delas, mas nos arredores  (cachoeiras, picos, morros. ..). Nesses 2 meses,  caminhamos mais de 900 quilômetros é quase 10.000 kms de carro. Conhecemos pessoas maravilhosas por onde passamos, experimentamos emoções que nunca tivemos,  comidas deliciosas,  não tivemos nenhum problema mais sério, tudo muito tranquilo.

O BRASIL É SIMPLESMENTE SENSACIONAL! 
      E mais bonito visto de cima. Diante disso e, até para comemorar meus 60 anos de vida (ingressei na melhor idade), neste verão resolvemos fazer algo um pouco diferente : fomos conhecer e rever alguns parques nacionais /estaduais /municipais e privados, subir alguns picos/montanhas  e alguns circuitos desses locais, região de cachoeiras,  e Brumadinho(Inhotim), poderíamos estar no dia do rompimento da barragem,  para nossa sorte desistimos em cima da hora.
      LOCAIS VISITADOS:
      Extrema - Mg (subida as base dos pico do lopo e do lobo)
      Munhoz - Mg(subida ao pico da antenas, caminhos)
      São Bento do Sapucaí - Sp(pedra do baú e roteiro)
      Marmelopolis -Mg(subida ao morro do careca, mirantes, pedra montada, roteiros e subida ao pico Marinzinho)
      Aiuruoca - Mg(subida ao pico do papagaio, matutu, cachoeiras)
      Visconde de Mauá-Rj - (subida a Pedra Selada)
      PN Ibitipoca - Mg (Janela do céu, pico, circuito das águas e grutas)
      São Tomé das Letras - Mg (cachoeiras e roteiros)
      Carrancas - Mg(cachoeiras e circuito serra de carrancas)
      Ouro Preto - Mg (centro histórico e subida ao pico do Itacolomi)
      Mariana-Mg: Bento Rodrigues, local destruído por outro rompimento de barragem da Vale.
      Serra do Cipó - Mg(todos circuitos dentro do parque e travessão)
      Conceição do Mato Dentro - Mg: cachoeira do Tabuleiro  (base e mirante)
      Lapinha da Serra - Mg(subida aos picos da Lapinha e Breu, cachoeira Bicame e Lajeado,  parte travessia Lapinha x Tabuleiro)
      Brumadinho - Mg(Inhotim)
      PN de Itatiaia - parte alta - Mg(base do pico das agulhas Negras e prateleiras, cachoeira Aiuruoca, circuito 5 lagos, subida ao pico do couto)
      Piquete - Sp(subida ao pico dos Marins)
      Infelizmente, por excesso de chuvas, não fizemos os picos do Itaguaré e da Mina( motivação da viagem). Entrou uma frente fria na semana que antecedeu o carnaval, tivemos que abortar por questão de segurança, pois não utilizamos guias e fazemos somente Bate/volta - fica para a próxima.
      As surpresas da viagem:
      Inhotim, Lapinha da Serra e Serra do Cipó. Pois não conhecia nenhuma delas.
      Algumas fotos
      Subida ao pico dos Marins - SP

Pico do Itacolomi - Ouro Preto - Mg

Cachoeira Bigame - Lapinha da Serra-Mg

Subida para pico do Breu e Lapinha - Lapinha da Serra-Mg

Vista desde o pico da Lapinha

Cachoeira do espelho - travessão - Serra do Cipó -Mg

A incrível JANELA DO CÉU 

flora exuberante

• Por Da Silva Junior
      Ferrotrecking de Viana ao Pontilhão que Limita com Domingos Martins.

Quarta dia 10 de Outubro resolvi continuar meu Ferrotrecking que eu parei fiz 35 km de Argolas até o Pontilhão de Viana onde passa a estrada para Baía Nova , nessa pedaço cheguei 13:30 parta ir pelo menos até o Pontihão que Limita com o município de Domingos Martins andei por umas Duas Horas e quinze Segundos. 

Passando Por Lugares maravilhosos, aspectos da Ferrovia muito legal como Vales, Precipícios e Lugares com Rochas Saindo Água show demais.

Passando por Fazendas e Areas Rurais muito lega a Ferrovia bem cuidada nesses trechos muito bom de caminhar só prestar Atenção mesmo nas Pedras para não Dá Torção. 

Vamo que Vamo 
      Aqui Começou entrarmos na área alagada mais não tive problemas por caminhar pois era só do lado. 
      nesse ponto muito bonito a paisagem avistei uma família de Falcões ficaram olhando para min enquanto eu seguia nesse trecho vi muito macaquinhos Saguis também 

nessa parte a linha se cruza com uma estrada chamada de Peixe Verde Zona Rural de Viana Baia Nova 

mais 300 mts essa curva eu apreciava as fazendas do Lado esquerdo com suas plantações e suas fontes de criação de peixes 

partir daí já não via mais casas só eu e a mata e o Rio Jucu que começa aparecer 

mais na frente apareceu essa porteira com uma trilha para essa Paróquia aí eu só registrei mesmo passei direto. 

chegando perto das fontes e das Bicas De Águas 

olha o Rio Jucu perto perfeitíssimo 
      Nesse Trecho encontrei Águas Mineirais saindo das Rochas pelo longo da Ferrovia e também uma bica de água mais na frente do qual experimentei a água e tava uma delicia 

de´pos dessa parede de Rocha mais 600 mts eu chegaria no Pontilhão que limita os Municípios de Viana com Domingos Martins.

chegada no Pontilhão show demais 

foi muito legal depois retornei de volta para viana e Gastei mais duas horas chegando em Viana do ponto de partida umas 16:50 .

prometi que ia retornar no Feriado do Dia 12 para seguir até Marechal por 31 km na Linha Férrea. 

• Por Da Silva Junior
      Ferrotrecking de Viana Passando Por Domingos Martins e Chegando em marechal Floriano.

Amigos dia 12/11/2018 resolvi fazer os 31 km  até a Estação Ferroviária de Marechal para isso comecei meu projeto estudei a trilha inclusive com relatos aqui mesmo do Site Mochileiros então peguei um ônibus bem as cinco da manhã e fui para Viana Sede chegando lá comecei marcar do Pontilhão do Bairro Santo Agostinho até o Segundo Pontilhão de onde eu já tinha ido já no lado de Domingos Martins passei por Dois Túneis e sete Pontilhões e falar a verdade com belas paisagens e belos lugares não tive problema nenhum com questão de segurança falar a verdade é só você ter atenção com as pedras para evitar torção ou quebrar o pé mesmo questão foi tranquila nos túnel se você tem vontade de fazer essa trilha eu recomendo sim você faze-lá mais lembrando sempre leve suprimentos, quatro garrafas de dois litros, lanche mais frutas e sempre com atenção na via, fui de manga longa contra o sol apesar de alguns trechos o sol sumiu e lanterna de cabeça ,não coloque muita coisa na mochila para não ficar muito pesado ok .
      abaixo um pouco da minha aventura que vou narrando.

Terceiro Pontilhão nesse km estava chegando perto do Túnel já nessa parte andei por uns 12 km sozinho até avistar pessoas na entrada do Túnel partiu boraa 

Momento que Avistei pessoas pena que não deu para tirar foto do Inicio do Túnel muita gente 

entrando no Quarto Pontilhão sobre o Rio Jucu essa parte é show por causa da galera preferi seguir 

Partiuuuuuuu encarar o primeiro Túnel bora 

Saindo do Primeiro Túnel 

tranquilão 100mts só só se ligar nas pedras mais nada liga a lanterna e cai para dentro 

passei por um Sr que queria saber onde estava a equipe dele falei para ele entrar no Túnel ele morrendo de medo kkkkkkkk
      Chegada agora em Pedra dos Ventos

Depois dessa Curva eu cheguei na Localidade Pedra dos Ventos ali era uma parada ferroviária para embarque e desembarque hoje só restou as ruínas da antiga plataforma da Estação abaixo as fotos  
      Aí Antiga Plataforma de Pedra Dos Ventos hoje o local abriga uma escola onde devido ao ferido se encontrava fechada. 
      muito legal essa parte do Trecho com belas paisagens e Cachoeiras ao longo do Curso da via Férrea 
      Abaixo mais um Pontilhão o Quinto na Verdade Sobre o Rio Jucu Braço Sul 

Se liga na Altura dele 

demais matado 

partiu ficou para trás 
      depois disso mais 400 mts eu chegava na ex Parada Ferroviária do Jucu hoje apenas só a plataforma 

Ex parada Ferroviária do Jucu hoje só restou apenas a estrutura aqui era para desembarque e embarque pena que o tempo passou 

cheguei aí 10:30 da manhã de onde tomei meu café da manhã sentado aí com uma garrafa de agua e quatro pães de forma o famoso pão e água mais é verdade depois seguir viagem e mais 200 mts eu encontraria meu segundo Túnel 

depois dessa Curva eu Topie com ele meu Segundo Tunel partiu encarar bora
      Olha ele aí 

Abaixo fotos na Saídas dele mais curto que o primeiro deve ter 90 mts muito curto o que facilita o passeio 

Abaixo Trechos da Linha  show demais 
      partiu agora 
      Cachoeiras s do Rio Jucu Braço Sul 

Precipício sobre o Rio Jucu olha o Elevado 

Olha que Paisagem legal embaixo 

mais 400 mts chegava no Sétimo Pontilhão sobre o Rio Jucu  

olha ele aí mais um para a gente passar bora 

aí depois uns 600 mts eu taria chegando me Germânia mais conhecido como Vale da Estação em Domingos Martins
      Passando pelo Mini Pontilhão de uma queda fantástica e começando a chegar no Perímetro Urbano 

agora só 300 mts da Estação de Germânia

olha o Riacho 
      abaixo do Mini Pontilhão 

partiu ficou para trás 

Pausa para Tomar uma Água e Engolir um pão apenas dois minutos de pausa deu fome pois a hora era 12:55

depois disso aí comecei a vêr de longe a Estação

Vale da Estação antiga Estação Ferroviária de Germânia dentro do Municipio de Domingos Martins 
      abaixo mais fotos dela 

Olha o Perfil dela estava fechada parece que não é aberta 

Belas casas no Entorno e ainda bem cuidada isso é legal manter o patrimônio é sempre um direito.

Bay Bay Estação ficando para trás ao chegar nesse trecho eu Percorri 24 km em Cinco horas partiu Marechal mais 7km em uma hora 

Saindo do Vale da Estação  Estação partiu Marechal mais 7km  com dois pontilhões nessa foto a direita você a estrada para Santa Izabel 

Pontilhão Limitando os Municipios de Domingos Martins com Marechal Floriano 
      a partir desse trecho dentro de Marechal já mais mesmo assim ainda faltava mais 6 km 
      Alegria estou quase chegando 

mais dois km encontrei o nono Pontilhão mais uma para a conta bora

aí ele aí Nono Pontilhão encarado na marra 

Show chegando na Estação Ferroviária de Marechal assim que passa desse ponto vc anda mais uns quilômetros e começa  a margear a vila urbana não se assuste a chegada não é muito bonita você encontra casas bares e pessoas e a linha com lixo só continue que vale a pena, 
       A Partir dessa Curva se via a Estação de Marechal Floriano muito showw 

Depois daí avistei a Estação pintada de Amarela show demais

Mais fotos e ela estava aberta funcionando um museu por dentro.
      Missão Batida em seis horas e 31 km rodado na linha férrea show agora quero ir daí para Engano passando por Rio Fundo, Araguaia, Iritimirim, Matilde e Chegando em Engano.  

Fotos Agora por Dentro da Estação 
      Belo Museu 

Então deixo meu e-mail aqui para vocês [email protected] e também meu zap 27 996973825 estou programando fazer uma caminhada lá pro dia 04 de Novembro de Marechal a Engano passando por Rio Fundo, Araguaia, Iritimirim e Matilde e chegando em Engano bora só me contactar. 

• Por Da Silva Junior
      Ferrotrecking da Antiga Estação da Leopoldina de Argolas a Viana
      Olha eu não recomendo fazer e só fiz pois eu tinha um enorme curiosidade de saber por onde ela passava nos bairros de VIla Velha, Cariacica e Viana, passei por Favelas, bairros no entorno onde pessoas jogam o lixo na linha, passei por lugares onde o mato também dificulta andar sobre a linha, também lugares onde a terra esconde devido a precariedade mais assim lugar mais tenso mesmo da linha foi no Terceiro Bairro de Vila Velha assim que você sai da Antiga Estação localizada no Bairro Argolas,  o segundo bairro é Santo Torquatoa entramos em Cobi de Baixo bairro super perigoso pois aonde passa a linha fica concentrado pessoas ligadas ao tráfico e também pessoas usando então recomendo assim que passar pelo viaduto não tirar mais foto do trecho, passou isso geralmente o trecho depois é tranquilo mais ficar ligado sempre não é porque eu tive  tranquilidade que todos os dias não possa ter ok ficar ligado sempre. 
      Vamos lá fiz essa trilha em quatro dias alternados era uma vontade minha conhecer a ex Estação de Argolas, a tinha uma vontade Imensa de passear por ela , estudei e completei 31 km da Estação até o Pontilhão de Viana no bairro Santo Agostinho. 
      Abaixo fotos da Estação da Leopoldina de Argolas. 
      Ponto Inicial da Linha Litorânea Sul , hoje ferrovia Centro Atlântica.

Fachada de Entrada 

Fotos Por Dentro 

uma pena o descaso com a Estação que poderia estar funcionando um museu Ferroviário no lugar. 

Foto Aérea da Plataforma de Embarque. 

Plataforma de Embarque olha que show imagina isso no tempo passado a quantidade de pessoas que já passou por ai, historias que se perderam no tempo. 

Indo em Direção para Santo Torquato isso é na direção aso bairros. ainda área da Estação maquinários antigos e Bombas antigas. 

Sáida ou Entrada da Estação lá no Portão onde tá saindo o Senhor sem camisa nessa Entrada aí o Bairro é Chácara do Conde. 

em cima do Viaduto é outra Via Férrea também era da Leopoldina que vêm do Porto da Capuaba e sai no Patio de Manobras da Vale no Porto Seco. 

Indo para a Direção de Santo Torquato.

Nessa Parte Estamos em Santo Torquato.

600 mts na frente a linha está enterrada de terra além do treco está cheio de lixo por cima da Via Férrea 

Bairro Santo Torquato

Cruzamento com as Ruas Leopoldina com Av César Alcure . 
      nesse trecho se inicia Cobi a parte mais perigosa da Linha. 

Passou dessa Parte não Conseguir mais Registra nenhuma foto devido a concentração de muitas pessoas ligadas ao Tráfico. 
      passei de fininho e depois de 400 mts cheguei no Pontilhão que limita o Bairro com o Município de Cariacica.

Olha lá o Primeiro Pontilhão que Limita os Municípios de Vila Velha com Cariacica.

Olha a Visão sobre o Rio Marinho 

A partir desse trecho estamos em Cariacica.

Bairro Vasco da Gama lado Esquerdo e Bairro Jardim América do Lado Direito cruzamento das Avenidas Ferro e Aço com Av Leopoldina.

Mini Pontilhão Localizado entre Caramuru Lado Esquerdo e Boa sorte lado Direito

Cruzamento com Rio Grande do Sul com Barão de Itapemirim 

Mini Pontilhão no Bairro Maracanã 

Bairro Rosa da Penha 
       Cruzamento Av Ferreira Coelho com Valfredo Pereira 
      Bairros São Geraldo Chegando em Campo Grande 
       Ponto Final do Bairro São Geraldo no Limite com Santa Fé e Campo Grande 

Cruzamento com Valfredo Pereira e Av Rua Dom Pedro 2 e Rua Maria Petra.

Trecho em Campo Grande Santa Fé lado Esquerdo e Campo Grande Lado Direito 

Cruzamentos das Ruas Matutinas com Rua José Vieira Gomes 

Cruzamento com Peregrino, Rua Dom Pedro 2 e Rua Luiz Edmundo. aqui estamos em Cruzeiro do Sul 

passei por trás do Terminal de Ônibus de Campo Grande aí é Santa Cecilia de um lado com Cruzeiro do Sul. 
      Cruzamento com as ruas Peregrino com Rua Palestina. 
      Continua depois passando por trás do Faça Fácil de Cariacica 

Cruzamento com Rua Inácio Rodrigues com Rua da Assembleia. Bairro Santa Luzia Esquerdo e São Francisco no Direito 

Bairro São Francisco no Limite com Flor do Campo 
       Continua nesse trecho estou entrando no limite do Bairro Flôr do Campo.
      Abaixo no Bairro Flor do Campo assim que virei na foto abaixo encontrei o pontilhão que Limita Cariacica de Viana.  

Abaixo a foto do Pontilhão sobre o Rio Formate. 

Pontilhão que Limita os Bairros Flor do Campo (Cariacica) com Vila Betânia (Viana)
      sobre o Rio Formate.  

Mais Fotos. 

Agora estamos em Viana praticamente só nos tres primeiros bairros eu tive dificuldades pois tinha mato e restos de lixo depois foi tranquilo até a chegada na Estação de Jabaeté.
      antigo nome da Estação de Viana. 

Chegada no Cruzamento da Rua Principal passando em Frente antiga Companhia de Gusa. 
      Morada de Betânia 
       Morada de Betânia   Chegando no Cruzamento Rua Carlos Pimentel Limite com Arlindo Vilaski
       Cruzamento Rua Carlos Pimentel Limite com Arlindo Vilaski
      Abaixo Parque Industrial de Areinha 

Área da Ribeira .. 
      andei 500 mts uma curva pro lado direito ai aparece o mini túnel debaixo da BR 262 

Curvou vêm ele o Mini Tunel sobre a BR 262 

Olha ele aí 

A Partir desse Trecho entramos no Bairro da Ribeira com Limite no final com Pimenta. 

Limite com o Bairro Pimenta belo trecho e Ferrovia bem cuidada

Bairro Pimenta Abaixo 

Abaixo Bom Pastor com Perobas 

quase chegando em Viana Sede mais uns 4 km para dentro .

ao Virar chegaria no Patio de Manobras da Estação agora 250 mts da Estação de Viana 

olha lá no fundo a Estação estamos chegando. 

Olha ela aí que legal chegamos. 

Areá de manobra da Estação . 

Plataforma e Estação bem cuidadas fechada não é aberta a visitação. 

Fachada de frente realmente encnata. 

Sentido ao Bairro Santo Agostinho mais antes tem o mini Museu Fotos Abaixo 

Olha lá a antiga Composição 
      Fotos Abaixo Museu da Estação . 

Sentido ao Pontilhão passando pelos Bairros Santo Agostinho com Santa Barbara. 

Partindo para o Pontilhão passando pelos Bairros Santo Agostinho com Santa Barbara. 
       Vista do Pontilhão a partir daquele trecho mais 9 km chega no Segundo Pontilhão
      Vista do Pontilhão 

Nesse Sentido mais 10 km você chega no Segundo Pontilhão de Viana que Limita o Município com Domingos Martins a partir desse trajeto a Linha Férrea é mais bonita e mais agradável de se caminhar. 

• Por Da Silva Junior
      Dia 03 e 04 Final de Semana de Novembro de 2018.
      fiz umas das outras doideiras que eu faço nessa vida de Trilhas.
      fiz um Ferrotrecking de Marechal Floriano a Vargem Alta em Dois Dias 66km percorridos na Linha Férrea da Antiga Estrada de Ferro da Leopoldina passei por dois Distritos de Marechal Rio Fundo e Araguaya, quatro de Alfredo Chaves Iritimirim, Matilde, Ibiritirui (Engano), Ipê Açu, Guiomar e Vargem Alta centro. 
      abaixo a foto da chegada de sexta dia 02.

dormir na Estação Ferroviária de Marechal Floriano armei minha barraca e cinco e quinze partir para essa aventura louca. 

Ninguém me incomodou foi tranquilo

Amanheceu acordei as quatro e meia já estava claro e cinco e quinze eu partir, prometi que ia tomar café da manhã em Rio Fundo nossa primeira Parada prometi mais nunca ví tão longe, passei por três mini Pontilhões até chegar em Rio Fundo. abaixo algumas fotos.

Fotos partiu bay bay estação rumo a Rio Fundo 

Estação ficando para trás bem comecei a jornada passando pela Casa de Turma da VLI.

Sentido Centro da Cidade aí vem o Primeiro Mini Pontilhão. 

Depois disso só Fazenda e Mini Pontilhões.

Segundo Mini Pontilhão

Depois OLHA QUE BELO VISUAL A CURVA. 
      Rio Jucu Braço Sul acompanhando um pouco. e chegando no Terceiro Mini Pontilhão

Olha que Cenário mãe e filha aguardando o Ônibus enquanto a gente trilha. 

Chegando em Rio Fundo Ex parada Ferroviária depois de cinco horas de caminhada rumo a Araguaya. e depois Três mini pontilhões as primeiras fotos era o local exato de ex parada ferroviária Distrito de Marechal Floriano. 

ao longe se vÊr a antiga caixa d"água da estação. 

Local Exato e caixa de Aguá para abastecimento das Locomotivas. 

Aqui Ficava a antiga plataforma. 

isso as 10:22 continuando o Rumo para Araguaya que é município de Marechal ainda. 
      Abaixo o quarto mini Pontilhão 

Quinto Mini Pontilhão mais 200 mts a frente.

Depois daí andei por mais uma hora e pouco já chegando nos limites de Araguaya, 

Depois dessa Curva estava chegando perto da estação e minha água estava acabando abaixo foto do patio de Eucalipto da Antiga Aracruz Celulose. 

Olha o Eucalipto 600 mts da Estação aí nesse trecho. 

Nessa casa ali atras branca o proprietário um rapaz novo passou nesse caminho aí de moto eu abordei o mesmo para encher minha garrafa de água o mesmo me tratou bem e não só conseguir encher minhas garrafas como ganhei doze Bananas e um maçã olha que tava dando 11:53 da manhã enchi de suprimento e partir para descansar e almoçar em Araguaya. 

chegando.

Virou a linha passa pela Rodovia Francisco Stocker. ou melhor a Rodovia passa pela linha pois ela já estava antes da via. 
      Lá embaixo na foto olha a placa de entrada da Cidade. Chegamos em Araguaya. 

Depois disso segui para chegar na Estação passando pelo perímetro urbano até a vista dela do lado direito vi um restaurante de onde eu comprei um marmitex por dez reais e almoçei na Estação onde eu descansei por uma hora merecido kkkk. 
      Olha a Vista da Estação desse ponto do Lado direito tem um Restaurante. 

Casa da Cultura de Araguaya.

Vista um pouco da Cidade de Comunidade Italiana. 

Museu do Futebol.

Olha a Bandeira Italiana. 
      Fotos da Estação chegada.

Só não entendi porque a VLI- Vale devolveu para o DNIT

Mais Fotos da Estação. 

13:15 partida para Iritimirim primeiro Distrito de Alfredo Chaves partiu continuar. 
      Estação ficando para trás. 

andei por duas horas e quarenta minutos eu chegava em Iritimirim (Alfredo Chaves) o trecho não tem pontilhões nem Túnel mais mato e pastagem poucas casas na via. 

assim olha a Parada Ferroviária de Iritimirim feito alcançado 15:57 chegando em Iritimirim em Alfredo Chaves a cidade é para dentro mais notei que é um conjunto de oito casas e uma Igreja. 

Olha essa Casinha Parada Ferroviária de Iritimirim (Alfredo Chaves). 

Olha a Plataforma ainda.
      Eu Aguardando o Trem para voltar pra Vitoria esqueci que meu tempo passou cheguei tarde. 

mais vai que cola nada eu quero continuar. 

Partir daí com dez minutos de descanso pois a a bagagem tava começando a fazer peso olha minha sobrevivência que eu levei ou melhor minha casa. 

Trilheiro e aventureiro kkkk quer coisa melhor. 
      Segui viagem para Matilde seria minha ultima parada aí mais na frente a 150 mts topei com outro mini pontilhão o quinto da via.

Mais 10 km eu chegava em Matilde só com curvas e umas poucas retas na via Férrea.
      naquela curva eu chegava em matilde depois de uma Hora de Iritimirim 350 mts do Pontilhão e da Estação. 

Aí depois dessa curva uns metros já do Pontilhão sobre o Rio Benevente show demais estaria terminando meu primeiro objetivo. 
      Estaria
      Aí passando pela Rua Olinda Donatello a Direita começa o Pontilhão sobre o Rio Benevente a um metro eu chegaria na Estação. 

Pontilhão Sobre o Rio Benevente. 
      em cima do pontilhão.

assim que sair do Pontilhão vi a Caixa d"aguá e a Estação ao Fundo conseguir bati o primeiro desafio que emoção chegar e bater 33 km no primeiro dia ferrotrekking. 

Patio da Estação.

Olha que demais isso as 16:20 objetivo completado no primeiro dia showw demais.
      Patio da Estação, Casa de Turma, Virador de Vagões e antiga plataforma. 

Parte do Museu, Restaurante. 

Parte que o pessoal usa como área aberta 

Saindo da Estação de Matilde mais 12 km ate Ibitirui ou mais conhecida como Engano e uma e meia de trilha no Escuro cheguei bem a noite.

Cachoeira de Matilde do Lado aí eu estava na posição mais alta. 

Sexto Pontilhão a partir daí escureceu 
      andei 12 no Escuro depois desse pontilhao das fotos a luz foi embora.
      só com lanterna na cabeça.

Andei 12 km por uma hora e meia e cheguei a Ibitirui onde eu acampei na Estação e no outro dia fui para meu Segundo dia de Ferrotrekking, esse trecho de Marechal x Matilde recomendo muita garrafa d!aguá e nada de fazer sozinho igual eu fiz pois só se vc for aventureiro mesmo o trecho é ótimo e não enfrenta perigos seja por animal seja terreno acidentado fora que os moradores são bem receptivos, recomendo para grupos fazerem e outra tem que ter disposição porque no final cansa ok, e não façam como eu dois seguidos.
      meu contato para mais duvidas: 
      Da Silva Jr. especialista em Ferrotrekking 
      Guia de Turismo 27 996973825 

• Criar Novo...