Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Meu Deus! Caminhar para vocês é quase uma obsessão! Desfrute e faça ser a melhor idade! Estou sempre acompanhando suas postagens e são um modelo. Eu farei 60 em setembro, estou aposentado há um ano e minha esposa com 56 e acabou de aposentar-se, então agora nada segura.

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

@FlavioToc Aproveitem a vida na sua plenitude, vcs são jovens, podem desfrutar o nosso Brasil.

 @RicardoRM Tive que cortar muita coisa,  inclusive "descobri" Lapinha da Serra quando estava na Serra do Cipó. Viajo a mais de 50 anos e achava que conhecia o Brasil. .kkkkkkkk

O verão limitou muito,  choveu bastante, tive que retornar ao PN Itatiaia/ouro preto e Marins 2 vezes devido às fortes chuvas. Tomamos muita chuva na Lapinha e no Itatiaia. Tivemos que deixar os picos do Itaguaré e da Mina para outra oportunidade. 

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

MARMELOPOLIS

2° DIA - 17.01.2019 - Quinta-feira Saída pousada e chegada ao mirante São Pedro(antes pico Marinzinho) e retorno à cidade

+-25 kms em aprox. 06:20hrs Acumulado: 67 kms

Pegamos a mesma rua do dia anterior, chegamos ao bairro e entramos à esquerda,  certo desta vez, mais à frente tem que entrar à esquerda num pequeno trecho de bloquete de cimento, depois começa subida forte, após mescla subidas e descidas leves, lindo amanhecer emoldurado pelo complexo do Pico dos Marins, depois começa descida fortíssima até um bairro rural, viramos à esquerda e mais à frente, seguindo orientação das placas, entramos à direita e começamos a subir de novo até a pousada do Djalma (01:35hrs até Pousada do Djalma (+-8kms) - 1340msnm

Depois pegamos um atalho na pousada e logo chegamos numa estradinha de terra, viramos à direita e começou subida forte até um portal  (1550msnm - 02:06 hrs) Viramos à direita e pegamos trilha (o certo é chegar no portal e seguir reto)  com muita sombra pela encosta da montanha,  chegamos numa bifurcação e viramos à esquerda  (à direita vai pra Marinzinho) 02:36hrs, pegamos trilha bem demarcada na encosta da montanha,  pouco à frente tem uma ótima mina d'agua (1760msnm),  seguimos pela mesma trilha sempre subindo até a pedra montada 02:49hrs - 1863msnm. Nossa intenção neste dia era somente conhecer a pedra montada e retornar à cidade, mas a curiosidade prevaleceu. Continuamos a trilha subindo dentro da mata, minha parceira resolveu não  ir ate o mirante,  tive que subir nas pedras por umas cordas, fui até o Mirante São Pedro  (03:30hrs - 2135msnm). No mirante tem uma visão legal de toda região, e do Marinzinho, ali me despertou a curiosidade de subir o Marinzinho, pois cheguei bem perto. Desci e encontrei minha parceira,  dessa vez não passamos pela pedra montada, seguimos reto.

Retornamos quase pelo mesmo caminho, começou a trovejar e o tempo fechou,  tivemos que apertar o paso e chegamos rapidamente ao centro da cidade e comemos o mesmo Self-service à vontade por $18 por pessoa à vontade

Hospedagem: a mesma do dia anterior.

Tempo fresco com muitas nuvens no amanhecer em Marmelopolis 

20190117_060505.jpg

Lindo visual dos Marins

20190117_063929.jpg

Subidas fortes antes portal

20190117_085109.jpg

Visão da pedra montada no meio da mata

20190117_095456.jpg

Dá para servir de refúgio numa tempestade,  vimos foqueira apagada

20190117_100057.jpg

Pedra montada de perto

20190117_100144.jpg

Minha parceira não subiu comigo até o mirante, mas vai subir no outro dia 

20190117_104537.jpg

Lindo visual 

20190117_104541.jpg

Retorno - trecho de mata

20190117_110548.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 10/03/2019 em 18:48, casal100 disse:

Vários amigos e familiares nos indagavam sobre nossas travessias, segundo eles, tudo era muito repetitivo(as fotos eram parecidas, repetimos várias vezes os mesmos caminhos, até pela falta de outros. Até tem, mas caminho particular, não faremos  mais). De certa forma eles têm razão, visto que a visão do picos e montanhas não tem comparação com fotos de estradas e, tem um detalhe mais importante: as principais atrações das cidades(tirando algumas) não estão dentro delas, mas nos arredores  (cachoeiras, picos, morros. ..). Nesses 2 meses, com certeza caminhamos mais de 800 quilômetros. Conhecemos pessoas maravilhosas por onde passamos,  não tivemos nenhum problema mais sério, tudo muito tranquilo.

O BRASIL É SIMPLESMENTE SENSACIONAL! 

E mais bonito visto de cima. Diante disso e, até para comemorar meus 60 anos de vida (ingressei na melhor idade), neste verão resolvemos fazer algo um pouco diferente : fomos conhecer e rever alguns parques nacionais /estaduais /municipais e privados, subir alguns picos/montanhas  e alguns circuitos desses locais, região de cachoeiras,  e Brumadinho(Inhotim), poderíamos estar no dia do rompimento da barragem,  para nossa sorte desistimos em cima da hora.

LOCAIS VISITADOS:

Extrema - Mg (subida as base dos pico do lopo e do lobo)

Munhoz - Mg(subida ao pico da antenas, caminhos)

São Bento do Sapucaí - Sp(pedra do baú e roteiro)

Marmelopolis -Mg(subida ao morro do careca, mirantes, pedra montada, roteiros e subida ao pico Marinzinho)

Aiuruoca - Mg(subida ao pico do papagaio, matutu, cachoeiras)

Visconde de Mauá-Rj - (subida a Pedra Selada)

PN Ibitipoca - Mg (Janela do céu, pico, circuito das águas e grutas)

São Tomé das Letras - Mg (cachoeiras e roteiros)

Carrancas - Mg(cachoeiras e circuito serra de carrancas)

Ouro Preto - Mg (centro histórico e subida ao pico do Itacolomi)

Mariana-Mg: Bento Rodrigues, local destruído por outro rompimento de barragem da Vale.

Serra do Cipó - Mg(todos circuitos dentro do parque e travessão)

Conceição do Mato Dentro - Mg: cachoeira do Tabuleiro  (base e mirante)

Lapinha da Serra - Mg(subida aos picos da Lapinha e Breu, cachoeira Bicame e Lajeado,  parte travessia Lapinha x Tabuleiro)

Brumadinho - Mg(Inhotim)

PN de Itatiaia - parte alta - Mg(base do pico das agulhas Negras e prateleiras, cachoeira Aiuruoca, circuito 5 lagos, subida ao pico do couto)

Piquete - Sp(subida ao pico dos Marins)

Infelizmente, por excesso de chuvas, não fizemos os picos do Itaguaré e da Mina( motivação da viagem). Entrou uma frente fria na semana que antecedeu o carnaval, tivemos que abortar por questão de segurança, pois não utilizamos guias e fazemos somente Bate/volta - fica para a próxima.

As surpresas da viagem:

Inhotim, Lapinha da Serra e Serra do Cipó

A decepção:

Carrancas-Mg  (É até bonito, mas comparado com outras regiões do estado de Minas Gerais, fica muito aquém).

@casal100, Mamamia, não dá para acompanhar vocês. Se escolhessemos 20 montanhas/picos, vocês estariam nas últimas e eu ainda tentando a primeira.

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

PRIMEIRO PICO: MARINZINHO

MARMELOPOLIS 

A PRIMEIRA PERIPÉCIA DA VIAGEM

Para os montanhistas experientes o pico do Marinzinho é fácil,  não há grandes paredões,  bem sinalizado, mas para nós,  marinheiros de primeira viagem, tínhamos receio de subir sozinhos, têm  cordas em alguns trechos, até pensamos em contratar um guia. No final decidimos que iríamos até onde desse,  se porventura ficasse muito perigoso voltaríamos e, em outra oportunidade, faríamos. Segurança em primeiro lugar! No dia anterior atiçou a curiosidade de subir o Pico do Marinzinho(estive bem perto dele). Tive que convencer minha esposa que dava para fazer(ontem ela ficou com receio de subir nas pedras através das cordas), normal para uma pessoa que tem (ou tinha) medo de altura. Resumo da história: ela foi e venceu seus medos (e os meus também, imagina se ela desse um piripaque no topo e não conseguíssemos descer, helicóptero é muito caro, acho que estaríamos lá até hoje..kkkk). Foi um dia muito feliz para nós dois. Consegui uma parceira para minhas futuras peripécias. O problema maior foi que neste período quase ninguém sobe devido ao tempo instável  (muita chuva ), só estávamos nós dois no trecho,  se desse algum problema estaríamos em apuros,  por isso tivemos cuidados redobrados. A sinalização estava bem visível  (o sr Maeda faz um ótimo trabalho de conservação das trilhas ), nas partes mais complicadas tem cordas para facilitar a subida /descida,  com técnicas básicas, conseguimos fazer sem grandes dificuldades. A visão lá de cima é um show à parte.

 

3° dia - 18.01.2019 - Sexta-feira

Saída da pousada Bela vista(Marmelopolis) de carro e chegada a pousada do Djalma(base do Marinzinho). Subida ao Marinzinho e retorno à pousada do Djalma(1330msnm)

+-14 kms em aprox. 06:07Hrs Acumulado: 81 kms

Acordamos antes das 05 da manhã, gentilmente o Domingos deixou excelente café da manhã pronto no dia anterior.  Pegamos o carro e seguimos até a pousada do Djalma  (20 minutos ), deixamos nossas coisas no chalé, e partimos rapidamente  (06:05hrs), tempo bem fresco sem nenhuma nuvem no céu  (a previsão para o dia, era de muita chuva após as 13 horas,  por isso saímos cedo e apertamos o passo).

O trecho até portal é em estrada de terra com subidas fortes, depois mescla estradinha de terra com trilhas com muita sombra, sempre morro acima até um pouco antes do mirante São Pedro(tem duas cordas antes de chegar). Foi até onde chegamos no dia anterior. Após o mirante São Pedro pegamos trecho com muita pedra, alguns lugares tem cordas para ajudar, muito íngreme e escorregadia.  Chegamos no topo achando que era ali, não era,  descemos mais um pouco e subimos em pedras até o Marinzinho(2.432 msnm - 03:22hrs), sol forte no início mas umas nuvens deu uma amenizada. Lindíssimo visual em 360° de várias montanhas e picos, do estado de São Paulo e Minas Gerais,  vimos várias cidades dos 2 estados. A volta foi bem  tranquila, tempo encoberto e com algumas nuvens negras sinalizava chuva. Quase minha esposa pisou numa cobra venenosa, que estava passando pela estrada antes do portal, passado o susto, tiramos algumas foto da cobra e ela ficou lá no mesmo lugar.

Ida: Até portal 35 minutos. Até entrada pedra montada: 01:07 hrs Até mirante São Pedro: 01:57hrs Até Marinzinho: 03:22hrs

Volta:  Mirante São Pedro: 04:30hrs Até entrada pedra montada: 05:11hrs Até portal: 05:33hrs Até pousada: 06:07Hrs

Hospedagem: Pousada do Djalma,  base do Marinzinho, camas boas, banheiro privado, limpo. Preço  $60 por pessoa com café da manhã. Obs.: Serve almoço simples $25 por pessoa à vontade

Ela chegou com facilidade ao mirante 

20190118_080533.jpg

Subida bem forte em pedras

20190118_084153.jpg

Subida com auxílio de corda

20190118_090217.jpg

Idem

20190118_090243.jpg

Outra subida forte 

20190118_091449.jpg

Mais subida com auxílio de corda

20190118_092621.jpg

Fenomenal visual do pico dos Marins

20190118_092946.jpg

Uma pose para foto

20190118_093834.jpg

Por muito pouco minha parceira não pisou nesta cobra,  se é venenosa eu não sei,  só sei que foi um baita surto 

20190118_115138.jpg

Chegada a pousada do Djalma

20190118_122321.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...