Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal como estão?

Bem há um tempo que venho me planejando para viajar e vi diversos mochilões pela internet, até que descobri esse site e gostei como tem muitas informações. Como todos nós amamos viajar nada melhor que pagar barato e conhecer novas culturas, novos países, novas línguas, e esse é o meu objetivo, conhecer o maior numero de lugares com o meu orçamento. Gostaria de ajuda e opiniões de como eu posso usar o dinheiro que tenho no momento para viajar para EUROPA.

No momento tenho a possibilidade de gastar de 6 a 7 mil reais, seria uma boa grana para viajar e conhecer lugares bacanas por lá ?

Desde já agradeço e estou no aguardo de opiniões e sugestões.

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

com o preço que o dólar e euro estão atualmente, 6 ou 7 mil Reais é pouco dinheiro e não dá para fazer muita coisa.

Algumas continhas para você se situar na realidade:

Uma passagem de avião Brasil x Europa x Brasil em baixa temporada está custando em média entre R$ 2.500 e R$ 3.000 dependendo da cidade que você sair do Brasil e do seu destino lá na Europa.

Mas este valor também pode chegar facilmente em 4 ou 5 mil dependendo de onde você estiver saindo do Brasil e se só puder viajar na alta-temporada que é entre julho e agosto e entre dezembro e começo de janeiro.

Supondo que consiga uma passagem barata por R$ 2.500, sobrariam R$ 4.500 dos seus 7 mil reais. 

O euro está custando atualmente R$ 4.90 depois dos impostos e taxas, e os seus 4.500 Reais valeriam somente uns 900 Euros arredondando.

Num mochilão o pessoal aqui gasta em torno de 70 euros por dia entre hospedagem, alimentação, metrô, ingressos e passeios, isto sem baladas, pois se for sair, o céu é o limite.

Assim os seus 900 euros em teoria seriam suficientes para uns 12 dias de viagem, mas você terá outros gastos com a viagem, como por exemplo passagens entre as cidades, passaporte, seguro saúde que é obrigatório, mala/mochila se não tiver, roupas adequadas para o frio caso viaje no inverno, etc...

Supondo que você fosse visitar 3 cidades na Europa, você teria que comprar pelo menos 2 passagens locais lá, ou mesmo 3 passagens caso for chegar e voltar pela mesma cidade. O preço destas passagens varia muito dependendo das cidades envolvidas, pode ser desde 10 euros ou mesmo 100 euros cada trecho.

então sem saber as cidades que você vai visitar uma boa prática é reservar pelo menos uns 50 a 60 euros para cada passagem local, pois não se sabe quando que vai custar. O que reduziria o seu orçamento para uns 750 a 800 euros.

Seguro, passaporte e outras coisitas mais, devem lhe custar outros 50 a 100 euros, o novamente reduz o seu orçamento para uns 650 a 750 euros.

Na prática então você teria em torno de 650 a 750 euros livres para gastar lá, o que mal e mal dá para uns 10 dias de viagem.

e com somente 10 dias de viagem, não dá para fazer muita coisa, no máximo visitar 2 cidades grandes como Paris e Londres ou então 3 cidades médias como Lisboa, Madrid, Barcelona, Amsterdam, Roma, Praga, Budapeste, etc...

Mas tem outro porem você estaria no limite do limite do seu orçamento, qualquer imprevisto, como por exemplo você perder um trem ou ônibus, passar mal algum dia por que comeu algo estragado ou pegar um resfriado e ter que comprar remédio, já faria vocês estar com um problemão, sem dinheiro para terminar a sua viagem, então sempre é bom ter uma reserva de pelo menos uns 200 Euros para imprevistos.

 

Ou seja, com um orçamento destes, no atual momento, seriam no máximo 2 ou 3 cidades, agora quais, tem literalmente dezenas de ótimas opções para todos os gostos e bolsos, tem locais mais caros como Londres, Paris, Amsterdam, Viena, Suíça, Bruxelas e Munich, locais com custo intermediário como Barcelona, Madrid, Roma, Berlin, Praga, Berlin e Dublin e locais mais em conta como Lisboa, Porto, Budapeste, etc...

  • Gostei! 2
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

No caso ja tenho a passagem que paguei 1500 pois tinha uns pontos no cartão e consegui reduzir bem o valor, e passaporte também ja tenho faz alguns anos e nesse caso nao foi do dinheiro dessa viagem

Não tinha colocado essas informações antes, me desculpe, mas no caso sobraria 5.500 reais de 7 mil, aproximadamente 1100 euros para gastar somente na viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
57 minutos atrás, Moscardini disse:

No caso ja tenho a passagem que paguei 1500 pois tinha uns pontos no cartão e consegui reduzir bem o valor

- Voce comprou a passagem pra qual destino?

- Voce ira iniciar e finalizar a viagem pela mesma cidade?

- Vai e volta quando?

A principio quais seriam suas cidades de interesse? Exponha o que voce ja tenha em mente, assim ficará mais facil sugerir algo.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se você já tem passagem comprada, chegando e voltando pela mesma cidade, isto já limita e engessa mais ou menos um terço da sua viagem, e agora resta ver o que dá para encaixar no que você já tem.

Mas ai você precisa responder aos questionamentos do colega acima, chega e volta por onde e quais as datas, e quais os seus interesses, somente assim daria para ver o que seria possível sugerir para encaixar no tempo de viagem e orçamento que você tem disponível.

 

Por exemplo, se você tem uma passagem comprada para ficar 25 ou 30 dias, mesmo agora seu orçamento sendo de 1100 Euro, o dinheiro não seria suficiente para você custear todo este tempo sem precisar passar fome,  aperto ou ter que ficar sem fazer as atividades legais e interessantes por que se for fazer um passeio que custe 5 euros de ingresso, você não teria dinheiro para comer...

então você teria que detalhar o que já tem comprado, para ver o que dá pra fazer com aquilo que você já tem.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 01/05/2019 em 13:26, Moscardini disse:

Olá pessoal como estão?

Bem há um tempo que venho me planejando para viajar e vi diversos mochilões pela internet, até que descobri esse site e gostei como tem muitas informações. Como todos nós amamos viajar nada melhor que pagar barato e conhecer novas culturas, novos países, novas línguas, e esse é o meu objetivo, conhecer o maior numero de lugares com o meu orçamento. Gostaria de ajuda e opiniões de como eu posso usar o dinheiro que tenho no momento para viajar para EUROPA.

No momento tenho a possibilidade de gastar de 6 a 7 mil reais, seria uma boa grana para viajar e conhecer lugares bacanas por lá ?

Desde já agradeço e estou no aguardo de opiniões e sugestões.

Então... Vou viajar entre Setembro e Outubro.

Vou dar o exemplo de meu planejamento.

20 noites em 3 países (de forma muito economica):

Hospedagem 383 euros (esse é um valor que vc já tem certeza antes de sair de casa, então pode pesquisar de acordo com seu estilo).

Locais que vou visitar pagos: 159 euros ( também da pra pesquisar e saber antes quanto vc gasta).

Alimentação: essa parte que é complicado calcular, mas como ficarei em hostel pretendo gastar 15 euros por dia (total 300) 5 euros café manha simples e um lanche feito por mim mesmo para almoço e 10 euros janta. Separei mais 110 euros pra uma servejinha, vinho (comprado em mercado) e pizza. Não vou curtir balada, então é gasto a menos.

Transporte: dois trechos low cost 120 euros, um trecho trem 20 euros, onibus/metro 70 euros, transporte aeroporto ao centro 50 euros.

TOTAL: 1212 Euros

Agora eu acrescento 70 euros para coisas variadas mais 130 euros para imprevisto (com fé em Deus, rs).

Novo Total: 1412 (6500 reais)

Já tenho passaporte, seguro da viagem e transporte até o aeroporto.

As passagens ainda não comprei, mas está entre 2500-3000 reais... em Janeiro tinha achado até por $2300.

Fora toda essa conta vou estar com cartão com disponibilidade de mais $3000 que tenho como pagar na volta. (por garantia) 

 

 

 

 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
49 minutos atrás, Forestes disse:

Alimentação: essa parte que é complicado calcular, mas como ficarei em hostel pretendo gastar 15 euros por dia (total 300) 5 euros café manha simples e um lanche feito por mim mesmo para almoço e 10 euros janta. Separei mais 110 euros pra uma servejinha, vinho (comprado em mercado) e pizza. Não vou curtir balada, então é gasto a menos.

Esta realmente é a parte mais complicada, quando eu era mais novo, fiz um monte de viagem e planejamento exatamente iguais a estes em relação a alimentação durante a viagem, mas nunca consegui levar este plano até o final.

Pois sempre chegava na segunda semana de viagem e eu não aguentava mais comer lanche, spaghetti com molho de tomate ou comida congelada no jantar, e acabava apelando para comida de verdade num restaurante.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 01/05/2019 em 16:10, Moscardini disse:

No caso ja tenho a passagem que paguei 1500 pois tinha uns pontos no cartão e consegui reduzir bem o valor, e passaporte também ja tenho faz alguns anos e nesse caso nao foi do dinheiro dessa viagem

Não tinha colocado essas informações antes, me desculpe, mas no caso sobraria 5.500 reais de 7 mil, aproximadamente 1100 euros para gastar somente na viagem.

Cara, se não for na alta temporada e evitando as cidades mais caras dá pra fazer uma trip de 2 semanas com uma certa tranquilidade... mas é bom ter um cartão de crédito internacional para o caso de surgir algum imprevisto.

Apesar de grande parte dos países utilizarem a mesma moeda, tem grandes diferenças de preços e custo de vida entre eles... Portugal e os países do leste europeu são mais baratos, por outro lado cidades como Londres, Paris, Amsterdam e Munique são mais caras que a média... países como a Suíça e os países nórdicos então são caríssimos.

Mas planejando bem dá pra fazer uma viagem inesquecível e sem perrengues.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mochileiro Roots>>> Hospedagem em couchsurfing ou barracas, comida de mercado todo dia, sem passeios pagos >>> até 30 Euros por dia rola.

Pra Mochileiro Econômico >>> Hospedagem em bons hostels, comida uma variante entre mercado, cozinhar, comida de rua e fast-food, alguns passeios turistões pagos, uma ou outra balada gastando pouco>>. 50/60 Euros por dia

Mochileiro esbanjador >>. variando entre hostels e hotéis, balada quase todo dia, encher a cara, passeios, comer bem todo dia, etc.. >>> 100 Euros por dia ou mais.

 

Valores por pessoa.

Considerando que você possui 7 mil reais, isso daria pra comprar 1000 Euros (R$ 4400) e a passagem de ida e volta pro Brasil com os 2600 reais restantes, isso pegando um bom preço. Teria que colocar mais um pouco, pelo menos uns 500 reais pras passagens internas na Europa voando low-cost ou de ônibus mesmo, mais uns 200 pro seguro viagem. Eu levaria também uma reserva de emergência (considerando que dificilmente você vai usar esse dinheiro e vai voltar com ele). Acho que dá no modo econômico pra uma viagem de no máximo 14 dias em uns 3 ou 4 destinos relativamente pertos. Ai tudo depende de você. No modo roots tu sobrevive mais de um mês, no modo esbanjador mal dura uma semana.

Esse cálculo vale pra Europa ocidental (cara). Leste europeu pode estimar 30% a menos.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esta estimativa acima é válida desde que a pessoa não escolha só locais caros, como por exemplo Amsterdam, Suíça, Paris Londres, Viena, etc... locais onde você morre com 30 euros por noite só com hostel, e nem é um hostel top...

Mas se fizer um mix de cidades caras e baratas, dá para chegar nestes valores se a pessoa for bem disciplinada nos gastos.

O leste europeu realmente tem um custo de vida menor, mas em compensação, chegar lá costuma ser bem mais caro do que na europa ocidental, ou seja, geralmente o que se gasta a mais em passagens para chegar no leste europeu costuma ser mais do que aquilo que você conseguirá economizar com diárias de hostel e alimentação mais baratas.

Ou seja, no final das contas, na maioria dos casos, numa viagem de curta duração, o custo total final é o mesmo, ou até maior viajando para o leste europeu do que numa viagem a Europa ocidental.

Incluir o leste europeu faz baixar o custo final se você estiver numa viagem de maior duração, tipo uns 25 ou 30 dias, onde você chegue e volte pela Europa ocidental, e vá indo ao leste europeu aos poucos, passando por várias cidades no caminho, mas isto já é uma viagem que você atualmente não consegue fazer com somente 6 ou 7 mil por causa do euro/dólar caros, precisaria de mais dinheiro para uma viagem com toda esta duração. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...