Ir para conteúdo

Primeira grande viagem da minha vida. Deve ser uma viagem nacional, uma internacional ou um intercâmbio?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá amigos, tudo bem com vocês?

Eu tenho 17 anos, quase 18, e, no próximo ano, devo estar ingressando na faculdade. Ainda não tenho certeza do meu curso, mas isso não vem ao caso agora. Um dos meus grandes sonhos é fazer uma boa viagem uma vez por ano. Desde pequeno sempre gostei de geografia, e então, tenho uma lista mental de destinos para conhecer por todo o mundo.

Eu acho mais interessante uma viagem onde a qualidade vale mais que a quantidade. Ou seja, uma viagem de um mês conhecendo ao máximo um lugar, do que viagens estilo mochilão, que depois de ler e pesquisar não fazem a minha linha. Eu por exemplo não quero conhecer só cidades específicas, mas várias cidades e regiões dos países que pretendo visitar.

Eu lançei uma meta para fazer uma grande viagem até dezembro de 2023, ou seja, enquanto eu ainda for universitário e não seja no ano de formatura. Bateu-me porém, uma grande dúvida acerca do tipo de viagem que eu devo fazer. Viajantes mais experientes recomendam que, pessoas como eu (eu nunca viajei de avião ou saí do Ceará), façam uma viagem nacional. Sinceramente, eu gostaria de um destino frio, e no Brasil são muito poucos. Eu tenho vontade de conhecer o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principalmente as regiões serranas.

Logo depois, a que eu tenho vontade mais forte: uma viagem internacional. Um sonho de destino seria aquele que aliasse frio e praia na mesma viagem, ou só frio. Os países no topo dessa viagem seriam Marrocos, Chile, Japão ou Reino Unido (EUA também, só que lá, e no RU também, acho, questão de visto é complicadíssima). Já que em 2023 eu ainda serei universitário, também há a possibilidade de intercâmbios. Porém, acontece que eu não gosto muito da ideia de intercâmbio, pois eu só poderia fazer um curto, e também não me confio em seleções de bolsas de estudos, pois não pretendo ser cientista e elas geralmente exigem o tal do perfil líder que eu não tenho.

Eu necessito da ajuda de vocês, principalmente para decidir o tipo de viagem. O meu seria internacional, só que, como sou leigo demais, uma viagem nacional poderia ser melhor. Queria insights sobre os custos de uma viagem tradicional, sem ser estilo mochilão, por que eu prezo pelo conforto. Assim eu poderia estabelecer um orçamento X e começar a estudar formas de angariar fundos para a viagem.

Ufa! Espero que leêm até aqui e aguardo as respostas de vocês, abraços!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Admin

América do Sul pra começar seria interessante. Paisagens diferentes... Começar pelo Chile e depois Argentina talvez. Se der uma empolgada e se sentir mais confiante, já dá pra engatar Peru e Bolívia.  

Dê uma lida nesse link pra ter uma noção geral de como organizar a viagem. Surgindo outras dúvidas vc posta aqui:
https://www.mochileiros.com/blog/mochilao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
31 minutos atrás, Rogerio K C disse:

Bem, se dinheiro não for problema para você, eu faria os destinos internacionais mais caros (tipo Japão, Estados Unidos). Acho que seria bem mais diferente do que alguma viagem nacional.

Dinheiro é problema para mim sim rs! Eu não tenho um tostão e três anos para juntar o que eu preciso. Uma viagem para o Japão seria excelente! Quanto você acha que eu precisaria para 15-20 dias? Dizem que não sai por menos de R$15-20 mil. Mas eu prefiro esperar juntar tudo isso e realizar um sonho.

A segunda opção é uma dobradinha entre Marrocos/Egito. O Marrocos principalmente, pois dá para ir à praia/deserto e esquiar na mesma viagem. 

Depois vem os EUA sim, principalmente o sudoeste do país. Deu para ver que gosto demais de paisagens desérticas aliadas à montanhas nevadas. Eu também poderia dar um pulo em NYC ou Chicago (Chicago, pois creio que NYC merece uma viagem só para ela).

Depois vem o Chile. Os Andes, Santiago e o Deserto do Atacama. 

O que você acha? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Agora, Silnei disse:

América do Sul pra começar seria interessante. Paisagens diferentes... Começar pelo Chile e depois Argentina talvez. Se der uma empolgada e se sentir mais confiante, já dá pra engatar Peru e Bolívia.  

Dê uma lida nesse link pra ter uma noção geral de como organizar a viagem. Surgindo outras dúvidas vc posta aqui:
https://www.mochileiros.com/blog/mochilao

Chile e Argentina. Peru eu deixaria mais para a frente, não tenho muita vontade de conhecer, tenho mais apreço pelo México. 

Mesmo que eu não queira uma viagem estilo mochilão - o que eu quero dizer é que eu quero uma viagem mais tradicional com conforto - as dicas aqui do site são valiosas. Obrigado!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Apesar de que estilo de viagem é muito por gosto pessoal, eu digo o que faria.

Se juntar uns 20mil não for problema, iria pro Japão, não sei se você fala inglês, mas se não fala, não se preocupe que quase nenhum japonês fala (então terá o problema linguístico igual a todo estrangeiro), mas eles são bem solícitos.

Se tem uma verba mais apertada, até uns 10.000 reais, iria para os EUA, mas não para Califórnia ou NY, pois são lugares caros.

Se tem até uns 5mil reais, iria para Ushuaia, Buenos Aires ou Chile.

 

Se tem esse sonho de conhecer o mundo, eu já recomendaria encarar uma viajem internacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@BenS No seu lugar, eu começaria com uma viagem para algum país da América do Sul, e mais para frente faria um intercâmbio baseado no seu curso da faculdade ou para aprimorar algum idioma.

Eu também sou bem ligado a geografia e recentemente fiz uma viagem ao Chile e fiquei simplesmente fascinado, acho que seria uma boa opção no seu caso, pois é um país próximo e com boa variedade de locais que englobam geografia (Cordilheira dos Andes, Deserto de Atacama, vulcões, geiseres, geleiras, variações climáticas...).

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Essa questão de começar viajando pelo Brasil é muito relativa... O Brasil é um país com péssima infra estrutura de turismo em geral, a facilidade de viajar por aqui é só a facilidade da língua e da moeda.

Levando em conta que você é universitário, eu indicaria começar pela América do Sul, assim você vai ficar menos tempo juntando grana pois vai ser uma viagem econômica. E mais pra frente, quando você tiver um emprego com uma rentabilidade melhor você vai conseguir em menos tempo juntar dinheiro para os destinos mais caros da lista.

Pelo que você falou do seu perfil, eu indicaria ou Chile ou Colômbia, são 2 países que tem paisagem tanto de montanha quanto de praia, não são nada difíceis de viajar e não são países caros

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
2 horas atrás, BenS disse:

Dinheiro é problema para mim sim rs! Eu não tenho um tostão e três anos para juntar o que eu preciso. Uma viagem para o Japão seria excelente! Quanto você acha que eu precisaria para 15-20 dias? Dizem que não sai por menos de R$15-20 mil. Mas eu prefiro esperar juntar tudo isso e realizar um sonho.

Sim, viajar pro Japão é bem caro, tanto a passagem quanto os deslocamentos internos. Na verdade a única coisa que dá pra considerar "barato" ou normal por lá é comer, isso, claro, a depender do estilo do viajante.

Em 15 dias, supondo que vc vá viajar com a calma que informou gostar no início deste tópico, eu recomendaria só o centro do Japão, que foi o que fiz no final de 2017 (região de Tokyo, Kyoto e Osaka). Com 20 dá pra vc incluir o sul, tendo em mente que vai gastar bastante com deslocamento. Para conhecer o norte vc não pode ir no inverno. Faz -30º, não é algo pra se experimentar na primeira viagem né?

Pra combinar praia e Japão eu recomendo uma parada no meio do caminho, no oriente médio, Qatar ou Emirados, que tb foi o que fiz, já que obrigatoriamente vc vai ter que fazer conexão em algum lugar. Boa sorte no levantamento de verba, vale a pena! :)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...