Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Viajando sozinho pela primeira vez! Italía, Croácia e Grécia

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Pessoal, tudo bem?

Me chamo Yunes (@yunesviana), paulista, 27 anos e depois de ler e aproveitar muito todo o conteúdo do Mochileiros, resolvi compartilhar meu relato sobre a primeira viagem que fiz na vida, onde eu e minha mala visitamos países que tinha muita vontade de conhecer mesmo sem dominar as línguas nativas de cada, com um inglês intermediário e certa timidez que foi sendo perdida ao longo da viagem. Ao todo, passei 29 dias (distribuídos entre 25 de Maio de 2019 até 23 de Junho de 2019) viajando pelos seguintes lugares:

🇮🇹 Itália:

4 noites em Roma;
Bate-volta em Pisa;
2 noites em Cinqueterre;
3 noites em Veneza.

🇭🇷 Croácia:

3 noites em Split, incluindo um bate-volta em Plitvice Lakes;
3 noites em Hvar;
2 noites em Dubrovnik.

🇬🇷 Grécia:

4 noites em Santorini;
4 noites em Mykonos;
3 noites em Atenas.

Tentarei ser o mais transparente possível nos relatos, pois acredito que seja inevitável um viajante sem experiência passar por perrengues, cair em tourists traps e ser enganado pela taxa cambial dos ATMs distribuídos aos montes na Europa, mas prefiro ver isso como experiência para as próximas viagens e dicas para que outras pessoas não cometam os mesmos erros.

Planejamento

Sem dúvidas é uma das partes mais importantes da viagem. Acredito que nenhum objetivo, por menor ou maior que seja, é capaz de ser alcançado sem uma boa base por trás. Tentei mitigar todos os imprevistos possíveis (e nem sempre com sucesso 😂) e cometi até alguns excessos, algo que futuramente talvez eu dê uma maior margem para flexibilização, porque viajar te obriga a improvisar em diferentes cenários.

Todo o planejamento, seja ele financeiro ou do próprio roteiro em si, começou cerca de um ano anterior à viagem, onde coloquei na cabeça que iria realizar esse sonho. Comecei a fazer várias anotações, colocar lugares numa lista de prioridades sobre o que e como aproveitar nesse atual momento da minha vida, salvar vários blogs nos favoritos até o momento de comprar a passagem, um momento simbólico durante todo esse planejamento. 

A passagem de ida cerca de 8 meses antes da data de embarque pela LATAM, pagando R$1317 com direito a mala despachada. A partir dessa "virada de chave", pesquisei as mais diversas possibilidades de deslocamento entre as cidades, hostels, itens indispensáveis para levar na mala e palavras básicas de cada idioma (isso ajuda muito!).

Entrei no avião com todos os hostels reservados, passagens de ida e volta comprados além dos deslocamentos entre países. Deslocamentos locais (trem na Itália e Ferry Boats pela Croácia e Grécia) comprei no ato ou um dia anterior para ir até outra cidade, pois queria ter essa margem de flexibilidade caso quisesse passar um dia a mais (ou a menos) em um local. Acabei não fazendo nenhuma alteração, mas me arrependo de certa forma em dois locais que vou contar durante o relato.

Custos

Confesso que agora não faço a menor ideia de quanto gastei na viagem, vou descobrindo com base na minha memória, em toda a papelada que trouxe pra casa como souvenir e pelo extrato do meu cartão. Um euro na época estava R$4,45 (caro mas... que saudades desse valor). Ao fim do relato, atualizo esse post com os gastos detalhados de cada lugar. Hoje, tenho o registro dos seguintes custos: 

✈️ Passagens Aéreas:

🇧🇷 - 🇮🇹 Passagem São Paulo - Roma pela LATAM: R$1.317,00
🇮🇹 - 🇭🇷 Passagem Veneza - Split pela Volotea: €236 (R$1050,20)
🇭🇷 - 🇬🇷 Passagem Dubrovnik - Atenas - Santorini: €133,94 (R$596,00)
🇬🇷🇧🇷 Passagem Atenas - Istambul - São Paulo: R$ 2.086,55

💸 Total: R$5049,78

_

🛏️ Hostels:

🇮🇹 4 noites no The RomeHello: R$858
🇮🇹 2 noites no Grand Hostel Manin: R$365
🇮🇹 3 noites no Combo Venezia: R$809
🇭🇷 3 noites no En Route Hostel: R$231
🇭🇷 3 noites no White Rabbit Hostel: R$274
🇭🇷 2 noites no Hostel Angelina Old Town: R$377
🇬🇷 4 noites no Bedspot Hostel: R$1028
🇬🇷 4 noites no My Cocoon Hostel: R$1258
🇬🇷 3 noites no Bedbox Hostel: R$412

💸 Total: R$5612

_

Outros custos:

🏥 Seguro Viagem Allianz Travel: R$500,27
🛂 Emissão do passaporte: R$257,25

Próximo post: Viagem e primeiro dia em Roma: um choque de realidade

• Respostas 39
  • Visualizações 15k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Capítulo 1 - Viagem e primeiro dia em Roma: um choque de realidade Decidi destinar um capítulo para a viagem e esse primeiro dia em Roma porque foram momentos marcantes (e até mesmo desesperadore

• Capítulo 2 - Chuva, pontos turísticos e tourist traps  Depois de uma boa noite de sono (isso é possível em hostels!), acordei com um frio de 12ºC em plena véspera de verão europeu. Fui tomar café

• Capítulo 6 - Cinqueterre e a realização de um sonho Eram 7:30 da manhã e eu já estava de pé arrumando minha mochila para conhecer Cinqueterre. As cinco cidades foram um dos grandes motivos para v

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Capítulo 1 - Viagem e primeiro dia em Roma: um choque de realidade

Decidi destinar um capítulo para a viagem e esse primeiro dia em Roma porque foram momentos marcantes (e até mesmo desesperadores) da viagem. Ansiedade estava enorme, mal havia conseguido dormir na noite anterior. Meu voo sairia às 16:05 e cheguei no aeroporto por volta das 13:30, então pude aproveitar o tempo livre na sala Vip da Mastercard, que particularmente achei muito boa. Já durante a viagem, simplesmente não consegui dormir durante todo o trajeto. Era angustiante ver o mapa na televisão de bordo e nada de Fiumicino chegar 😂. Passadas às 10 horas mais longas da minha vida, enfim cheguei por volta das 09:30 com direito a chuva e 15ºC.

AirportRome.png.068765770add037949117c5008d4c6c4.png

Aeroporto de Roma - Fiumicino

A imigração foi bem tranquila, somente pediram meu passaporte. Saindo para o saguão, comprei um chip de celular da Vodafone ao preço de €30 por redes sociais ilimitadas e uma quantidade de GB que não me recordo, mas era mais do que o suficiente para passar um mês na Europa. Algo que achei engraçado é que a atendente logo reconheceu que eu era brasileiro e pediu para falar em português ao invés de inglês, então não tive problemas de comunicação nos meus primeiros minutos em terras italianas. Logo após, peguei um trem expresso de Fiumicino para Roma Termini, a estação central de Roma, pagando €10. O trem é bastante confortável e fez somente uma parada (Trastevere) até chegar em Termini.

Chegando em Termini, pequenos problemas começaram a aparecer: eu precisava esperar 2 horas para ativar meu chip da Vodafone e o trajeto entre Aeroporto - Roma Termini demorou cerca de 40 minutos, logo estava desconectado. O wifi da estação não estava funcionando, então tive que ir de loja em loja pedindo para utilizar o wifi, mas o uso estava condicionado a comprar algo. Acabei parando numa cafeteria e gastei €3,40 em um cookie e uma água para poder usar wifi e achar o caminho até meu hostel.

Caminhei cerca de 10 minutos da estação até meu hostel e nesse pouco tempo passei em dois pontos importantes da cidade e, convenhamos, em Roma você encontra em praticamente todas as esquinas: Piazza della Repubblica e Fontana del Mosé.

IMG_20190526_135224.thumb.jpg.2f2278269593965bc423cc5eaa1906c6.jpg

Fontana del Mosé

Chegando no hostel, fui muito bem atendido e, apesar de não ter sido o horário de check-in, a equipe pediu pra agilizar a organização da minha cama e liberou meu acesso para as áreas comuns. Banho tomado, bagagem organizada, muita curiosidade e nenhum sinal de cansaço, resolvi andar sem rumo para conhecer o entorno do meu hostel. Procurei um lugar para comer e acredito que pelo fato de ser domingo de manhã, poucos lugares estavam abertos. Paguei €8 em um café da manhã no MSM Aurora, que tinha bastante variedade de opções mas estava somente ok.

Voltei ao hostel para esperar pelo Free Walking Tour organizado pela própria equipe. Ao todo nos reunimos em 10 pessoas de diferentes países para descobrirmos um pouco sobre os locais e a história de Roma. Nesse momento tive meu choque de realidade: ninguém ali falava português, nem sequer eram latinos. Eu praticamente esqueci toda e qualquer palavra em inglês que havia aprendido na vida, não conseguia manter uma conversa com alguém, foi bizarro. Além disso, estava chovendo e isso acabou nos deixando ensopados, atrapalhando um pouco o tour pela cidade. Mesmo assim achei que o tour foi bom, principalmente por dar meus primeiros passos em um país totalmente desconhecido por mim acompanhado de um local. Além de toda a história e pontos turísticos, passamos pelo Pompi, lugar do tiramisu mais famoso do mundo. Não gosto de café mas realmente é um doce muito bom com um preço bem honesto (€4) comparado a quantidade servida, recomendo bastante.

1960552785_villaborghese.png.50f027f56dbe0e8ef8c8b3a69d193d4d.png

Telhados de Roma 

40812382_santoignaciodeloyola.png.38ca1a9540b0c5a9f3b08802882dd506.png

Igreja Santo Ignácio de Loyola

pompi.png.2ee404427bd7d84ae260bb888486d3b9.png

Pompi

Caminhamos por cerca de 3 horas e 30 minutos e, ao fim, dei uma gorgeta de €10 euros para o cara que nos acompanhou pelo tour - apesar dele ter explicado muito bem diversos detalhes que jamais saberia sem pesquisar, vejo que o valor foi um pouco alto, mas faz parte.

Voltamos pro hostel de ônibus (€1,5) porque a chuva não parava e particularmente estava exausto. Achei curioso o fato de que você pode pegar um ônibus e simplesmente não validar o bilhete, mas preferi não arriscar durante minha estadia em Roma a pagar uma multa bem maior que o valor do ticket unitário.

Banho tomado, resolvi ir ao pub que fica ao lado do hostel. Os preços não eram tão atrativos assim (somente agora estou tendo essa noção 😂) mas estava bastante cansado para procurar algum outro lugar para jantar. Paguei €19 euros por um prato de carne com fritas e duas pints - nesse momento percebi que não gosto de Guinness.

IMG-20190526-WA0028.thumb.jpeg.bbc07f570135cc66b050119095f7ffbf.jpeg

Não bebi muito além disso, confesso

Voltei ao hostel e encontrei um chileno e um colombiano e finalmente pude ter minha primeira conversa de fato com alguém em um portunhol bem arranhado. Hoje vejo como a comunidade latina é parecida pela energia, modo de falar e facilidade em fazer amizades e com eles não foi diferente, conversamos sobre a viagem, aspectos econômicos dos países e o câmbio do Brasil realmente é uma m. Pouco mais de 60 horas depois de um sono adequado, fui para o meu quarto descansar, tentando processar tudo aquilo que havia vivenciado durante o dia, extremamente diferente de toda a minha rotina.

💰Custos do dia:

Trem Fiumicino - Termini: €10
Cookie + água + wifi: €3,40
Café da manhã: €8
Pompi: €4
Gorjeta do Free Walking Tour: €10

Ônibus: €1,50
Jantar: €19

💸 Total: €55,90 (R$248,75)

Próximo post: Capítulo 2 - Chuva, pontos turísticos e tourist traps

Postado
  • Autor
  • Membros
32 minutos atrás, D FABIANO disse:

@Yunes Em maio chovia na Itália?Que azar!Eu estava no Algarve com uma temperatura altíssima.

Esperando a continuação.

Choveu bastante durante meus dois primeiros na Itália. Felizmente o restante da viagem foi de sol com temperatura quase sempre acima dos 30ºC kkkk. 

Amanhã continuo o relato, obrigado por acompanhar!

Postado
  • Autor
  • Membros

Capítulo 2 - Chuva, pontos turísticos e tourist traps 

Depois de uma boa noite de sono (isso é possível em hostels!), acordei com um frio de 12ºC em plena véspera de verão europeu. Fui tomar café da manhã no bar do hostel (7) e gostei da variedade de opções, mesmo achando estranho ter arroz em pleno café da manhã, mas é melhor não julgar. Café da manhã tomado, me arrumei e fui para Termini, pois queria comprar o Roma Pass. No dia anterior a galera do hostel havia dito que o Roma Pass é uma tourist trap, mas na época e ponderei que isso depende. No meu caso, eu utilizei nas atrações mais caras (Castel Sant’Angelo e Foro Romano/Coliseu/Palatino) e aproveitei a oportunidade para utilizar transporte público (sinceramente não recomendo utilizar tanto assim o metrô ou ônibus, pois Roma é uma cidade muito bonita e vale muito a pena fazer tudo a pé, exceto se algo for bastante longe ou você precisa chegar em algum lugar com rapidez). Segue aqui o site que explica como funciona o Roma Pass: https://www.romapass.it/en/the-cards/

Obs: tomei um susto quando vi que o cartão está 52 com somente dois museus incluídos. Sinceramente não sei se vale a pena pagar tão caro em um cartão para ter um desconto mínimo em algumas atrações, furar a fila (mas ainda pegará fila!) no Coliseu e transporte público ilimitado numa cidade tão compacta e ótima para andar como Roma.

romapass.png.3babb3040e37df15e8cc8475a3692cf1.png

Roma Pass válido por 72 horas

Comprado o Roma Pass (€38,50), a primeira parada foi no Coliseu, mas por conta da chuva eu preferi entrar em outro dia. Também passei pelo Arco de Constantino, Fontana de Trevi, Panteão, Piazza Navona, atravessei o Rio Tibre para ir ao Parco del Gianicolo (não entrei porque estava caro) até que cheguei no Museu e Cripta dos Frades Capuchinhos. Gostaria de destacar essa parte porque sem dúvidas foi a parte mais dispensável da viagem. Paguei 8,50 e realmente não vale a pena, não justifica o valor pago. Saí do local em 30 minutos com a sensação de dinheiro mal aproveitado.

coliseu.thumb.png.95baaa476818aa49202b3be107d63a0c.png
Coliseu

rua.thumb.jpeg.c4c2549cf5b7ab2ec0b6e58b9bee448b.jpeg

Via Benedetta 

Após esse lugar totalmente sem graça, almocei (praticamente às 17hrs da tarde) no White Bar & Restaurant. Infelizmente caí numa tourist trap e paguei 17 euros em uma massa e vinhos ok, que não valem o custo benefício. No fim do dia meu tênis estava completamente encharcado e eu realmente estava com medo de perde-lo por mau cuidado. Tive que me dar um luxo (que no fim foi um ótimo negócio) de comprar um tênis na FootLocker que fica na estação Termini. Paguei 140 euros, praticamente o mesmo preço do Brasil, então a vantagem foi pelo conforto de ter um tênis destinado a academia/corrida, o que facilitou bastante durante o resto da viagem. Fiz uma péssima escolha levando apenas um tênis que está longe de ter esse conforto.

Voltei para o hostel, tirei toda a inhaca de um dia inteiro tomando chuva, fiquei trocando ideia com a galera do hostel e resolvi conhecer Roma a noite (e sem chuva!), por volta das 22:30. Decidi ir pra Fontana de Trevi e sério, que decisão acertada... aquele lugar se transforma a noite: muito mais bonito e com muito menos turistas. 

IMG_20190527_225457-01.thumb.jpeg.464f5f44ce577ac787804bb1e41dd159.jpeg

Um dos meus lugares preferidos em Roma

IMG_20190527_230005-01.thumb.jpeg.2d6dd49fb8d0feb4fb8d9e38aca63d6f.jpeg

Fontana di Trevi

IMG_20190527_225812-01.thumb.jpeg.b3ccf1c8ba4f9e48f180b0d677e397db.jpeg

Que lugar!

Ao fim, fui jantar num lugar péssimo perto da Fontana chamado Trevi Café, outra tourist trap (prometo que no decorrer do relato eu aprendi a usar o TripAdvisor 😂) mas esse é até justificável pelo horário. Paguei 11 em uma pizza nota 4 que comi somente a metade. Barriga cheia, voltei pro hostel após 17km caminhados pra descansar.

pizza.png.b9c211b28933a253a70519258167a816.png

Não dei sorte com as pizzas em Roma 😂

💰Custos do dia:

Café da manhã: €7
Roma Pass: €38,50

Museu e Cripta dos Frades Capuchinhos €8,50
Almoço: €17
Tênis: €140

Jantar: €11

💸Total: €222 (R$989,70 ou R$364,90 desconsiderando o tênis)

Próximo post: Capítulo 3 - Finalmente sol e noite em Trastevere

Postado
  • Autor
  • Membros
23 horas atrás, Juliana Champi disse:

@Yunes

Acompanhando aqui tb! Lendo todos os relatos do mochileiros pra salvar a quarentena hahaha! Continue sim por favor, kk

Juliana, obrigado por acompanhar! Confesso que a quarentena foi um motivador pra iniciar o relato 😂

Postado
  • Membros

Você disse que havia arroz no café,é como outras pessoas aqui,que no almoço e janta foi massa.Não existe arroz nesta hora,para nós a certa?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.